Músicas para iniciantes - Strato

    Autor Mensagem
    luizlipef
    Membro Novato
    # out/13


    Oi pessoal. Sou novo no fórum, e resolvi entrar de vez nesse mundo e ser um guitarrista. Aprendi violão e tal, aí comprei uma Memphis MG22. Fiquei um tempo com ela, mas não aproveitei o bastante. Depois de ver uns tópicos aqui no fórum, resolvi comprar uma SX Standard usada, a fim de treinar quando possível e ir fazendo upgrades nela aos poucos. Queria a opnião de vocês de músicas boas pra que eu comece a aprender, e que sejam indicadas pra eu conhecer melhor o timbre da minha guitarra, clean, ou usando o guitar rig, que seja. Comecei com Purple Haze, vocês acham difícil demais? Queria tocar aprender coisas no estilo John Mayer, Clapton, SRV, Hendrix, que são os caras que me fizeram apaixonar pelo timbre da stratocaster. Só que as que eu tentei, infelizmente não consegui me dar bem, como Bold as Love. Então, queria dicas de artistas legais e músicas pra que eu possa evoluir, sem que eu já comece por algo complicado demais. Ah, e eu já procurei no fórum, tem vários tópicos sobre isso, mas sempre desvirtua e tal. Seria legal um tópico de covers só pra quem toca strato.

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # out/13 · Editado por: EDER R SANCHES
    · votar


    luizlipef


    Amigo, inicialmente bem vindo ao time.
    Acho super legal você se interessar pelo assunto e tudo mais. Mas com o tempo você verá que essa questão de timbre e tipo de guitarra é um assunto muito polêmico. Não se ofenda, sem demérito algum, posso afirmar que nós (me incluo nesse time, apesar de tocar já há 15 anos) meros entusiastas devíamos nos preocupar mais em "tocar bem" do que em "músicas para strato". Você vai reparar muito guitarrista tirando Hard Rock numa strato e você poderia jurar que se tratava de uma Les Paul. Vai ver gente tocando Hendrix e se fechar o olhos teria dito "timbre de strato" sem dúvida. É claro que tipos de guitarra tem suas particularidades. Mas essa maturidade vem com o tempo. Sem falar que para conseguir um bom timbre, muito mais que o tipo de guitarra, duas coisas são fundamentais:
    1) E mais importante, o Guitarrista, a tua técnica, o teu feeling, a tua pegada no instrumento.
    2) Um bom equipamento. Eu posso garantir, se você comprar uma Fender Stratocaster Custom Shop com set de Texas Special, enfim, a guitarra dos teus sonhos, de muito pouco isso vai valer se ela estiver plugada num amp de estudo de 8 polegadas. Agora, se vc ligar uma guitarra de estudo num bom amp valvulado, com bons cabos, acredite, vai se surpreender com o som.
    Dessa forma, acredito que vc deveria se preocupar em tocar "músicas para iniciante" e não "músicas para strato" pq, a rigor, qualquer música pode ser tocada numa strato, bem como numa tele, numa Les Paul etc.

    Acho que o teu tópico tem muita chance de ser fechado pela moderação, de qualquer forma seja muito bem vindo. Aqui no FCC você vai achar muita coisa legal e muita informação.

    Abraço.

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    luizlipef

    fala meu jovem, já foi picado pelo virus da fender...
    é bacana, eu também gosto...

    mas como o nosso amigo falou, naturalmente existem estilos musicais que prevalece tal guitarra por uma questão histórica e etc, mas compreenda que nao ha regras, com qualquer tipo de guitarra pode se fazer boa música....

    Essa linguagem de guitarra é um pouco complexa pra quem esta iniciando de fato, basicamente você precisa compreender o que se passa em termos teoricos que é aplicação de acordes simples dentro da geografia de uma escala pentatonica e passarinhar por eles fazendo pequenos solos entre os acordes que você toca....

    entao comece a conhecer os acordes basicos, aqueles que aprendemos no violao quando começamos mesmo, depois procure entender que esses acordes simples podem ser tocados em qualquer regiao do braço....
    depois procure se introduzir as escala pentatonicas.... parece muita informação no inicio mas com calma voce vai sacar....

    agora no que concerne a técnica uma musica que eu sugiro para voce se introduzir a esta linguagem é hey joe do jimi hendrix, purple haze como voce disse é uma boa tambem, procure investir muito no groove, na levada da sua palhetada, se usa muito bater nas 6 cordas e abafar 4 para sair o som de apenas duas.......

    comece executando da forma simples, com aqueles acordes de inicio, C, G, D, A, depois quando o som tiver bem afiado, voce vai conduzir esses mesmos acordes de maneira a dar esta sonoridade que voce esta buscando (que é um assunto mais pra frente, nao vamos falar disso agora)

    vários artistas fazem isso muito bem, mas o pai disso é Jimi Hendrix então coma com farinha, pois é material para um bom tempo de estudos...

    boa sorte e bons estudos!

    Whiskey123
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Whiskey123
    · votar


    luizlipef
    Mano num se prenda a estilos, mas vai ai uma lista de músicas que da pra tirar de boa:
    Cocaine -Clapton(e depois de um tempo da pra treinar seus improvisos nessa)
    Sultans of Swing(o solo é dificil mas a base é facil e legal e você da uma boa melhorada no ritmo da mão direita)
    Highway to hell e back in black( num é strato mas é muito legal de tocar)
    E agora umas dicas que vão te ajudar um monte:
    Aprenda pentatonicas(todo strateiro domina isso)
    Depois de dominar MUITO BEM as pentatonicas aprenda escalas maiores e suas relativas menores.
    Quando sentir que só essas escalas não te satisfazem procure aprender sobre campo harmônico e modos gregos
    Depois vai indo com o resto da teoria E SEMPRE PROCURE APLICAR A TEORIA NA PRÁTICA DE SUAS MÚSICAS!
    Tem algumas outras escalas consideradas mais avançadas, por exemplo a menor harmônica não se preocupe com isso agora ok?
    EDIT:
    Domine bem a palhetada alternada(tem video aula no cifraclub sobre isso)
    Depois aprenda o sweep(e com ele faça arpejos na velocidade da luz hehe)
    Aprenda a fazer tapping
    Edit²:
    Sobre o John mayer, as músicas mais fáceis dele são(não são muito fáceis, só porque são as mais fáceis dele):
    Violão:
    Your body is a wonderland
    Clarity acustica
    Waiting on the world to change
    Waiting on the day( de bonus ainda tem um solinho MASSA)
    Love soon
    Guitarra:
    Gravity( o solo é um pouco dificil mas tem um feeling mto massa)
    Solo de i don't trust myself
    Vultures
    E o cover mais legal de tocar dele é o The wind cries mary
    E pra finalizar, essas músicas não são muito fáceis de aprender cara tente pegar as coisas básicas que tem video aula!
    Edit³(to falando demais hoje ¬¬):
    Eu acho que você curte blues então vai ai algumas coisas que não são muito dificeis(não sei qual é o seu nivel pra saber se você ja vai tocar de cara=( )
    Come when i call - John Mayer
    The thrill is gone - BB King
    The sky is crying - SRV
    Have you ever loved a woman - Clapton
    E é isso e lembre mesmo que você não consiga tocar escute muito o que você um dia quer tocar pra ir se acostumando com a sonoridade.

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Aprende umas com acordes mesmo, tem muita música simples brasileira e bacana. Já aproveita e já cria no seu estilo umas raízes brasileiras, que é fundamental ahahahha

    VoidOfSympathy
    Membro
    # out/13
    · votar


    luizlipef
    Ah cara, acho que não tem muito dessa não... Já vi muito guitarrista tirando Death Metal em Telecaster por exemplo...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Músicas para iniciantes - Strato