Técnica do Ace Frehley

Autor Mensagem
pequenogafanhoto
Veterano
# jul/13 · Editado por: pequenogafanhoto


Pessoal, há tempos que admiro o Ace Frehley, pra falar a verdade, é por causa dele que eu comecei a tocar, e continuo tocando...

Desde alguns meses pra cá venho estudando o estilo dele, fraseado, licks, etc.

O que eu andei reparando é o jeito dele de segurar a guitarra, dar bends, nunca vi nenhum outro guitarrista que toca assim.
Estou trabalhando nisso e ACHO que já consigo imitar bem, mas tem uma coisa que eu achei mais evidente e até hoje eu não entendi.
Procurei isso aqui no fórum e no google em geral e não achei nada a respeito, acho que eu é que tô muito obcecado com esse cara, lol.

Ele dá bends com um dedo só, né? Quando ele usa o anelar, por algum motivo ele dobra o indicador como se estivesse puxando a corda com ele.

Aqui vai um vídeo pra exemplificar melhor :

Coloquem nos 1:29, quando isso fica mais evidente.

Nos 2:40 desse outro vídeo também da pra perceber isso, reparem na última nota que ele faz:


Alguém sabe porquê ele faz isso?

Valeu!!!

Caike_bend
Veterano
# jul/13
· votar


Cara, se inspirar é legal. Mas querer copiar TUDO do cara, eu acho meio errado..

VoidOfSympathy
Membro
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto
Sim, vc está MUITO obcecado com ele... Pra mim, nada de mais no bend... inclusive, me parece errado o jeito dele de fazer.

elciosouza
Veterano
# jul/13
· votar


cara, vc tem que entender que cada um tem uma estrutura óssea diferente, ou seja, mãos diferentes. pelo que dá pra perceber, o Ace é um cara baixo e com mãos pequenas...o que faz ele dar bends, as vezes com mais de um dedo. faça o que te deixar mais a vontade....inspire-se na técnica dele, mas faça do seu jeito.

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto

Longe de mim querer falar mal do Frehley, que é ídolo seu e de milhões. Fui meio obcecado com Tony Iommi, que nunca foi um primor de técnica, mesmo porque metade dos dedos do cara estão só no toco, hahaha!

Mas, já que pediu opinião, vou dar a minha da forma mais honesta possível.

Sem entrar no mérito da música, já que acho o Kiss muito bacana: talvez a parte técnica do Frehley não seja o melhor exemplo a seguir. Ele nunca foi considerado um guitarrista top em termos de técnica, sem falar que ele tá muito estragado de cachaça e drogas há muito tempo, e é provável que a técnica dele tenha decaído bastante. Eu fiquei muito chocado com uma entrevista do Gene Simmons, contando que tinham que contratar guitarristas de bandas Kiss cover pra ensinar ao Frehley os próprios solos dele...

Eu tentaria pegar a parte forte dele (da época áurea), ou seja, o estilo e os licks (o que vc disse que já tá fazendo), aplicando a técnica mais ortodoxa possível, isto é, a que você aprende com bons professores. Se é pra ter técnica diferente, que você tenha a sua própria, que seja mais confortável pra você.

Nos vídeos, não vi nada de mais na técnica nos bends dele e acho que dá pra fazer a mesma coisa com postura mais saudável e com menos esforço.

Outra coisa que é muito bonita, mas que eu jamais teria para tocar: uma guitarra com 3 humbuckers. O magnetismo dos captadores tira sustain das cordas e ainda torna os bends mais difíceis.

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto
Eu também evitaria pintar as unhas... ;)

Metal_Owns
Membro Novato
# jul/13
· votar


Cara, se quiser se influenciar nele, é muito legal, mas copiar TUDO dele é.. nem vou citar o termo. Inspire-se em famosos, mas crie seu próprio estilo.

pequenogafanhoto
Veterano
# jul/13
· votar


Fala galera

talvez a parte técnica do Frehley não seja o melhor exemplo a seguir. Ele nunca foi considerado um guitarrista top em termos de técnica
sim sim, concordo com você, mas com técnica eu me referi só ao jeito dele dar bends mesmo

Eu fiquei muito chocado com uma entrevista do Gene Simmons, contando que tinham que contratar guitarristas de bandas Kiss cover pra ensinar ao Frehley os próprios solos dele
Pelo que eu sei, esse episódio foi na reunion tour, nos anos 90, quando o tommy thayer ajudou ele a lembrar os solos e as músicas dele, afinal ele não tocava elas há 20 anos lol.
eu usei esses vídeos mais recentes porque a qualidade da imagem é melhor e é mais facil de reparar isso do bend, apesar de ele estar acabado, a essência, o jeito de tocar ainda é o mesmo..

a minha dúvida (e acho que ninguem entendeu isso xD) é porque ele dobra os dedos, mesmo ele não estando usando eles para dar o bend... nos 1:29 dá pra ver isso, ele dá bend com o anelar, e dobra o indicador, mesmo o indicador nem estando encostado na escala, saca?

brunowebguitar
Veterano
# jul/13 · Editado por: brunowebguitar
· votar


Me nego a deixar um comentário útil nesse tópico...

pequenogafanhoto
Veterano
# jul/13 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


valeu

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto
Ai meu santo Deus...
Nem vou falar nada, não vale a pena gastar meu tempo tentando ajudar alguém que quer dobrar o dedo durante um bend porque "acha bonito"...

cafe_com_leite
Veterano
# jul/13
· votar


Cara, não tem um porque, ele aprendeu desse jeito, é confortável pra ele e só. Duvido que quando ele tava aprendendo a tocar se ele ficava preocupado em dobrar o dedo indicador enquanto dava um bend com o dedo anelar. Aliás, te aconselho a ouvir mais guitarristas, que pode te oferecer técnicas mais apuradas e maior musicalidade. A estética do movimento não importa, oque importa é o som que tu tira com ele.

Ps: Não aguentei 2 min vendo esse primeiro vídeo.

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


brunowebguitar

Me nego a deixar um comentário útil nesse tópico...


Entendo que o assunto é infantil, mas também não há a necessidade de desmerecer o garoto, provavelmente ele está ingressando na guitarra.

pequenogafanhoto

cada um tem uma forma de tocar amigo, creio que ele toque desta forma porque sente que é mais confortável para ele.

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Drinho
Provavelmente você não leu o post que ele disse que queria fazer igual porque achava bonito... Ele editou o post e escreveu só "valeu".
Pô, todo mundo dando dicas pro cara estudar, tentar evoluir, não se limitar a estudar só um guitarrista, melhorar as técnicas, e ele vem questionar um posicionamento de dedos porque acha bonito??
Pra mim ele não quer aprender nada, só quer fazer firulinha igual o cara. E tocar que é bom...

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto
Dá uma olhada nisto aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=vg7ugDja1fA

Muito instrutivo. E, na minha opinião, apesar de também ser heterodoxo na técnica, vale mais a pena que o Frehley em termos de técnica.

elciosouza
Veterano
# jul/13
· votar


gente, sinceramente não vejo por que atacar o garoto dessa maneira. ele é novo, tá começando e nada mais natural do que querer tocar igual ao ídolo dele. já vi MUITOS caras na noite, quando eu era mais novo, tocando com uma Les Paul na altura do quadril, sem camisa, cabelos compridos no rosto e se desse mole ainda tinha uma cartola. assim como já muito zé ruela achando que é Steve Vai dos pés a cabeça.
Eu mesmo quando comecei a estudar guitarra pra valer, meu primeiro desafio foi Eric Clapton. O cara sola usando apenas 3 dedos, e eu fui na dele...o cara faz vibrato sem encostar a mão no braço da guitarra, eu fui atrás...o cara faz bend e dá vibrato ao mesmo tempo sem encostar no braço da guitarra, e novamente eu fui atrás. quando eu o vi tocar violão pela primeira vez, fiquei inconformado em como ele conseguia tocar sem palheta daquela forma...a posição da mão direita dele é algo que nunca vi igual e eu achava que poderia fazer igual...imitar tudo...só que aí vai entrar o que eu disse no meu primeiro post aqui. cada um tem uma mão diferente, cada um reage de forma diferente ao tocar.
hj eu consigo tocar de uma maneira, que já não considero mais TÃO Claptonesca, estou conseguindo achar o meu caminho. mas se eu não ficasse horas assistindo vídeos dele em slow motion, tentando copiar o cara, eu não teria chegado aonde eu cheguei hj.
pequenogafanhoto, se o que vc quer é tocar igual ao Ace, vá em frente...pegue os vídeos dele e tente pegar todos os movimentos..sem se importar com o que vão dizer....se vc acha bonito, opinião sua...vc tá começando e um dia vai encontrar o seu caminho pro rock n' roll. uma coisa eu percebi no vídeo do bend...ele não encosta o indicador na corda ao dar o bend...o bend dele é com um dedo somente. acredito que ele dobra o indicador por puro reflexo...vc vai perceber como a sua mão se comporta ao tocar...cada um reage de uma maneira. boa sorte!

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


pequenogafanhoto

olha só...acho covardia com o Ace Frehley abrir um topico sobre a técnica dele...
isso pq o cara influenciou nações na guitarra e no rock em geral junto com sua mitológica banda...mas eles conseguiram isso pq fizeram coisas inovadoras NO ROCK, jamais nos seus instrumentos...
o Ace é um guitarrista bom, e paramos por aqui com os adjetivos...
querer imita-lo não é um acerto...
legal, vc começou a tocar guitarra por causa dele...bom isso! mas se quiser melhorar sua tecnica mesmo, pare de copiar a forma de tocar dele...é errado copiar qualquer um, mas querer copiar logo o Ace.................tanto guitarrista tecnicamente superior por ai...rs
e aí vc abre um topico sobre a tecnica dele...claro q a galera vai cair de pau! Hj as pessoas estão acostumadas com a nata da técnica...nomes como Guthrie Govan, Greg Howe, Ritchie Kotzen, John Petrucci, Daniele Gottardo, etc são as referencias...quem começa a tocar ja começa conhecendo esses caras...quem não curte sons desse estilo mais tecnico e prefere uma pegada mais vintage, se apega em outros grandes guitarristas tecnicamente falando, como Knopfler, Jeff Beck, Page, Clapton, Hendrix, F Zappa...

entende que não há no mundo da guitarra tecnica um espaço pro Ace? então não exponha o cara que ja fez muito pela historia do rock!

Jfla15
Veterano
# jul/13
· votar


Eu também faço os bends assim.. acho que por vicio mesmo.. mas tenho força o bastante no dedo pra fazer bend com um só.

JoePerry
Veterano
# ago/13
· votar


Com tanta patada o menino assustado foi embora do tópico...

jigo__
Veterano
# ago/13
· votar


kra na boa o kra é novo e ta começando, cada um segue um caminho e não acho errado o kra começar sem conhecer gdes guitarristas e querer ser igual ao kra... com o tempo ele msm vai perceber que não precisa disso...

eu não sou nd, por tanto não sirvo nem de exemplo rsrs, mas qdo comecei não conhecia nenhum guitarrista técnico, não pensava nunca em conhecer steve vai, petrucci e isso foi até bom de certa maneira p/ mim, pois se eu tivesse conhecido esses kras no começo teria parado de tocar, pq de tão técnicos q eles são eu veria e não tocaria mais rsrs até hj acho mtas coisas inalcançáveis

é importante ter ídolos e querer copiar algumas coisas, mas é importante tb ter cada um a sua individualidade... só não concordo nunca que alguém é obrigado a conhecer certos músicos só por eles serem bons tecnicamente... cada um se espelha no que quer pq no fim só o que importa é tocar e ter ídolos que te motivem a seguir sempre em frente, independente de quem sejam esses ídolos...


abçs

ALF is back
Veterano
# ago/13
· votar


jigo__
então cara, mas o foda é querer copiar detalhes tao minusciosos da pegada de um ídolo...quando se trata de postura, ai sim precisa de um cuidado maior e um critério a seguir..o detalhe q levou o cara a abrir o tópico é tão irrelevante q quase ngm entendeu qual é o tal posicionamento místico e secreto do Ace na hora do bends...eu, por exemplo nem entendi...olhei com mta atenção no video nos segundos q ele indicou e puts..nao tem nada importante ali...kkkkk

Shafik
Membro
# ago/13
· votar


Bom, primeiramente vou deixar o meu ponto de vista ( já que todo mundo deixou né )...
Eu acredito que existem dois tipos de guitarristas/instrumentistas:
1° O que pega o instrumento de ouvido, o que fica cassando os barulhinho na escala do instrumento pra tentar fazer igual, e enquanto não acertar num para de de tentar, tira varias musicas de "ídolos" e lendas do rock ou outro gênero do gosto do pião.
2° O cara que pega e estuda o instrumento, aprende como ele funciona, como aplicar técnicas no mesmo, busca um conhecimento mais teórico e interpreta o instrumento de uma forma mais "exata" ( matematicamente falando ) - meu caso.
AMBOS tem o mesmo potencial de aprendizagem e nenhum é melhor que o outro, pois vou mais uma vez salientar, no mundo da musica agente se surpreende SEMPRE, não temos idade, sexo, religião e cor.
Eu não acho errado o cara se espelhar em um guitarrista que não possui tanta técnica assim, até mesmo se formos pegar o principio das coisas ( estudo de guitarra em geral ) é altamente recomendado que se aprenda as coisas básicas/fáceis pra depois ir aumentando o nível de dificuldade.. ou eu to errado? Né!?... portanto se ele está iniciando agora (e nem que fosse veterano) não vejo motivos para esse tipo de "esculhambação" com o garoto, creio até que aqui não cabe a nós expormos nossas opiniões sobre o artista, e sim no mínimo incentivar e apoiar o mesmo, auxiliando com o máximo de informação UTIL e PERTINENTE ao tópico.

ON Topic: @pequenogafanhoto
Cara, vou falar o eu acho, o ato de se fazer um bend, você utiliza seu pulso como uma alavanca, e o gira sobre o próprio eixo para ter um certo impulso, e pelo o que eu observei nesse vídeo, ele faz o bend de maneira "errada", onde ele usa a mão e não o pulso para EMPURRAR a corda pra cima, e não esse esqueminha ( que é o correto para os mais ortodoxos ) de se girar o pulso. Ao se executar o bend como ele faz, você precisa fisicamente fazer MUITO mais força, e as vezes esse ato de muito mais força ele apoia o dedo (dobrado no caso ) no braço simplesmente para ter um melhor apoio para o bend em questão... saco?

Lelo Mig
Membro
# ago/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


pequenogafanhoto

Desculpem, mas a grande maioria confunde um pouco as coisas e coloca tudo num balaio só....

Cometem erros com "visão de guitarrista dos anos 90" para analisar alguns guitarristas antigos.

A técnica de Ace Frehley é "Técnica Nenhuma".... ele não têm e não faz nada com técnica. É um típico guitarrista anos 70, intuitivo, que aprendeu sózinho, observando e com dicas de amigos.

Não há demérito algum nisso, só não queiram analisar tecnicamente, um guitarrista que não faz uso dela, não aprendeu, e não aplica.

Gosto do Ace, seu estilão, sua criatividade, seus licks.........mas, querer analisar estes "bends viciados pelo autodidatismo", como se fosse um recurso estudado à exaustão e aplicados milimetricamente em prol de uma sonoridade é viajar na maionese.

Ace não sabe nada tecnicamente.........

Obs: Em tempo. Sou autodidata, não tenho técnica alguma, faço bends como ele. O que não me impede de reconhecer que "guitarrista maneiro ele pode ser, mas técnicas à parte, não têm nenhuma".

Obs 2: "Gene Simmons, contando que tinham que contratar guitarristas"

Gene Simmons sempre foi um puta falastrão... Quem é ele (como músico) para fazer críticas a quem quer que seja? Ele não toca poha nenhuma, vai falar do Ace?

Marcelo Sobral
Membro
# ago/13
· votar


Ele dá bends com um dedo só, né? Quando ele usa o anelar, por algum motivo ele dobra o indicador como se estivesse puxando a corda com ele.


Pequeno Gafanhoto,

Não se apegue tanto na parte visual, a não ser que vc realmente queira, ele toca dessa forma de maneira inconciente, foque mais na sonoridade.

Marc Snow
Veterano
# ago/13
· votar


pequenogafanhoto
Cara, faça o que quiser!

Muita gente fica falando para voce criar seu proprio estilo, pra não copiar, etc... Mas não te ajudam em nada e falam como se fossem superiores

TODOS os guitarristas, quando começaram, copiaram, aprenderam e ouviram os ídolos até cansarem.

Paul Gilbert , Marty Friedman e Dimebag Darrel, afirmam que ALIVE é a maior enciclopédia de licks que ja ouviram, e que aprenderam TODOS os solos, nota por nota, quando começaram

Eu fiz isso tambem, pois como voce, comecei a tocar guitarra por causa do Kiss e do Ace Frehley. E por ter passado em muitas KISS COVERS, fui obrigado a saber todos os seus solos.

Grande abraço e no que puder ajudar...estou aí!

Mentzer
Membro Novato
# ago/13
· votar


Eu acho engraçado isso de ficar criticando o cara.

Todos os guitarristas ou aspirantes começaram tentando imitar seu ídolo, seja na forma de segurar, tocar, dedilhar e etc; e só depois foram abrindo a mente e encontrando novos ares ou guitarristas.
Tenho certeza que pleo menos 90% ou mais do pessoal não começou ouvindo Ritchie Kotzen, John Petrucci, Satriani e etc.

Eu mesmo sou muito, mas muito fã mesmo do Slash e embora tenham inúmeros posts falando mal do cara, eu continuei (e continuo kkkk) tentando fazer como ele até conhecer outros.
Isso não tira o mérito de ninguém.

Esse negócio do bend pode ser só um vício, ou uma forma de ter mais firmeza na mão, sei lá.

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mentzer
Nada a ver cara, comecei a tocar me influenciando no Metallica e no Black Sabbath, mas nem por isso quis parecer como eles.

Mentzer
Membro Novato
# ago/13
· votar


Ok, eu posso ter generalizado. Mas é normal você querer tocar como aqueles de quem gosta.

Como disse, eu sempre quis tocar como o Slash.
Até mesmo, tentei tocar uma guitarra ao contrário como o Mark Knopfler! kkkkkkkk Claro que não deu certo.

ALF is back
Veterano
# ago/13
· votar


Mentzer
como assim ao contrario como o Knopfler?

Mentzer
Membro Novato
# ago/13
· votar


ALF is back
O Mark Knoplfer é canhoto, mas toca como destro!
É por isso que muitos críticos e "entendedores" o chamam de gênio, mesmo que ainda existam muita gente que não gosta dele o DIre Straits.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnica do Ace Frehley