Review: Fender American Standard Stratocaster 2012

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: erico.ascencao


    Bom pessoal, vou tentar fazer reviews dos meus brinquedinhos pra ajudar o pessoal do FCC. Mais do que falar sobre o equipo em si, vou tentar dar uma noção dele comparado a outros semelhantes que eu já tive (mesmo que de faixas de preço distintas), para que o review tenha uma base de comparação. E pra começar, aí vai o da Fender American Standard Stratocaster 2012, seguindo o padrão dos reviews do Ultimate Guitar.

    Equipamentos de referência para comparação:
    - SX SST 57 com vários upgrades

    Recursos:
    Escala em maple, trastes médio-jumbo, 3 singles Fender Custom Shop Fat 50's, ponte tremolo vintage (porém com 2 pivôs), hard case SKB, controle de tone diferente (não sei bem explicar a diferença...).

    Som:
    Fantástico! O mais legal é o corpo e o ganho que estes captadores têm. O captador da ponte, para o qual eu sempre torci o nariz no caso das stratocasters, soa bem legal, sem aquele timbre ardido. Os captadores têm um ganho que eu classifico como moderado, ou seja, aceitam bem uns drives mais fortes sem embolar muito. Como a minha tem escala clara, o timbre tem uma pontinha de estalado a mais. A combinação com um Fender valvulado é matadora!
    Nota: 9,5.

    Ação, ajuste e acabamento:
    Já não é a primeira vez que pego uma guitarra destas: cheguei a ter uma, vendi ano passado e acabei comprando-a novamente (mesma cor e modelo). Por isso não fiquei tããããããão espantado positivamente ao abrir a embalagem. Mas é de tirar o chapéu o cuidado que os caras têm com o produto: a guitarra vem brilhando, com as cordas decentes (coisa que em guitarra barata é difícil de encontrar) e reguladinha - mesmo viajando de Miami pra cá! O acabamento geral da guitarra é simples e muitíssimo bem feito, mas encontrei um detalhe chatinho: tem um pouco de verniz na base dos trastes.
    Nota: 8,5.

    Confiabilidade e durabilidade:
    Estou com a guitarra há dois meses, não a tirei de casa ainda e talvez ela saia pouquíssimas vezes daqui. Mesmo assim, a guitarra passa uma boa sensação de durabilidade e confiabilidade em sua construção. A ponte, apesar de apoiada em dois pivôs, é bastante estável - regulá-la de maneira que ela fique "colada" no corpo, ao contrário do que a Fender sugere, ajuda neste quesito. As tarraxas seguram bem a afinação e são bem precisas. Os trastes são bem colocados e não precisaram de nivelamento. Potenciômetros, jack e chave não apresentam ruídos.
    Nota: 10.

    Impressão geral:
    Quando a comprei pela primeira vez, foi a minha primeira guitarra mais top, e isso me deixou bastante impressionado daquela vez - e não era pra menos, pois a minha referência comparativa era minha velha SX SST 57 fuçada (fiz um review aqui, dêem uma procurada). Quando a recomprei há dois meses, não fiquei tão impressionado pois já conhecia bem a guitarra. Digo que esta é uma stratocaster "definitiva" pra mim - não que ela seja pra sempre, mas que eu diria que hoje não tem nenhum outro modelo que eu pensaria em adquirir pra substituí-la. Gosto da união entre visual vintage e recursos mais modernos que ela trás. Se a SX SST 57 merecia uma nota geral 6,5; esta merece nota 9,5.
    Nota: 9,0.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao

    Muito bom o review cara, bem direto. Só ficou faltando um sonzinho com você tocando e fotos dela :). Essa guitarra pra mim, que curto muito strato, é excelente. O sistema de tone que você disse que é diferente, na verdade , se não estou enganado (me corrijam se falei besteira), é na verdade, que ele se diferencia, por exemplo da Fender Startocaster mexicana (eu tenho uma e adoro o timbre dela :D), no fato de que o captador da ponte tem controle de tone, junto com o do meio.
    Parabéns pela aquisição cara!

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    Qual a ponte que vem nela? Porque a que vem nas american vintage eh uma classica de 6 pivos e eh muito boa, assim como a de 2 pivos que vem na american deluxe, ambas sao as que vem nas custom shops, isso nao muda nada, agora a da american standard que vinha a uns tempos atras eu pesquisei no site da fender e descobri que era bem fraquinha, mas era uma de 6 pivos, no bloco da ponte vem escrito pw-36 e foi a que veio na minha, ai eu troquei por uma decente da fender mesmo, essa bem melhor que a anterior.

    Em geral a Fender American Standard eh muito boa, comprei ela faz uns 3 meses e ela eh muito boa, timbre bem bacana, otima para tunar tambem, tem um preco bem bom la fora e ja tem um som animal, trocando algumas coisas ela fica perfeita.

    Abracao e parabens pela guitarra

    Van_Lorien
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    Muito legal o review! Essa guitarra deve ser demais, até hoje só toquei em Fenders Mexicanas. Ao teu ver, tem muita diferença entre uma e outra? Se possível, posta uns sons com ela mais tarde. :)

    Quanto ao controle de tom, creio que seja o Fender TBX, um controle de tom que ao invés de simplesmente retirar agudos, ele retira graves também: no 5 ele seria como um tom normal no 10, aí aumentando ele retira graves e diminuindo ele retira agudos. É assim que funciona o teu?

    A ponte, apesar de apoiada em dois pivôs, é bastante estável - regulá-la de maneira que ela fique "colada" no corpo, ao contrário do que a Fender sugere, ajuda neste quesito.

    Fiquei curioso: como a Fender sugere a regulagem da ponte com dois pivôs?

    Abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luisfelp FR1
    Só ficou faltando um sonzinho com você tocando e fotos dela :).
    Pô, me falta ferramental decente pra fazer um som e postar aqui. Se eu tivesse uma câmera legal, aí sim rolava.

    Quanto às fotos, tem algum site de hospedagem de imagens? O Imageshack cancelou minha conta...

    Filippo14
    As Fender modelo 2012 (como a minha) vêm com uma ponte entitulada "2-Point Synchronized Tremolo". Ela tem os carrinhos da ponte estilo vintage, porém é apoiada em dois pivôs.

    Van_Lorien
    Ao teu ver, tem muita diferença entre uma e outra? Se possível, posta uns sons com ela mais tarde. :)
    Cara, não tenho experiência com as xicanas...

    Quanto ao controle de tom, creio que seja o Fender TBX, um controle de tom que ao invés de simplesmente retirar agudos, ele retira graves também: no 5 ele seria como um tom normal no 10, aí aumentando ele retira graves e diminuindo ele retira agudos. É assim que funciona o teu?
    Achei no site da Fender que o recurso chama "No-Load Tone Control". Não sei se é um recurso pra evitar perda de agudos ao diminuir o volume - ou seja, não é bem um controle de tone.

    Fiquei curioso: como a Fender sugere a regulagem da ponte com dois pivôs?
    Eles recomendam regular a ponte com um pequeno ângulo em relação ao corpo. Não sei se eles dão esta sugestão para que a ponte não danifique a pintura ou se é para permitir alavancadas pra trás como numa tremolo flutuante.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao

    Eles descrevem o No-load assim.

    O Flickr é legal de postar fotos.

    parabéns pela guita!

    Luisfelp FR1
    Membro
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao

    Além do Imageshack tem o photobucket e o Flickr citado acima.

    MMI

    Valeu por ter colocado um link confiável sobre esse sistema, me ajudou também, pois estava começando a fuçar na internet pra saber mais sobre ele.
    Achei esse sistema interessante e útil.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MMI
    O Flickr tem ferramenta pra postar fotos em fóruns?

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao

    Não que eu saiba, mas é só postar o link. :)

    rafael_cpu
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    erico.ascencao

    Parabéns, bela aquisição.
    Gostei do review!

    Aguardando as fotos também :)

    T+

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Bom, aí vai uma foto dela junto das amigas :P

    Natanael_DM
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    Bela aquisição!
    Parabéns!
    Apesar de não ter uma American Standard atualmente, sou entusiasta da linha. Já tive algumas e acho que são guitarras super honestas, confiáveis e com muito timbre. Nunca me decepcionei com essas guitas.

    o/

    PS: ela casada com o Hot Rod Deluxe dá um timbre exepcional, no clean especialmente, certo?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Natanael_DM
    ela casada com o Hot Rod Deluxe dá um timbre exepcional, no clean especialmente, certo?
    Exato! Quando você aumenta bem o volume master, chega-se a um drive leve com uma granulação muito bonita.

    Natanael_DM
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    Podes crer, brother! Baita timbre.
    Eu também tenho um HRD.
    Pena que pra chegar nesse granulado precisa usar ele no volume "sangue no ouvido"!
    Hehehehehehehehe

    o/

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Natanael_DM
    É cara, meu quarto chega a tremer neste volume. Com humbuckers então, rola um AC/DC fácil fácil.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ilustrando melhor o review, segue um videozinho:



    Equipamento utilizado:
    - Fender American Standard Stratocaster
    - Fender Hot Rod Deluxe III
    - Zoom G3x (Vintage Chorus)
    - MXR Talk Box
    - GPA 570 (microfone para o talk box)
    - Behringer Xenyx 1002FX (pré para microfone)
    - Staner SR-315A

    francisco2004
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    erico.ascencao
    Ilustrando melhor o review, segue um videozinho:

    Acho que o vídeo está ok, bacana, mas para sacar o timbre da guitarra não ajuda muito. Por exemplo, não sei se o som do captador da ponte não é ardido como você disse. Eu tenho uma Fender Southern Cross (brasileira). Nem dá para chamar muito de Fender, pois as madeiras e o hardware são diferentes, o que interfere no som e na tocabilidade, mas a captação na ponte é um Lace Sensor, e realmente me incomoda o timbre a ponto só usar ele na posição 2, juntamente com o Guitar Garage do centro. Aí fica bom.

    Enfim, é isso... queria ouvir o quanto eu estou perdendo por não ter uma Fender top de linha. Ok, a diferença é enorme em tocabilidade e acabamento, mas como eu tenho captadores legais (Lace Sensor + captadores do Solon Fishbone de alnico), queria ouvir mais o timbre clean da sua guitarra sem efeitos...

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    francisco2004
    É, no vídeo acima eu toquei com a chave seletora na posição ponte/meio e o amplificador com equalização flat. O chorus altera muito pouco o timbre da guitarra. Mas concordo com você que um review mesmo teria que passar por todas as combinações de captadores e etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Fender American Standard Stratocaster 2012