Movimento Perpetuo - Carlos Paredes

    Autor Mensagem
    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14


    Caras, gravei isso hoje!
    espero que gostem!!!
    Abraço!!


    De Ros
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Excelente!! Me lembro que o Gonçalo Pereira tocava isso e era impressionante!

    Parabéns, está incrível!!!

    EduJazz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    pedrovishuddah

    Muito bom cara, de verdade! Técnica apuradíssima!

    P.S.: essa JEM é uma das guitarras mais bonitas já feitas, na minha opinião. Um amigo tem uma e eu não me canso de vê-la.

    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Obrigado aí de Ros!!
    Grande Abraço!!

    Obrigado Edu!
    A JEM é super confortável de executar, e por incrivel que pareça, muito versátil...
    Abraço!!

    Marcelo Sobral
    Membro
    # mar/14
    · votar


    pedrovishuddah

    Rapaz,

    Timbre e execução excelentes!!

    Parabéns!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Não conhecia nem a música nem o compositor. Gostei da clareza, da técnica limpa e as mãos relaxadas. Só achei que pecou na interpretação, mecânico demais pro meu gosto.

    Parabéns pela gravação!

    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Marcelo, Obrigado! ;)

    Aoshi, Obrigado!
    a cena da interpretação...eu acho que não tem como né...isto é fodido de tocar...experimenta tocar uma cena destas assim a 140bpm sem soar mecânica...a cena é colocar as notas ritmicamente e tecnicamente no sítio..Não dá para swingar nem groovar...nem interessa, claro!
    Com a distorção, o som fica comprimido, é díficil falar em dinâmicas tb, né?
    De qq forma, não tocava isto há imenso tempo...vi o professor de guitarra portuguesa lá da escola tocando isso, e, numa falta dum aluno, estive uns 45m a rever e praticar isto...com adrenalina, pedi a um aluno para gravar...
    Na verdade, devia ter praticado bem mais antes de ter gravado a coisa, mas fiquei satisfeito com este resultado, e serve o propósito de colocar algo online só para dizer que ainda estou vivo! ;) :D
    Outra coisa, faltam-me aí uns 4 compassos...não me recordava...falhei aos 25s, pois toquei uma 3ªM e devia ter mantido uma 3ªm...e há aí um arpejo, com uma abertura, que meu Deus...é tremendo! mas, pronto...é isso, serviu para dizer que estou por aqui...e que devia andar a praticar bem mais do que o que ando a praticar!!! ;)

    deixo-vos aqui o audio do mestre Carlos Paredes a tocar isto na guitarra portuguesa...é qualquer coisa de soberbo!

    Grande Abraço!!!
    Obrigado!! ;)



    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Gostava de vos deixar mais 3 videos.

    este do mestre Gonçalo Pereira, que foi meu professor em 2001...
    O Gonçalo foi que transcreveu isto inicialmente e já o fez há uns 15 anos!
    é a primeira versão da cena em guitarra eléctrica! um portento!!


    Este video é dum amigo meu, grande músico e guitarrista, o Tiago Reis.


    e este é dum outro guitarrista português, o Romeu Beato, que tb acho uma versão interessante.


    Grande Abraço e Bom Fim de semana!
    OBrigado Malta!

    Agora vou tocar um kizombinha pra ganhar uns trocos! ehehe :)

    Hammer
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Po será que o Carlos Paredes sabia que aquilo ali era um bandolim???

    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Po será que o Carlos Paredes sabia que aquilo ali era um bandolim???

    Cara, não entendi... Você sabe o que é uma guitarra portuguesa, certo?
    Não tem nada a ver com um bandolim...;)
    Abraço

    fgr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Mão direita dominando com precisão todo raio de ação das cordas fazendo parecer que o a guitarra tem apenas 4 cordas... Mão esquerda com movimentos curtos e utilizando com boa independência todos os dedos.

    Parabéns...

    Geralmente a gente vê caras tocando como se estivessem jogando pingue-ponge, sabe? Tipo, a mão do braço tá aqui e daqui a pouco jogam a mão pra outro lado desesperadamente... Uns movimentos da mão direita que parecem exitantes...

    Matou a pau!

    Hammer
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    pedrovishuddah
    se não entendeu a piada de portugues....

    pedrovishuddah
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: pedrovishuddah
    · votar


    Ok Hammer, ocê tava de brincadeirinha...já entendi!
    O Carlos paredes se tocasse bandolim, pegaria fogo nas cordas!!
    A guitarra portuguesa é um instrumento dificilimo! Tem cordas duplas e é extremamente duro...para além da afinação díficil...o Paredes é um suprassumo da guitarra portuguesa e dos instrumentos com cordas!!! :) ;)

    Obrigado fgr!

    Cara, sempre pratiquei muito focado em economia de movimento!
    Acho isso essencial para se ter uma boa técnica, embora claro, haja sempre quem contrarie isso, não seja tão económico e não deixe de ser extremamente tecnicista e acima de tudo bom músico...
    Mas, já agora, devemos praticar focando na economia de movimento de ambas as mãos, resistência, sincronização, clareza rítmica e limpeza na execução e no timbre...a velocidade é uma consequencia de tudo isso, se se trabalhar com qualidade, claro...sendo que tb é preciso investir na quantidade (de tempo) de prática...
    Outra coisa...claro que esta peça é algo de "virtuoso"...mas a cena de tocar rápido, para mim, prende-se com criar tensão...
    A música assenta em criar tensão e libertar tensão...(tal como a vida, não? ;) )
    podemos criar tensão de pelo menos 2/3 formas...melódica ou harmónicamente...ou seja com um acorde mais dissonante, ou uma nota na melodia mais dissonante, que nos obriga posteriormente (ou não) a resolver...a outra forma seria através da subdivisão do tempo...tocar semicolcheias, sextinas ou fusas é muito mais tenso do que tocar mínimas ou semibreves...

    Grande Abraço
    Pedro Miranda

    Hammer
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    pedrovishuddah

    Tenho andado meio sem tempo para comentar... falar de tecnica é um assunto complicado, até porque não me considero um musico com habilidades e conhecimento avantajado para tal, mas concordo com tudo que você falou. Acho que saber economizar, diga-se desenvolver uma técnica que propicie a economia de movimentos e que leve a um resultado de qualidade é louvável. Talvez para muito seja economizar tempo de estudo ao longo prazo.

    A música assenta em criar tensão e libertar tensão...(tal como a vida, não? concordo plenamente!

    Hammer
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Não conhecia o trabalho do Carlos Paredes, gostei muito do som, bem virtuoso mesmo.
    E parabéns pela sua execução, e se o De Ros gostou é porque esta bom mesmo...

    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Movimento Perpetuo - Carlos Paredes