Quero estudar metal!

    Autor Mensagem
    Lucasrocha93
    Membro
    # mar/14


    Opa galera como vão vocês?

    Tentei achar oque eu procuro mas ficou meio difícil encontrar especificamente oque eu quero.
    na verdade tenho uma serie de perguntas que vão para o mesmo caminho no fim das contas.

    Enfim,
    Quando eu começei a estudar guitarra, aprendi o estilo/rítmo/chame do que quiser, o que eu acho que é a base pra um guitarrista (No meu ponto de vista)
    e, na época, eu aprendi todo aquele assunto sobre a composição do Blues...(Tônica, quarta e quinta, etc etc etc)

    e lembrando daqueles tempos me surgiu uma pergunta
    "Como se compõe uma música de metal?"
    então mais perguntas surgiram, e é aí que eu peço a ajuda de vocês, além da pergunta de cima, poderiam me responder o restante?

    Desde Já sou muito grato pelo aprendizado que vocês podem me oferecer!

    Existe um grau da escala que soa melhorna composição?
    tem um padrão pra compor? (como esse esquema do blues: T, IV, V)
    Quais Acordes soam melhor? (sei que pode ser relativo, alias a maioria das perguntas podem ser relativo, mas é no sentido de 7ª, Diminuto, etc etc)
    Oque não se deve usar pra compor metal?
    Qual o compasso mais utilizado
    Qual o Modo grego/escala mais utilizado?

    agora algumas perguntas quaaaaaase paralelas
    Oque eu devo estudar pra tocar metal?
    Por onde se começa?
    Oque tocar no inicio?


    acho que pra um primeiro topico ta bom né?????

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Bora fazer aula!Lucasrocha93

    ALF is back
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lucasrocha93
    cara sua dúvida é tão ampla q fica difícil responder, mas vou tentar te orientar dentro do possível:
    diferente do blues, que possui aquele padrão meio pre estabelecido de I7/ IV7 e V7, o metal é bem mais aberto. Mas isto não o torna mais complexo, mais rico ou mais difícil. Pelo contrário, o heavy metal é muito mais pobre, mas que provavelmente usa elementos que, para alguém que sempre estudou blues, soa diferente e pode agregar muita coisa interessante.
    Também devemos considerar que o metal em geral é extremamente diversificado em sub estilos e cada um deles agrega coisas diferentes e complexas musicalmente falando. Dependendo do metal que você quer estudar, pode ser simples ou não. Trash, death, power, nu, prog, neoclassico, etc. Há uma infinidade de subcategorias e algumas vão sendo geradas em função dos arranjos musicais ou mesmo das letras. Acho babaquisse demais isso...alguns exemplos me parecem mais com tentativas apelativas de marketing do que "ciência musical", se é que podemos chamar assim...
    Se vc quer entrar no mundo, sugiro que explore o campo, ouvindo diferentes estilos, como heavy metal (ex: Black Sabath, iron maiden), trash metal (ex: metallica e megadeath antigos), power metal (aqui ja entramos no metal mais melódico, que é muito diferente e talvez mais rico...exemplos: stratovarius, angra, raphsody, helloween), neoclassico (Yagwie Malmsteen, Cacophony), Progressive metal (o unico estilo que me agrada muito e tenho fortes influencias, também é um estilo muito diversificado e complexo, explorando muito - as vezes exageradamente - a quebra da métrica tradicional...ex: Dream Theater, Symphony X)...
    ouça esses estilos e note o que há em comum me o que há de diferente em cada um deles...vc vai acabar chegando a conclusão q o que manda no estilo é o som pesado, cheio de drive com um voice moderno, muita "MIZONA", muito power chord, muitas situações onde se substitui o acorde (ou power chord) por riffs...
    os compassos tradicionais também variam de acordo com o estilo...quase todos eles ficam mais no 4/4 mesmo, mas o prog metal por exemplo traz muito a quebra deste padrão...
    quando aos modos gregos, usa-se muito o eólio, mas novamente insisto que isso nem de longe é uma regra...o eólio é apenas confortavel, mas a sonoridade dos outros modos ultimamente é até desejada pra quebrar um pouco o padrão

    Oque não se deve usar pra compor metal?
    essa pergunta não deve ser feita para nenhum estilo! defendo a ideia de que tudo pode ser agregado! aí que mora a arte!
    o que tocar no início?
    bem, seguindo a ordem mais "cronológica do metal", tire musicas dessas bandas que citei, que moldaram o metal gradualmente...a ordem de complexidade, coincidentemente ou não, foi aumentando conforme o tempo foi passando
    espero ter ajudado em alguma coisa!
    abç

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Lucasrocha93

    Cara, eu gosto muito do gênero. Não sou um conhecedor profundo de heavy metal, mas ao longo da minha vida, pelo tanto que já ouvi e curti, posso dizer que conheço muita coisa de heavy.

    Sendo assim eu digo que é difícil, senão impossível, caracterizar o heavy apenas pelas cadências, pois o termo não se associa às cadências propriamente ditas, mas na pegada metaleira mesmo. O que seria interessante é estudar bem as sonoridades dos modos. Toque um acorde Lá menor e experimente um modo menor por vez, subindo e descendo mesmo. Depois alguns padrões melódicos (patterns) pra tirar um pouco aquela "cara de escala".

    Outra coisa é ouvir, e ouvir muito mesmo. Muitas bandas e compará-las de maneira saudável (não aquele papo de melhor ou pior). Ouça por exemplo "The Trooper" do Iron Maiden, e em seguida ouça "Gates of Babylon" do Rainbow. As duas músicas são heavy metal, mas são completamente distintas. Pare pra ouvir "The Sails Of Charon" do Scorpions e depois ouça "Heaven and Hell" do Black Sabbath. Também são distintas. Apoiadas em cadências completamente diferentes.

    Uma coisa é certa: II, V, I fica bom em qualquer gênero musical. Você pode utilizar esta cadência em cascata, modulando. Na verdade o que vale mesmo é a criatividade, bom gosto e sem deixar de lado a pegada do heavy metal.

    Por fim, estude harmonia. Você vai sacar tudo isso só ouvindo as músicas.

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Quais seriam? Os alcalinos, alcalinos-terrosos ou de transição?


    Zoeira man, cara, o que posso te dizer é começar pela fonte, Sabbath, Purple, Rainbow, Scorpions, Hendrix, etc...

    Tmusic
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Primeiro é ouvir bastante, mas não se abitolar só ao Metal em si. Estudar blues e o rock te darão boas bases para qualquer vertente de metal que quiser seguir.

    Depois, dizer que quer estudar "metal" é muito amplo. Atualmente há varios tipos de metal: heavy, doom, nu(new), black, white, green, blue, classic, neoclassic, bla bla bla. Cada banda nova é um nome diferente que eles inventam.

    Então tem que definir bem seu estilo e buscar ouvir bastante, praticar bastante.
    Quem sao suas referencias? Os guitarristas q vc mais gosta nessa area? Tente estudar os principais riffs, solos mais fáceis, etc e vá ampliando isso aos poucos.

    Lucasrocha93
    Membro
    # mar/14
    · votar


    PRA DEIXAR BEM CLARO
    Eu estudo guitarra ja a um tempo,
    meu professor é muito bom, mas acho que vai demorar um pouco pra chegar nesse assunto
    eu estudo e trabalho em cima de improviso

    ALF is back
    agradeço pelas dicas, concordo com você sobre o prog...realmente eu amo demais esse "genero"
    e, creio que fui imaturo na minha citação "oque nao usar"
    meu professor sempre me ensina a nunca pensar nisso

    ao restante obrigado mesmo pelas dicas!!
    vou começar a por em pratica!

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Comece com Tião Carreiro

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    http://www.sp.senai.br/Senaisp/cursos/61237/119/tecnico-de-metalurgia. html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero estudar metal!