[Ajuda em Projeto] Transformar violão tonante em guitarra para slide

    Autor Mensagem
    Joe Voj
    Veterano
    # jul/13


    Galera, é o seguinte, tenho aqui em casa um "violão" tonante, que na verdade parece mais um cavaquinho mutante.
    Tava parado faz tempo aqui em casa, e semana passada lembrei que ele existia!
    Tinha aquela linda pintura amarela com marrom Tonante, a qual já meti uma lixa e está na madeira. Incrivelmente ele se tornou um violão digamos, menos feio? Mais aceitável?
    Anyway, tenho curtido muito o som do Seasick Steve, o qual conheci no tópico Rock no cabo da vassoura. Vendo ele tocar fodasticamente com equipamentos homemades e tendo o violão aqui em casa pensei, por que não mandar um captador nele?
    Tenho 1 guitarra Condor Clp ( uma especial de aniversário de 25 anos da Condor) e 1 violão Tagima Jumbo e acho ruim, tanto pra mim quanto pros instrumentos, ficar trocando a afinação toda hora pra Open G ou Open D, pra tocar com slide, que é algo que faço frequente.

    Minha idéia é: Comprar um jogo de tarraxas novo pro Tonante, rastilho e pestana, tacar cordas de guitarra e um captador barato na boca dele. Associado a isso, talvez encher o violão de espuma e fechar a boca dele também.
    Eu tenho um amplificador Bugera BC15 pré-valvulado que tira um som muito parecido com o do Seasick.
    Tenho conhecimento básico em solda e Lutheria.
    Esse projeto seria pra tocar apenas com slide. Tambpem não me importo que no final das contas ele fique muito ruim, acho que a diversão já vale a pena.
    Então o que vocês acham?
    Preparando pra ser apedrejado em 3..2..1...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Pela diversão sim, pelo custo e resultado final não

    Sai mais barato uma guitarra xing ling de 250 para deixar pra slides

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sinceramente eu não faria cara. Os tonantes têm sério problemas de construção mesmo, que impossibilitam até mesmo uma afinação decente. E não vai ser trocar as tarraxas que vão resolver o problema de afinação.
    Eu compraria um tagima montana (uns 350 reais nas lojas) que tem bem a vibe dos violões pra slide, corpo pequeno, sem cutway e o captador fat boy acoustic da malagoli que foi pensado justamente pra isso, por num violão pra ter aquele som característico, desleixado, dos sliders. É um captador muito bom, e vem pronto pra instalar no violão.
    Vai gastar um pouco a mais mas vai ter um instrumento bem legal, que dá pra usar em shows e tudo mais, com um nível de qualidade legal.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Hmmmm, não rola nem como uma cigar box improvisada então?
    Vou dar uma estudada em guitarras xing ling aqui na cidade então! Valeu!
    Talvez eu dê uma estudada e faça uma cigar box logo de uma vez...

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Joe Voj
    qual a madeira usada no seu violão tonante?

    lembro que a marca tonante tinha madeira boa, mas acabamento péssimo, talvez possa valer a pena pegar a madeira e fazer uma geral nela, assim como já vi um cara do fórum aqui ter feito um upgrade numa guitarra tonante e ficou até legalzinho.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Não faço a minima ideia de qual madeira é usada....
    O modelo dele é o Ae2

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Joe Voj
    tenta se informar, um conhecido meu chegou a comprar uma tonante, pegou o corpo dela, que tinha madeira boa, montou uma guitarra que ficou até boa e vendeu por 800 reais.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Galera, é o seguinte, tenho aqui em casa um "violão" tonante, que na verdade parece mais um cavaquinho mutante.
    Tava parado faz tempo aqui em casa, e semana passada lembrei que ele existia!


    hahahahahahahahahaha! :')
    Eu adoro essas piadas com os Tonantes.

    Joe Voj
    Esteja ciente que você vai acabar gastando uma boa grana nisso e não ter um resultado sonoro satisfatório.
    Mas se você quer mesmo é bancar o Professor Pardal, vai fundo cara! A experiencia provavelmente vai ser bacana.

    Buja
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Joe Voj
    kkkk brincar de luthier é legal. Tava até querendo pegar uma guitarra tonatona trovadora pra fazer uma decoração rsrs. To pensando rsrs.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Bom, decidi fazer o seguinte:
    Esse violão eu vou terminar a reforma, passar um verniz spray, colocar pestana e rastilho ( o qual eu farei, mandar pra Luthier não compensa nem a gasolina de levar).
    Amanhã mesmo eu vou começar a fazer uma cigar box!
    Amanhã vou na empresa da minha mãe catar toco velho e a peça fundamental, a caixa de charuto!
    O Sócio dela disse que tem uma jogada em algum lugar lá, vou procurar. Qualquer coisa vou garimpar aqui em Uberlandia mesmo. Em ultimo caso eu colo 4 tabuas e mando a ver.
    Valeu pelas dicas galera!
    O que vale é a diversão!
    Vou fazer um topico aqui no cifra club com o projeto em desenvolvimento se tudo ocorrer bem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda em Projeto] Transformar violão tonante em guitarra para slide