Frank Zappa é de fato um guitarrista "subestimado"

    Autor Mensagem
    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13


    Óbvio que alguns nomes da música o citam eventualmente e tudo mais, só que acho que o Zappa merece um respeito maior. Zappa, pra mim, merece tanto respeito quanto certos "monstros" da guitarra, tipo Clapton, Hendrix, etc. Ele desenvolveu um jeito muito particular de tocar, tinha uma técnica apuradíssima, fora o feeling fora do normal. E aqui eu to falando só da guitarra dele, nem vou entrar nas suas composições. Saquem esse solo e entendam o que eu to falando:


    Acho que todo guitarrista deveria se aprofundar nos trabalhos do Zappa. Só terão a ganhar.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    É... sem falar que era um produtor talentoso e ótimo letrista.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa
    o Zappa é a sombra por trás de muito do q ouvimos hj....admiramos a ascensão do rock nas décadas de 70 e 80, da guitarra instrumental tão almejada hj em dia, Steve Vai, Satriani e todo um time enorme de guitarristas ídolos, mas o Zappa influenciou diretamente todas essas tendências e guitarristas, sendo homenageado inclusive em eternos clássicos, como smoke on the water...
    Por isso concordo com vc, ele é menos citado hj em dia do q merece!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa
    Ele usa um Mu-Tron nesse solo, não é? A variedade de sons que ele consegue é muito massa, tudo baseado na palhetada.

    locaosks
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa

    É muito talento pra um cara só, sem sombra de dúvidas. Mas nunca me prendeu atenção...

    Acredito que não o reverenciam tanto porque ele não fez muito o estilo de agradar o público mais leigo, no que diz respeito a conhecimento musical.

    salton
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa
    Grande gênio musical.. eu tinha uns discos dele: Sheik Yerbouti e Zoot Allures. Verdadeiras obras..
    Aliás, é oportuno citar Steve Vai na conversa, haja visto que muito tocaram juntos.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    salton
    Putz, Sheik Yerbouti eu tenho em vinil duplo. Lembro de ter comprado num sebo em Curitiba, e como não tem o nome do Zappa na capa a mulher do caixa me perguntou se era disco do Belchior hahaha...
    Depois os CDs importados dele começara a aparecer por aqui, naquelas caixinhas tingidas de verde, e aí eu viciei de vez.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    JeffZappa

    Fiquei curioso: de onde você tirou que ele é subestimado? O cara tá na lista dos melhores da Rollling Stones e em outras zilhões de publicações! Ganhou 2 Grammys, se não me engano. O.o

    Abs

    Forneria
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu também nunca li ou vi o Zappa como subestimado. Aliás eu o acho superestimado como guitarrista.

    Como compositor o considero impressionante.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    BrotherCrow

    Realmente não sei =/. Mas essa parada da palhetada é muito maneira mesmo.

    MauricioBahia

    Vamos lá, essas listas não dizem tanta coisa. Cito um exemplo da própria lista que vê mandou: Keith Richards está em 4° e Gilmour em 14°. Quando falo que ele é subestimado, é no sentido de ser citado mesmo. Tanto por artistas quanto em conversas de guitarristas "comuns" mesmo. Sempre fazem aquele "time" e raramente vejo o Zappa sendo citado no meio deles. É meio que nesse sentido que eu falo.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Uma das composições dele baseadas em guitarra.


    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa

    Zappa não é subestimado.

    Zappa transcendeu a guitarra, foi muito além dela. Zappa não era um "guitarrista", e sim um músico e compositor.

    Não é citado por muitos guitarristas modernos porque o que impressiona essa geração é a quantos bpm o cara toca, técnicas de two hands, tappings e firulas em geral e Zappa foi muito além dessas guitarrices inúteis.

    Se estivesse vivo, tenho certeza, que estaria feliz em não ser citado.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Lelo Mig

    Frank Zappa é um dos meus músicos favoritos. Escrevia pra todos os instrumentos, escrevia letras bizarramente bem, tocava muita guitarra. Mas como eu disse no primeiro post, falo dele puramente como guitarrista, até porque acho que como compositor ele é bem respeitado. O negócio é que eu o considero uma referência puramente como guitarrista também. Está junto com os "monstros" sempre citados (Hendrix, Clapton, Santana, Gilmour, Page, etc), pra mim.

    ROo
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo com você, Zappa é muito mais que um instrumentista. Tenho a obra inteira dele e é impressionante a criatividade desse cara, MONSTRO.

    Não é citado por muitos guitarristas modernos porque o que impressiona essa geração é a quantos bpm o cara toca, técnicas de two hands, tappings e firulas em geral e Zappa foi muito além dessas guitarrices inúteis.
    Pode ser o que impressiona, mas não é inútil. Inútil é saber fazer, mas não saber colocar no lugar certo.

    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não encaro o Zappa como guitarrista. Ele é sim guitarrista, mas o lance dele é arranjo e composição. Deve-se a isso o fato dele não ser tanto citado entre os guitarristas.

    Ramsay
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    No começo do 1º vídeo talvez ele tenha usado um talkbox.

    Eu nunca curtí o Zappa como guitarrista e nem como compositor, porque eu não conheço as músicas que ele compôs e as poucas que ouvi, não gostei.
    Por isso, pra mim, ele não fede nem cheira, mas, reconheço que tem valor histórico.

    Eu nunca compraria um disco dele, mas, tem gente que adora e gosto não se discute, porque se fosse assim o que seria do Ximbinha.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Calime

    E por que não encarar os "dois Zappas"? Hahahaha. Zappa era um compositor de mão cheia, mas também um guitarrista bizarramente bom. Acho que uma coisa não enfraquece a outra, ou algo do tipo. Zappa é uma referência pra mim tanto como compositor quanto como guitarrista.

    wrongguitarist
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    um clássico do zappa *-*



    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa

    No meu caso eu enxergo importância no trampo dele de tentar (e por vezes conseguir) romper padrões estéticos na música. A questão da busca pela inovação e reciclagem musical dele é admirável. Mas falando de estilo, e tbm de "guitarra" em sí, ele não me influencia, embora tenha sim mta qualidade. Na verdade um fui influenciado por ele de tabela, uma vez que mtos guitarristas que admiro bastante sofreram influencia dele. O exemplo mais conhecido é o Steve Vai.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    JeffZappa: Vamos lá, essas listas não dizem tanta coisa. Cito um exemplo da própria lista que vê mandou: Keith Richards está em 4° e Gilmour em 14°.

    E os dois Grammys que eu mencionei? Isso você não comentou. ;) Sobre as listas (que também não gosto muito), o fato é que ele está na da Rolling Stone de melhores guitarristas e na outra, de melhores músicos. É fato!

    Olha, na boa, Frank Zappa é muito conceituado no mundo musical (pelo menos na minha visão), inclusive influenciou vários artistas/bandas! Faz parte de um hino do Rock! Lembra de Smoke on The Water em "Frank Zappa and the Mothers were at the best place around."? Pois é!

    Agora, se o lance é "atualmente", aí é papo da mídia expor quem lhe interessar e fazer a cabeça da molecada.

    Abs

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    no brasil qualquer monstro da guitarra e subestimado, pergunta pra alguem q nao e guitarrista se ja ouviu falar em jeff beck, allan holdswoth, shaw lane.... putz, pode ate colocar outros guitarhero mais conhecidos como paul gilbert, malmsteen, e afins, entre o meio guitarristico esses nomes aparecem, acho mais q normal isso, ate em bandas conhecidissimas da midia como metallica, iron , judas e afins, o povo q nao e musico ou pelo menos nao tem a pretençao de ser mesmo por hobby so conhece o nome do vocalista ou da banda

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Sobre o Zappa em "smoke on the water", não é exatamente uma homenaaaaagem. É uma história sobre um incêndio em um show do Zappa, então ele acaba sendo citado.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    sidguitar1

    Concordo com você. Não generalizo, mas acho que dá pra dizer que uma parte relevante de guitarristas brasileiros (óbvio, não to falando de um Rafael Bittencourt, ou Ardanuy) só foca em Vais e Satrianis da vida (que são excelentes, óbvio). Mas existe mundo para além disso hahaha, inclusive um mundo que influenciou essa galera. Allan Holdsworth, Pat Metheny, Zappa, e por ai vai. Acho que falta um pouco de pesquisa também, infelizmente.

    RenatoSchoen
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa

    O Zappa é uma figura muito interessante.

    O cara era um músico com M maiúsculo... ele compunha escrevendo direto na partitura, à lá Mozzart. Quantos cara hoje em dia fazem isso??? Era um ator, um comediante e entendia a música de uma forma muito peculiar.

    Seus shows eram épicos, onde ele dominava a platéia como ninguém e fazia sua banda de gato e sapato em improvisos malucos... eram espetáculos teatrais de vanguarda, que muita gente não entendia e até hoje continuam sem entender.

    Foi uma grande pedra no sapato das gravadoras, pois ele era um crítico ferrenho da forma como a indústria fonográfica conduzia os negócios. Tinha seu próprio estúdio e sua própria gravadora. Também era um crítico mordaz do Amarican Way of Life.

    Além de tudo isso foi um grande guitarrista. Seus solos e improvisos são praticamente inimitáveis, seu estilo rebuscado era inconfundível. Gostava de usar os mais variados efeitos e abusava de pós-produção. Sempre achei o seu timbre fantástico, com qualquer set... desde sua famosa SG dos primórdios, ou da sua LP com DiMarzios, ou mesmo sua Strato dos últimos anos de carreira.

    O fato é que o Zappa gravou uma obra enorme, mas em boa parte dela a guitarra ficava em segundo plano. Talvez por isso seu nome não seja tão frequente nos bate papos.

    Pra quem quiser entender mais sobre o Zappa guitarrista, recomento os óbvios "Guitar" e "Shut up n' Play Yer Guitar" e os incríveis "Apostrophe", "Over-Nite Sensation" e "Hot Rats".

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Perfeito, RenatoSchoen. Zappa era de outro mundo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frank Zappa é de fato um guitarrista "subestimado"