Sinfonia n.5 Beethoven - versão metal (Makumbator)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/13 · Editado por: makumbator


Aqui uma versão “metal” do primeiro movimento da famosa sinfonia n.5, Op. 67, em dó menor , de Beethoven.

O arranjo dessa versão é de Tibo Basely. Mas eu rearranjei algumas coisas.

A orquestra é basicamente o original do Beethoven (com a parte de cello e contrabaixo eliminada em favor do contrabaixo elétrico) e o tímpano também excluído (pois iria embolar com a bateria).

A instrumentação ficou assim: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompetes, 2 trompas, cordas (apenas violinos I e II + viola), guitarra solo, guitarra base I, guitarra base II, contrabaixo elétrico, bateria.

No geral eu só alterei partes de guitarra que considerava estranhas (como no compasso 141 e 142 da versão do Tibo, que me parecem simplesmente errados) ou que mesmo que aceitáveis, não me pareciam a melhor maneira de se fazer um trecho. Mas não mudei extensamente a ideia geral do Tibo.

No baixo as correções foram basicamente reverter algumas inversões de acorde no baixo que ele fez em sua versão, e eu retornei à harmonia original do Beethoven. A mudança principal no baixo foi no compasso 95, em que o Tibo resolveu fazer o baixo mais consoante com o acorde, quando no original o Beethoven queria o efeito do Bb grave em oposição aos demais. Eu mudei esse tipo de coisa no baixo. Obviamente a parte do instrumento não se parece com o original do Beethoven para o cello e baixo, pois nessa versão a linha é muito mais rock.

Na bateria só alterei algumas poucas peças. É praticamente a linha que ele criou.

A principal mudança importante no todo foi colocar as pausas do tema principal, que são fundamentais para a articulação (ele preferiu deixar soar). Além disso o meu final é “seco”, como na original (acho que fica mais dramático e enfático). Na versão dele o final é deixar soando.

http://youtu.be/PvNvOvXFw-4


versão em mp3:
http://app.box.com/s/ih17mda3rjbah7r3lvov

Aqui a base sem guitarra solo (mas com as guitarras base):
http://app.box.com/s/d4boj6z075xtq8o0yokf

base sem nenhuma guitarra:
http://app.box.com/s/z5t3ciq1o8nsalzosqt4

Partituras (grade completa, parte de guitarra solo, guitarra base I, guitarra
base II e baixo). Tudo sem tab:

http://app.box.com/s/bo1i5i5kemqhniz5dyuo

Partitura original da sinfonia:
http://petrucci.mus.auth.gr/imglnks/usimg/0/0c/IMSLP52624-PMLP01586-Be ethoven_Werke_Breitkopf_Serie_1_No_5_Op_67.pdf[/url]

Aqui a versão com tab (precisa comprar, mas é baratinho). Não precisa necessariamente ter o GP6 instalado. Pode-se usar o visualizador grátis e comprar a música no site da Arobas. Logicamente aqui é a versão do Tibo, mas com poucas diferenças em relação à minha:

http://www.mysongbook.com/tab/ludwig-von-beethoven/symphony-n-5-in-c-m inor-op-67

Quem quiser checar a gravação da versão do Tibo Basely (muito boa!), aqui o link:

https://soundcloud.com/tibo-basely/beethovens-fifth

Valeu!

De Ros
Veterano
# set/13
· votar


makumbator


Bah, ficou tri bonito, adorei!!

MMI
Veterano
# set/13
· votar


makumbator

Nossa, ficou demais!

Muito bem tocado, gostei do baixo também. Parabéns!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


makumbator

O que dizer? Como classificar? Sensacional, esplêndido, magnífico, maravilhoso, espetacular...só escolher um desses adjetivos (ou todos eles) para descrever. Execução limpinha, timbre na medida, musicalidade nem se fala.

Show, cara! Parabéns!

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


De Ros
MMI

Valeu galera! É ótimo receber comentários de foristas de alto nível como vocês!

renatocaster

Putz! Gostou tanto assim? Hsahsah! Só posso agradecer! Heheh!

TheRover
Veterano
# set/13
· votar


Bah, ficou Tri-fodástico guri. ; )

Thi_Lennon
Veterano
# set/13
· votar


Ficou muito bom cara, uma obra de arte!

Delson
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Muito bacana, como sempre!

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


TheRover
Thi_Lennon
Delson


Agradeço a vocês galera! Valeu!

Rabbit
Veterano
# set/13
· votar


Maravilha, meu velho! Ficou muito bom!

Buja
Veterano
# set/13 · Editado por: Buja
· votar


Caro Sr. Marcos

Ficou simplesmente MAGNÍFICO. Ja fiz download e copiei pro meu mp3 portatil pra escutar sempre que quiser dentro do onibus. Essa merece.

Agora pelo amor de Deus, eu suplico, grave Fur Elise, se voce quiser é claro. Depois disso nunca mais te peço mais nada rsrsrs. Tem horas que eu acho suas versões melhores que as originais, rsrs (desculpe a heresia)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/13
· votar


makumbator

Fala, makumbão!
Gostei muito da sua versão, ficou tudo excelente!

E finalmente pude ouvir algum trabalho seu com sequenciamento de orquestra virtual, tanto é que baixei a versão sem guitarras só pra ouvir tudo e prestar mais atenção, e gostei bastante do resultado.

Parabéns! Qual vai ser a próxima?

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Rabbit

Opa compadre! Valeu!

Buja

Obrigado! Fico feliz que tenha gostado tanto!

Agora pelo amor de Deus, eu suplico, grave Fur Elise, se voce quiser é claro. Depois disso nunca mais te peço mais nada rsrsrs. Tem horas que eu acho suas versões melhores que as originais, rsrs (desculpe a heresia)

Hshsah! Eu posso gravar é claro! É uma música singela, e que provavelmente soará bem na guitarra.

Die Kunst der Fuge

Muito obrigado amigo!


E finalmente pude ouvir algum trabalho seu com sequenciamento de orquestra virtual, tanto é que baixei a versão sem guitarras só pra ouvir tudo e prestar mais atenção, e gostei bastante do resultado.

Eu nem fiz tanta edição assim na orquestra, pois o básico mesmo estava soando bem. Uma coisa é que eu já decidi que vou investir no material da Vienna, que é muito acima da concorrência. Nessa música as cordas são uma mistura da Vienna com Halion Symphonic Orquestra (que é um set para o Halion Sonic).

Os instrumentos da Vienna já vem com um extenso mapa vst expression para usar no Cubase, não dá trabalho nenhum (basta usar as ariculações no editor de expressão VST) e soa muito bem.

Com o tempo vou comprando a orquestra toda (nesse mês vou pegar as articulações extras das cordas, e no mês que vem devo comprar a primeira parte das madeiras).

Parabéns! Qual vai ser a próxima?

Você não quer gravar aquela peça do Villa-Lobos comigo? Melodia Sentimental.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Se Beethoven estivesse vivo, ele estaria batendo cabeça neste exato momento.

Perfeito, magnífico. Ficou ó. uma beleza

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Metal_Owns

Se Beethoven estivesse vivo, ele estaria batendo cabeça neste exato momento.

Hsahsah! Eu agadreço o elogio!

overlappingcircles
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Sem grandes comentarios a nao ser genial, arranjo e interpretacao de primeirissima qualidade. Parabens !!

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


overlappingcircles

Muito obrigado! Boa parte do crédito do arranjo é do próprio Beethoven (afinal a orquestra aqui é praticamente o original mesmo), e também do Tibo. Mas também tive minha contribuição! Hehehe!

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


makumbator

Trabalho magnífico!!!! Já pode casar. :)

Abs

ps. nos meus fones a mixagem ficou um pouco abafada. Eu trataria num Ozone da vida! Mas isso é gosto, né? (o chato)

Jabijirous
Veterano
# set/13
· votar


Show de bola. Timbre bacana da guitarra

GuiDensidadeC
Membro Novato
# set/13
· votar


kkkkkkkkkkkkkkk esse cara é muito foda bixo!!!!!!
Parabéns makumbator!!!!!!!!!!!!!!!!

ricardo_ssa
Veterano
# set/13
· votar


pow da hora!...legal...faz aí tbm da sétima sinfonia...hahaha...de preferencia o segundo movimento...

Floydniaco
Veterano
# set/13
· votar


makumbator


Ahh cara .... já falaram tudo ai em cima ! ! !


Só to passando para deixar os parabéns ! !

Abraço cara !

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


MauricioBahia

Valeu!

ps. nos meus fones a mixagem ficou um pouco abafada. Eu trataria num Ozone da vida! Mas isso é gosto, né? (o chato)

Você achou com graves demais ou brilho de menos?

Jabijirous

Valeu camarada!
A guitarra foi bem simples:

pré amp Tubestation Recto + Recabinet 3 + PSP Audioware pianoverb2 + delay stereo nativo do Cubase

GuiDensidadeC

Hashsha! Obrigado!

ricardo_ssa

Eu agradeço!
faz aí tbm da sétima sinfonia...hahaha...de preferencia o segundo movimento...

É um movimento bem interessante mesmo! É plenamente "guitarreável"! Hashsah!

Floydniaco

Obrigado pela presença no tópico e pelos elogios!

jazz blues rock soul funk
Veterano
# set/13
· votar


Ficou foda cara, muito bom mesmo, timbres e tudo mais!!

Abç...

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


jazz blues rock soul funk

Valeu! Obrigado pelas palavras.

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


makumbator

O Makumba é foda! Só trabalho de primeira, só coisa boa...

Tudo muito bem produzido, bem arranjado, bem tocado, bem timbrado, bem gravado... tem hora que dá até raiva!

Dá vontade de falar que ficou uma merda, só prá destilar um veneno....hehehe.

(inveja mode on)
"Makumba, meu amigo, ficou uma merda!"

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Lelo Mig
só prá destilar um veneno....hehehe.

Nélson Rubens,é você?

Hahssah!

Tudo muito bem produzido, bem arranjado, bem tocado, bem timbrado, bem gravado...

Fico muito feliz que um cara como você tenha gostado tanto! Valeu mesmo!

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Você achou com graves demais ou brilho de menos?

Brilho de menos. :) Ficou parecendo abafado, literalmente. Mas pode ser algo daqui! Deve ser mesmo, pois só eu comentei isso! ehhe Vai ver que é culpa da minha idade! :(

Abs

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


makumbator
Ficou legal!
Mas fico imaginando o que a galera da música clássica ia pensar se ouvisse isso.

ricardo_ssa
Veterano
# set/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Mas fico imaginando o que a galera da música clássica ia pensar se ouvisse isso....

Aqui na Bahia tem um maestro, Ricardo Castro, ele sempre diz que ñ existe música mais "Heave Metal" que música clássica...uhauhauha...se referindo às composições de Dmitri Shostakovich..e rebatendo alguns pensamentos do tipo, música clássica eh boa pra dormir"...kkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sinfonia n.5 Beethoven - versão metal (Makumbator)