O q é "Laminado de Mogno"? Guitarra com corpo assim

Autor Mensagem
    edgardleite
    Veterano
    # ago/13

Pessoal to olhando um corpo de guitarra Condor JC 501, a especificação diz q ela é corpo de laminado de mogno... o q significa? é boa?
    abraços

Keith Young
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Laminado = compensado = fria

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Obrigado meu camarada!!!!

john Norum
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite

Cara laminado e uma pequena lamina de madeira ou seja eles fazem a guitarra de compensado por exemplo e cola o laminado a volta pra pensarem que e em mogno, isso acontece com aquelas guitarras mais baratas também na pintura do tampo que e uma madeira laminada de flamed maple. No caso dessa condor o corpo e laminado porque a guitarra e acústica ou seja ela e oca igual violão não e compensado não.

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Valeu cara to querendo uma guita boa.. pelo jeito o corpo laminado não vai nesse intuito né???
    To querendo talvez comprar um corpo de guitarra semi-acustica se for o caso ... alguém sabe onde consigo?
    tenho dúvidas... qual a diferença de sonoridade do corpo em Mogno? Mogno com maple? só Maple? e laminado de mogno?
    gostaria de adquirir...
    quem ajuda?

Delson
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Até as Gibson ES-335 são de laminado. Dependendo do modelo da guitarra, isso não faz diferença.

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Delson... então não estou entendendo... o laminado é bom?

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

o q vc acha no caso da guitarra Condor JC 501?

Buja
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite
    Eu te respondi em outro topico amigo. Tive essa guitarra e te falo que o laminado dela nao é folhinhas de madeira de caixote de feira prensada nao.

Laminado tem que ser, é igual tampo de violao, esse nao é o problema, pois é apenas um tampo. O problema é um corpo de guitarra solido, tipo lespaul e strato, ser completamente laminado, de restos de madeira prensada. Ai sim, nao é coisa boa.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite
    Filho, não confunda laminado com compensado.
    Ademais, numa guitarra semi-sólida como essa esse tipo de coisa é de somenos importância.
    Abç

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

mas pelo q vi, ela tem o corpo todo de laminado não é? tipo laterais, tampo e fundo... é isso mesmo?
    é problema?
    abraços e valeu pelo diálogo!

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Bertola,

Bertola, valeu pela resposta pq tenho muitas dúvidas... ou seja um corpo de laminado ou de madeira não faz diferença p guitarras semi sólidas?
    no caso da Condor JC 501, vc acha uma guitarra de ponta no caso de uma melhora de caps?

Buja
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite
    Nao.

O bloco interno é de madeira solida. Nao sei te informar se é mogno. Essa guitarra é bem pesada, ja comparei com uma les paul de mesmo valor. Inclusive ela foi analisada por uma luthier que se impressionou tanto que acabou por compra-la de mim.

Sinceramente, por uma guitarra de menos de 1000 reais, acho dificil que todo o corpo dela seja de mogno. Tanto porque é uma madeira cara. Talvez seja so o tampo, laminado, nao compensado.
    O bloco interno, que é pesado e macico dele ser outra coisa parecida, como cedro por exemplo. Realmente eu nao sei.

O braço é em nato. A escala em jacarandá, se nao me engano. É isso.
    A minha vinha com caps kent armstrong, mas vi modelos mais novos nas lojas que eram tipo condor-design.

As tarraxas NAO seguravam a afinacao. Algo a ser trocado imediatamente.
    O resto era excelente pelo preço dela.

Buja
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Buja
    · votar

edgardleite
    vc acha uma guitarra de ponta no caso de uma melhora de caps?

Desculpe intrometer. Mas quando eu a tive, nao sentia problema e necessidade alguma que levasse a uma troca de captadores. Eram bem macios, melodiosos e a guitarra contribuia pra um sustain muito bom.

O problema dela eram ferragens. Especificamente tarraxas. É necessario a troca por tarraxas com trava e se julgar bom, talvez um bom nut.

E so!

edgardleite
    Veterano
    # ago/13
    · votar

Buja,

Buja, muito obrigado pelas dicas... ela tinha características sonoras mais graves ou agudas?
    No caso do braço de nato.... qual característica dessa madeira, vc sabe?

abraços e obrigado pelo diálogo!

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite
    Cara, essa guitarra é boa (pelo que se paga por ela).
    Os capts não são ruins, e quanto ao timbre... Bem isso é vc que "esculpe" com seu amp, seus pedais, etc
    Abç

Guitar Center Music
    Membro
    # ago/13
    · votar

ela tinha características sonoras mais graves ou agudas?

edgardleite

as guitarras semi-acústicas mais conhecidas são feitas com maple , como as gibson 335, 335 block , ibanez john scofield , epiphone cassino , dot , entre outros - inclusive a ibanez george benson usa top de spruce, uma madeira mais encontrada nos violões. acusticamente a explicação para o uso do maple é para balancear o excesso de graves do corpo da guitarra.

o que vale no final é você testar a guitarra e sentir se o timbre te agrada, pela faixa de preço e pelas dicas do pessoal você já sabe que existem limitações. a marca waldman tem alguns modelos interessantes e um pouco mais baratos, se tiver a chance vale experimentar e comparar.

MLLAZV
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar

´´E isso aí. Laminado é uma placa formadas por várias outras placas muito finas de madeira. Existem laminados, também chamados de compensado de diversos tipos de madeiras, como é o caso do mogno. Realmente no que tange à sonoridade, esse tipo de corpo perde um pouco, pois não tem a densidade de uma madeira sólida que sustenta mais o som.

MLLAZV
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar

´´E isso aí. Laminado é uma placa formadas por várias outras placas muito finas de madeira. Existem laminados, também chamados de compensado de diversos tipos de madeiras, como é o caso do mogno. Realmente no que tange à sonoridade, esse tipo de corpo perde um pouco, pois não tem a densidade de uma madeira sólida que sustenta mais o som.

MLLAZV
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar

´´E isso aí. Laminado é uma placa formadas por várias outras placas muito finas de madeira. Existem laminados, também chamados de compensado de diversos tipos de madeiras, como é o caso do mogno. Realmente no que tange à sonoridade, esse tipo de corpo perde um pouco, pois não tem a densidade de uma madeira sólida que sustenta mais o som. veja mais em http://www.guitarrafenderibanez.com/

Buja
    Veterano
    # ago/13
    · votar

edgardleite

Buja, muito obrigado pelas dicas... ela tinha características sonoras mais graves ou agudas?

Ela puxava mais pra medios-graves. O som dela soava um pouco mais afabado, caracteristica desse tipo de guitarra mesmo. A les paul soa mais brilhante em comparação com ela. O cap do braço era gordo, bem cheio, melodioso, muito legal de tocar. O cap da ponte era mais aberto, mas eu nao gostava muito.

abraços e obrigado pelo diálogo!

Sinceramente, nao vi diferença grande pela influencia da madeira nao. Entre os braços de pau marfim, maple e nato, nao vi nada que mude o som. O que posso te dizer é que o braço, apesar de espesso, é confortavel. Isso sim conta.
    Nao é bom pra fritar nao, mas tem uma pegada legal tambem. Gostei mais dele do que de algumas les pauls.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O q é "Laminado de Mogno"? Guitarra com corpo assim