Que escala é essa?

    Autor Mensagem
    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10


    Pessoal, é o seguinte, eu fiz um riff que tem uma sonoridade que eu nunca percebi em nenhuma escala... queria a ajuda de v6 pra identificar se ela está em alguma escala...

    as notas são: E F G A A# C D

    e o tom do riff que eu fiz aparentemente é G...

    gostaria de saber se esta em alguma escala, e se sim, qual, para que eu possa aprimora-lo. Agradeço desde já!!

    makumbator
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Stan Mallone

    Pode-se considerar como o modo E lócrino(ou lócrio), que é o sétimo modo de Fá maior(tonalidade com 1 bemol). Esse modo também é chamado de escala meio-diminuta

    Mas é claro que tudo depende do contexto também.

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    acho que me expressei mal... se o tom é G a escala é:

    G A A#C D E F

    queria saber qual escala é essa, gostei muito da sonoridade dela...

    Igor Grillo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mas aew Stan Mallone....

    Todas as notas dessa escala sua são maiores msm?

    Pq ai já seria uma boa discussão pq ali a gnt tem vários A.E.M's

    abç

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Igor Grillo

    pow, acho que não, tenho certeza que não, o próprio G soa como se fosse menor... mas não tenho certeza... o makumbator tentou explicar ai mas num consegui captar nd... eu sou autodidata, e ainda não comecei a estudar modos gregos saca...

    ela tem uma sonoridade sinistra, mas não consegui identificar o tritono... e eu fiz tudo d ouvido o riff... não pesquisei nd, ele simplesmente veio

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o que são A.E.M's?

    skiva_thrash
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Stan Mallone

    Essa escala aki: G A Bb (e não A#)C D E F e a escala de Sol Dórico q se encontra no campo de Fá.

    Valeu!!

    joaum
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o makumbator está certo, é o E lócrio, mas eu acho que não é a escala meio-diminuta... Mas pra você entender melhor, é o seguinte:
    Você toca a escala de Fá maior (F G A A# C D E) começando pelo E (E F G A A# C D).
    O campo harmônico nesse caso é o de Fá maior, então você pode usar pra base os seguintes acordes: F, Gm, Am Bb, C, Dm e E°.
    Espero ter ajudado, bom estudo aew ;)

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    joaum

    na verdade, acho que seria eu tocar a escala d fá maior começando por G, pois o tom do riff q eu fiz é G... mas a primeira nota realmente é F... nesse caso, continua sendo o mesmo campo harmônico e a mesma escala de fá maior?
    skiva_thrash

    eu num gosto muito d usar bemóis na linguagem, prefiro sustenidos, maaas se vc insiste, Bb!!

    obrigado pela ajuda, mas a dúvida ainda continua

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: luquinhas12
    · votar


    acho que me expressei mal... se o tom é G a escala é:

    G A A#C D E F


    ACho que o correto seria

    G A Bb C D E F

    mas nao sei

    valew

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    até onde eu sei, A# e Bb são a mesma nota, é só o modo de escrever que é diferente...

    resumindo, vc troca as moscas mas a mer** é a mesma...

    joaum
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Stan Mallone

    começando por G só muda o modo grego, mas continua sendo a escala e campo harmônico de Fá maior

    Abç

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ah blz... mas muda de qual modo pra qual modo grego??

    Valeu!

    joaum
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Stan Mallone

    eu também achava que A# e Bb eram a mesma coisa, mas eu li ontem que, teoricamente o sustenido e o bemol têm uma diferença mínima, mas o ouvido humando não consegue perceber essa diferença :S
    Mas em instrumentos como o violão, guitarra, baixo, piano não tem diferença mesmo, você toca a mesma nota para A# Bb, assim como quaisquer outros bemóis ou sustenidos (F# e Gb, C# e Db, etc...).
    É meio estranho isso xD
    E você tem que se acostumar a utilizar bemol também ;)

    Até mais

    Stan Mallone
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu sou acostumado, mas num gosto de usar... mas não que apareça o bemol na minha frente e eu não saiba o que é...

    mas vlw ai joaum ajudou pacas!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Que escala é essa?