Sobre lutheria experimental

    Autor Mensagem
    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14


    Enquanto estava de castigo passei o dia ouvindo e lendo sobre guitarras preparadas e uns luthiers que experimentavam construindo maluquices.

    Alguns exemplos:
    http://www.youtube.com/watch?v=6db3XAw74SI
    http://www.youtube.com/watch?v=A8uGNY2Qf9Y
    http://www.youtube.com/watch?v=Eb-GPdnfbyI
    http://www.youtube.com/watch?v=UzfzT2NnmZs

    http://en.wikipedia.org/wiki/Prepared_guitar

    Mas como nunca tive contado direto com lutheria ou marcenaria fico apenas observando, de bem longe. Daí resolvi criar um tópico para conversarmos sobre isso, e quem sabe uns luthiers passam por aqui para nos iluminar um pouco...

    Começando com perguntas: já tiveram experiências com isso? Quando mandei tirar os trastes da minha guitarra pensei que fosse raro, mas não foi o que o luthier falou, talvez esse pessoal anda experimentando no escuro...

    Alguém já usou uma guitarra com 3 pontes? Essa é a primeira coisa que gostaria de tentar.

    Hawklord
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Eu tinha vontade de inventar algumas coisas nesse estilo também,mas me falta o conhecimento.
    O máximo que eu já fiz foi enfiar coisas(clipes,grampos de roupa,pedaços de madeira,baquetas,etc) no meio das cordas da guitarra e/ou bater nelas com baquetas pra fazer ruídos diferentes.
    Enfiar um lápis num dos últimos trastes e tocar as cordas depois do lápis gera uns sons legais e dá um "sustain" bacana. Mas não acho que nada disso faça muito bem pra guitarra.

    Muito interessantes as maluquices que os luthiers que você postou inventam.
    Aquele graveto/forquilha que o cara toca a partir dos 1:40 min do segundo vídeo faz uns sons sensacionais. Fiquei com vontade de arranjar um desses pra mim.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Insufferable Bear

    Bacana cara, eu tmb gosto desse tipo de experiencias, assim como tmb gosto de musica concreta ( Musique concrète ).

    Meu conhecimento tmb é bastante limitado em luthieria e marcenaria, resume-se à teoria básica q todo guitarrista tem q ter, mas na pratica testei pouca coisa....

    Recentemente comprei vários captadores piezo para explorar esse tipo de gambiarras, fiz ate um tópico sobre o assunto mas ninguém se manifestou... kkkkk

    Eu tenho apenas uma guitarra entao fica dificil coloca-la de cobaia.... mas estou juntando umas cordas velhas e uns pedaços de madeira, algum dia, quando eu estiver com tempo/disposição, irei botar uns projetos q tenho na cabeça em teste....

    Abraço.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Luis A.
    Eu não fico muito no fórum de guitarra então perco muita coisa, mas postei lá.

    Eu só tenho uma guitarra, que é a fretless, e eu prefiro tê-la como meus instrumento principal que uma guitarra normal.

    Mais uma pergunta: como se arruma cordas para esses instrumentos inventados?

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Insufferable Bear

    Ahhh, vc é o cara dos sons psicodélicos kkkkk
    Eu ouvi umas gravações suas, mas nem dá pra notar q a guitarra é fretless, ou talvez nem dê pra notar q é guitarra kkkkk

    Eu acho muito interessante a construção de instrumentos, nao só de guitarra, gosto de olhar a mecânica de cada instrumento e ver como o som se forma.
    Tenho projetos de vários instrumentos esquisitos em casa, apesar de pratica eu ter quase nenhuma...
    Ainda nao fiz nada com cordas, apesar de ja ter algumas ideias...
    Tipo fazer um hurdi gurdi elétrico, misturado com um whaterphone (H2Ophone) etc.... kkkkkkk

    As cordas q eu pretendo usar sao de guitarra msm, e nylon...

    Mas me diz uma coisa pq fiquei curioso rsrsrsrs. vc toca guitarra convencionalmente tmb?

    Abraço.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Luis A.
    Eu toco guitarra há uns 10 anos, e não tive nenhuma influência por perto. Logo, me baseei na internet, então fui pelo caminho tradicional: rock e metal. Toco violão clássico também, mas tirando isso não toco nada convencional não...

    Mas talvez por ser fretless que fica difícil identificar o som de guitarra...

    Mas só tirar os trastes foi um desvio muito pequeno do convencional, tô querendo algo mais...

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Insufferable Bear

    Entendi, mas observei q vc usa mais o computador do q propriamente a guitarra, estou certo?

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Luis A.
    Basicamente, já que é o método mais barato de se ter sons diferentes...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Insufferable Bear

    Já tive contato, por ser muito interessado pelo assunto, em instrumentos exóticos, mas nenhum contato com instrumentos experimentais.

    Isso porque, no meio musical que vivia atuante, a grande maioria era convencional.

    Eu tenho um projeto, em desenho, de uma guitarra não convencional. Para colocar em prática fui protelando, pensava em fazer alguns cursos e etc que facilitassem meu trabalho.

    No entanto, após muito considerar, resolvi que não deveria fazer curso algum, aprender nada com Luthiers, não por não admira-los, mas porque eu correria o grande risco de ser contaminado por uma ciência existente, pela experiência, pelo método, pela regra, e dessa feita meu projeto perderia o conceito experimental "virgem".

    Resolvi fazer sem técnica ou cultura para tal, apenas de modo empírico, intuitivo. Com meu parco conhecimento de elétrica/áudio e habilidade autodidata com madeira.

    Estou captando o material necessário e esperando um momento melhor, porque o encordoamento que elegi para meu projeto custa 1.600 reais e não estou podendo gastar isso num experimento agora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre lutheria experimental