Dúvida sobre planta de guitarras em formato DWG

    Autor Mensagem
    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14


    Ola pessoal, não achei algo mais específico, de repente procurei errado, se ja tem o tópico o moderador me perdoe, seguinte:

    eu comprei um bloco de cedro pra construir um corpo de guitarra, o modelo dela ainda não sei qual vai ser, mas tem tamanho suficiente pra construir qualquer corpo, eu tenho 2 guitarras aqui em casa, as duas são strato, mas enfim, não queria outra strato, na internet vi varias plantas no formato DWG(autocad) no papel formato A0, o cara da gráfica disse aqui que é 1.10, por 90cm esse papel, sera que a guitarra ali desenhada serve como forma pra riscar e cortar na madeira? eu pensei em uma Gibson explorer, mas usaria a tico tico, a circular daria conta, mas realmente estou muito confuso em relação a essas medidas dessas plantas feitas pelos gringos, são padrões? pode ser que eu esteja aqui delirando a toa, ou não, pra qualquer via das dúvidas, o shape não importa ser tão próximo do padrão desde que o braço entre e que eu consiga articular a mão por debaixo do corpo certo? algum help ai? abraço!

    fconde77
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    floriani-guitar

    Não consegui entender sua dúvida... mas vamos lá.
    O formato DWG e uma extensão do AutoCad que vc pode converter para o PDF, e pra saber se escala eta correta e só ficar atento a informaçãono canto inferior direito, tem que estar 1/1... Mas se a dúvida persistir e só verificar na impressão se as medidas escritas nessas plantas estão certas(usando a régua mesmo), se uma estiver certa as demais estarão!!!

    Vc pode encontrar plantas como essas anunciadas no ML de graça na internet, eu mesmo criei um tópico disponibilizando varias!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261915/

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    floriani-guitar

    Vc nem precisa imprimir em formato A0, um A1 ja é mais do q suficiente para o corpo de uma guitarra....

    Como o fconde77 disse, o mais importante é vc configurar a escala de impressão em 1/1...

    Configurar impressão no autocad não é tao simples como no Word...
    Geralmente boas gráficas q trabalham com impressão de projetos têm um funcionário habilitado para essas funções... peça ajuda, e deixe claro ESCALA 1/1 e depois confira as medidas.....

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    então, a dúvida é em relação a essa maioria de plantas que tem na internet que estão em .DWG, eu abro no AUTOCAD, o formato é A0, mas percebi uma coisa,............ SSSSe eu pegar e jogar no google "guitar plans explorer" vai aparecer algumas plantas de EXPLORER'S se eu pegar alguma dessas imagens em .JPEG e jogar em um programa do gênero que são usados pra fazer banners, posters, em impressoras normais, com a4, esses programas que geram varias folhas pra montar a imagem no tamanho que você quiser, (tem o "posteriza"... easy poster" e ir me baseando no tamanho no olhômetro da liga?pq o shape da pra traçar certinho, só que pode sair fora do padrão do tamanho de uma "Gibson explorer" que é meu caso, então eu pensei eu fazer somente o corpo, bem feitinho, e deixar o lado do braço grosso pra fazer isso mais pra frente quando as escavações estiverem prontas e o resto, deu pra entender mais ou menos? sou muito detalhista e as vezes acabo falando e falando e nada óh, RESUMINDO SE NÃO ENTENDERAM RSRS: PEGAR UMA IMAGEM JPEG DE UMA PLANTA DE EXPLORER NO GOOGLE, USAR UM PROGRAMA QUE FAÇA BANNERS COM VÁRIAS A4, IMPRIMIR E NO OLHO (junto com a madeira) ACERTAR A MEDIDA, MESMO QUE SAINDO POUCO DO PADRÃO, MENOS O ENCAIXE E O BRAÇO QUE NÃO SOU EU QUE IREI FAZER :D

    f14gomes
    Membro
    # abr/14
    · votar


    não entendo nada disso, mas compre um braço pronto (tem alguns tópicos por aqui que citam onde vc pode comprar um) e depois esculpa o corpo pra caber esse braço. (independente da planta estar igual ao de uma marca famosa ou não. Desde que te agrade o modelo e as dimensões.)

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    floriani-guitar

    Cara a solução é muito simples, basta vc pegar a planta q vc tem em DWG e pedir para o funcionário de uma gráfica imprimi-la em ESCALA 1/1.

    O funcionário irá saber em qual o formato de papel (A0, A1 ou até msm A2) será suficiente....

    Não importa se o seu arquivo está pre-configurado para A0, basta ir no layout e colocar em outro formato de papel. Mas repito, imprimir no autocad nao é tão simples como no Word, então vc terá de pedir ajuda na gráfica (ou algum profissional q trabalhe com CAD)....

    Porém, se vc quer fazer uma gambiarra no olhometro, a escolha é sua, mas poderão surgir vários problemas com as medidas de encaixe do braço, cavidade dos captadores, ergonomia, etc....

    LeandroP
    Moderador
    # abr/14
    · votar


    Cara a solução é muito simples, basta vc pegar a planta q vc tem em DWG e pedir para o funcionário de uma gráfica imprimi-la em ESCALA 1/1.

    Com certeza!

    O cara que vai plotar ou imprimir o desenho só precisa de uma medida de referência pra aplicar a escala. Esta referência pode ser a pestana ou encaixe do braço.

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    LeandroP

    Provavelmente a planta esta cotada, é só conferir as cotas com uma régua, visto q a escala é 1/1....

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Boa Pessoal!! agora entendi, escala 1/1, agora que me liguei, valeu pela força de todos, agradeço mesmo, rapaziada do forum sempre gente boa aqui!!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/14
    · votar


    Luis A.

    Se tiver as cotas, melhor ainda!
    ;)

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    blz, valeu LeandroP, vi que tem também, boa dica

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    ola pessoal, eu de novo!! :D

    olha só deu tudo certo graças a vcs que colaboraram cmg, fiquei feliz em conseguir imprimir a planta e dar vida a guitarra, eu estou com um pequeno problema, sera que algm se habilitaria?:D

    eu to indo na base do formão msm, ja escavei boa parte dos caps HH
    e da entrada do braço, mas a questão é como deixar retinho pro braço encaixar no caso, vamos dizer....as costas dele(encima da guitarra), eu tirei tudo no formão mas vi que pra deixar reto é um tanto mais delicado, alguém se habilita? entenderam o que eu quis dizer? abraço

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    up!

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Cara, nao entendo de marcenaria, e nem sei as ferramentas q vc tem....

    Se vc tiver uma furadeira de mesa, vc podá escolher a profundidade da cavidade q pretende ter... depois lixar para deixar liso....

    Talvez seria possível vc recortar um pedaço de cartolina pequeno, em formato de um triangulo retângulo para usar como esquadro e saber se as laterais estão fazendo uma angulo reto com relação ao fundo.....

    Mas como eu ja disse, eu nao sou marceneiro, muito menos luthier rsrsrsr.... mas acho q eu faria assim....

    Vc vai precisar msm é de muita paciência e perfeccionismo.....

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    com certeza, vi que uma tupia seria o ideal, mas queria algo alternativo, pra deixar o encaixe do braço retinho......lixa, não sei.....

    LeandroP
    Moderador
    # abr/14
    · votar


    mas queria algo alternativo, pra deixar o encaixe do braço retinho.

    O encaixe não tem como ficar reto. Se você usinar o encaixe por cima, a fresa tem que ter um diâmetro muito pequeno, e ainda sim, o canto nunca será reto. Terá pelo menos o raio da ferramenta que você utilizar. A não ser que você desbaste este encaixe com o corpo da guitarra em pé, mas no meu ponto de vista daria um trabalho enorme e creio que seria mais perigoso. Aceite o canto arredondado, fica bonito ;)

    Ou então, com muita delicadeza, apare os raios deixado pela ferramenta (fresa) com um formão, mas...

    fconde77
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Luis A.

    É camarada, vai ter que ser no formão mesmo.... siga as dicas do Luis A. e do LeandroP....
    Vá fazendo furos com broca e furadeira pra facilitar o trabalho (coloque uma fita crepe na broca pra ter um ponto de referência da profundidade que estará usando) e vá acertando com formão, depois é ir acertando na lixa com um taco de madeira como base pra desbastar tudo por igual.

    Da uma olhada no post do Kiki onde ele mostrou passo a passoa contrução de uma Telecaster
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/
    www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/ (Não abriu no Chrome)

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    floriani-guitar

    Cara, sugiro q vc dê uma olhada na SG q o JJJ montou pois penso q ela possui o msm padrão de colagem de braço q vc deseja...

    Vc está em um projeto bastante ousado, geralmente a galera q quer montar a primeira guitarra compra as peças ja prontas (corpo, braço, etc) e apenas monta, msm assim ha muitas dificuldades devido à precisão q isto exige....

    Penso q o projeto q vc tem da guitarra deve ter os dados precisos da cavidade do braço. Então o jeito é vc ir trabalhando com calma e ir sempre conferindo as medidas.... E lembre-se q 1 milimetro em uma guitarra pode fazer uma grande diferença.....

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pessoal, voltei, queria tirar uma dúvida!
    Bom, com a ajuda de vocês eu consegui cortar a madeira e fazer as escavações da guitarra, deu tudo certo, o braço é um dilema ainda, penso em comprar um, logo postarei as fotos do shape, ficou uma super strato, lindona, porém queria a opinião de alguém aqui que ja tem essa informação.
    Seguinte.....

    Logo depois de cortar tudo e fazer as escavações com o formão e plainar com uma fresa em uma furadeira de bancada, postei umas fotos no meu facebook, e veio umas 2 pessoas que falaram sobre os veios da madeira, eu cortei na horizontal e não da vertical, sim, não tinha essa informação antes de fazer, o corte, ou os veios sejam em qual posição prejudicam em alguma coisa realmente? um falou que quebraria fácil ao escavar, mas não tive nenhum problema, esta tudo certo, não quebrou nem lascou nada, alguém poderia me ajudar? agradeço desde já!

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Up!

    floriani-guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    UP!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/14
    · votar


    floriani-guitar

    Não manjo deste assunto, mas acredito que os veios devem seguir o mesmo sentido das cordas e nunca na transversal. Além da resistência, tem também a propagação do som na madeira... Se eu estiver errado peço que me corrijam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre planta de guitarras em formato DWG