Tapar os "F-Hollows" de uma semi acustica

Autor Mensagem
guigo88_JC
Membro
# jun/13


Olá pessoal do FCC , estou com uma duvida imensa !

tenho uma Guitarra semi Acustica da Waldman GHJ_140 CW (http://www.waldman-music.com/pt/produtos_view.php?Id=180)

comprei ela faz esses meses, e comecei a tocar na igreja com ela... só que tem um probleminha que esta me incomodando, quando coloco algum driver ela apita, e chega a tremer e muito... e pesquisando por aqui vi que pra parar esse apito, eles indicaram a tampar os "F-Hollows", e queria saber de vocês com oque eu fecho essas aberturas, vi pessoal falando em sites gringo que eles colocaram espuma, outros papel contact... queria saber se é ótimo fazer isso, se vai resolver ou se não mexer na minha pedaleira e arruma os drivers?

desde já, obrigado !

Delson
Veterano
# jun/13
· votar


guigo88_JC
Esse procedimento vai amenizar pouca coisa (SE amenizar o problema).
Ela apita por causa da sua construção. Ela é uma hollow body (totalmente oca, como um violão). Dá pra colocar algum overdrive sim, mas nada exagerado, além de você ter que abaixar o volume quando não estiver tocando. Também pode ser que o apito venha dos captadores. Se forem de fábrica, estes são bem genéricos.
Enfim, se você quiser alto ganho, essa não é a guitarra indicada.

guigo88_JC
Membro
# jun/13
· votar


Delson
eu entendi... então o esquema mesmo é eu regular bem um Overdrive, ela veio tudo de fabrica... mas eu vou dar uma olhada na minha pedaleira pra ver se regulo bem isso rs'

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


guigo88_JC

pelo oq ouvi aqui no fórum os captadores ativos quase ñ tem interação com a madeira da guitarra,vc pode optar por isso mas acho q tiraria a "essência" da semi acustica.

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage
Não ter interação com o TIPO de madeira beleza, mas uma hollow body é quase um violão, sem contar que o ganho de caps ativos é muito mais alto, pode ser que apite mais ainda...

guigo88_JC
Cara, esse tipo de guitarra não foi feita pra usar com muito drive, então o jeito é diminuir bastante o ganho do drive e tentar chegar em uma configuração que te agrade!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


guigo88_JC
Cara, existem dois problemas aqui:
E 1º lugar, guitarras semi-acústicas como essa NÃO são para usar com distorção, até mesmo com booster ou perto do amp, pois, sendo sua caixa de ressonância ôca ( e não semi-sólida como nas tipo 335), a possibilidade de "feedbeck" é muito grande. Em 2º lugar, captadores de má qualidade tem a tendência a apresentar maiores níveis de ruído e microfonia.
Instalar capts ativos não vai adiantar nada, pois não é o tipo de captador que "causa" o "feedbeck", mas as características gerais de construção de uma guitarra.
Abç

Nefelibata
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage

pelo oq ouvi aqui no fórum os captadores ativos quase ñ tem interação com a madeira da guitarra
Isso é lenda e não vai resolver o problema da microfonia se ela for causada pela caixa acústica, que dá feedback e faz vibrar as cordas.

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


brunowebguitar

nem todos,existem novos captadores ativos feitos para sons cleans

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


guigo88_JC
Essa guitarra não serve para tocar com drive. Tampar os f-holes, trocar de captadores, etc. pode só amenizar o problema.
Esse tipo de guitarra deveria ser usada somente por quem quer esse tipo de som. Eu recomendo trocar de guitarra.
Com uma guitarra de corpo maciço você poderá abusar do drive à vontade.

guigo88_JC
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bloody_Rage
daniloaurelio
brunowebguitar

entendi, então o jeito é mudar os setup da pedaleira... e configurar da melhor maneira possível pra que possa não apitar...

mas obrigado pela ajuda =)

tiohendrix
Veterano
# jun/13
· votar


Na minha guitarra coloquei um Paf da DiMarzio e resolveu o problema para sons um pouco mais pesados, ela também é full hollow body . Mas para sons modernos não adianta. Pode mapear o palco também e verificar os pontos críticos onde o feedback ocorre de acordo com o posicionamento em relação as caixas e a reverberação do próprio ambiente .

elchapa
Veterano
# jun/13
· votar


guigo88_JC

Cara, como já falaram aqui, essa guitarra definitivamente NÃO foi feita para tocar com drive pesadão.

Além disso, tapar os f-hollow dela é a mesma coisa que comprar um dogão e tirar a salsicha haha, perde toda a característica da guitarra.

Se vc quer realmente tocar com drive forte, eu sugiro vender essa daí e comprar outra véih, uma que suporte melhor os drives.

SkyHawk
Membro
# jun/13
· votar


Não acho uma boa modificar o tampo da guitarra para tampar os f holes, muito dificilmente vai ficar um serviço bacana, vai desvalorizar o instrumento e não vai resolver o problema.

Eu adoro guitarras semi-acústicas que possuem uma construção diferente da sua, apesar de terem as duas câmaras com o f holes, o centro é de madeira maciça onde são fixados as ferragens e os captadores, esse tipo de construção alia o tom mais macio da parte acústica com o peso de uma guitarra de corpo sólido.

As 100% acústicas como a sua, também são instrumentos muito especiais e bacanas, mas são realmente mais voltados para o Jazz e um Blues com um crunch leve.

SkyHawk
Membro
# jun/13
· votar


A Gibson Lucille do B.B. King, se não me engano, é uma acústica com os F Holes tampados de fábrica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


SkyHawk
Sim, mas essa guitarra não é semi-acústica, é semi-sólida (como todasas 335 e suas derivadas).
Abç

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


semi-sólidas não foram feitas para usar com drive e sons pesados

e pq o cara do blink 182 usa? tá bom ñ é lá um som pesado heuaheuahe mas ele usa distorção nela,claro q ñ é pra se usar com uma distorção igual a do jeff loomis mas EU acho q cm algumas adaptações dá pra conseguir isso,só ñ acho q vale a pena pq ela irá perder praticamente todas as caracteristicas do som dela,vc só vai ter o visual se uma.mas claro,minha opinião.

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage
Uma semi-solida pode tranquilamente ser usada com drive. Eu usava a minha até com bastante ganho, distorcao mesmo. Porem....................logicamente, pela fisica do instrumento, ela dava muito feedback, muito sustain, e as vezes até "apito", digamos, microfonia. Ela realmente tremia no colo. Esse pra mim era um efeito muito desejado. Indesejado pra outros. Mas dizer que "nao pode" ser usada com drive é exagero.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage
Cara, o guitarrista do Blink 182 é rico e tem um equipamento (no palco e nac coxia e no P.A, que 99,9% dos foristas aui nunca vai ter. Então, não dá para comprar... Ademais, a guitarra do auto desse tópico é semi-acústica, não semi-sólida, que aceita certos níveis de drive sim.
Abç

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é tem esse fator também,e msm assim ás vezes dá uns ruídos ao vivo,pra mim semi acustica e semi sólida sempre foram a mesma coisa '-',as semi acusticas são aquelas bem grandes e grossas muitas vezes na forma de um violão e sem aquele bloco da gibson 335? e outra dúvida,guitarras de custo mais baixos como a Tagima blues,Benson hollywood,Giannini Diamond de mesmo modelo da 335 tem também esse bloco central?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage
Sim, tem. Essas duas que vc citou são boas guitarras.
Abç

daniloaurelio
Veterano
# jul/13
· votar


Bloody_Rage
O bloco central na ES-335 serve justamente para acabar com os problemas de microfonia, além de aumentar o sustain e alterar o timbre da guita como um todo. A 335 aguenta muito mais drive do que uma hollow body. É uma solução ótima para quem quer ter uma guita para tocar com distorção, mas não abre mão do "ar" das semi-acusticas.

Bloody_Rage
Veterano
# jul/13
· votar


daniloaurelio
Entendi,mas ela aceita uma distorção com um ganho meio q o Metallica usa? (The black album e And justice for all)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Bloody_Rage
Seria melhor evitar....
Guitarras semi-sólidas também sofrem os efeitos do "feedback", posto que seu corpo tem uma margem de vibração maior que as sólidas.
Tocar com um overdrive e eventualmente com um fuzz para solos não tem problema, mas usar distorção de alto ganho e com volumes altos não é uma boa idéia, a não ser que vc tenha um equipamento profissional.
Abç

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar


guigo88_JC

Parabéns pela guitarra, muito bom gosto... praticamente igual a minha, hehe, uma Waldman também, só que a 250, da mesma cor que a sua, inclusive.

Pessoal,

Tenho uma dúvida meio besta: o problema do feedback acontece somente quando ligada em amplificadores? Em linha não? Pergunto porque não tive ainda a oportunidade de ligar a minha em altos volumes no amplificador, apenas em linha com fone de ouvido, e em linha não percebi nada de errado.

Abraçs.


Kleber Blacklock

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


Kleber Blacklock

Impossível ter microfonia no fone de ouvido. O volume para fora do fone é insignificante e não tem como gerar o feedback. Não sei explicar em termos físicos, mas feedback é quando o som amplificado faz a guitarra e os captadores vibrarem demais, gerando aquele barulho chato da microfonia. É a mesma coisa com microfone (captadores não deixam de ser microfones): se ficar com volume muito alto ou, principalmente, muito próximo dos falantes, vai dar uma baita microfonia. Sem volume, isso é impossível.

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar


clguitar
Opa, valeu pela explicação, eu disse que era dúvida besta, hehe.


guigo88_JC
Cara, o Bertola que me corrija se eu estiver enganado, porém, uma dica que encontrei na net sobre como diminuir o feedback é encher o corpo da guitarra com algodão e na sequência passar uka fita nos f-holes. Repito: encontrei essa dica num site da internet.

Repassei a dica à você pelo seguinte: acredito que você tenha que solucionar o problema com o que tem em mãos. Pode ser que seguindo o procedimento de encher a guitarra com algodão o som perca as características de uma semi, porém, acrediti que sua emergência e prioridade seja conseguir diminuir o feedback e a microfonia, não?

Abraço.


Kleber Blacklock

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/13
· votar


Eu tenho uma Gretsch Electromatic G5129, hollowbody também, e já sofri com feedback. O melhor jeito mesmo é evitar distorções pesadas. Mas já vi o Ted Nugent (que usa uma Gibson Byrdland com bastante drive) dizer que com o tempo você aprende a "dançar" com a guitarra, abafando com o teu corpo e se posicionando em relação ao amp de forma a evitar o feedback. Sou da opinião de que, com qualquer instrumento, se você gosta da sonoridade, vale a pena tentar adaptar o teu som às características do instrumento. De repente tu até "incorpora" o feedback no teu estilo de tocar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Kleber Blacklock
Pode-se usar algodão sim, mas o ideal é sêda.
BrotherCrow
O Ted Nugent usa drive do próprio amp e controla isso através do uso extensivo do pot de volume (uma arte hoje esquecida pelos garotos guitarrristas). As Gibsons Birdlands tem certas caracteristicas que diminuem um pouco a tendência ao "feedback", como corpo mais fino e escala menor (23 1/2 pol.) que o padrão Gibson (24, 75pol).
Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/13
· votar


Sim, Bertola, não só o volume mas também o tone ajudam muito na hora de fugir do feedback. Aprendi isso na marra. Mas na real já comprei a Gretsch tendo o feedback em mente, pra tentar utilizar isso de uma forma musical. Ainda estou trabalhando nisso hehe.

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


outro segredo é usar o pot de tone...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tapar os "F-Hollows" de uma semi acustica