Pancada na guitarra - despolarização do captador

    Autor Mensagem
    Joninhu
    Veterano
    # jan/14


    Bom dia galera! Aconteceu algo tragico na minha guitarra, é uma strato.

    Ela caiu no chão.. batendo a quina do corpo... apesar dos varios estragos na pintura.. fui logo plugar ela pra ver se algo mais tinha acontecido.. e pra minha surpresa quando aciono a chave na posição 4 (captador do meio + ponte) o som ta com volume bem baixo e magro.. parece som de radio.. nas demais posições o som ta normal

    então me pergunto.. é possivel que o captador do meio tenha se despolarizado? ou será uma avaria em alguma outra parte eletrica?

    obrigado!

    _bielmaia
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Acho q algum fio está mal conectado, e quando bateu, ficou um pouco mais solto...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    Pancada na guitarra - despolarização do captador

    Desculpe, mas eu não aguentei... Essa foi boa!!!
    rsrsrsrs

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkk por mais que o título possa ser engraçado... isso pode acontecer mesmo!

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    na verdade o termo correto é inversão da polaridade né rs

    JJJ
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Desmagnetizar ou inverter polaridade na porrada?

    Essa é nova pra mim...

    Se for verdade... vivendo e aprendendo! Mas eu tendo a achar que não é nada disso.

    clguitar
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Deve ser algum mau contato causado pela impacto. Não existe isso de despolarização na porrada.

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    em casa vou tirar o escudo pra ver o que pode ter ocorrido... pode ser algum fio.. mas de fato.. o som está igual ao que descrevem por ai quando o captador está com a polaridade invertida.. "magro e sem peso"

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    abri a guita... negócio é o seguinte.. provavelmente eu nunca tinha percebido que o captador tava fora de fase... pq tem um fender e um seymour na mesma guita... vou ter que inverter os fios do seymour da ponte.. ai fica zero! rs

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Joninhu

    Cuidado com os termos usados, eles são perigosos e podem induzir a erros de interpretação ténica.

    Em 35 anos metido com música, músicos, instrumentos e luthier NUNCA ouvi nada sobre "despolarização" de captadores.

    Você pode polarizar algo, como um tubo de imagem de TV que fica muito tempo próximo a um campo magnético e daí a expressão "Precisa despolarizar o tubo de imagem".

    Calor, fortes pressões e campos magnéticos podem "DESMAGNETIZAR" um captador, mas não despolarizar.

    Ligar fora de fase é DEFASAR e nada têm a ver com magnetismo (têm a ver, mas é outra coisa).

    Se alguém algum luthier ou músico tiver algum conhecimento técnico sobre "despolarização de captadores", por favor, gostaria de informações.

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    me expressei mal... o termo a que me referia era inversão do polo do captador. Sei que defasagem e polarização são duas coisas distintas.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Não sou dessa área, mas nunca ouvi falar de desmagnetizar, despolarizar ou inverter polaridade de um ímã na porrada.

    Algumas coisas que sei... Os ímãs de Alnico (2,3,4,5) são mais caros. Em muitas aplicações foram substituídos pelos cerâmicos, mais baratos, com alta resistência a desmagnetização. Os cêramicos, por sua vez, vem sendo substituídos pelos ímãs de neodímio que são mais baratos ainda, só que menos resistentes a temperatura e aí sim, são mais frágeis mecanicamente, um impacto facilmente quebra este imã e pode até lançar longe estilhaços. Os ímãs de neodímio são bastante usados em fones de ouvido, daqueles "in ear", por serem pequenos, potentes e baratos.

    Atualmente, no ramo guitarrístico, é possível encontrar falantes de alnico, cerâmicos e de neodímio. Já captadores de neodímio são bem raros, quase que restritos a usos experimentais. Os captadores de alnico, pelo que sei, independente de tomar pancadas, sofrem desmagnetização com o tempo. Mas não só isso, existem alterações no campo magnético e na maneira como ele se distribui na barra, coisa que eu não tenho autorização de falar sobre o assunto, mas qualquer dia eu explico se quem pesquisou isso me autorizar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Joninhu

    Cara, um Single possui bobinas com polaridades voltadas para cima em direção às cordas ou longe deles, tipo S em direção ao fundo e N em direção as cordas. Os humbuckers os pólos são voltados para cada uma de suas bobinas, tipo S em direção à ponte e N em direção ao headstock.

    É aqui que as pessoas fazem confusão. Estar "fora de fase" é quando você têm, por exemplo, um single S^N e outro N^S, ou um humbucker S>N e outro N>S, nos dois casos é impossível acontecer isso por "pancada".

    Sei que você já descobriu o problema, mas estou postando isso, só para esclarecer essa "má expressão".

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    Então, amigo, eu só quis reforçar o tópico, justamente por conta do perigo de algumas expressões tecnicamente errôneas.

    Qualquer captador, ou imã, pode ser "desmagnetizado" ou seja, perder sua força de energia magnética.

    Qualquer circuíto eletromagnético (captadores) podem ser "defasados", se ligados com as direções N>S invertidas.

    Contudo, despolarizar é um termo incorreto para um imã. Talvez, e aqui requer alguém com melhores conhecimentos de física, sob uma forte fonte magnética opositora um imã pudesse "inverter" a polaridade, mas ainda assim seria uma inversão de polaridade e não uma despolarização

    Só quis, repito, corrigir o sentido dos termos empregados no tópico.

    Valeu!!

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Eu sabia, só não quis falar. rs

    Joninhu
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Poxa valeu galera... esses posts ja me ajudaram a esclarecer muito mais sobre o assunto! muito massa!!

    to com uma outra duvida... eu tive que inverter os fios do captador da ponte pra não ficar fora de fase com o do meio... isso resolveu os problemas de todas as posições... contudo.. notei que o som do meu captador do braço ta um pouco estranho quando ligo um overdrive... ele ta meio sem ganho.. talvez mais agudo... mas ele não está fora de fase com o cap do meio... a pergunta é... poderia o captador da ponte.. interferir no captador do braço? Minha resposta automatica é não... porque eles nunca são ligados juntos.. mas como não conheço muito.. posso estar errado.. valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Joninhu
    Não. Ajuste a altura do capt do braço em relação às cordas e teste.
    Se o problema ocorrer apenas com o pedal de distorção ligado, o problema é de equalização do pedal ou de capt muito próximo às cordas.
    Abç

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Amigos, aproveitando o tópico, instalei na minha strato um minihumbucker na ponte, hum sergio rosar king mid, ocorre que, apesar do som ter ficado legal, estou estranhando que o som do humbucker é mais baixo que dos singles! Pode isso? já que é um captador de alta saída, não era pra ter o som mais alto?

    SkyHawk
    Membro
    # dez/15
    · votar


    MASBY GUITAR
    Respondi sua pergunta no tópico anterior onde vc postou e depois desapareceu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pancada na guitarra - despolarização do captador