Primeiro som que posto!

    Autor Mensagem
    Shafik
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Shafik


    Criticas são bem vindas, espero que gostem. Eu fiz em um take só, não sei editar, então gravei e joguei no soundcloud.
    Espero que gostem, vlw!!
    https://soundcloud.com/shafik-maceno/slow-blues-de-um-cara-sem

    Tem umas ratas.. mas pelomenos da pra entender.. heheh

    renatocaster
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    No começo a sua guitarra tava mais baixa que a backing track, aí não deu pra entender muito bem. Depois foi ao contrário, ela ficou mais alta, hehehe. Mas isso vc vai ajustando com o tempo, e não é tão simples mesmo. Tem que ter paciência.

    O timbre limpo e seco até que me agradou. Sobre o aspecto técnico e musical, acho que vc está no caminho até. Embora eu ache que vc tenha que respirar mais durante o improviso. Me parece que vc estava só pensando em tocar várias notas aleatórias. Não rolou um "motivo", sacou?

    Uma outra dica que dou são com as pausas. Muito guitarrista só pensa em tocar várias notas direto, em sequência, sem "respirar". Aí acaba que "atropela" um pouco a música, até o andamento fica prejudicado.

    Bom, essa foi a minha impressão. Creio que se vc continuar praticando e estudando, a tendência é só melhorar.

    Parabéns!

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Vlw cara!
    Eu tenho ciência das pausa e que "falo muito", eu estou tentando corrigir isso... você está certo no que disse!
    Quanto ao volume, a intenção era fazer uma voz por traz da BT mesmo, só pra acompanhar, e aparecer mesmo só apartir do solo, por isso gravei assim..

    leo2505
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: leo2505
    · votar


    Até lá pelos 1:07min ficou muito baixo, mas depois ficou melhor.
    Pelo timbre é uma strato? rsrs

    Gostei dos fraseados, alguns errinhos como algumas notas mais rápidas fora do tempo, e em uns momentos você se perdeu na escala, mas é normal pq a BT é bem longa e dale penta nela uahuahuha
    Só acho que poderia ter repousado mais algumas notas até mesmo com uns double-stops (é sempre certeiro kkk), usados uns bends duplos, ligados... e essas firulas que ajudam a amenizar o vai-e-vem da penta, mas ficou muito bom!!
    Quanto a timbre não vou entrar muito a fundo, pois é algo pessoal seu, mas acho que estava minima coisa abafado além do que eu deixaria.

    Quando puder, posta mais sons ai!

    Estou quase 1 ano parado com a guitarra, agora nas próximas semanas já me envolvi com uma nova banda, tenho metas de tirar músicas... vou voltar a estudar música e postarei alguns sons aqui.

    Obs: Eu sempre que posso ouço todos os sons que postam aqui e dou uma opinião bem crítica, como apreciador mesmo, meu conhecimento teórico é limitado, pois tenho a música só como hobby mesmo. Não quero que levem a mal meus comentários se as vezes sou crítico demais, mas é o que eu sempre espero quando posto algo aqui, acho que assim fica mais fácil pra todo mundo evoluir.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    Quanto ao volume, a intenção era fazer uma voz por traz da BT mesmo, só pra acompanhar, e aparecer mesmo só apartir do solo, por isso gravei assim..

    Ahn, saquei, então foi intencional. Eu pensei que havia sido algum problema "técnico" durante a gravina. Mas é isso aí, cara. O lance é continuar gravando, essas gravações até servem para a gente como um parâmetro de avaliação, para sacar aonde pode ser trabalhado cada aspecto.

    Shafik
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    leo2505
    HAhahAhaHa relaxa ae vélho!
    Valeu pelas criticas. Não é uma strato, é uma LP Zakk Wylde siguinature =x.. hehehe....
    Então cara, quanto ao timbre eu estou usando uma mesinha pra tocar, to aprendendo essas fitas de médio, grave e agudo agora saca!?... ainda não tenho muita noção disso, e confesso que ainda não me perguntei qual é o meu timbre... hehehe... mas é isso ae!
    PS: Como eu faria para desabafar se for o caso!? Pq realmente ta bem aveludado.. ta muito gay... realmente.. hehe

    Eu tmb não tenho noção alguma dessa parada de motivo >.<

    leo2505
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: leo2505
    · votar


    Shafik

    Bahh, o timbre parecia ser uma strato com o tone fechado uaehuhea

    Eu tenho uma SX SG, no meu amp, pra remover esse timbre abafado, eu aumento os médios pra 1 a 2h, os agudos deixo em flat, e os graves em 11h. Os pedais não lembro direito, teria que ver com calma, pois faz tempo que não pego na guitarra huauha

    elchapa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    Fala ai man blz??

    Cara darei minha leve e humildaça opinião, se nao concordar fica a vonts em man?

    Eu gostei do timbre sim! Embora ache que um timbre um pouquinho mais aberto e com um pouco mais de crunch casaria melhor, o seu timbre deu um toque de jazz pra essa slow blues! Achei também, que ficou bem gravado! Como vi que o volume baixo nos primeiros minutos foram intencionais, entao ficou bom!

    Quanto a execução cara, esta indo no caminho! Como já falaram, senti que precisa respirar um pouco mais nas frases. Slow blues é 70% feeling e 30% tecnica man! Acho que segurar mais as notas (coisas que quando vc fez eu gostei) dão mais feeling para o blues. Bends chorados e double stops nas horas certas tb. Veja algumas frases no youtube para incrementar seu repertório!

    Entender também a proposta da BT é excencial. Por mais que blues seja algo repetitivo, essa sua bt (linda por sinal) possui umas particularidades que se você seguir ela no seu fraseado, traz muito mais qualidade ao improviso. É como dançar a música no ritmo dela! Veja que a bt sobe e desce diversas vezes. Caras como SRV são fantásticos por acompanhar a dinamica das musicas em seus solos, subindo e descendo junto com a música! Senti que faltou um pouco desse feeling ao elaborar o improviso.

    Enfim man, foi um bom improviso! Deu pra sentir que vc estava tentando colocar uma parada bem clássica! Eu gostei de ouvir!

    Só uma dica: principalmente nos primeiros improvisos, não precisa gravar tudo de uma vez ta ligado? (nao sei se este foi o seu caso). Eu, por exemplo, prefiro gravar seção por seção da música para a coisa ter um começo meio e fim! Quando a gente grava tudo de uma vez as vezes acaba por não dar tanta sequencia ao improviso! Gravando cada parte da musica vc tera uma variação maior! Sem contar que consegue ouvir o que fez!

    Novamente man, essa foi só uma opinião e algumas dicas apra te ajudar e, de novo, vc não é obrigado a concordar com nada! Acho que sempre quando colocamos este tipo de crítica pode parecer que nos achamos o jimmy Hendrix da aprada, ams é só um lance de ajuda entre os colegas guitarristas para este forum ter uma qualidade cada vez melhor!!

    Espero ter ajudado!

    Abraço man!!

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Shafik
    Vou pedir desculpa antes não como o pessoal, sabe que a intenção é ajudar e disse bem receber críticas! hehe
    Como curte blues, vou dar minha visão acerca, aproveita o que convier (nem tudo é específico a você).

    Toca bem, não "tropeça" nas notas.

    Sobre o improviso, lembre-se que é slow blues, deixe as notas contarem aquilo que têm a dizer... bends lentos, daqueles que faz o emocional ir da montanha ao vale e vice-versa (podendo repetir uma ou duas vezes, inclusive) são bem vindos; notas dizendo "vim para que me ouça claramente ao me expressar" também.
    O silêncio conclui uma frase e inicia outra; fora isso, pausas dizem tanto quanto as notas dentro de uma música e formam ritmo (ex: contratempo)

    O "motivo" seria aquilo que quer expressar com sua música ou improviso; parafraseando a Prioli, música é a arte de expressar sentimentos através do sons. Pode ser alegre, tenso ou uma tristeza eivada de esperança (bem blues, não? hehe). Escolha e tente reproduzir através do instrumento. Nesse caso, não basta "correr a escala", tem que pensar as notas e então executar (algo que se exercita com o solfejo, por ex)

    Por fim, a dica do elchapa é valiosíssima: ouça a base, converse com ela. No 12 bar blues (blues 12 compassos), por exemplo, quando entra a IV, aumente a intensidade do improviso (campo dos agudos, um bend mais longo, enfim, o que lhe vier à cabeça), e na V, IV, I e V, encerre na última V no "ápice" do improviso. Uma pausa depois pode cair bem para respirar e seguir o blues.

    Costumo brincar que a música é algo tão especial que devemos respeito a ela, tente fazer cada nota valer a pena.
    Claro, eu mesmo estou absurdamente distante disso, mas buscar isso é um caminho que vale percorrer. :)

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    elchapa

    Cara, muito obrigado pelas criticas e sugestões. Pode fica sussa cara que eu sou uma pessoa totalmente aberta a criticas!! Eu toco sozinho, nunca fiz aula de nada, nunca toquei com ninguém, e ter pessoas do "meio" me dando esses tipos de toques é muito bom, porque uma opinião "de fora" é sempre neutra e democrática saca?! Isso me ajuda a evoluir MUITO.
    Eu tenho TOTAL ciência que NESSESSITO aprender a usar o silencio e as pausas, não tenho noção de "respiração", e isso ta me deixando muito brabo.. eu estou incansavelmente tentando me corrigir quanto a isso, essa é o meu objetivo principal no meu atual desenvolvimento, aprender e entender a respiração no improviso.
    Quanto a gravar em varias partes cara, eu não tenho noção NENHUMA de edição de som manu... eu to com uma mesa Beringer 1002 FX e um programinha chamado Goldwave, eu creio que de para fazer como você disse, mas eu não tenho a manha de mexer com aquele monte de risquinhos das gravações...inclusive tive que coloca manualmente o improviso encima da BT porque gravei separada..dai gravou só a guita e confesso que fiquei quase a tarde toda para tentar fazer o improviso encaixar na BT, eu tmb fiz 5 takes diferentes, e tipo, cada um com uma pegada "diferente" mas dei conta só de colocar esse >.<

    FBlues_rock

    Muito obrigado pelas criticas brother!!!
    Agora poderia me explicar o que seriam double stops!?

    Mais uma vez muito obrigado aos mininu que participaram ae, vcs estão me ajudando muito, de verdade! ^^

    leo2505
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik
    Agora poderia me explicar o que seriam double stops!?

    0:24


    0:44


    Shafik
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    ALF deu uma ajuda na mixagem ae e deu uma ajeitada...
    https://soundcloud.com/shafik-maceno/slow-blues-de-um-cara-sem-1

    leo2505

    Muito obrigado cara!!!! você ta sendo gente boa! ^^

    elchapa
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: elchapa
    · votar


    Shafik
    Eu te entendo completamente man tb fui auto didata por muito tempo!
    O melhor que vc faz man e ver o maximo de video aulaa n youtube e ouvir o maximo de blues possivel!

    Eu recomendo pra vc comecar c os caras mais faceis e ir subindo de nivel. Com o tempo vc vai claramente ver a influencia que os blueseiros tem!

    Comeca com Albert King (blues at sunrise, they call it stormy monday) Freddie King (big legged woman) Jimmy Vaughan ( jimmy mesmo o irmao do stevie) e claro B.B. king ( 3 o clock blues, the trill is gone, Shake it up and go)

    Ai vc pula pra uns caras intermediarios como Buddy Guy, muddy waters, blues brothers, chuck berry

    Entao qdo tive zica vai pros top, como Eric Clapton, Steve Ray Vaughan, Gary Moore, Gary Clark Jr, John Mayer Trio e por ai vai!

    Ouve o maximo q vc puder! Decora a musica na dua cabeca que vc vai entender melhor a diferenca!

    Abs man

    bezerrabru
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Pô cara na primeira gravação quase não ouvi o solo.
    A segunda parte deu para ouvir melhor. Timbre agradável, está com a Epiphone ZW?

    A segunda mix, feita pelo ALF ficou melhor cara, deu para ouvir mais.
    Senti falta de uns bends de blues e vibratos, mas você tem idéias muito bacanas.
    Acho que em alguns momentos, por causa do fraseado e o timbre, o seu improviso teve um ar de jazz.

    Só um mero conselho, as vezes uma BT menor valoriza o solo, afinal é dificil ter frases em penta para 3 minutos de improviso (ao menos eu, tenho uma enorme dificuldade).

    Tinha te mandado um recado no seu perfil pedindo para ouvir um timbre de Blues na sua guita, quase que instantâneo você postou este, bom pra caramba.

    Depois da uma passada no meu tópico e escute o som da minha banda High Jive, com a música Simples Assim.

    Abs.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Shafik
    Cara, eu curti bastante a ideia do solo. O timbre tá meio Jazzístico, poderia ter um drivezinho de leve ou um Fuzz. Teve umas horas que tu deu umas engasgadas, mas isso é até normal, vc tava improvisando (eu acho).

    No geral, tá O.K. Continue postanto aê, bro o/

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Pow vlw usmininu!! ^^
    Eu to com a distorção só da mesinha, meu cubo foi pro saco, mudei de casa, dai fui toca na varanda era 220v dai frito tudo... indabem que tenho a mesinha pra me "salvar".... ela tem ganho tmb... eu vou mexer nisso pra encontrar um timbre legal.. .essa semana vou colocar mais algumas coisas no ar ae dai seis continua com os pitaco, ta me ajudando muito!

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik
    Se puder, compre um pedal de drive low-gain e com boa dinâmica... se for carregar no drive de mesinha melhor o clean "a la jazz" ;)

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    elchapa

    Cara, quanto a escutar blues eu escuto muito cara, escuto até gente que acho que você não conheça... hehehe.. como tenho MUITO influencia da gaita, curto um negocio mais old cara... e é uma blasfémia pra min você dizer que Budy Guy é intermediário... o cara tem um certificado de Lenda do Blues cara.... respeita o negão ae por favor... >.<

    Não curto muito esses blues mais modernos... sou da pegada do Sonny Terry and Brownie Mecgee cara... Sonny Boy Williamson ... saca?! Gente que realmente fez o blues, que falava blues, que respirava blues, que era subjulgada pela cor mas fazia platéias de branquelos aplaudirem de pé e cuspiam verdades em suas cações... (nada contra os mais novinho.. hahaha..) mas é gosto né... hehehe.
    Adimiro muito os caras da geração do blues mais novo, claro, mas quanto a influencias cara, eu não abro mão das minhas! ^^
    Saca!?

    elchapa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik
    Fala man!!

    Desculpe se não fui muito claro, mas na verdade fiz essa lista baseando na dificuldade técnica das frases e estrutura, e não propriamente na qualidade técnica dos guitarristas. Para que vocÊ conseguisse entender a proposta desses blues.

    Para mim todos eles são mitos, sem exceção. Tendo cada um contribuído de forma diferente para a história do blues.

    O blues que vc improvisou é, claramente, um blues moderno. Toda a estrutura dele, a tonalidade, a dinâmica, é um blues expressamente moderno, por isso indiquei esses guitarristas.

    Sonny Boy Williamson era o zica da nigth! A dinamica do cara da gaita era ferrada! Não é a toa que o The Animals não largava ele na Inglaterra de jeito nenhum! Mas é gaita man, vc não vai conseguir passar muito isso nos lick de guitarra entende o que eu quero dizer? Se formos votlar as orgiens, certamente seria interessante desde um Blind Lemmon Jefferson, que começou a usar menos o slide nos blues (fazendo a mistura do country inclusive) até um Big Bill Bronzy (da transição do violão pra guitarra elétrica). E porque não o zica da balada Ligthining Hopkings?

    Blues das antiga é muito zica e é bem diferente do blues moderno. Acontece que, como falei, sua bt é um blues moderno man. Se vc for jogar frases do blues raiz em uma bt de blues moderno, vc tem que alterar a bt moderna e deixa-la um pouco mais "raiz" se me entende. A tonalidade, a dinamica e a pegada é totalmente diferente!

    Além disso, essa parada de que os olds eram subjulgados é totalmente verdade. Agora quem alguma vez falou que os brancos também não foram? Stevie Ray Vaughan foi um dos poucos americanos BRANCOS e TEXANOS que conseguiu fazer o sucesso que fez! Ele era o Eminem do blues cara! Blues na época dele era coisa de negão das antiga e ele foi o fodao! Respirava o blues o tempo inteiro tb!

    Acho que consegui me expressar melhor agora! As dicas que dei são para os fraseados do blues e não para vc aprender o blues saca man?? Mas desculpe qlewr coisa em!! É nóis!!


    PS:
    escuto até gente que acho que você não conheça

    haha me desculpe mas acho difícil em? blues é minha obsessão haha

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Agora sim!!!
    Ó seguindo as dica dos usminiu ae que ta ajudano pracaraio, to vendo que fita e essa de double stop e curti heim!! HaHuahAUhAIH!! enfim, tentei aplicar nessa bt aqui ó... tipo, da pra usa uma corda de cada (não sei se ainda continua sendo double stop) e da pra usa as duas junta que é como mostra nos vidim, eu usei dos dois jeito, manu adiciono pracaraio no vocabulário de um guitarrista de pentatónica feito eu.. LOL... enfim, escutem ae e se der comentem por favor.

    https://soundcloud.com/shafik-maceno/double-stop-de-um-cara-sem

    elchapa
    Adoro pessoas que respiram blues cara!! Eu tmb sou dessa pegada!! hehehe... sim, agora você se expressou melhor! ^^

    ALF is back
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik
    po cara, ja melhorou bem! vc tem alguns licks bem viciados, que se repete no padrão pelo menos a cada 10 segundos...se vc conseguir se desvencilhar desse vicio, terá espaço pra mais ideias!
    nesse som q vc postou agora nota-se bastante o uso dos double stops...vc pegou bem isso! alias, alguns deles soaram muitissimo bem! outros, apenas soaram bem...nenhum soou mal! vc tem bom gosto, falta só vocabulario mesmo!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Shafik: https://soundcloud.com/shafik-maceno/double-stop-de-um-cara-sem

    Vou opinar positivamente, com há de ser! :)

    Acho que ficou muito interessante. Eu sentaria mais o braço, pra gerar uma certa dinâmica/feeling, mas pode ser seu estilo que, pra mim, soou beeeeeem blues! hehe É Blues, com certeza!

    No todo ficou meio tímido. O que posso dizer é: solta a mão! Larga os vibratos e bends à vontade, sem pressa... Isso, sem pressa, pra não atropelar as notas!

    Enfim, gostei, mas poderia ter ficado dez vezes melhor, na minha humilde opinião, pois parece que você tá seguindo um caminho à esmo.

    Abs e manda ver!

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    ALF is back

    Pow vlw ALF, essa melhora foi devido aos pitacos da galera ae, eu não tinha noção do que eram esses double stops, conheci aqui no tópico hehe.. Eu usei bastante eles pra ve se vcs percebiam se era isso mesmo, pelo jeito vocês escutaram eles e eu acho que capitei o que a galera quis me passar aqui.. hehehe. Sim eu tenho vicio de licks pentatónicos.. eu sou ciente disso, e isso está me incomodando MUITO, por isso resolvi me "expor" aqui pra galera através de opiniões e criticas me ajudassem a melhorar esse meu vocabulário, e ta dando certo! Conheci esse tal de double stop, e já me adicionou MUUUITO cara, é impressionante como a DINAMICA das coisas por mais sutil que seja a mudança, é muito perceptivel sonoramente!! É com dicas como essas que vou adicionando ao meu pequeno vocabulário (ainda xD ) e "moldando" o meu jeito de tocar blues.. hehehe..

    MauricioBahia

    Muito obrigado Maurício!! Vlw mesmo! Quanto aos bends e vibratos, eu falo muito cara >.< .... tem horas que eu começo e num paro, até eu já to ficando puto com isso... realmente usar e abusar dessas "figuras de expressão" seria uma boa maneira de tentar me desvincular dessa mania de toca muita coisa ( pentas... lol ) em pouco tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiro som que posto!