SOCORRO! Guitarristas que não conseguem dedilhar/palhetar de forma sutil/limpa! Um apelo!

Autor Mensagem
Cristhyano
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Se todo mundo pensasse igual a vc, teríamos uns 50 mil caras tocando igualzinho ao Page, 50 mil caras tocando igual ao Hendrix, 50 mil caras tocando igual ao Clapton, 50 mil caras tocando igual ao Jeff Beck, etc.

Teríamos um monte de "robôs" se limitando a tocar aquilo tudo que já foi tocado antes. E ninguém nunca tentaria expandir outros horizontes.


Mas temos muitos caras tocando iguais aos outros. Se é o que ele quer, não há problema.
Quem expande os horizontes é quem quer aprender outras coisas, se ele quer, tudo bem.
Esse é o ponto. Vocês tão colocando exemplos extremos de um mundo onde ninguém faz ou todo mundo faz.
Quem quer, faz; quem não quer, não faz.
Ninguém tem que saber nada que não queira. Tá feliz, tranquilo. Não tem que se submeter aos fiscais de guitarra.
Acho que guitarrista é muito cheio de neura. Desde onde a madeira da guitarra foi plantada até o fato de existirem guitarristas de quarto. Sei lá, cudum cudum.

vintagentleman
Mas isso é o básico do básico. Todo guitarrista acaba aprendendo um bocado de acordes (power chords inclusos) e solos básicos só de tocar música alheia.

vintagentleman
Veterano
# set/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


[/b]Cristhyano[/b]

vintagentleman
Mas isso é o básico do básico. Todo guitarrista acaba aprendendo um bocado de acordes (power chords inclusos) e solos básicos só de tocar música alheia.


Pois é o que eu estou dizendo. É o básico mesmo. Se o cara não sabe, não toca.

Plank
Veterano
# set/13 · Editado por: Plank
· votar


concordo que muitos guitarristas são dependentes da palheta, e eu sou um deles hehehe. até me viro sem palheta em musicas em algumas musicas, mas em geral eu dependo de uma palheta pra ensaiar e tocar em uma rodinha de amigos. e sim, é importante saber dedilhar e tocar outros ritmos, mas por outro lado, o que vai adicionar na vida do cara em saber tocar uma peça erudita sendo que ele quer tocar pantera? se o cara não gosta, não tem motivo nenhum pra aprender.

mesmos assim ainda acho guitarristas deveriam se largar um pouco dos solos focar mais na bases, ritmos, dedilhados. acho que não seria exagero falar que 98% dos guitarristas conseguem tocar essa musica decentemente:



Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Sem palhetar?

Dedilhado?

Não valeu, power chords, ganho no talo ftw.

JotaEmidio
Veterano
# set/13
· votar


Alguém falou em dedilhar? To praticando o estudo nº1 do Villa Lobos, da uma estabilidade do caramba no dedilhado. Fica a dica.

Se liga na guria...



MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na minha opinião, um bom som pesado "sujo", deve ser tocado limpo! Aquela coisa de sair esbarrando pelas cordas afeta o som! Pode não parecer por causa da distorção e tal, mas se você pega outro cara mais habilidoso, digamos, fazendo a mesma coisa, percebe-se a diferença! E isso engloba, bends e vibratos bem feitos.

Enfim, por isso que eu acho que a galera precisa treinar sem distorção, gravar e ouvir depois!!! Isso ajuda perceber o quanto é possível melhorar!

:)

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


MauricioBahia
Hehe, cara, acredite, com distorção o erro aparece mais ainda, quando eu to naqueles dias ruins, esbarro nas cordas, deixo o som sujo, e tá na cara, fica mais nítido com distorção. Dá aquele harmônico sem querer (quando o cara quer fazer, não vem né? humpf!)

felipelfln
Veterano
# set/13
· votar


Ler esse topico todo so me leva a pensar que a maioria dos guitarristas são limitados convictos, ignorantes etc.
Péssimo. Ainda dão a desculpa que sua limitação é questão de estilo.... Feeio.
Tudo bem, não me importa, não são esses os que se destacam. Ser medíocre é comum demais.
O que alguns fazem é como dizer que não quer aprender inglês porque é brasileiro. Bom, vc nunca vai viajar pra fora, vai ficar limitado.
Fora que dinâmica é essencial, maior recurso de expressão. E quem toca só com distorção não sabe o que toca, nâo ouve o que toca. Deve ter até medo de se ouvir sem distorção... Aquelas notas pouco precisas, falta sustain, power chords perdem a graça. Aí liga-se a distorção e tudo muda como num passe de mágica.
Quem não tira bom som sem dist não sabe tocar.

Delson
Veterano
# set/13
· votar


Harmonia. É a palavra chave, pequeno gafanhoto...

Guitarrista tem um "quê" de exibido... Devemos saber a hora de tocar, o quê tocar e como tocar.

Apurar os ouvidos é essencial pra desenvolver a dinâmica. Ouvir uma execução e ter a sensibilidade de "enxergar" o que a música pede. E ouvir de tudo é também importante, porque na hora do "vamo vê", o guitarrista tem uma "musicoteca" inteira a seu dispor.

Não sei se estou certo nessa fala, mas é o que eu penso, por enquanto.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar


felipelfln
Não faz sentido mandar um Black Sabbath no som clean.

A não ser que esteja noite, e não dá pra fazer barulho (peguei emprestado um amp do meu amigo, que só o clean dele presta). Bom, em relação a ter dinâmica, e a praticar no som clean, devo concordar com você. Melhorei significativamente depois que comecei a tocar no clean (o meu amp não tem clean). Passei a valorizar mais a distorção, de forma que não precisei mais meter o ganho no talo, e valorizei mais o clean também.

flavio
Veterano
# set/13
· votar


Eu sou um desses que sofrem desse mal! Me curem!! huaheuahuehauhea.

Sério, minha dificuldade grande, GRANDE MESMO é dedilhar. Voces conhecem algum exercício para criar independencia nos dedos? Me embolo todo!

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Cristhyano

Quem quer, faz; quem não quer, não faz.

Mas faz mal vc querer estimular as pessoas a aprenderem a fazer outras coisas? Isso é ser um fiscal da guitarra? É sério mesmo?

Ninguém tem que saber nada que não queira.

Depende da situação. Mas enfim, a essa altura, eu acho que não faz mais diferença eu expor o que eu penso sobre isso.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


renatocaster
Cara, aí depende

Estimular uma pessoa a fazer determinada coisa, a abrir os horizontes, não tem problema, é até legal

Mas criticar a pessoa por não ter feito tal coisa, e caso a pessoa não queira fazer, criticar MAIS AINDA, aí o bicho pega.

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Metal_Owns

Mas criticar a pessoa por não ter feito tal coisa, e caso a pessoa não queira fazer, criticar MAIS AINDA, aí o bicho pega.

Toda crítica pode ser favorável dependendo da maneira que a pessoa a recebe, e a crítica pode ser o estímulo. E isso vale pra qualquer coisa, e não só para um simples dedilhado de guitarra.

Mas fica tranquilo, cara. Eu não vou te trancar numa sala com uma guitarra plugada no clean do amp pra vc só sair de lá quando tiver fera no dedilhado não, hehehe.

Arimoxinga
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia

Enfim, por isso que eu acho que a galera precisa treinar sem distorção, gravar e ouvir depois!!! Isso ajuda perceber o quanto é possível melhorar!


Bom eu já fiz isso, tive uma fase que tocava quase tudo clean para ver como soava! e praticava assim, por que quando se liga a distorção o esforço é mínimo, já que se conseguiu soar as notas no clean hehehe.

Em fim já até criei um tópico sobre isso e não foi para frente! fica o som que postei na época:

https://soundcloud.com/arimoxinga/cowboys-from-hell-solo-sem

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Mas essa raiva toda porquê, Bahia de todos os acordes???

Alguma coisa que você ouviu te deixou transtornado?...

Afinal de contas... Você tá falando de quem?!

Matou a cobra, mas não mostrou o pau... (pau no sentido figurado, evidentemente... kkkkkkkkkkkkkkk).

vinibassplayer
Veterano
# set/13
· votar


larguei a palheta porque ela escorrega dos meus dedos...não acostumei.

Cristhyano
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Mas faz mal vc querer estimular as pessoas a aprenderem a fazer outras coisas? Isso é ser um fiscal da guitarra? É sério mesmo?

Não é bem isso o que ta rolando no tópico.

Mas enfim, melhor coisa da minha vida foi ter deixado de gostar tanto de metal.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


renatocaster
Imagina que louco, eu tirava as cordas da guitarra e me enforcava então

Voltando ao que interessa, foda é quando o cara não quer mesmo, mas o esperto insiste hehe

Arimoxinga
IDEAL!!

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


eu era um desses,só sabia tocar guitarra se fosse com distorção,e cmg nem solo rolava muito kk,era base de metal e rock e uns solinhos faceis as vezes,se ñ tinha distorção acabava minha graça ehushaueh,agora to querendo um bom som limpo pra blues,ou com overdrive bem leve só que limpo,é sempre bom estudar e ñ se prender á um só estilo,muitas pessoas nem sequer ouvem outras coisas além do que gostam.

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Cristhyano

Mas enfim, melhor coisa da minha vida foi ter deixado de gostar tanto de metal.

Engraçado, eu já acho que o metal exige uma dinâmica bem interessante e difícil de mandar na guitarra em alguns momentos. Tem um "timming" ali que é meio foda pra fazer às vezes. Vide os power chords nada convencionais do "Musta" (Megadeth).

cafe_com_leite
Veterano
# set/13 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Como qualquer outra área da vida, há os que se dedicam, ralam muito nos estudos, saem da zona de conforto, agregam conhecimento e distribui o que foi aprendido (mesmo que de forma a ser remunerado), e tem os que se contentam com pouco que sabem e criam raízes na sua zona de conforto, estes também distribui os seus conhecimentos, porém de forma mais limitada.
Em qualquer área de trabalho que se queira maior remuneração e qualidade de vida hoje, a versatilidade, o não comodismo, o vasto conhecimento em diversas áreas é necessário, e na música não é diferente. O guitarrista moderno que vejo hoje não é oque toca mais rápido, mas sim oque domina mais áreas, vide os músicos contratados de hoje em dia, um exemplo Cacau santos, toca um bocado de coisa, já ouvi ele tocando música nordestina, rock, funk (americano), jazz, e mais uma caralhada de gêneros, e em todos percebe-se um certo domínio no que se está fazendo. Ou seja, o ponto chave é, quer tocar profissionalmente? quer tocar pelo menos na noite como hobby? então vai ter que aprender algumas coisas básicas aí. Até no metal se vê a necessidade de conhecer um dedilhado, vide metallica, pra mim as melhores músicas deles tem dedilhados (palhetados), muito bons por sinal e digamos que os músicos do metallica não são os mais versáteis do mundo.

Metal_Owns
felipelfln
Não faz sentido mandar um Black Sabbath no som clean.


Já ouviu planet caravan jovem?

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


MauricioBahia

Um "tocador de guitarra" que não sabe pelo menos duas dezenas de acordes e duas dezenas de dedilhados e arpeggios não pode ser chamado de guitarrista.

Muito menos de músico!

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Lelo Mig
Um "tocador de guitarra" que não sabe pelo menos duas dezenas de acordes e duas dezenas de dedilhados e arpeggios não pode ser chamado de guitarrista.

Muito menos de músico!

Fala isso pro Jeff Beck.

Pensamento sem escrúpulos o seu, na minha opinião.

cafe_com_leite
Já ouviu Computer God meu velho?

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


E por que um guitarrista tem que saber tocar violão? São instrumentos diferentes...

Claro que devem saber harmonia e toda a teoria, mas tocar bem na palheta não tem relação com tocar bem no dedo.
E também obviamente faz sentido variar um pouco e sair da distorção com saturação máxima, tocar músicas devagar cheias de pausa, mas só não vejo sentido em ir para o violão e aprender a dedilhar...

Fala isso pro Jeff Beck.
Jeff Beck com certeza sabia muito mais que duas dezenas de acordes, dedilhados e arpejos, do que você tá falando?

eu já acho que o metal exige uma dinâmica
Metal não tem dinâmica, é tudo fortíssimo, o que você tá falando é outra coisa.

Ah, e não tirem a importância de se aprender a tocar com distorção tocando guitarra com distorção... Eu sempre toquei sem distorção, na maior parte das vezes nem ligava a guitarra, e acontece que eu só sabia tocar assim...

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Jeff Beck com certeza sabia muito mais que duas dezenas de acordes, dedilhados e arpejos, do que você tá falando?

Numa entrevista, o entrevistador pediu pro Jeff Beck mandar um Am.. Ele não fazia idéia do que era. Ele é um guitarrista que não sabe da teoria como a maioria conhece, pelo menos, e mesmo assim é um puta guitarrista.

Metal não tem dinâmica, é tudo fortíssimo, o que você tá falando é outra coisa.

Tenho que fortemente discordar de você nisso..

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


Metal_Owns
Ele pode não saber o nome, mas ele com certeza sabe o que é um Am.

E não faz sentido se comparar com um cara que nasceu há meio século atrás. Se ele tivesse nascido por agora ele estaria abusando da internet pra achar tudo o que não pode na época dele.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Insufferable Bear
não estou nos comparando a ele, só disse que só porque o cara não sabe 2 dezenas de acordes e de dedilhados não significa que o cara não manja nada, como o manjador from hell ali disse

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


JJJ: Mas essa raiva toda porquê, Bahia de todos os acordes???

hehe. Tô com raiva não! Só fiquei pensativo...

:)

Rednef2
Veterano
# set/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Pra mim o guitarrista que tinha mais dinâmica foi Stevie Ray Vaughan

Mas vendo algumas respostas nesse tópico começo a entender porque o mundo da guitarra estagnou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SOCORRO! Guitarristas que não conseguem dedilhar/palhetar de forma sutil/limpa! Um apelo!