Chiado devido a lampadas fluorescentes

    Autor Mensagem
    gL.
    Veterano
    # set/13


    Peço que não apaguem meu tópico pois fiquei o dia todo lendo tópicos e nenhum deles tratava diretamente sobre isso.
    Após vários e vários testes consegui descobri o motivo da chiadeira... as benditas das lampadas fluorescentes(deve ter umas 15 lá), o engraçado é que com uma guitarra com captadores inferiores o chiado quase não aparece, mas quando eu pego minha ibanez... ZUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM(ela é blindada), o problema é que onde eu toco não tem aterramento, gostaria de saber se caso eu fazer ele o problema vai ser resolvido(fazer apenas uma tomada), preciso além de fazer o aterramento colocar um filtro de linha bom ou só colocando o filtro sem fazer o aterramento já resolve?
    Abraços!!

    gL.
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Será que se colocar lâmpadas de LED o problema vai ser resolvido?

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/13
    · votar


    gL.
    Cara, essa é uma das paradas mais bizarras que eu já vi...kkkkkkkkkkkkkk

    Pô, se os captadores ruins não chiam, mas os bons sim, não faço idéia!

    Experimenta aí trocar pra lampadas de LED, como vc disse...

    gL.
    Veterano
    # set/13 · Editado por: gL.
    · votar


    Tá tenso cara, lâmpada LED tá R$ 60,00(preciso de 20). A lâmpada deve gerar algum tipo de campo magnético/elétrico pois testei com uma guitarra que tenho com captação piezo e o chiado foi quase zero, por o captador da outra guitarra que tenho ser inferior ele deve captar menos esse chiado, sei lá!

    gL.
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Minha guitarra tem blindagem de cobre, será que se aterrar os amplificador o problema vai ser resolvido?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    gL.
    Use um filtro-de-linha de qualidade.
    Abç

    gL.
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Filtro condicionador de energia? Então... estava pensando em colocar um desses mesmo mas precisava de ter certeza de que iria funcionar pois já gastei muito dinheiro comprando cabos, DI, etc, etc(pensava que o problema era neles).
    Parece que essas lâmpadas geram algum tipo de campo magnético ou elétrico(ruído) que o captador magnético capta pois liguei a guitarra e os amplificadores em outra fase da rede elétrica e o ruído continuou, fiz um teste me afastando das lâmpadas e o ruído foi diminuindo até parar, tentei trocar de guitarra(peguei uma MG32) e o ruído diminuiu um pouco, creio que seja porque o captador é inferior porque testei com uma guitarra com captação piezo e essa não teve chiado algum. Será que esse filtro vai resolver o problema de vez?

    Abraços.

    gL.
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    UP!

    _bielmaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    gL.
    será que o problema não seja das lâmpadas mas do fio fase da tomada? Se a tensão estiver pouco maior ou pouco menor acho que pode dar interferência.

    gL.
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Não é isso não, o chiado é das lampadas mesmo porque quando desligo elas(só as lampadas) o chiado para totalmente.

    hugo_prado
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: hugo_prado
    · votar


    O reator de lâmpadas fluorescentes adicionam muitos harmonicos na rede elétrica (nao, nao sao os harmonicos da guitarra, apesar do nome). Um ou outro não é problema, mas varios somados vão zuar a onda elétrica.

    http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/edicoes/254-lampadas-fl uorescentes-e-distorcoes-harmonicas-eficiencia-energetica-e-qualidade- de-energia.html

    "Assim sendo, as LFC causam distorções na forma de onda da corrente na rede, o que, em baixos níveis, poderia não caracterizar um problema. No entanto, em níveis mais elevados, a circulação dessa corrente em elementos resistivos originará tensões que, somadas à fundamental, provocarão distorções na tensão fornecida. Esta situação pode se caracterizar quando há um grande número de LFC na instalação elétrica considerada."

    Bigtransa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Reator de lâmpada dá muita interferência mesmo... olha esse link: http://py2wm.qsl.br/RFI/More_on_RFI_lamps/Filter.html

    O cara resolveu com filtros nos reatores...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    gL.

    Cara, numa rede elétrica onde não há aterramento e principalmente se tomadas e iluminação estiverem "penduradas" na mesma origem, os reatores de fluorescentes costumam ser um "inferno", por serem grandes geradores de ruídos que "sujam" a rede elétrica.

    Melhor do que aterramento, nesse caso, é o esquema já mostrado pelo nosso amigo hugo_prado.

    gL.
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: gL.
    · votar


    Obrigado pelas respostas!

    Lelo Mig
    Li tudo mas não achei nenhum esquema, pode me falar qual especificamente?


    PS.: Eh fora do assunto mas preciso desabafar, acabei de queimar meus 3 captadores EMG(85/81/SA) recém tirados da caixa, não acredito!!

    gL.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Alguem mais? Ainda não consegui resolver! Coloquei captadores EMG e piorou!!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    é as lampadas msm? ja testou outros pedais, amplificador... em?

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    é as lampadas msm? ja testou outros pedais, amplificador... em?

    gL.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Sim, são as lampadas! Certeza.

    hugo_prado
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Osso que incandescentes já nao se vende mais como antes... e o preço subiu.... senao recomendaria trocar todas... O jeito é tocar em outro ambiente... tenta ver se alguma tomada tem circuito diferente (o que nao deve ajudar muito, já que vai misturar tudo no quadro geral mesmo)....

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    gL.

    "Lelo Mig Li tudo mas não achei nenhum esquema, pode me falar qual especificamente?"

    Desculpe, eu confundi, quem linkou um esquema de filtro foi o Bigtransa. O link é esse:

    http://py2wm.qsl.br/RFI/More_on_RFI_lamps/Filter.html

    gL.
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: gL.
    · votar


    hugo_prado
    É... eu já tentei fazer isso, liguei em uma tomada de uma rede totalmente independente da que as lampadas estavam ligadas e o chiado continuou! O engraçado é que se eu tocar lá atras o chiado para.
    No caso você recomendaria trocar todas por quais? Incandescente? Acho que iria acabar com a cara do ambiente com aquelas luzes "amarelas", lampada LED será que melhora?

    Lelo Mig
    Cara, já tinha visto isso e realmente pensei em fazer, arrumei até os núcleos de ferrite, mas nem cheguei a testar pois as lampadas são daquelas compactas(já tem esse núcleo, vê a foto) e eu não sei onde ligar isso, será que isso realmente funciona?

    IMG

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    gL.

    Se vc ja ligou em redes independente e nãi saiu o ruido, esse filtro não ira prestar, pois o chiado não esta na rede, e sim "no AR" é magnetico, esta ao redor! as lampadas são reatores eletronicos ou magneticos?

    gL.
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: gL.
    · votar


    Infelizmente as lâmpadas usam um reator magnético, ele trabalha mais ou menos como um indutor. TA TENSO!

    marcofabri
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Xiii já vi que este problema não é só meu....Caro Veterano vc conseguiu resolver ? As lampadas LED funcionam ?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sim, as incandescentes e eletrônicas normalmente também não dão problema. É só mesmo as fluorescentes, o reator também é problema é pode adicionar ruído.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado devido a lampadas fluorescentes