B.B. King Guitar Lesson - Uma aula de teoria com o Rei do Blues!

    Autor Mensagem
    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Eric Clapton


    Pra quem acha que o Rei do Blues tem um conhecimento limitado por ser autodidata e músico de blues, fica ai umas lições do Rei conversando sobre acordes, escalas, modos, arpejos, dinâmicas, modulações, licks, vibratos, bends, amplificadores e muitas outras coisas!

    Vida longa ao rei! /o\

    Acordes



    http://www.youtube.com/watch?v=862QmhLO7wY

    Escalas: Cromatismos e Pentatônica Menor



    http://www.youtube.com/watch?v=wwPylVP7ngE

    Modulações e Licks



    http://www.youtube.com/watch?v=yCxDDOWMPfc

    Influências do Jazz



    http://www.youtube.com/watch?v=tfDIiWbYG6I

    Amplificadores



    http://www.youtube.com/watch?v=O0mAQdTsVp0

    Dinâmica e exercícios



    http://www.youtube.com/watch?v=P1QgoXzjjQs

    Solando



    http://www.youtube.com/watch?v=TA-zCK0dEds

    Arpejos



    http://www.youtube.com/watch?v=_HQPh14jc2I

    Vibratos e Bends



    http://www.youtube.com/watch?v=vg7ugDja1fA

    Ian Anderson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    pourra q legal

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ian Anderson

    Fique de cara agora. B.B. King, Ph.D da Universidade de Mississippi

    PQP!

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ian Anderson

    Fique de cara agora. B.B. King, Ph.D da Universidade de Mississippi

    PQP!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Eric Clapton

    O cara é um monstro... sem comentários!

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lelo Mig


    Muita gente acha que o BB King só sabe fazer aquele arroz com feijão básico. Aqui ele prova que manja sim muito de música!

    E mais uma vez ele prova que para ser um bom músico não basta ter talento ou nascer com dom, Tem que treinar e estudar, segundo as palavras do próprio rei do Blues!


    Ou seja, nada. Mas nada é mais importante para um músico, do que estudar e treinar!

    Rednef2
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    O bicho improvisando aquele Jazz ficou muito louco!

    o cara toca muito!

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Mandou muito bem! Não parei pra tirar nem imitar nada ainda. Amanhã vou ligar a guitarra e sentar pra tentar copiar o estilo. :p

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eric Clapton

    E isso tudo de forma autodidata, sem livros, revistas, Youtube ou fóruns... Sensacional. Vou assistir tudo com calma depois, dei só uma espiada rápida.

    Fique de cara agora. B.B. King, Ph.D da Universidade de Mississippi

    Merece muito mais. Enquanto isso nosso letrado ex-presidente tem 21 títulos de doutor (Ph.D) honoris causa pelo mundo. kkkkk

    Delson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Esses vibratos...

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    E ainda tem gente que diz que o cara toca um acorde sem saber o que está fazendo, hahaha. Vou ver esses vídeos com calma, valeu por compartilhar!

    Leomju
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eric Clapton
    Muito legal, já tinha visto os vídeos.
    Há muito tempo que tenho banido os modistos e pré-conceitos da minha forma de pensar.

    Seja Blues ou Fusion, Mozart Mello ou Chimbinha...
    Admiro de tudo, sem julgar o músico.

    A música não tem regras, nem tem que ser complicada!
    Geralmente ela acontece de forma esplêndida, quando o músico se entrega a sua prática!

    Valeu!

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Leomju

    Seja Blues ou Fusion, Mozart Mello ou Chimbinha...
    Admiro de tudo, sem julgar o músico.


    Muito bem colocado. Eu acho que uma pessoa tem todo direito de, por alguma razão, não curtir BB King, Chimbinha, Hendrix, Michel Teló, metal from hell ou Miles Davis. Está no direito de cada um, é da formação, da percepção, do momento, do entendimento da coisa e é como discutir religião, perda de tempo que não adianta em nada. O problema é falar que é ruim, isso para mim perde toda a credibilidade de quem fala.

    Pessoal, o palhaço-deputado Tiririca estourou no Brasil inteiro cantando Florentina de Jesus. Quer saber? Brilhante, neguinho estuda música a vida toda e não consegue metade do que a Florentina de Jesus conseguiu, o cara tá rico e virou deputado muito por conta desta música - só que eu não compro o CD nem voto nele, mas isso é outro papo. nenguinho gosta de criticar, estão metendo o pau no Dado Vila-Lobos. É ruim? Lota um estádio e venda mais discos que ele, depois eu escuto o cara falar que é ruim. kkkkk

    Pronto, falei...

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Muito bem colocado. Eu acho que uma pessoa tem todo direito de, por alguma razão, não curtir BB King, Chimbinha, Hendrix, Michel Teló, metal from hell ou Miles Davis. Está no direito de cada um, é da formação, da percepção, do momento, do entendimento da coisa e é como discutir religião, perda de tempo que não adianta em nada. O problema é falar que é ruim, isso para mim perde toda a credibilidade de quem fala.

    Eu também acho que há diferença entre não gostar x dizer que é ruim. Acho que não há relação, nesse caso. Eu por exemplo não curto Beatles (já até comentei isso aqui outras vezes), mas não vou ficar bradando aos 4 cantos do fórum que eles são ruins.

    Agora, se tem coisa que eu acho ruim mesmo e pronto, não tem jeito. É como vc falou, isso é outro papo. Eu até posso achar o Dado Villa Lobos ruim e manifestar isso. Só que não vai ser a minha opinião que desabonará a importância dele no cenário musical.

    Então ficar dizendo aqui o que é bom e o que é ruim acaba sendo apenas uma manifestação de gosto particular que no final das contas não terá influência alguma. Que nem aqueles caras que ficam querendo te empurrar goela abaixo o que é bom (pra eles). Não tenho mais saco pra esse tipo de coisa não, hehehe.

    elciosouza
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: elciosouza
    · votar


    tenho essa video aula e a do Buddy Guy em DVD...é muito boa pra vc tentar entender o estilo dele. acompanho o BB tem um bom tempo e sempre busco entrevistas dele. se a minha minha memória não foi pro saco, ele tocava instrumento de sopro(não me recordo qual) e adaptou o que ele sabia desse instrumento para a guitarra; muitos licks dele provém dessa adaptação. ele não se julga "letrado", tanto que eu acredito que ele aprende muito muito com os músicos da banda dele,que são top.
    por isso ele sempre fala em entrevistas que um músico deve estudar, saber ler partitura e etc. mas que o mais importante é saber tocar, ter feelling...enfim, a prática. esse DVD vcs acham pra baixar na web facilmente...se não me falha a memória são mais de 2 horas...eram 2 VHS que viraram 1 DVD.
    o legal é vc ver a forma que ele usa mais, como ele faz o vibrato, os bends chorados, as notas que ele costuma estacionar no fim dos licks...acho ele MUITO bom e quase "incopiável". um lance que ele fala, Clapton e outros também é, escute outros músicos além dos guitarristas...ou vc virará uma cópia. é legal pegar idéias de gaitistas como Little Walter(existem vários licks de guitarra que vieram da gaita dele), saxofonistas, pianistas(Johnnie Johnson, mestre, e Billy Preston, MONSTRO)...enfim, isso dá outra cara nos solos...pegar um vocabulário diferente.

    Dr.Blues
    Membro
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Eu acho que esse conceito de bom ou ruim é muito pessoal. Na verdade, o importante perceber se determinado músico preenche a lacuna que falta naquela banda. Pode-se achar o Dado fraco como instrumentista, mas para o Legião Urbana, preenheu perfeitamente na idéia da banda, ou alguem imagina o Satriani ou SRV guitarrista do Legião??? Imagina nos luais da vida os moleques de 15 anos tendo que cantar como o Renato Russo e tocar como Satriani :)

    Obs: nunca ví ninguém tocar SRV ou Satriani num luau...

    Abraço

    SkyHawk
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Adorei os videos !

    PguitarMaxx
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Vida longa ao rei!

    Nilton Rafael
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ele tem cara de ser um velhinho muito gente boa ueheuheue

    Soultunes
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Ele realmente entende do que faz. Não é só inspiração, tem muito estudo, teoria e conhecimento acumulados na musica dele.

    Na banda dele só tem musicos feras, o Larry Carlton (que eu adoro tambem), foi guitarrista do BB King durante algum tempo.

    Ir para estrada com este tipo de gente, ensina tanto quanto ou mais do que aulas na cadeira de um conservatorio.

    O BB King pegou muitas coisas do T Bone Walker e das orquestras jazz para formatar seu proprio estilo e se consagrou como um dos grandes do estilo, sempre sera lembrado.

    Vida longa ao Blues.

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    E isso tudo de forma autodidata, sem livros, revistas, Youtube ou fóruns... Sensacional. Vou assistir tudo com calma depois, dei só uma espiada rápida.

    Fique de cara agora. B.B. King, Ph.D da Universidade de Mississippi

    Merece muito mais. Enquanto isso nosso letrado ex-presidente tem 21 títulos de doutor (Ph.D) honoris causa pelo mundo. kkkkk

    E isso tudo de forma autodidata, sem livros, revistas, Youtube ou fóruns... Sensacional. Vou assistir tudo com calma depois, dei só uma espiada rápida.

    Fique de cara agora. B.B. King, Ph.D da Universidade de Mississippi

    Merece muito mais. Enquanto isso nosso letrado ex-presidente tem 21 títulos de doutor (Ph.D) honoris causa pelo mundo. kkkkk



    Ele merece o título que tem. Sem contar a simpatia e a humildade desse cara. Tive o privilégio de assistir a um show dele. Sem comentários. Ele é engraçado e divertido. Um homem de muita energia, mesmo nos seus quase 90 anos.

    É difícil ver músicos consagrados que esbanjam simpatia hoje em dia. Phil Collins e Eddie Van Halen são outros músico que admiro muito, não só pelas habilidades musicais e pelo talento, mas pela simplicidade, humildade, carisma, alegria e simpatia!

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Muito legal, já tinha visto os vídeos.
    Há muito tempo que tenho banido os modistos e pré-conceitos da minha forma de pensar.

    Seja Blues ou Fusion, Mozart Mello ou Chimbinha...
    Admiro de tudo, sem julgar o músico.

    A música não tem regras, nem tem que ser complicada!
    Geralmente ela acontece de forma esplêndida, quando o músico se entrega a sua prática!

    Valeu!

    Muito legal, já tinha visto os vídeos.
    Há muito tempo que tenho banido os modistos e pré-conceitos da minha forma de pensar.

    Seja Blues ou Fusion, Mozart Mello ou Chimbinha...
    Admiro de tudo, sem julgar o músico.

    A música não tem regras, nem tem que ser complicada!
    Geralmente ela acontece de forma esplêndida, quando o músico se entrega a sua prática!

    Valeu!



    Exatamente, eu acho que as limitações técnicas e teóricas de um músico estão além das músicas que ele toca.

    Lembro de uma vez ver um vídeo de um guitarrista muito bom tocando. Achei ele realmente bom. Fui ver quem era, era o Hudson Cardorini da dupla Edson e Hudson.

    Fiquei com vergonha de mim mesmo, pois não sou fã desses breganejos de hoje em dia (sou a moda antiga de Tião Carrero e Pardinho e Tonico e Tinoco kkkkkkkkk)

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Pra mim o maior guitarrista de todos os tempos... O melhor show que eu já vi na vida foi dele. Um exemplo de humildade, carisma, simpatia, alegria e, é claro, musicalidade.

    Dinow
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Belo material! B.B genial como sempre!

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    B.B é o cara né bicho, num tem conversa

    Mr. Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eric Clapton

    Excelente post, muito obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a B.B. King Guitar Lesson - Uma aula de teoria com o Rei do Blues!