Mas que escala é essa que eu criei?

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # ago/13


    Eu compus uma musica em F maior com a base: F E Gm Am
    mas o solo é em C maior
    ai tentei colocar outra guitarra tocando uma terça acima. Acontece q seguindo uma terça acima na escala de C n fica bonito, fica mto estranho... ai fui modificando as notas da escala (de modo q soasse legal) ate chegar nessa escala:

    C D Eb F G Ab Bb

    Seria uma menor harmonica mas com a 7b... entao seria uma mistura de menor harmonica com a menor melodica? hasuhasuashu q q eu fiz ai?

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    renatoff

    Isso é dó menor natural...

    já inventaram...hshsahsa!

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Já existe desde a época da grécia antiga kkkkk peguei pesado

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    noooosssaaaa... bobiei feio dessa vez... vo ate fechar o topico pra n passar vergonha... nem vi q era natural... kkkkkk.. me confundi por causa da 7b, axava q a natural tinha 7 maior.
    eu sabia q se tivesse correto ja existia coloquei isso no titulo só pq chama a atençao..

    mas como pode C e Cm soarem bem juntas? é por causa da base em F? tem alguma regra sobre isso q eu possa estudar? tipo, soa bem em qualquer base ou deu certo nessa musica por acaso?

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    renatoff

    Essa escala em cima do F vá soar QUASE que como uma escala de Fá mixolídio, isso por causa do Ab.

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    renatoff

    me confundi por causa da 7b, axava q a natural tinha 7 maior.

    Não na natural. Pense no lá menor natural como referência: o último intervalo é de tom.

    mas como pode C e Cm soarem bem juntas?

    Mas esse solo que você comentou (que usa o dó menor) está sendo tocado sobre um acorde dó maior ou apenas sobre um bicorde de dó com quinta justa?

    Na verdade a sua progressão não é em fá maior. Observe o mi maior que aparece nela. Esse acorde não pertence ao fá maior

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    makumbator
    pensei que eu poderia substituir um acorde meio-diminuto por um maior sem problemas. Qual a progressao entao?

    se com bicorde com quinta justa vc quer dizer um power chord como por exemplo C G C, entao sim, esta em cima de um bicorde com quinta justa..

    o solo todo é na escala de C e de Cm ao msm tempo, em cima desses acordes:
    F E Gm Am

    a questao é q tem uma guitarra fazendo na escala de C e outra fazendo na escala de Cm, ao mesmo tempo, sobre os mesmos acordes.

    sendo q a escala de Cm seria quase q a nota da escala de C uma terça acima
    por exemplo, se fossem ambas as guitarras na escala de C ficaria:
    Gtr1: C B A G A G
    Gtr2: E D C B C B

    mas na musica fica:

    Gtr 1 (C maior): C B A G A G
    Gtr 2 (C menor): D# D C A# C A#

    esse trecho do solo é em cima do acorde de Gm e as notas das duas guitarras sao tocadas ao msm tempo.

    jaimuller
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Como dizia um filósofo grego, que não lembro o nome por conhecidencia...

    "Na natureza nada se cria, tudo se copia".

    Denis Guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    renatoff
    Isso tudo tá muito confuso, não dá pra entender como as idéias estão sendo aplicadas, então é impossível analisar com precisão.

    1 - Os acordes são esses mesmos?

    F com as notas F, A e C?
    E com as notas E, G# e B?
    Gm com as notas G, Bb e D?
    Am com as notas A, C e E?

    2 - Em cada acorde quais são as notas de cada guitarra?

    3 - Tem gravação disso?

    "mas como pode C e Cm soarem bem juntas?"

    Junto é relativo, depende da análise. Se a melodia estiver ocorrendo num espaço de tempo não quer dizer junto e sim em sequência. Para afirmar que estão ocorrendo simultaneamente você deverá "chocar" as notas que diferem de cada escala. Por exemplo: Bb e B | Eb e E | Ab e A.

    "pensei que eu poderia substituir um acorde meio-diminuto por um maior sem problemas."

    Como assim? Para mudar a estrutura de um acorde você terá que mudar as notas que fazem parte dele. Se colocar notas que não estão na escala por consequência você estará... SAINDO DA ESCALA, mudando o campo harmônico.

    Murilo_Ratclif
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Não se preocupa cara, eu tenho um amigo que descobriu o triângulo de Pascal numa tarde de quinta-feira na aula de matemática. Ele ficou mais empolgado que você rsrs

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    1- Sim, são estes acordes com estas notas
    2- Ouça o audio
    3- idem

    "pensei que eu poderia substituir um acorde meio-diminuto por um maior sem problemas."
    nao conheço nenhuma escala q contenha os acordes F e E, e por conta do Gm e do Am e de q na minha cabeça eu compus seguindo a escala de F, entao pra mim o tom é F.

    Audio: https://soundcloud.com/renatoff/folk-metal-solo-fcc
    Arquivo GPX (guitar pro 6): http://www.4shared.com/file/xyJua96x/Folk_Metal.html?

    Como da pra perceber, tem um violao no fundo fazendo os acordes. Uma guitarra em C e outra em Cm.

    Denis Guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    renatoff
    "nao conheço nenhuma escala q contenha os acordes F e E"

    Tem sim, esses 2 acordes fazem parte do campo harmônico de Am harmônico. Como o E é quinto da tonalidade de A, desempenhando função de dominante, você pode ignorar o G# do acorde e chocar usando a nota G na melodia, sem problemas.

    Não tenho GP6, só o 5, se puderes gravar nessa versão...

    Para o tom ser Fá o Mi teria que ser Em7(b5).

    Tens as seguintes opções:

    F | Em7(b5) | Gm | Am (Tom de F) ou...

    F | E | G | Am (Tom de Am).

    Agora com a cadência F | E | Gm | Am não tem jeito, são ao menos 2 escalas diferentes.

    Claro, depois colocando as opções de escala você estará "carregando" cada acorde para um campo diferente, então a análise da cadência deixa de ter sentido e você deverá avaliar acorde por acorde.

    F -> Pode estar nos campos maiores de C, F e Bb. Ou ainda nos campos menores harmônicos de Am e Bbm, melódico de Bbm e Cm, etc...

    E-> Mesmos resultados acima mas meio tom abaixo, ou seja, B, E e A maior, G#m e Am harm. e Am e Bm mel.

    Gm-> Pode estar nos campos maiores de F, Eb e Bb. Nem vou citar aqui os demais...

    Am-> Mesma coisa mas meio tom acima, ou seja, G, F e C maior.

    Então o campo harmônico de cada acorde será o resultado da soma das notas do acorde + notas da melodia. Como a melodia acontece de forma sequencial você poderá mudar o campo harmônico mesmo que mantenha o acorde. Agora usar mais de uma tonalidade ao mesmo tempo é o que chamamos de politonalidade, muito comum na música contemporânea. Mas o tipo de construção é bem diferente pois as tonalidades não cruzam, estão muito bem separadas em cada voz exercendo linhas independentes.

    Escutando a tua gravação a colocação das notas não soam certas pra mim, parece não funcionar. Mas isso é a minha opinião, levando em conta o meu ouvido e meu gosto estético. Vai saber o que o resto do mundo acha, hehehe... Abraço!

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Denis Guitar
    mto obrigado! vc esclareceu bastante as minhas duvidas, mas ainda restam algumas... é mto complicado entender coisas assim aqui no forum pra mim... vo levar a partitura pro meu professor, pra ver oq ele me diz.

    sobre vc achar que as notas nao estao bem colocadas eu nao sei... pra mim ta legal assim, mas meu ouvido com certeza nao é tao apurado como o seu kk.
    mas pode ser questao de gosto tbm... adoro essa tensao na musica, como por exemplo num modo frigio... onde se tem a 2b..
    inclusive tem uma outra musica minha q usa os acordes Am, Amb9 e A#(b5)/A . Causa mta tensao, e eu gosto de ouvir! :)

    Denis Guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    renatoff
    Poderias me mandar o arquivo com os solos no GP5? Assim faço a análise de tudo que está acontencendo.

    renatoff
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: renatoff
    · votar


    Denis Guitar
    http://www.4shared.com/file/2XhvTPkJ/Folk_Metal_solo.html?

    ouvindo com mais atençao, parece q o E ta soando estranho.. mas nao tenho certeza. ve ai oq vc pode me dizer. mto obrigado por sua atençao e a de td mundo q respondeu!

    Denis Guitar
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Denis Guitar
    · votar


    renatoff
    Obrigado pelo arquivo, segue a análise:

    Primeiro acorde-> F (F A C)

    Gtr 1 - toca as notas A, B e C. São respectivamente a terça, quarta aumentada e quinta do acorde. A escala é Dó maior e a intenção modal é de F Lídio.

    Gtr 2 - toca as notas C, D e E. São as terças acima da guitarra 1, estão na escala de Dó maior e confirmam a intenção modal de F Lídio.


    Segundo acorde-> E (E G# B). O melhor seria se esse acorde fosse Em, pois daí ajudaria a confirmar a intenção modal anterior.

    Gtr 1 - toca as notas G, A, B, C e D. Aqui seria interessante ao invés da nota G, tocar a nota G# (Am harmônica). Esse choque da nota G (#9) normalmente é empregado quando o tom é Am, em outras condições pode soar estranho, como nesse exemplo.

    Gtr 2 - toca as notas Bb, C, D, Eb e F. Esse arranjo entra só como efeito, não dá pra analisar em cima do acorde. É apenas a terça menor fixa em cima da guitarra 1. Observe ainda o choque entre as notas Eb e F com a tônica do acorde E, muito dissonante.


    Terceiro acorde-> Gm (G Bb D)

    Gtr 1 - toca as notas C, B, A, G, F e E. A nota B contradiz a nota Bb do acorde. Aqui acredito que seria melhor transformar o acorde em G, combina melhor com a escala que está sendo utilizada.

    Gtr 2 - toca as notas Eb, D, C, Bb, Ab e G. Novamente terça menor fixa em cima da guitarra 1, apenas um efeito, como ligar o pitch shifter. A nota Eb é uma sexta menor em cima de acorde menor, dissonância evitada.


    Quarto acorde-> Am (A C E)

    Gtr 1 - toca as notas E, D, B e A. Não define com exatidão a escala, pode ser Dó ou Sol maior. De qualquer maneira a melodia é compatível com o acorde.

    Gtr 2 - toca as notas G, F, D e C. Continua a terça menor fixa.

    Sugiro fazer então as mudanças propostas acima, ou mudando os acordes, ou alterando algumas notas. A segunda guitarra deverá ser desconsiderada da análise e tratada como um efeito estilo pitch shifter fixo na terça menor. Abração!

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Denis Guitar
    cara muito obrigado!!! foi uma p*ta aula pra mim hoje!

    os acordes entao ficaram: F Em G Am
    eu removi os "conflitos" q vc disse... ai deixei a segunda guitarra como pitch shift.
    uma terça maior acima:
    https://soundcloud.com/renatoff/folk-metal-terca-maior

    e em outra uma terça menor acima, pra comparar:
    https://soundcloud.com/renatoff/folk-metal-terca-menor

    n sei dizer oq fica melhor.. mas o da terça menor é mto "dissonante" e pode desagradar... entao ficaria com o da terça maior.. mas n achei a tensao gerada pela 3m em cima do acorde de G e Am tao grande.

    mas cara, o importante nao é como vai ficar a musica, e sim oq aprendi hj! com certeza vai ser mto importante pra mim. vlw msm, nem vou mais precisar levar pro meu professor! hasuhasuh :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mas que escala é essa que eu criei?