Como simular violão acústico metalico com guitarra?

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # jul/13


    pessoal, eu queria o timbre da introduçao dessa musica:



    eu sei que é feito com um violao acustico com cordas de aço... eu tenho um violão, mas nao quero colocar cordas de aço nele por varios motivos... entao queria "simular" esse som com a guitarra... tem jeito?

    --- Meus efeitos abaixo, nao precisa ler---

    tentei com um equalizador e dei uma diminuida nos médios, principalmente proximo de 520Hz... aumentei os baixos proximos de 96 e os agudos proximos de 2KHz..

    Tambem coloquei um compressor pra nao ficar mto sustain.... melhorou bastante, mas ainda ta muito longe...
    ------------------------

    Alguém ai tem alguma dica? ja fez isso antes?
    também surgiu uma outra pergunta enqnto eu pesquisava o assunto aqui no forum:
    Existe algum encordoamento de NYLON que tenha um som bastante metalico?

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    renatoff
    nao conheço nenhum encordamento nylon q possa soar como se fosse aço nao viu cara...mas olha, pra simular com a guitarra, acho q a diferença mais significativa q vc pode ter é TIRANDO o falante da linha...vc pode plugar a guita em linha e NAO USAR SIMULADOR DE FALANTES, além de alguns tapas em equalização, valorizando graves e dando um high shelf de uns 3 dbs nos agudos acima de 5k pra dar mais brilho e definição...isso costuma funcionar! se vc quer esse timbre microfonando um auto falante de amp de guitarra, aí acho q ja nao vai conseguir se nao tiver um pedal acoustic simulator...plugar em linha é mais negocio!
    o violão tem as cordas mais frouxas devido ao braço ser menor, tente afinar meio ou um tom mais baixo e por um capostraste pra corrigir a afinação...subir a ação das cordas tbm ajuda, mas ai vc ja começa a mexer muito na guitarra e dps pra voltar ao normal precisará de uma cansativa regulagem...
    vc pode tbm usar VSTs como o overloud th2, q tem um pedal simulador acustico...usar ele sem emular nenhum falante já é quase 100% violão...só vai precisar de um equalizador ou low exciter...
    se nao me engano o reaper tem o ReaExciter, um excitador q gera harmonicos agudos e graves...nao tenho ctza se o do reaper gera graves tbm...mas se nao gerar, recomendo o modernexciter, da antress...é um plugin free mto bom q faz mto bem esse papel...vc usa ele pra socar graves e em seguida um equalizador pra "controlar" eles cortando os subgraves de menos de 30hz e dando uns picos pra baixo em frequencias escrotas q tendem a aparecer!
    acho q tudo isso pode ajudar alguma coisa!

    ROo
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    renatoff
    Existem pedais como o Acoustic Simulator da BOSS. Devem existir outros melhores, mas eu não conheço nada disso.

    O Petrucci utiliza captadores Piezzo, mas é um baita trabalho isso aí.

    renatoff
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ALF is back
    ROo


    obrigado, melhorou demais agora com o acoustic simulator! nao sabia da existencia desse pedal! :)

    ta um pouco sintetico de mais, só que querer mais que isso já é milagre kkk

    a unica coisa é q o som ta meio "molhado" ainda... aquela questao do sustain que falei... mas nada que atrapalhe de mais. Isso aí tem algum jeito de ajustar?

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    renatoff
    na teoria, o compressor q vc ta usando só vai "piorar" a questão pois vai aumentar o sustain...pra vc diminuir o sustain precisaria usar um expansor (q faz o contrario do compressor)...mas nao sei usar esse troço...o negocio é comprimir sem dó!
    kkkkkkk
    pra usar o compressor sem grandes problemas, sugiro q use o ataque e o release mais baixos...sendo que o attack fique quase zerado...assim vc tem uma atuação rapida no compressor e ele nao fica alongando seu sustain!

    ta um pouco sintetico de mais, só que querer mais que isso já é milagre kkk
    exatamente! acho q o exciter ainda pode melhorar esse toque sintético...mas nao vai muito longe nao! rs

    Delson
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Com o dinheiro do pedal simulador, você compra um violão aço de verdade...

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    acho que esse som só se obtem com um violão de aço meu amigo....

    craken
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    uma ponte fishman power bridge faz todo o trabalho pesado...

    renatoff
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: renatoff
    · votar


    Gravei uma demonstraçao:
    https://soundcloud.com/renatoff/timbre-acustico-teste

    mas realmente... só vo conseguir esse timbre com um violao de aço....
    apesar de que o timbre que consegui com as VSTs nao ficou ruim de tudo... um pouco mais 'tweak' e acho q da pra melhorar, mas nunca vai ficar igual..

    me interessei por essa ponte fishman q permite a colocaçao de caps piezzo.. por acaso é preciso furar a guitarra pra coloca-la? (tenho uma les paul, tune o matic). O unico problema é que com o preço dela deve dar pra comprar outro violao kkk... Quanto vcs acham q custaria uma, em media?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como simular violão acústico metalico com guitarra?