Esquema eletrico captador P90

    Autor Mensagem
    sergioleonardo
    Membro Novato
    # jun/14


    Galera, eu to com um cap P90 que comprei na net e tava querendo montar uma guitarra com ele. Seria um captador só com tom e volume, algo parecido com uma Les Paul Junior.

    Andei procurando esquemas na net, mas pelo que percebi, nenhum se encaixa com o modelo de saida da afiação do meu cap.

    Queria saber se algum de vcs tem um esquema ou saiba fazer a ligação para esse cap aqui:
    http://imageshack.com/a/img834/1981/0cpy.jpg

    Obrigado

    JJJ
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    O captador tem 2 pólos. Normal. Aquele toquinho "desencapado" é um "terra". Tem que juntá-lo ao "negativo" (o branco, eu acho) e usar qualquer esquema pra 1 captador, 1 volume e um tom.

    Esse esquema aqui serve.

    Atenção que as cores são diferentes nesse esquema! No seu, o negativo junto com o terra tem que ir à carcaça de um pot (como o preto no exemplo acima). A única coisa que eu não tenho certeza absoluta é de que o fio branco, no seu caso, seja o "negativo", mas creio que sim. Outra coisa: a escolha de 250K ou 500K para os pots é pessoal (ainda mais no caso de P90). Em geral, com singles, se usa 250K, mas como o P90 é mais "encorpado" tem gente que usa 500K. A mesma coisa vale para o valor do capacitor.

    MMJr
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Aqui voce deve achar algum que vai te servir:

    https://www.google.com/search?q=p90+pickup+circuit&client=firefox-a&hs =qQE&rls=org.mozilla:en-US:official&channel=sb&tbm=isch&tbo=u&source=u niv&sa=X&ei=yTSPU-GbJsifyAT-9YLoBw&ved=0CB8QsAQ&biw=1680&bih=921


    >>>

    MKazan
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: MKazan
    · votar


    Captador não tem "positivo e negativo", tem o início e o fim da bobina, o norte e o sul do íma, e nesse caso tem também um "terra" que é a malha do cabo blindado que talvez esteja conectado a base do captador (talvez)
    O que se considera positivo ou negativo depende unicamente do tipo de som que se deseja tirar quando se combina mais de um captador na guitarra.

    Como a guitarra em questão será feita com um único captador, tanto faz qual dos fios ele escolha como "positivo" e qual ele vai escolher como "negativo". É tudo uma questão de fase do sinal e que, para o ouvido humano, não faz a mínima diferença. Só faria diferença se fosse utilizar mais um captador.

    Pode ligar a malha a qualquer um dos fios e esse será o seu "negativo". O outro fio você faz a ligação normal que você encontra em qualquer esquema disponível na internet.
    A cor dos fios não importa neste caso.

    Seu esquema de ligação é esse: http://www.guitarelectronics.com/product/WD1H11_00/Guitar-Wiring-Diagr am-1-Humbucker1-Volume1-Tone.html

    Desconsidere o "Solder together and tape off", no seu caso não existe isso.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MKazan

    Tá certo. A nomenclatura melhor é essa mesmo.

    Só que eu acho que dependendo da polaridade estar assim ou assado, muda a fase da onda resultante...

    MKazan
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Nesse caso, onde não há combinação com outra fonte geradora (captador), muda apenas a fase, o formato da onda resultante é exatamente o mesmo (virado 180 graus)
    Para o ouvido humano e para os equipamentos ligados adiante, não faz a minima diferença o sentido da fase.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    MKazan

    Com certeza, para o ouvido humano não faz diferença nenhuma. Já para o pessoal mixador super pró avançado, que gosta de casar os picos transientes e evitar anulações de fases... Tudo bem que, nesses casos, é só inverter a fase do track da guitarra, se o cara quiser.

    Mas, particularmente, eu gosto que minhas ondas comecem "certinhas", indo pra cima e depois pra baixo... hehehe

    MKazan
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    JJJ, insisto. NESTE CASO, COM UM ÚNICO CAPTADOR, não faz a mínima diferença nem para os equipamentos que vêm depois.

    Se estivéssemos falando de um estágio de pré-amplificação dentro de um amplificador ou um pedal, de um microfone combinado com outros, de um canal de mesa, etc... a fase faria diferença sim.
    mas como estamos falando de uma fonte única de sinal que não possui batimento nem sincronismo com mais nada e depende apenas da "mãozada" do guitarrista, a fase não faz a mínima diferença para ninguém. Pode ligar esse captador na posição que você quiser.

    O pessoal mixador super pró avançado não vai ser afetado em nada por isso.
    Não tem como casar picos transientes nem evitar anulações de fases de uma fonte de sinal aleatória que não está em sincronia com nada no universo.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MKazan

    Ok... Cada um com sua opinião. Não vou ficar discutindo. A fase, pra mim, mesmo com um captador único, importa.

    sergioleonardo
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Obrigado ae galera, ajudaram bastante ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema eletrico captador P90