Como fazer a guitarra roncar?

    Autor Mensagem
    MordecaiZ
    Membro Novato
    # mar/14


    É um tipo de som que o Tony Iommi usa muito ao vivo, ele deixa a mizona solta e dai começa dar um som sinistro, tipo um zunido quando ta dando um curto circuito, parece que muda de oitava, muito louco. Ele faz um logo no 1:17 e depois outro no final do solo:

    http://www.youtube.com/watch?v=ByJw2iLlHbs



    Ramsay
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    MordecaiZ

    Bota um travesseiro embaixo dela e canta uma canção de ninar...

    Agora falando sério, talvez seja um oitavador pra baixo e que pode ser obtido com um Whammy ou até um pitch-shifter devidamente ajustado.

    Fisherman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Não vi ele ativar nenhum pedal. O que eu vi é que ele aumentou o volume bem aos 1:17.

    Led Zé
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Ele só deu uma aumentada no pot de volume, consequentemente aumentando o ganho do ampli. Como a guita deve estar em afinação mais baixa, aquela mizona solta dá um gravão do carai.

    minholi
    Membro
    # mar/14 · Editado por: minholi
    · votar


    Ele fez um "Neck bend"

    É só empurrar o braço da guitarra que causa um efeito semelhante ao de uma ponte floyd rose (solta as cordas).



    Não precisa fazer como o sujeito do vídeo explica. É só forçar um pouquinho com a mão esquerda mesmo que já dá pra notar a desafinação.

    Fisherman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minholi
    Em algum momento vc viu ele segurar no headstock?
    Ele só aumentou o volume.

    EduBluesMan
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minholi
    concordo com o
    Fisherman e

    Led Zé
    aumento de volume no pot. + afinação baixa = GRAVÃO DUCARÁI.
    Ainda temos pra complementar as informações um pouco de feedback pra proporcionar o tal "ronco" que o colega lá de cima referiu

    minholi
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Fisherman
    Em algum momento vc viu ele segurar no headstock?

    Não, mas o movimento dele dá a entender que ele força o braço para frente junto com o aumento do volume. Como eu disse não precisa pegar pelo headstock, é só forçar um pouquinho o braço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Led Zé: Ele só deu uma aumentada no pot de volume, consequentemente aumentando o ganho do ampli. Como a guita deve estar em afinação mais baixa, aquela mizona solta dá um gravão do carai.

    +1

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Bem, já foi dito... E só de ouvir o som já valeu o tópico.

    É só saturação mesmo.

    Dio é Dio!

    (tampe o nariz da guitarra quando ela estiver dormindo)

    MordecaiZ
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Valeu ae galera! Valeu minholi por mostrar essa técnica de neck bend! Não sabia. Descobri também que pra dar ronco basta tocar a mizona solta com a oitava dela na quinta corda e dar um bend de leve. Como são a mesma nota em cordas direfentes, alterando um pouco tom da oitava gera esse ronco.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    MordecaiZ

    Me desculpem.......mas não entendo como ninguém citou o óbvio.

    Iommi esta com um ganho "absurdamente alto", da prá escutar até os dedos encostarem nas cordas, mesmo sem tocar, ou antes de soarem.

    No 1:17 que você cita, dá até prá escutar a diferença (ainda que seja em milisegundos) de quando ele coloca o dedo "imprecisamente" levemente sobre o traste e desloca para limpar a nota.

    Com um ganho desses, amigo, ele consegue fazer a "guitarra roncar" o quanto quiser.......poha, dá quase prá sentir o deslocamento do ar no video do Youtube!

    Obs: Iommi usa muito a microfonia a seu favor, abertura de War Pigs, por exemplo, por isso, ele usa sempre este ganho absurdo. Se ele tirar a mão das cordas, estoura o tímpano da galera!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Não acho que seja whammy nem oitavador porque é muito orgânico. E o neck bending não ia dar uma oitava de diferença, a não ser que você seja o Hulk ou a sua guitarra seja de borracha.

    Acho que é mais feedback mesmo... Com uma semi-acústica, você consegue fazer isso até em volumes baixos hehehe. Se eu pego um drive com bastante médio e um ganho razoável com a minha hollowbody, consigo um efeito bem parecido. Nesse caso, dá até pra deixar soando e brincar com a alavanca.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer a guitarra roncar?