levei a guitarra no luthier pela primeira vez, e ai?

    Autor Mensagem
    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # jan/14


    Ae galera, toco guitarra a pouco mais de um ano e levei hj pela primeira vez minha guita num luthier (rsrs).
    Acontece q o potenciômetro do captador do braço(humbucker) tava estragado, então levei para trocá-lo e aproveitei e pedi uma regulagem na guita (altura de cordas, oitavas, tensor, ponte )
    O cara me cobrou 60 reais de mão de obra pra trocar apenas o potenciômetro, fora os 20 q eu tive q pagar por fora pra comprar a peça...e também me cobrou 60 pela regulagem, totalizando 120 reais(avá kkkk)
    gostaria de saber se ele meteu a faca ou se os valores são esses mesmos, e se alguém conhece esse cara, Bernardo, aqui de brasília, trabalha na 310 norte, e o q achou do trabalho dele.

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    o último luthier que mandei regular uma guitarra acho que cobrou 160 ou 180 só a regulagem... é um cara famosinho aqui em Curitiba..
    fez um trabalho extremamente porco..

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GugaRuimDeSolo
    Cara, se o serviço do luthier realmente ficou bom, coisa fina mesmo, voce se saiu foi é bem no final da história!

    Tem Luthiers que cobram bem mais caro por isso...rsrs.. e as vezes o serviço nem fica tãaaao bom assim...

    krixzy
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GugaRuimDeSolo

    60 conto na regulagem é a média mesmo cara, só passa disso quando o luthier tem MUITO nome!

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    mjbg


    É o Castellis?

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    60 pila ta barato...

    agora achei que a faca comeu nos 20 reais pelo potenciometro...
    me corrijam se eu estiver errado. mas achei caro

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ancient_CTHULU
    vamos dizer que eu prefiro não citar nomes

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    DOF Hard
    Depende cara... Se ele comprou um pot comum em uma eletrônica qualquer, realmente tá caro. Mas se for um pot Alpha, por exemplo, tá na média de preço.

    krixzy
    Também compartilho da sua opinião... Minha Fly V é ponte fixa, e eu mesmo a regulo, tensor, oitavas, nut, e tudo mais... Só retífica de trastes que eu precisei fazer uma vez, e foi com um luthier...

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    strinbergshredder
    Só retífica de trastes que eu precisei fazer uma vez, e foi com um luthier...

    Cara, vo te falar que perdi a noção e me atrevi há uns 15 dias atrás fazer isso numa guita minha e acho que deu certo viu. Tb não tem segredo nenhum, só precisa de paciência... Só quando complica muito que levo num luthier...

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Iversonfr
    hehehehe....

    No meu caso o que aconteceu eh que na época, eu ainda não tinha culhão pra mexer nela, e no estúdio onde eu fazia aulas também tinha luthieria...

    Também foi feita a regulagem dela, mas como o pessoal era tudo camarada lá, me cobraram só a retífica de trastes...

    Da segunda troca de cordas em diante, como eu ja tinha visto o ajuste de ponte e braço, como se fazia, resolvi meter as caras mesmo...

    E já que nunca precisei fazer retifica de novo..rsrs

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    strinbergshredder
    E já que nunca precisei fazer retifica de novo..rsrs

    O meu foi um braço novo que tava trastejando e resolvi fazer pra ver no que dava... se desse errado levava pra alguém consertar rsrs

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Iversonfr
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

    No inicio dá um cagaço, mas depois da primeira vez isso passa...

    De inicio pensava que ajustar o tensor era um bicho de 7 cabeças, que poderia quebrar o braço da guitarra, e etc...

    Pura besteira! Recentemente coloquei um jogo hibrido 0.11-0.12 nela, o braço tinha ficado bem curvado depois de uns dias... assim que ele estabilizou, ajustei o tensor, as cordas, que deviam estar com uns 5-6mm de altura, agora devem estar em uns 2 ou 2,5mm, e ficaram muito mais macias de tocar, a guitarra tá uma delícia!

    Só fazer com cuidado, e consciente do que vc tá fazendo e meter as caras!!!!

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    O meu cobrava 70, mas o serviço era top para o que eu precisava...

    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    strinbergshredder na vdd eh a primeira vez q levo lá, então n sei como vai ficar o serviço rsrs
    DOF Hard o potenciômetro eu achei até barato, esperava gastar uns 40 reias só com ele rsrs, e qnto à marca, eu nem sei ql foi, eu cheguei numa loja la e pedi a peça, ela só pegou e me deu, n perguntou nada ;s

    mais então creio q o q gastei foi razoável... pelo menos isso kkkkkkkkk

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GugaRuimDeSolo
    Entendi cara...

    Bem, de qualquer forma, espera pra ver no final como vai ficar o serviço!

    Abraços!

    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    strinbergshredder
    tranquilo ;D
    espero q o q o cara tenha de falta de educação ele tbm tenha de qualidade de serviço... kkkkkkk

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    GugaRuimDeSolo
    tranquilo ;D
    espero q o q o cara tenha de falta de educação ele tbm tenha de qualidade de serviço... kkkkkkk

    LOL
    O bicho era tão ruim assim?

    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    DoisUm
    assim kkkkkkkkkkkkk
    tirando o fato de eu ter chegado lá, mostrado minha guitarra pra ele e ele dizer q n era boa, q tava esculhambada e q ia tentar fazer o melhor possível, pq essas guitarras ruins não ficam mto boa...
    fora isso ele eh até de boa kkkkkkkkkkk

    clguitar
    Membro
    # jan/14
    · votar


    GugaRuimdeSolo
    O cara te cobrou 120 reais por, no máximo, uma hora de trabalho. Se fosse um trampo altamente qualificado, estaria bem, mas foi um trampo simples (trocar um pot e regular uma guitarra).

    Aprenda a regular a sua guitarra, não é complicado, só precisa de paciência. Veja vídeos no Youtube.

    Para mim, não vejo sentido em mandar a guitarra para o luthier fazer algo simples, que qualquer um com boa vontade pode fazer. Claro que coisas mais complicadas, tipo retífica etc., justificam o investimento, se a guitarra é cara.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    fica tranquilo cara! Se o serviço ficou bom, saiu muito barato esses 120 reais!
    Aqui em Campinas tem o Celso Freire, q cobra 200 reais de regulagem...o trabalho é inquestionável...a ultima vez q regulei a guitarra foi em setembro de 2013. Gastei 500 conto! Troquei todos os potenciômetros, Jack, chave seletora, reinstalou meu captador da Ponte q fiz em um handmade de SP (Fullertone pickups), nut (graphtech Teflon), nivelamento dos trastes, troca de parafusos oxidados da moldura e que regulam altura dos caps...as peças da parte elétrica são boas agora, da gotoh..(antes eram chinesas, das mais cueconas possivel), troca de cordas e regulagem...pra ele, a regulagem é obrigatória em algumas situações, do contrario ele não pega o serviço...por exemplo, esse trampo na minha guitarra exigia regulagem obrigatoriamente pois alteraria trastes, nut, altura dos caps e troca de cordas...no meu violão, que levei pq o sistema elétrico nao estava funcionando (queima do piezzo? Era a minha suspeita) ele disse q se eu nao quisesse gastar, ele nao regularia, pois o problema era com o aterramento apenas...ele apenas soldou o fio terra e cobrou 20 reais por isso...se precisasse trocar o nut, rastilho ou mexer em tensor, ele cobraria muito mais caro, pois incluiria a mao de obra de regulagem dele, q é cara!
    Na guitarra, a regulagem custou quase a metade do preço q paguei no total...considerando q foi mexido muita coisa, incluindo a troca inteira da elétrica da guitarra, concluo q o q ele cobra mais é a mao de obra mesmo! Como é reconhecido mundialmente com sua marca de guitarras Dreamer, faz todo sentido!
    Por exemplo, 60 reais em um potenciômetro é muita coisa! Os meus saíram por 30 cada um (os de volume) tendo um tone de push pull q custou mais caro, 50 reais, e é gotoh, marca boa!
    A questão da mao de obra é bastante subjetiva...embora seja ridículo ter q frisar isso, faço questão de dizer q o preço nao diz nada se a qualidade do trabalho nao for levada em conta...é o tipo de serviço q o barato pode sair bem caro, pois o cara pode perfeitamente por a mao no instrumento, piora-lo, compromete-lo, mascarar isso e cobrar o q quiser se souber enganar...tem muito picareta nesse mercado, como Mecânica de automoveis!

    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    ALF is back
    eu concordo com essa parada q vc falou sobre preço x qualidade do serviço.
    só perguntei mesmo pq eh a primeira vez q eu levo minha guita num luthier, e como não tenho experiencia com essas coisas, queria fazer um balanço médio sobre o assunto. Obg pelas dicas ai ;D

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.
    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.
    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.
    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.
    Putz, eu nunca levei minha guitarra pra luthier, nem sabia que custava tão caro rs... Como eu msm regulo a minha guitarra, acho absurdo cobrarem esse valor, regular guitarra é muuito simples, qualquer um faz isso, e olha q a minha tem floyd.
    krixzy
    krixzy
    krixzy
    krixzy
    krixzy
    krixzy
    krixzy
    Cara vc usa ação baixa das cordas? Vc conhece o Achilles? também sou de Brasília ele me cobrou 500 reais pela regulagem mais retifica dos trastes.

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Alguém ai conhece o doca luthier-Brasília?

    EduBluesMan
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cara vc usa ação baixa das cordas? Vc conhece o Achilles? também sou de Brasília ele me cobrou 500 reais pela regulagem mais retifica dos trastes.
    Meu Deus!!!!!! Esse pessoal de Brasília tá cheio da grana hein?

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    EduBluesMan Pois é mano um absurdo né. Sei que ele é melhor mas, po tenho uma ibanez rg320 fm é o preço da metade da guitarra.

    guitarluiz
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    kalango_hendrix
    Compensava gastar esse dinheiro numa guitarra veia mas as ferramentas necessárias pra regular uma guitarra, aí você mesmo aprendia.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    DOF Hard
    agora achei que a faca comeu nos 20 reais pelo potenciometro...
    me corrijam se eu estiver errado. mas achei caro


    Dependendo do modelo e da qualidade do potenciômetro é até barato.

    kalango_hendrix
    me cobrou 500 reais pela regulagem mais retifica dos traste

    Vou virar luthier em Brasília °.°

    JotaEmidio
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    kalango_hendrix

    Cara vc usa ação baixa das cordas? Vc conhece o Achilles? também sou de Brasília ele me cobrou 500 reais pela regulagem mais retifica dos trastes.

    Rapaz, imagina então pra pintar uma guitarra o que esse camarada deve cobrar.

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pois é galera. Eu vou levar ela no luthier. Eu gosto da ação das cordas baixas e nem todos os luthieres conseguem fazer isso. Deixam em alguns pontos trastejamentos, resumindo não fica tão perfeito. Pq quando está bem alinhada a guita fica macia de tocar. Olha minha palhetada é leve.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a levei a guitarra no luthier pela primeira vez, e ai?