Aplicação Modal das Pentatônicas m7, m6 e M7

    Autor Mensagem
    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14


    Olá pessoal, tenho uma aula publicada no site do Guitar Battle onde falo sobre a aplicação das 3 principais pentatônicas, a menor 7, menor 6 e a maior 7. Geralmente usamos cada uma das pentas numa única tônica, como a m7 na relativa menor ou a m6 no segundo grau. Nessa aula eu procuro expandir o conceito sugerindo outras posições, cada uma entregando uma sensação sonora diferente.
    Faço isso usando um backing track fixo no acorde de C e aplico as pentas de 7 formas diferentes. Cada solo vem acompanhado da tablatura onde explico de que forma desenvolvi a melodia e um video com a performance.
    Espero que curtam, basta acessar a aula nesse link.

    Maycão
    Veterano
    # abr/14
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    Denis Warren

    Eu já tinha visto antes essa matéria, ficou show de bola. Pena que essa matéria não entra na minha cabeça :/ kk
    Parabéns.

    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14
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    Maycão
    Massa Maycão, agora a aula está atualizada com os 7 videos onde toco cada um dos solos.

    Qual é a tua maior dúvida? Posso te ajudar a entender por aqui...

    De qualquer maneira é interessante você ter um embasamento sobre Modos Gregos. Procure aqui no forum, muito assunto já foi publicado - Clique aqui.

    E também dê uma lida nos meus textos sobre o assunto, clique aqui.

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Yuri ycs
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    Denis Warren
    Nao tenho como ver o video, mas eu nao sabia que existia penta m6... Quais sao as notas? (la menor) tem um fa no lugar do sol?

    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14
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    Yuri ycs
    Tem uma sexta maior no lugar da sétima menor, em A será a nota F#. Muito usada no blues quando a harmonia vai para o quarto grau.

    Maycão
    Veterano
    # abr/14
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    Denis Warren

    Cara, minha maior dúvida nao eh nem sobre as pentatonicas em si, mas sim sobre qual posso usar num solo ou improvisação.
    Pq vejo pessoas aplicando escalas diminutas e VI grau, e sempre soando outside e coeso. Ja meus improvisos ficam sempre nakele shape de m7.

    O que eu tenho duvida eh como saber quais escalas usar, por exemplo num acorde de C7M. Eu meio q ja entendo os critérios de formação de escala, entende?

    E mmuuuito obrigado pela atenção.

    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14
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    Maycão
    Cada sequência harmônica e cada música devem ser analisadas de forma única, pois o contexto influencia demais nas soluções melódicas. De qualquer maneira posso te dar algumas considerações que funcionam em grande parte dos casos.

    1 - Um acorde está definindo as notas que precisam ser respeitadas, o restante pode variar.

    Exemplo: Acorde de C (notas: C E G).

    Você poderá tocar sobre ele qualquer escala contando que não haja contradição com as notas, C, E ou G.

    Algumas alternativas...

    Penta de Am7 - possui as notas A C D E G.
    Penta de Am6 - possui as notas A C D E F# - Observe aqui que a pentatônica não possui a nota G, então ela não estará sendo contradita.
    Penta de Em7 - possui as notas E G A B D - Não possui a nota C.
    Penta de Gm6 - possui as notas G Bb C D E.

    Escala de C maior - C D E F G A B
    Escala de G maior - G A B C D E F#
    Escala de F menor harmônica - F G Ab Bb C Db E
    Escala de G menor melódica - G A Bb C D E F#

    e diversas outras escalas...

    2 - Usar as notas do acorde + tensões compatíveis (notas 1 tom acima das notas do acorde).

    Exemplo: Acorde de C

    Possui as notas C E G
    Tensões compatíveis...

    1 tom acima de C = nota D
    1 tom acima de E = nota F#
    1 tom acima de G = nota A

    Somando tudo - C E G + D F# A = C D E F# G A

    Observe que está faltando a sétima, que pode ser B ou Bb pois ela não está definida no acorde, então:

    C D E F# G A B = G maior ou...
    C D E F# G A Bb = G menor melódica.

    3 - Pensando nas pentas como redução de uma escala maior:

    Se sobre o acorde de C você pode usar a escala de C maior, então...

    Escala de C menos as notas F e B = Penta de Am7.
    Escala de C menos as notas C e F = Penta de Em7.
    Escala de C menos as notas E e B = Penta de Dm7.
    Escala de C menos as notas C e E = Penta de Dm6.
    Escala de C menos as notas E e A = Penta de G7.

    Se você expandir esse conceito para as outras escalas (CITADAS ACIMA) terás inúmeras soluções:

    Escala de G menos as notas F# e C = Penta de Em7.
    Escala de G menos as notas B e F# = Penta de Am7.
    Escala de G menos as notas C e G = Penta de Bm7.
    Escala de G menos as notas B e G = Penta de Am6.
    Escala de G menos as notas E e B = Penta de D7.

    Escala de F menos as notas E e Bb = Penta de Dm7.
    Escala de F menos as notas A e E = Penta de Gm7.
    Escala de F menos as notas Bb e F = Penta de Am7.
    Escala de F menos as notas A e F = Penta de Gm6.
    Escala de F menos as notas D e A = Penta de C7.

    Escala de Fm HARM. menos as notas Db e Ab = Penta de C7.

    Tudo isso pode ser tocado sobre o acorde de C.

    Maycão
    Veterano
    # abr/14
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    Denis Warren

    Aah sim, ótima explicação.

    Aos poucos vou absorvendo o conteúdo,.
    São muitas opções pra um só acorde, em pouco tempo de duração.
    Mas agora com sua explicação mais detalhada dá para treinar mais um pouco, assimilando lentamente o conteúdo.
    Muito obrigado por tirar um tempo para escrever tudo isso. Foi de grande valia.
    Vamos ao estudo agora. :)

    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14
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    Maycão
    As vezes um acorde dura vários compassos... De qualquer maneira no final da aula tem um backing track apenas com o acorde de C. Bons estudos!

    Cezi
    Veterano
    # abr/14
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    Excelente as abordagens. Gostei muito dos exemplos também.

    Denis Warren
    Veterano
    # abr/14
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    Cezi
    Valeu Cezi, um abração!

    Filippo14
    Veterano
    # abr/14
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    Acho válido ressaltar que tudo pode ser tocado desde que a tríade ou tétrade do acorde esteja na escala, mas é preciso manter uma lógica de composição e não querer por exemplo misturar tudo que o Denis Warren falou, pois aí você cai em uma cromatização sem fim e sem sentido. É preciso entender as intenções e sonoridades de cada uma dessas escalas, saber utilizar cromatismos, outsides e aproxiimações para deixar o solo mais chique, mas usar esse tipo de coisa com inteligência. Outro fator é saber quais as notas evitadas de cada escala, que são as que formam 0,5 tom com notas da tétrade. Sabendo tudo isso é possível usar tudo isso que foi passado com segurança.

    Abração e belo tópico

    Lord-g
    Veterano
    # abr/14
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    Denis Warren
    Mermão!!!!!

    Sensacional, valeu pelas dicas e a dedicação em postar o conteúdo!!!
    Muito bom.

    Denis Warren
    Veterano
    # dez/14
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    Lord-g
    Valeu rapaz e bom estudo!

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