Estudar Guitarra com Método de Violino, o que acham?

    Autor Mensagem
    Erik Montenegro
    Veterano
    # jun/13


    Ola pessoal, comprei uma guitarra há 2 dias e estou começando agora, apesar de estar estudando agora guitarra sou violinista há 12 anos, já toquei em bandas de rock e orquestras independentes. Como tenho experiencia com estudos de violinos estou aplicando eles no estudo da guitarra para não ficar preso em tablaturas, as técnicas de arco estou usando como técnicas de palhetas, já arrisco composições simples como marcha nupcial e hino nacional brasileiro, mas na opinião de vocês, posso evoluir mais rapidamente assim ou posso acabar encontrando dificuldades?

    Obrigado!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Erik Montenegro

    Cara, pelo que entendi você toca violino há 12 anos, certo? Então deve dominar muito bem a leitura de partituras, certo?

    Pois bem, não creio que alguém iria aprender violino usando método de guitarra, e usando as técnicas de palheta para aplicar no arco, desta feita, não vejo sentido o inverso.

    Você já sendo um músico poderá usar, futuramente, essa aplicação, para descobrir novos caminhos e novas utilizações que poderão surtir em coisas interessantes, mas não agora.

    Nesse momento, que você esta se iniciando no instrumento, aconselharia a estudar pelos métodos e técnicas tradicionais para não desenvolver vícios que com certeza irão te prejudicar. Além do mais, o grande diferencial entre os dois instrumentos é a harmônia, e o grande "ponto fraco" dos guitarristas. Tem de aprender a fazer TODOS os acordes, amigo, e com método de violino começa de forma errada.


    Pelos 12 anos de violino, creio que você leia partitura muito bem, então esqueça as tablaturas, pelo menos por ora, e inicie por métodos "partiturados".

    Boa sorte e bons estudos!

    Geist
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Erik Montenegro
    Já eu acho que é super válido estudar dessa forma. Seu som será diferente do comum por usar de um referencial que não é muito utilizado por outros guitarristas. A forma de visualizar vai ser diferente e sua sonoridade também. Assim como Stanley Jordan se baseou no piano para tocar guitarra, gerando um som único, você pode fazer o mesmo. Mas claro, é necessário tocar da forma "convencional" também.

    albertpike
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Eu brinco com violino e guitarra ...embora minha leitura de pauta esteja um pouco enferrujada pela falta de prática tenho algum conhecimento...e posso falar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...

    Estude guitarra como se estuda guitarra, não tem essa de seu som vai ser diferente nem fantasia nenhuma...se você quiser no máximo recomendo pegar uns concertos para violino e transpor para a guitarra...mas falando em técnica não tente fazer macaquices na guitarra aprenda e domine as técnicas convencionais primeiro, depois sim tente improvisar algo....

    Delson
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Eu sei de um guitarrista que toca guitarra com arco de violino. Nossa, como ele é foda...

    Mas, ao assunto, creio que isso não deva ser problema. As partituras para violino e guitarra são a mesma coisa, né? ((ou eu estou redondamente enganado?) É que eu estou começando a entender esse negócio de partitura agora...)

    v1marqu3s
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: v1marqu3s
    · votar


    Hum... concordo um pouco c/ o Lelo Mig, sinto na pele o que é ter aprendido cheio de "vícios"... mas vou deixar um lance aqui pra reflexão: será que não é por causa dessa "falta de ousadia" que os guitarristas hoje soam tão parecidos? Será que tentar algo diferente não poderia mesmo resultar em uma sonoridade diferenciada? "Melhor" e "pior" são conceitos tão vagos, será que uma pessoa que estudou guitarra por método de violino não seria apenas "diferente"?

    Erik Montenegro
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Reativando a postagem depois de um tempo, alguns vícios que guitarristas normalmente tem eu não desenvolvi, como pensar em números (dedos e cordas) ainda estou caminhando nos estudos, mas ja estou fazendo shows com a banda!!!

    Erik Montenegro
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    acho interessante registrar a evolução!

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Erik Montenegro

    Cara, isso de pensar em números eu nao vejo como um vicio e sim como um dos métodos didáticos da guitarra. No violino vc tmb tem o dedo 1, 2, 3 e 4, assim como 1ª , 2ª, 3ª posição etc....

    Na minha visão vícios são empunhadora errada, arcada errada, postura errada, etc (isso na linguagem do violino)....

    Penso q vc tem q aprender a pegada clássica de guitarra assim como a popular ( com o dedo em cima do braço, muito usada no rock e blues) pois esta privilegia as técnicas de guitarra, tal como bends, vibrato, etc....

    De qualquer maneira eu acho q pode ser muito construtivo importar técnicas ou licks de um instrumento para outro. Vários guitarristas fazem isso...
    A inspiração vc pode buscar em qualquer lado, mas é importante ajustar a técnica para cada instrumento ....

    Bons estudos.
    Abç

    WilliamJunior
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Olá amigo, compre um método do Gaetano Kay Galif ( Método Completo de Guitrra - Do Blues ao Jazz) é 99,8% em partitura e é muito bom.

    Rednef2
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Tenta fazer essa experiência. É bom porque sai daquela coisa "conservadora" guitarristica.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Erik Montenegro
    Cara, pensar em números as vezes é bom. Toco guitarra e começei agora a tocar piano. A forma de pensar é totalmente diferente entre a erudita e a contemporânea. Pensar em intervalos as vezes irá te ajudar a improvisar de forma mais fluente por te influenciar a pensar mais em escalas e não em notas que compôe o acorde, fazendo com que você abra o leque de notas que poderão ser usadas dessa forma. Se você consegue pensar em notas, mas ainda assim associá-las a escalas completas e não apenas a tétrades, então acho que você está num caminho muito bom, já tive aula com o Scott Henderson e ele pensa dessa forma, não pensa em intervalos, pensa em notas, mas ele é um cara muito livre, usa todo tipo de escala possível.

    Concluindo, o que eu queria dizer é que pensar apenas em notas e não intervalos da forma erudita, pensando em tétrades e sacrificando a improvisação para dar lugar á composição é MUITO RUIM na guitarra. Pensar em intervalos ou notas, compondo escalas com 7 notas e pensando nisso de forma a facilitar a improvisação é MUITO BOM para a guitarra.

    mauriciotav
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Reativando a postagem depois de um tempo, alguns vícios que guitarristas normalmente tem eu não desenvolvi, como pensar em números (dedos e cordas) ainda estou caminhando nos estudos, mas ja estou fazendo shows com a banda!!!

    Cara! Gostaria de parabenizá-lo pela força de vontade!

    Sou guitarrista há 23 anos mas não vivo de música, toco como todo guitarrista violão, guitarra e brinco um pouco no piano, fugindo um pouco do mesmo já toquei samba e toco também cavaquinho, toco mais chorinho no cavaco só que sempre achei o cavaquinho muito limitado por não ter a nota C5 então tentei o bandolim, tirei vários chorinhos no bandolim mas se alguém me perguntar se toco bandolim falo que não, pois tenho muita dificuldade, como o bandolim é a mesma afinação do violino deixo uma pergunta:

    Você sentiu muita dificuldade de improvisar na guitarra?

    Porque sinto muita dificuldade de improvisar no bandolim, talvez porque os desenhos das escalas pentatônicas / blues ficam tão estranhas no bandolim / violino...

    Erik Montenegro
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    mauriciotav
    Senti dificuldades sim pelo fato da guitarra ser temperada (não só em improvisar, mas tocar solos prontos também). por conta disso ainda toco um pouco "preso" se comparado com o violino.

    Erik Montenegro
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Então pessoal, não tem como fugir de muita coisa, e eu estou tomando cuidado para não desenvolver vícios de postura! vou gravar alguns vídeos improvisando um pouco e vou postar por aqui!!!!!!!!!! talvez crie mais um topico para discussão sobre transpor técnicas para outros instrumentos.

    d joe hard
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pensei que o tópico tinha sido criado pelo Yngwie Malmsteen.

    Brincadeiras a parte, uma das coisas em que ele diz se inspirar é na técnica do Paganinni. São coisas diferentes, no caso dele acredito que ele já tinha as bases da guitarra e decidiu acrescentar esse "estilo" a seu jeito de tocar. Aliás ele até toca algumas coisas do Paganini que ficam bem interessantes.

    mauriciotav
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Erik Montenegro
    Então pessoal, não tem como fugir de muita coisa, e eu estou tomando cuidado para não desenvolver vícios de postura! vou gravar alguns vídeos improvisando um pouco e vou postar por aqui!!!!!!!!!! talvez crie mais um topico para discussão sobre transpor técnicas para outros instrumentos.


    Cara te falo uma coisa, a música é universal portanto, para adquirir uma boa técnica é simples, dê uma olhada em video aulas de postura e pegada na guitarra, principalmente nos dedos que têm que ficar sempre bem soltos e sem levantá-los muito na mão esquerda, um macete é você manter o polegar baixo na parte de trás do braço e o resto é o mesmo do violino, estudar exaustivamente escalas sempre com o metrônomo, aconselho video aulas do Paul Gilbert (no you tube) que é sempre bem didático, na guitarra é muito utilizada as pentatônicas e blues uma forma de ter pegada é escutar e tirar blues que é mais lento e usa-se muitos bends.

    Boa sorte no novo instrumento e quando eu tiver tempo e coragem eu encaro novamente os estudos no bandolim, se você tentasse o bandolim rapidamente ia tocar muito.

    Um abraço!

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Erik Montenegro

    talvez crie mais um topico para discussão sobre transpor técnicas para outros instrumentos.

    Durante o fim dos 60 muitos violinistas importaram técnicas da guitarra para o violino.... Naquela época q muitas bandas de rock progressivo ou fusion tinha um violino. Tipo Mahavishnu Orchestra que teve Jean Luc Ponty e Jarry Goodman...

    Richard Greene, q era violinista do Seatrain, foi pioneiro numa técnica q chama "the chop", q ao meu ver lembra muito o som de uma palhetada percussiva (como em Voodoo Child ) passada para o violino...

    Don Sugarcane Harrys (violinista e guitarrista) tem algumas coisas q me lembram Hendrix... ( https://www.youtube.com/watch?v=mlbLN-AwK1s ).

    Enfim... Tmb ha muitas técnicas da guitarra, q ao meu ver, foram inspiradas no violino, como o truque de usar o volume para simular um arco, ou os bend do john Mclaughlin q soam a violino oriental ( https://www.youtube.com/watch?v=alFuRz6uDpI ).....

    Eu ja tive de passar muitos solos de outros instrumentos para a guitarra em bandas q toquei e q nao tinham teclado, ou simplesmente pq eu curtia muito uma musica feita em outro instrumento e queria toca-la na guitarra... Acho q isso é muito construtivo....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudar Guitarra com Método de Violino, o que acham?