Colocar nota nova em improviso?

    Autor Mensagem
    rafael1aquila
    Membro Novato
    # set/13


    Numa progressão básica como C - G - Am - F - Fm do campo de C, o Fm proporciona um G# correto ?
    Eu poderia colocar no improviso essa nota passando ? Existe alguma regra?

    Bereta
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rafael1aquila

    Cara, não gosto de pensar que existam regras. Existe aquilo que tende a soar melhor e o que tende a não soar bem pra determinada progressão. Mas isso também é um tanto relativo. O melhor jeito é sempre experimentar. Você experimentou isso?

    Abraço e bom estudo!

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    rafael1aquila

    Na verdade é láb e não sol#. São enarmônicas é claro, mas o ideal é pensar dentro do fá menor com o sol natural e o lá sim bemolizado.

    Dentro de improvisação existem opções, intenções e não regras estritas e fechadas. Cabe ao músico decidir melhor o que acha que cabe ou não dentro do contexto específico de cada situação.

    renatoff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    acho que estas notas q sao adicionadas "devem" ser tocadas.. pois são elas q caracterizam o acorde e essa "mudança" de campo harmonico...

    ou seja, vc vai dar mais ênfase ao Fm... entao acho que seria legal tocar as notas presentes no campo harmonico de Fm que n estao presentes no de C maior...
    que sao: G# A# C# D#

    mas tudo depende da musica.. n é regra... pode ser q fique ruim, pode ser que fique bom...

    LeandroP
    Moderador
    # set/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    rafael1aquila

    Sim, você pode perfeitamente utilizar esta nota no improviso. Se não utilizar na melodia, inevitavelmente vai usar na harmonia, já que esta nota é a terça menor do acorde Fm (E sendo a terça menor de Fm, o correto é chamá-la de Ab e não de G#).

    Use a busca. Existem inúmeros tópicos a respeito do assunto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Colocar nota nova em improviso?