Entrei numa banda porém não sei tirar musicas de ouvindo :(

    Autor Mensagem
    dimi1822
    Membro
    # fev/14


    Bom, seguinte pessoal


    Acabei de entrar, na minha primeira banda. de : Hard rock/Punk rock/indie
    Pelo que parece, iremos tocar, blink 182, guns n roses, acdc, bon jovi..

    Ok, sei bastante musicas de punk que são faceis
    sei algumas musicas do ac dc e bon jovi, guns ate tiro um sonzinho
    Ta e qual o problema ?

    Bom, nunca fiz aula de guitarra, não consigo tirar nada, nada mesmo nem afinar direito a guitarra

    E o pessoal
    Quer tocar led, skid row entre outras coisas
    só que não sei tirar nada
    Tudo que aprendi, foi apenas vendo videos e algumas pessoas tocando

    O que faço ?

    JotaEmidio
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Para isso que existem cifras, tablaturas, partituras, vídeo aulas...

    Maycão
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822

    Cara, tirar musicas de ouvido, é uma junção de prática e teoria. Como toco na IGREJA, frequentemente nós (músicos da banda) temos que pegar alturas diferentes de hinos, e taal. Isso ajuda muito na percepção. E vc sabendo as escalas, vc poderá ver se a nota cantada ou tocada, está dentro de uma escala x ou y, entende?

    Aconselho voce pegar varias musicas mais fáceis e estudar escalas, isso vai ajudar voce a tirar musicas de ouvido. Comigo deu certo.

    Quanto as musicas q vao tocar e vc nao sabe, procure um amigo, alguém que saiba ou até msm na internet.

    Maycão
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Maycão
    · votar


    O.o duplo

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    O que faço ?

    Aprende a tocar oras! Agora que tem uma banda usa isso de incentivo pra aprender e se esforçar, mas se acha que não está preparado, nem devia ter entrado.

    Pelo desespero da pergunta deve ser um adolescente, eu quando tinha 15 anos montei uma banda de hardcore e punk, era nessa linha que a gente tocava, eu só sabia fazer power chord hahaha solo? só come as you are e dammit do blink, E mesmo assim foi uma epoca muito divertida, porque como eu não tinha muito conhecimento, eu plugava minha gianinni em um amp de 300 reais da peavey e pensava "nossa, tá quase igual blink" hahaha


    nada mesmo nem afinar direito a guitarra


    Já ouviu falar em "afinador"?

    AllanGouveia
    Membro
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Cara, se você não sabe, vai aprender agora! O melhor professor é a necessidade! Eu não sabia também e também aprendi só, mas tocando na igreja e tendo que pegar muita musica na hora, acabei aprendendo na marra...

    Boa sorte , cara!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
    · votar


    dimi1822
    Cara, não é você que comprou um Pedrone Pegasus e um Titan?

    Pela quantia do investimento, achei que você fosse mais avançado. hehe


    Enfim... Cara, esse tipo de coisa se aprende fazendo, velho., na prática.

    Eu sempre toquei (e ainda toco) em igreja, então a variedade de músicas que a gente escuta é relativamente grande. A gente aprende várias, em vários tons, com solos, sem solos, com ritmos diferentes... Isso acaba ajudando bastante a desenvolver esse lance do ouvido, de percepção.

    Mas no começo mesmo de tudo, era na base da cifra, vídeo-aula, depois ouvir, ouvir, ouvir e ouvir de novo e tentar reproduzir.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Bom, nunca fiz aula de guitarra, não consigo tirar nada, nada mesmo nem afinar direito a guitarra
    O que faço ?

    Não tem mágica, cara... Vai estudar!

    Pode ser de forma autodidata (livros, internet, dicas de amigos, ralação, tentativa e erro...) ou, mais rápido e direto ao ponto, com um professor particular ou numa escola de música.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Procure um bom professor de guitarra, vai te ajudar com a parte teórica(escalas, harmonia e afins) e prática(técnica, fraseado), caso n possa pagar por um vá tentando estudar sozinho via internet, usando video aulas, cifras e tablaturas pra tirar as músicas, porém estudar com o professor trará resultados mais satisfatórios e realmente eficazes a médio e longo prazo.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Duas coisas te ajudaram, Um conhecimento básico de escalas e praticar insistentemente o "tirar de ouvido", isso só se aprende na prática, pega uma música, uma melodia fácil e vai tentando. Escolhe uma corda e vai indo casa por casa até achar a nota que você quer. Eu comecei assim, com tempo sua percepção vai evoluindo.

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    # Há 12 horas · Edited by: GuitarristaDoNickEstranho

    dimi1822
    Cara, não é você que comprou um Pedrone Pegasus e um Titan?

    Pela quantia do investimento, achei que você fosse mais avançado. hehe


    Calma aí, é sério isso? Comprou head do pedrone e não sabe nem afinar uma guitarra? É, tem gente que gosta de dar passo maior que as pernas...

    dimi1822
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Obrigado a todos pelo apoio..
    Tentarei estudar mais, escalas como o pessoal falou...



    JeGuitar
    Cara, vc é uma pessoa muito arrogante em minha opinião
    Eu trabalhei e me esforcei para comprar, eles.. não sou nenhum hendrix, porém as musicas que toco, sei tocar ate que bem.

    e vem falando, sobre existir afinador e dar passos maiores que pernas

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Você falou que não sabia afinar uma guitarra, te indiquei um afinador, de forma alguma tentei ser arrogante ou irônico, só respondi o que você precisava, ou fui eu que não entendi a pergunta.

    E em momento algum falei que você não trabalhou ou se esforçou pra comprar algo, falei que quando alguém compra um cabeçote handmade valvulado o mínimo que se espera é que a pessoa entenda do equipamento que está comprando, e se você disse que não sabe sequer afinar uma corda ou tocar alguma tablatura, aí não faz sentido nenhum comprar um equipamento desses. Se foque mais no guitarrista e não em equipamento, um guitarrista bom tira som até em um cabo de vassoura com uma corda plugada em um multi-uso, já um amplificador sem guitarrista não é nada além de um enfeite no quarto pra mostrar pros amigos.

    Sempre te achei um cara tão inteligente e sensato nos seus tópicos e comentários, realmente me surpreendeu quando postou aqui todo desesperado no "ai gente entrei em banda mas não sei tocar to desesperado e o que eu faço".

    Um cara tão inteligente como você esperava algo mais centrado, uma pergunta mais elaborada, como perguntar qual a melhor forma de praticar, ou memorizar, ou etc. e não uma pergunta tão sem conteúdo como "não sei tocar nada, o que eu faço?" a resposta SEMPRE vai ser "ESTUDA PÔ!"

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Fez bem, vai aprender na marra.

    dimi1822
    Membro
    # fev/14
    · votar


    JeGuitar

    Ok. obrigado.
    Vou, tentar arrumar um professor ou tentar aprender na marra mesmo

    Tbm, acredito que tenha me expressado mal
    Peço desculpas

    Bom, vamos praticando então
    abs

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Por isso que defendo quem quer ser músico, deve se tornar parte de uma banda de baile (que toca 4 à 6 horas numa noite), nem que na equipe técnica, vc aprende mais em um ano que em 5 numa escola.

    Seu desespero é típico de quem só tocou em seu quarto... Com o tempo passa...

    Sobre tirar de ouvido, tem gente que presta esse serviço... Eu já faturei uns pila assim haha

    Essas internacionais vc encontra o MIDI (notas, não áudio - use um editor e não um player pra abrir ele) fácilmente na web, aí vai de ouvidômetro pra achar bends, vibratos, slides e demais...

    Bloody_Rage
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822

    uma dica simples pra vc,funciona,a cada 5 minutos q vc tocar,verifique a afinação,deixe ele exata e precisa,com a banda pare a cada música p afinar,pode encher o saco dos caras mas explique isso pra eles,faça isso toda vez q vc for tocar,sério mesmo cara,com o tempo vc vai decorando os sons e vai perceber qnd há desafinação,e isso já vai ser um gigante passo sério mesmo,claro,vc pode ñ ter resultado em 6 meses,em 1 ano eu to percebendo desafinações,ñ sou muito preciso mas um bom tanto eu já evolui,tbm tiro melodias simples de ouvido,como asa branca,garota de ipanema,aquela parte famosa da 9ª sinfonia de beethoven,enfim,isso já ajuda muito,outra coisa tbm é vc ficar tocando acordes menores e maiores,e ficar ouvindo,dps de um tempinho vc pede p um amigo tocar acordes maiores e menores e vc vai tentando adivinhar,sério funciona,é só vc persistir,espero q ajude em algo e boa sorte com a banda.

    SkyHawk
    Membro
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Madou bem !

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Fica tranquilo, cara... Se tirar música de ouvido fosse necessário pra ter banda, 90% das bandas não existiriam... rs.

    Manda ver na internet, que tem tudo e mais um pouco do que você precisa.
    :)

    Um aceno de longe!!!

    Dr.Blues
    Membro
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Cara, hoje com youtube todo mundo tem professor.
    Tem o Tv cifra, Justin Sandercoe, MartyZ, e vários outros que tem várias lessões de como tocar. Mas isso é uma solução temporária, o melhor seria realmente um professor, para aprender harmonia, técnica , etc.
    Um abraço.

    Denis Warren
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Olá Dimi, quando eu comecei a tocar guitarra praticamente não existiam transcrições, nem revistas, nem internet. O acesso a informação era restrito demais e a única forma de aprender a tocar algo era escutando e tentando imitar o som com o próprio instrumento. Não existia uma formula mas sim a determinação, horas a fio escutando e explorando formas diferentes de reproduzir um efeito, um acorde ou frase. A paciência era a maior virtude do músico pois frequentemente passávamos horas para descobrir um único acorde, e mesmo assim muitas vezes não tínhamos certeza se estava 100% correto. A vantagem desse processo é que o ouvido vai desenvolvendo, aos poucos vamos descobrindo os segredos de tirar os sons e tudo fica mais rápido.

    O Eric Clapton cita parte desse processo na sua biografia. Antes dele começar a tocar guitarra era um apreciador de música, principalmente blues. Comprava dezenas de discos e dedicava boa parte do seu tempo para conhecer o universo musical, dos compositores as execuções, das improvisações aos arranjos e timbres. Dessa forma ele criou uma referência sólida, sabia como era a estética musical da época e o que era esperado. Quando começou a tocar guitarra usou o ouvido para aprender, tentando descobrir recursos no instrumento para imitar os sons que conhecia apreciando os discos. Depois gravava o que tinha aprendido e escutava, se soasse igual sabia que tinha feito um bom trabalho.

    Observe também outras culturas, como a indiana, que além de usar as 12 notas da nossa música ocidental usa também notas intermediárias, efeitos como portamento (mudança gradual entre duas notas) entre outras sutilezas. São construções que dificilmente serão escritas em partitura ou tablatura, requerem o domínio pleno das possibilidades do instrumento numa busca pela perfeição da imitação. Por isso era comum aprender ouvindo, vendo, imitando até conseguir reproduzir cada detalhe.

    Ou os tocadores de Djembé africanos, onde um tutor ensina os pequenos pupilos na arte rítmica, e aquele que melhor "imitar" o mestre será o futuro sucessor.

    Hoje com o excesso de informação infelizmente invertemos esse processo. Antes era preciso desenvolver o ouvido para aprender a tocar. Hoje o ouvido atua como coadjuvante pois facilmente encontramos transcrições e videos passo-a-passo. Mas lembre que mesmo uma transcrição na internet foi criada por alguém usando o ouvido, então o seu domínio é o caminho da independência musical.

    De qualquer maneira dou algumas dicas para desenvolver essa capacidade:

    1 - O ouvido requer prática, então use-o diariamente em todos os processos musicais.
    2 - Conheca a teoria musical, ela irá encurtar os caminhos te entregando as soluções mais prováveis.
    3 - Tente identificar a nota do baixo, na maioria das vezes é a tônica ou uma inversão do acorde.
    4 - Tente identificar outras notas, some com a nota do baixo e determine o acorde por probabilidade.
    5 - Use um software para reduzir a velocidade, isso ajuda demais para tirar solos rápidos.
    6 - Se possível assista videos onde o artista toca a música. A referência visual ajuda demais.
    7 - Desenvolva os dois tipos de ouvido, o relativo e o absoluto.

    Diego Young
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pegar música de ouvido = ouvir muita música, treinar ouvido e percepção

    carlcarl
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    é dificil opinar sem conhecer exatamente o nivel de conhecimento "musical" que voce possui.
    tirar ou ouvir uma musica e reproduzi-la num instrumento não é so estudando que se adquiri isto.
    observe que algumas crianças cantam (reproduzem) o que esta a sua volta,musicas na televisão,em alguns casos no radio sem nenhum esforço e outras não conseguem.
    podemos ensinar e aprender toda teoria musical do mundo porem ensinar alguem que não nasceu com facilidade para ouvir e reproduzir sons e ritmos é quase que missão impossível,não que estas pessoas não possam tocar um instrumento musical mas sera necessário uma métodologia diferente.
    não quero dizer que este seja o teu caso pois não sou adivinhador nem pai de santo.
    se voce não consegue ainda tirar as musicas de ouvido e os outros músicos da banda conseguem e se eles precisam da tua participação na banda,solicite ajuda para que eles te mostrem o que voce deve tocar,faça um filme com o telefone,estude bastante em casa e pronto esta resolvido.
    não desista.
    abç
    Carl

    guitarluiz
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Maycão
    PodeAconselho voce pegar varias musicas mais fáceis e estudar escalas, isso vai ajudar voce a tirar musicas de ouvido. Comigo deu certo.


    me explicar como você usa a escala pra tirar música?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    dimi1822
    Cara, vc é uma pessoa muito arrogante em minha opinião
    Eu trabalhei e me esforcei para comprar, eles.. não sou nenhum hendrix, porém as musicas que toco, sei tocar ate que bem.

    e vem falando, sobre existir afinador e dar passos maiores que pernas


    Cara vc achou que alguem aqui ia te mandar um truque de magica que ia resolver seus problemas de uma vez?? Não pow... Vai estudar mesmo. Continue se esforçando, pois, bons equipamentos não são nada na mão de quem não sabe o que esta fazendo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    dimi1822
    Entrei numa banda porém não sei tirar musicas de ouvindo :(
    não consigo tirar nada, nada mesmo nem afinar direito a guitarra

    O loko cara ... vc terá trabalho para resolver isso heim ...


    Todas as bandas que eu já participei tinha primeiro um teste onde eu tinha que tocar junto com a banda algumas músicas previamente escolhidas ...
    Todas essas bandas em que fiz testes tinha sempre, no mínimo, um músico mais experiente (mais de 10 anos atuando profissionalmente), um produtor musical e até donos de estúdio - e eu tinha que tocar certinho, base, solo, etc ...
    Nesses testes todos só não passei em um (e era justamente o que eu queria ter passado - os outros testes e bandas serviram mais de estágio) ...
    No total já participei de 7 bandas de estilos diversos (rolou som próprio, cover, gravação de cd, gravação de clipe, já fiz som gospel e secular) - umas ainda fazem apresentações esporádicas e outras acabaram de vez - mas todos os meus colegas de todas as bandas ainda atuam musicalmente em diferentes projetos.


    DICA: cara estuda, arruma um bom professor, se dedique pois se não for assim, não tem solução.

    rcorts
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Tem muitos conselhos aqui nos tópicos (alguns bem arrogantes por sinal, mas enfim...) então vou tentar não ser repetitivo. Como já falaram, tirar músicas de ouvido vem naturalmente com o tempo.

    É lógico que tem alguns caminhos, como se guiar pelo baixo dos acordes, começar pela melodia principal e depois ir encaixando os acordes, supondo que você esteja num sistema de som convencional (com caixas esquerda e direita) desligar uma delas e escutar o som de cada uma em separado também ajuda etc... Também sem dúvidas estudar escalas, arpejos, tonalidades, cromatismos, harmonização, licks etc... tudo ajuda na formação da percepção auditiva.

    Mas uma dica importante: mesmo após vários anos tirando músicas de ouvido é comum uma notinha ou outra sair errada (faço isso sempre), ou um pouco fora (meio tom acima, etc...), então é preciso também um pouco de humildade e buscar pelas transcrições de outras pessoas mais experientes, pois avaliar o quanto você errou nas músicas que tirou de ouvido é uma atitude que ajuda a desenvolver sua percepção e acertar mais na próxima. Pense nisso!

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrei numa banda porém não sei tirar musicas de ouvindo :(