Autor |
Mensagem |
WilliamJunior Membro |
# ago/13
Olá amigos, no braço da minha guitarra ( Cort Viva Gold II ) pela parte de tras tem duas listras marrom, que são fininhas, um amigo me disse que é uma "tira" de madeira (geralmente mogno) que serve para ajudar o braço a não empenar, gostaria de saber se é verdade, ou se tem outro propósito, ou somente enfeite,
|
MetalJames Membro |
# ago/13
· votar
Pelo meu saber, isso não passa de uma pintura/enfeite amigo!
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
Também suspeito, mas vamos aguardar outras opiniões.
|
LeandroP Moderador |
# ago/13
· votar
WilliamJunior
Posso estar dizendo alguma bobagem, mas o aspecto é uma consequência apenas. Vejo que essas listras fazem parte do processo construtivo do braço. A parte de trás é usinada para a colocação do tensor, e depois as tiras de madeira são coladas posteriormente para tapar a usinagem. Poderia ser da mesma cor, mas por que não uma madeira de tonalidade diferente?
Desenhei um braço "em corte" pra expressar melhor o que escrevi acima: imagem do braço em corte
Um luthier pode esclarecer isso melhor.
|
eduardodff Veterano |
# ago/13
· votar
LeandroP Certeza que é isso!!
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
É acho que é isso mesmo. valeu ae galera, mas aguardo mais opiniões, sempre é bom ouvir quem sabe das coisas
|
john Norum Veterano |
# ago/13
· votar
WilliamJunior
Cara isso ai e a madeira fixada para esconder e prender o tensor, geralmente ela e escura mesmo.
|
kiki Moderador |
# ago/13
· votar
WilliamJunior existem duas opções.
a primeira é o que falou e ilustrou nosso camarada LeandroP, a madeira mais escura é uma "tampa" pro tensor. se for assim, a faixa acaba antes do headstock
ex.: 1 2 3
outra opção é o uso de faixas pra reforçar o braço. é feito um sanduiche de madeiras, o que deixa o braço mais resistente. como são duas listras, acho que é esse o seu caso.
pelo que vi buscando no google, sao duas duas faixas escuras, entao seriam 5 camas (claro - escruso - claro - escuro - claro). e as listram acabam na junção do headstock, que nesses modelos costuma ser feito em outra peça colada.
MetalJames Pelo meu saber, isso não passa de uma pintura/enfeite amigo!
não digo que nao seja possivel, mas nunca ouvi falar em listras pintadas para enfeite. se tiver algum exemplo, poste para nosso conhecimento.
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
kiki Fala mano a da minha guitarra é igual ao exemplo 3 da primeira situação, só que ao invés de uma são 2 por exemplo tem o braço, listra marrom, madeira do braço, listra do braço
assim que der upo uma foto.
|
SEI__LA Veterano |
# ago/13
· votar
essa guitarra num é igual a umas ibanez que tem 2 tensores? as vezes por isso duas listras..
|
MetalJames Membro |
# ago/13
· votar
kiki Queria mesmo era postar uma foto, vou tentar tirar. O guitarrista da minha ex banda, tem uma Iceman (se não conhecer o modelo, pesquisa), mas ela é by luthier, é velhaça, ele comprou numa feirinha de trocas, até hoje não sabe da onde veio a guitarra, quem comprou na verdade foi o pai dele quando o Matheus (o dono da Iceman) tinha uns 11 anos. O braço da guitarra não é invernizado, e com o tempo sujou de grude de tanto tocar e ao mesmo tempo desapareceu essa listra, que da ultima vez que toquei na mesma, só tava abaixo da casa 12, que não é muito tocada, aí não sujou/saiu. O Matheus me disse que era um pedaço de madeira quando questionei sobre, aí eu passei um anel meu em cima e a tinta saiu e a cor que ficou já não era a mesma da escala (marrom) e sim a mesma do braço (amarela), mas eu ressalto, a guitarra é by luthier, pode ser uma exeção, e as madeiras não devem ser gringas como das Iceman's da Ibanez. Abraço
|
Nefelibata Veterano |
# ago/13
· votar
WilliamJunior
Amigo, as listras a que se refere servem para reforçar o braço, de maneira q ele fique mais estável. Como?
Veja, uma peça de madeira se comporta como UMA peça de madeira, ela "trabalha" "evergando" pra lá e prá cá devido a uma série de fatores.
Entretanto, se vc coloca uma madeira diferente no meio, com uma densidade difrente e normalmente mais dura, essas tirar ajudam a "segurar no lugar" a outra madeira.
Normalmente a madeira encontrada nestas listras tipo sanduíche (clara/escura/clara/escura/clara) é walnut (nogueira), que é uma madeira muito duro. Assim, o walnut ajuda a impedir o maple de se movimentar naturalmente, de forma que a guitarra passa a ter uma regulagem mais estável, empena menos e menos sensível às mudanças de temperatura.
Basicamente é isto.
abraço
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
Nefelibata
Aaaahhh, no caso meu amigo está certo?
|
juninholiveira Veterano |
# ago/13
· votar
SEI__LA
2 tensores? Tem certeza? Não existe isso não amigo, até pq pela lógica, teria que ajustar os 2 tensores igualmente, se não o braço começaria a entortar. Daria muito trabalho, não só na construção, como na manutenção, e o preço. Agora se existir, eu levanto a mão pro céu.
|
Metal_Owns Membro Novato |
# ago/13
· votar
juninholiveira SEI__LA 2 tensores só é presente em guitarras de 7/8 cordas ou mais.
|
juninholiveira Veterano |
# ago/13
· votar
Metal_Owns
\o/
|
Nefelibata Veterano |
# ago/13
· votar
WilliamJunior
Não entendi direito o q seu amigo disse. Explica aí.
Mas no caso do braço com duas listras finas, que vão do head até o fim do braço, elas não servem para tampar o tensor. Apenas tem a função q mencionei. E estes braços, 99,9%, sempre tem um tensor só.
No caso da listra grossa e que acaba antes do head, esse normalmente serve pra tampar o tensor e também tem a função de estabilizar o braço. A madeira também costuma ser walnut ou então uma outra lá q eh bem dura tb, mas não é mogno.
abraço abraço
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
Nefelibata
Ele disse que essas duas listas atrás (que são de uma mdeira escura - diferente do material usado no braço e corpo) são para ajudar o braço a não empenar.
|
Ardinal Veterano |
# ago/13 · Editado por: Ardinal
· votar
WilliamJunior
Caraca, era só postar a foto que facilitaria a compreensão do pessoal... mais ta ai:
http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-cort-viva-gold-ii-24-trastes-soft-m aple-h-s-h-aco_MLB-F-4562707142_062013.jpg
|
Nefelibata Veterano |
# ago/13 · Editado por: Nefelibata
· votar
WilliamJunior
são para ajudar o braço a não empenar.
Isso. Além de manter a regulagem e o braço mais estável como um todo.
Ardinal
Kct, ainda não tinha visto esse modelo de "skunk lines". Tava acostumado com aquele padrão fender moderno e aqueles presentes nas ibanez prestige atuais.
Edit: Reparem ainda que o maple do centro tem um corte diferente do maple das laterais. O propósito é q elas tenham uma tendência de trabalhar em direções diferentes e se compensem por isto, freadas ainda pelo walnut duro no meio.
Poxa a cort tah caprichando nas guitas ainda mais agora! antes só guitarra top tinha isso.
|
Ardinal Veterano |
# ago/13
· votar
Nefelibata
Kct, ainda não tinha visto esse modelo de "skunk lines". Tava acostumado com aquele padrão fender moderno e aqueles presentes nas ibanez prestige atuais.
Então cara, tbm não conhecia essa, eu lendo o post vi que o pessoal estava tendo dificuldade para entender fui atras de alguma foto no google k k k achei bem legal tbm!
|
MMJr Veterano |
# ago/13 · Editado por: MMJr
· votar
http://i532.photobucket.com/albums/ee327/Guitarcam/lams.jpg
http://www.blackmesaguitars.com/website%20pix/5-piece%20blank.jpg
No caso das fotos acima e da foto da guitarra em questao, essa tecnica de fazer um "sanduiche" serve para aumentar a resistencia do braco, nao tendo nenhuma relacao direta com a instalacao do tensor....
Valeu...
|
WilliamJunior Membro |
# ago/13
· votar
Caraca, era só postar a foto que facilitaria a compreensão do pessoal... mais ta ai: Vlw mano Poxa a cort tah caprichando nas guitas ainda mais agora! antes só guitarra top tinha isso. Pois é mano, não sei muito sobre guitarras (ainda sou aprendiz), mas sempre lia a respeito de cort viva, ou quando procurava guitarra c x b sempre via a viva gold ii no meio, e realmente é muito boa, valeu muito a pena cada centavo, faz 3 meses que comprei :)
|