Guitarra Solo - uma epidemia pior que H1N1!

Autor Mensagem
eduardodff
Veterano
# ago/13


Tenho visto nos últimos anos uma epidemia que assolou o mundo guitarrístico: guitarristas que só sabem o solo da música!
Aí você pede pro cara tocar a música inteira, o mesmo responde: "... tenho que ver as cifras, etc..." Isso me preocupa...
Esses dias estava reunido com um pessoal aí pra fazer um som e tinha além de mim, mais um garoto de uns 20 anos com uma guitarra, que se dizia guitarrista solo! Comecei a puxar umas músicas e o cara nada, só entrava na hora do solo e solava até mais ou menos, mas na parte rítmica, zero!!!!
Mostrei uma tablatura pro cara tocar e eu fazer um solinho, saiu tudo descompassado!
Não me considero um cara excelente em rítmica, mas sei me virar, porque venho do violão. Me preocupa a grande maioria dos iniciantes que acham que a música é só o solo e atropelam as coisas, não sabem nada de harmonia, ritmo, só sabem power chords e olhe lá.
Vai no Y2B, aprende o solo e pronto!!
Dica:
- Aos iniciantes, treinem a música toda, o ritmo, acordes, firulas, e o solo!
Aprender só o solo e não saber a música é uma grande enganação!

Shafik
Membro
# ago/13
· votar


Cara eu confesso que não sei fazer milhões de acordes, e inclusive não sei tocar nada de terceiros, muito menos ler tablaturas com essa facilidade e tals... mas te garanto que eu faria um barulho legal, pois eu tmb venho do violão (meu companheiro diário no almoço aqui no serviço ), e eu me considero um "improvisador" mesmo que você tocasse algum cliché da musica, com toda certeza mesmo eu não sabendo a origem da melodia em questão faria barulhos com você. Eu sou "iniciante" tmb, e tenho alguns amigos que sofrem desse mau, isso é ridículo pra quem toca e busca aprender mais, ou mesmo ter uma identidade com o instrumento....
Nego toca um solinho do Jimie Page aqui, um do Gun's ali, sabe faze 3 acordes e se acha.. normal isso cara, e a tendência é piorar. Eu acho isso até que bom, pq assim se destacam os que tem vontade e talento do resto... sacou? ^^

bezerrabru
Veterano
# ago/13
· votar


eduardodff
Assino embaixo.

Acho que vou na contramão destes guitarristas, já que eu costumo tirar a parte ritmica e o solo eu improviso, pois sempre fui ruim em tirar um solo igual ao do CD ou ao vivo, etc.

Acho que se não souber tocar a parte ritmica igual, ao menos a idéia da música deverá ser de conhecimento de quem quer tocá-la, até mesmo se o músico for solista ele deve saber o mínimo da harmonia para quem sabe até improvisar.

Skapunk
Veterano
# ago/13
· votar


eduardodff

O que isso acaba gerando também é a falta de criatividade dos guitarristas em geral, porque você "tira" o solo já composto e completinho, não se preocupa com a escala que você tá tocando, com a progressão, com nada, apenas em executar o solo com perfeição.

Só que infelizmente é o que o público anda pedindo por ai. Exemplo, você monta um set com 15 músicas, dez covers e cinco próprias, ai quando você vai mandar o bendito solo de Sweet Child o' Mine, neguinho cola no palco pra ver você tocar exatamente igual a versão do CD. E na hora que você toca as suas músicas próprias, o cara aproveita pra pegar uma breja no bar e só voltar quando você estiver tocando Black Dog. Sim, é tenso.

Abraço

Skapunk
Veterano
# ago/13
· votar


bezerrabru

Cansei de ir em shows nos quais o guitarrista simplesmente improvisa na hora do próprio solo! Se não me engano, quando fui ver o Angra (tem uns bons anos isso) nenhum solo foi igual ao CD, tudo improviso.

Abraço

Shafik
Membro
# ago/13
· votar


Depois que eu me inseri no mundo musical cara, eu não menosprezo musicas próprias nem dos mendigos que eu toco junto no almoço ali na pracinha que vou fumar um e estudar, muito pelo contrario, o que eu já conheço não me interessa mais...

ALF is back
Veterano
# ago/13 · Editado por: ALF is back
· votar


eduardodff
exatamente! Bom tópico!
E normalmente esses caras, na hora de improvisar, ficam se preocupando com o desenho da escala. Via de regra, quanto mais "criativo" for o desenho, melhor o solo...ate falei em outro tópico de um namorado da minha prima...ele levou a guita e o cubo dele em casa pra gente tocar e falou q tava compondo uma musica: "Apôi toque essa musica hômi!"
Ele já começou pelo solo...ai falei "legal cara!"
E ele "reparou q a escala q usei parece um morcego?"
?????????
Era um Monte de nota uníssona tocadas em.cordas diferentes...nao tinha som de nada...
Queria ver esse cara fazer desenho no sax!
Kkkkkkkkkk

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


Já até propus uma ideia de uma "Reverse Jam" aqui no fórum (não sei se já fizeram algo parecido). A ideia seria gravar uma base em cima de um solo, exatamente o contrário da proposta habitual.

Nego ia pirar o cabeção, com certeza, auheuhauheuha!

ALF is back
Veterano
# ago/13 · Editado por: ALF is back
· votar


renatocaster
o carlcarl fez uma! Acho q só 3 participaram! Vou procurar o link perai...é q tô no cel e pode demorar kkkk

Edit: ta na mao!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/290553/
Eu o Iron man e o tomcykman participamos! Foi mto legal!

MMJr
Veterano
# ago/13
· votar


Existe uma grande diferenca entre tocar o Instrumendo e tocar apenas algumas musicas ou solos com o Intrumento...

Uns tocam por ter o Dom da musica, enquanto outros por serem teimosos e insistentes...

Valeu...

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


ALF is back

o carlcarl fez uma! Acho q só 3 participaram!

Nem precisa dizer mais nada, hehehe!

locaosks
Veterano
# ago/13
· votar


eduardodff
Solo é bom pra caramba, mas é uma bactéria maldita mesmo kkkkk

ALF is back
Bacana pra caramba essa "reverse" jam ! Lição de casa com certeza!

Buja
Veterano
# ago/13
· votar


ALF is back
E ele "reparou q a escala q usei parece um morcego?"


O queeeeeeeeeee? Cara, esse comentario desse cara foi o mais escroto que eu ja vi aqui no forum. Tocar uma escala so porque ela tem formato de morcego, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu morri de vi. Que absurdo kkkkkkkkkkkkkk.

Realmente tem gente estranha nesse mundo.

Uma vez vi um cara tocando varios 'power chords', apenas power chords, em praticamente todas as casas do braço, sempre com a ritmica up,down,up,up, tipo palhetada alternada sabe...e o cara ficou na base de uns 10 minutos fazendo SO isso, tocando, F, C, G#, Bb, A, D, F#, Eb, C#, B, E, ....., assim, bem sem nexo, power chords aleatorios com ritmica sem nenhum sentido...e eu fiquei tentando imaginar se era um exercicio de power chords, ou pra fortalecer os dedos, se era pra ver o timbre da guitarra ou sei la pra que...

No final o cara disse que era uma musica dele, estilo 'progressivo'.

Sem pre-conceitos, mas eu tive vontade de garganhar. Fiz isso na mente e dei um sorriso disfarçado. Nao tem nocao tocar centanas de bicordes sem metrica e sem harmonia por 10 minutos direto e dizer que é uma musica composta.

Nem sei o que é pior, fazer isso, ou subir e descer notas encavaladas a 220 bmp em formato de morcego e chamar isso de solo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

locaosks
Veterano
# ago/13 · Editado por: locaosks
· votar


Acho que a galera tinha que aprender primeiro a "riffar" e só depois mandar solo. Com riffs o cara aprende não só harmonia, mas também muitas divisões rítmicas.
Não sou referência, mas já aprendi bastante assim.
Um exemplo de cara que eu sou fã e que aplica esse conceito:


Outro exemplo, dessa vez com solo do Jeff Loomis:


eduardodff
Veterano
# ago/13
· votar


locaosks
Solo é bom d+ cara!!!! Concordo pra cacete!!
Só acho que se eu perguntar pra uma galera guitarrista por exemplo:
Você sabe tocar o solo de Stairway to Heaven - 80% sabe ou tem uma boa noção!
Você sabe tocar a música toda? Acho que 20% sabe!
Esse é o ponto , aprende-se o solo e pronto!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/13
· votar


eduardodff

Cara, não poderia concordar mais contigo. Em geral, com algumas poucas exceções, escuto músicas onde o solo é um tempero para a harmonia. O pessoal se preocupa muito em solos e mais solos, e esquecem de pensar na música em primeiro lugar. Sempre uso o Satriani como bom exemplo disso, é um cara que se preocupa muito com a dose certa de cada coisa, quem não conhece a rítimica da Summer Song?

Essa galerinha precisa estudar a música como ela é feita para ser, Harmônia Melodia e Rítmo.

Harmonia Isolada é Badauê, Melodia Isolada é fritação, e Rítmo isolado é funk. E nada disso é música na minha opinião.

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Eu comecei aprendendo a tocar bases. Primeira música que aprendi foi a base da seek and destroy (!) e nunca peguei numa guitarra antes. Resultado: sou o cara das bases na minha cidade. mas negação nos solos, só ultimamente ando praticando solos.

Quem não sabe fazer bases, não sabe fazer solos. Então, precisam aprender a ter pegada. Principalmente pra tocar metal.

Buja
Veterano
# ago/13 · Editado por: Buja
· votar


eduardodff
Você sabe tocar o solo de Stairway to Heaven - 80% sabe ou tem uma boa noção!
Você sabe tocar a música toda? Acho que 20% sabe!
Esse é o ponto , aprende-se o solo e pronto!



Fiquei feliz agora. Faço parte dos 20%. Eu sei tocar a musica da intro até o final. So nao sei o solo, na verdade eu nao sei nem por onde começar, nunca vi a tab. Nao to aqui pagando de bonzão nao, eu juro. Por Deus do céu, nao sei mesmo. Nao tive interesse de pegar o solo. Eu sempre improviso.

Sthuartq
Veterano
# ago/13
· votar


Skapunk
O que isso acaba gerando também é a falta de criatividade dos guitarristas em geral, porque você "tira" o solo já composto e completinho, não se preocupa com a escala que você tá tocando, com a progressão, com nada, apenas em executar o solo com perfeição.

Só que infelizmente é o que o público anda pedindo por ai. Exemplo, você monta um set com 15 músicas, dez covers e cinco próprias, ai quando você vai mandar o bendito solo de Sweet Child o' Mine, neguinho cola no palco pra ver você tocar exatamente igual a versão do CD. E na hora que você toca as suas músicas próprias, o cara aproveita pra pegar uma breja no bar e só voltar quando você estiver tocando Black Dog. Sim, é tenso.


concordo plenamente! é dificil, grande parte do publico, não leva a sério sua criatividade na hora dos covers, mas ao mesmo tempo não dão moral pras musicas solo.. como citaram aí stairway to heaven, metade do mundo sabe tocar o solo como no cd.. eu o faço de vez em quando também, quando estou procurando timbres etc, mas vangloriar-se disso é muita babaquice.. orgulho de fazer parte dos 20% que sabe a musica toda rs.

leodoom
Veterano
# ago/13
· votar


Meu caso e igual ao do "Metal_Owns" sou muito bom em base e riffs e uma merda em solos.

vinibassplayer
Veterano
# ago/13
· votar


Metal_Owns

q nem...
mantenho uma base limpa e pesada, consigo fazer um palm mute mto bom pra dar a firmeza na base, e consigo fazer bases sólidas e constantes.
na hora do solo, é uma vergonha, não conseguir fazer nem uma escala simples, simplesmente não tenho a agilidade necessária...

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


vinibassplayer
Tive esse problema no início, mas relaxa, com o tempo passa, e é só começar lento e aumentando velocidade.

Shafik
Membro
# ago/13
· votar


Caras, tudo é ecxerçaize.... TUDO.

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


E aquecimento antes de tocar. Não adianta acordar e já tocar Master of Puppets. hu3hu3

ALF is back
Veterano
# ago/13
· votar


Buja
pois é cara...foda isso ne? pensei em bolar um solo usando um desenho da hello kitty pra ficar bem fofy's...vou tentar dps
esse bagulho de socar trilhoes de power e chamar de progressivo é uma tristeza tbm...os caras acabam ficando mto atrasados na harmonia por nao praticarem isso...é natural! só q esses caras atrasados na harmonia são os q vomitam 4 mil notas por milésimo num arpejo e por isso se acham os Quico Lorero...nao aceitam criticas e rebatem opinioes de forma arrogante!
é mais ou menos o caso do cara q sola na escala morcegal que falei! kkkk

sei q é desvirtuar o topico, mas a oportunidade de ajudar é boa!

leodoom
Sthuartq
vinibassplayer
Metal_Owns
pegar solos é muito mais facil do que pegar timing, articulação e divisão ritmica pra tocar alguns riffs complexos...vcs estão adiantados!
como foi citado master of puppets, é uma base super complicada de tocar, mais do q os solos da mesma musica...os solos lentos da musica são complicados pq precisam de sincronia e entonação, mas isso é coisa q vcs ja tem por tocarem bases...e os solos rapidos da musica são uma bosta, miliuma notas mal tocadas e de qualquer jeito...melhor improvisar nesse solo do q tocar como o Kirk faz!
rs
não tem segredo, é só treinar que vcs começam a solar tranquilamente! pra quem gosta, reparem no metallica...na minha opiniao, o guitarrista base deles toca HORRORES enquanto o guitarrista solo não tem cunho pra ser solista, não é criativo nos solos e nao tem uma pegada tão firme como deveria pro estilo...
alonguem, aqueçam, pratiquem exercicios (daqueles bem chatos) e sejam felizes!
o alongamento e aquecimento são importantes, pois vcs vao ficar velhos como eu to ficando...e ai começam as LERs da vida...eu ja tive com 17 anos pq fazia exercicios de velocidade com elastico nos dedos pra deixar mais pesado...quando tirava o elastico, vuava na escala...só q ai veio a tendinite e meus 6 meses sem empunhar um instrumento...nao vale a pena!

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


ALF is back
James Hetfield é foda cara. Já o vi solando, precisão firme nas notas. O Kirk não tá com nada, e joga um wah wah pra disfarçar os erros e a falta de pegada.

guizimm
Veterano
# ago/13
· votar


Meu, se vc quiser tocar em grupo, n rola, mas se vc ta se divertindo sozinho, não vejo problema em saber só os solos.Não é porque vc toca guitarra que vc tem que saber tudo ou ser versátil, a maioria se satisfaz sabendo um coisinha ou outra, o único problema é querer vir pagar de foda depois.

raphael.rui
Veterano
# ago/13
· votar


Fiquei feliz agora. Faço parte dos 20%. Eu sei tocar a musica da intro até o final. So nao sei o solo, na verdade eu nao sei nem por onde começar, nunca vi a tab. Nao to aqui pagando de bonzão nao, eu juro. Por Deus do céu, nao sei mesmo. Nao tive interesse de pegar o solo. Eu sempre improviso.

Nós ficamos felizes cara kkkkk. eu tambem sei tocar essa musica toda do começo ao fim, mas nao sei o solo, sei que é construido todo em pentatonica de Am, daí eu tento improvisar algo.

Acho muito mais importante estudar a harmonia da musica do que apenas tirar o solo, eu aprendi isso há pouco tempo quando passei a tocar na igreja. e como toco a bem pouco tempo, sei muito pouco sobre harmonia e tenho passado a estudar mais. em cerca de 2 meses parece que evolui mais do que o um ano que eu ja tocava antes (isso nao quer dizer que eu esteja bom kkk).

cafe_com_leite
Veterano
# ago/13
· votar


Bom, eu comecei e ainda toco na igreja, logo, sou obrigado a fazer base, mesmo que porcamente.
Uma boa harmônia faz total diferença pra um solo, um solo combinado com uma harmônia bem pensada dá uma outra pegada na sonoridade.
No ensaio passado eu peguei uma música simples, com acordes simples, e dei uma temperada neles, a música ficou outra coisa, ficou mais tocante e mais "refinada". E não foi grandes coisas, foi tudo na base das oreia.
Pra mim criar bases, acordes, riffs, dedilhados é tão prazeroso quanto criar um solo, as vezes é mais difícil de criar do que o solo e querendo ou não você precisa deles pra solar.

Conheço um cara que humildade é uma de muitas coisas que ele não possui, faz uns solos porcamente que aprendeu com tablatura e só sabe fazer power chords. Direto ele me fala que tá tirando um solo do steve vai, petrucci ou dragon force, ai quando ele leva o violão pra escola pra mostrar passa vergonha, as notas saem tudo engasgadas e não dá pra entender nada. É sofrível quando ele toca starway to heaven, sem ritmo nenhum, e na hora da batida dá até medo, parece que vai quebrar o violão huehuehue

Buja
Veterano
# ago/13
· votar


cafe_com_leite
Conheço um cara que humildade é uma de muitas coisas que ele não possui, faz uns solos porcamente que aprendeu com tablatura e só sabe fazer power chords. Direto ele me fala que tá tirando um solo do steve vai, petrucci ou dragon force, ai quando ele leva o violão pra escola pra mostrar passa vergonha, as notas saem tudo engasgadas e não dá pra entender nada. É sofrível quando ele toca starway to heaven, sem ritmo nenhum, e na hora da batida dá até medo, parece que vai quebrar o violão huehuehue



rsrs, estou sinto aqui sozinho, por isso foi o que mais vi na minha vida kkkkkkkkk.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Solo - uma epidemia pior que H1N1!