Yamaha SG2000 SG3000 e semelhantes (sbg)

    Autor Mensagem
    astrataranis
    Veterano
    # mai/13


    caros,

    Ha muito tempo pesquiso sobre as sbg2000 (nos states eram sbg pra não confrontar a gibson, no resto do mundo sg).

    Essa série de guitas são mundialmente conhecidas como Les Paul Killers, ainda que no BR pouquíssimos sabem de sua existência.

    Basicamente temos a seguinte linhagem:

    SG 400
    SG500
    SG700
    SG800
    SG1000
    SG2000

    Depois em 84 +- tiveram as reedicoes:
    SG1800
    SG1500
    SG3000
    (EM ordem da mais simples pra mais completa, basicamente da primeira safra comecaram com hard cromado, braco parafusado ate braco colado e nas sg2000 necktru (nao sei como escreve), sempre com um timbre matados em todas as versoes, ja a reedicao tem algumas mudancas mas em especial a sg3000 tem todo um trabalho em abalone mexicano e um captador de syntex, uma especie de aço cirurgico que se traduz num som mais doce e profundo)

    La fora ha um culto sobre essas guitarras, como eu disse, sao chamadas de les paul killer, pois embora visualmente se pareca com uma SG seu som é muito mais LP que qqr outra coisa.

    O SOM:

    Clean é considerado um som BEM mais anasalado, gordo e suave que uma LP. Particularmente acho o clean dela muito diferente de uma LP.
    Drive/crunch etc: aí que ela fala pra que veio, seu som fica realmente algo iconico, com pegada, força, dinamica e uma profundidade que nunca vi numa LP.
    Sustain: dá de chinelada em qqr outra guitarra que eu já vi, basta ouvir EUROPA do SANTANA e vera que sustain absurdo ela produz. Sensacional, tem um video ao vivo dele tocando que ele mesmo da risada do sustain absurdo e interminavel.

    Peso: por ser uma guita sem chamber, buracos etc, é meio pesadinha
    Construcao: segundo proprietarios é extremamente robusta e bem construida, normalmente seus proprietarios consideram melhores que as gibsons em todos os aspectos.

    Hardware: cromo e dourado, basicamente muito bem feito e de boa afinacao.

    Design: sou suspeito pra falar, acho lindissima.

    Preço ebay *media dos ultimos 10 meses:
    sg 400/500/800 = 300 dolares
    sg1000= 1500 dolares
    sg 2000= 2200 dolares
    sg3000= 2500 dolares

    Fez a fama do carlos santana, é uma guitarra antiga, made in japan, obviamente pouco difundida no mundo, mas tem bons musicos que a usam. recentemente no show planeta atlantida a sg2000 foi a escolha do guitarrista do planet hemp.

    Fotos procurem no google, mais facil e com mais opcoes que eu postar.

    Essa foi minha singela homenagem a uma guitarra dos sonhos, no forum basicamente existem fender/gibson e xing ling. Vejo quase nada sobre outras guitarras outros sons...

    Tirando o MMI que nao gosta delas, alguem aí mais gosta ou conhece ou já pesquisou a respeito dessa belezinha?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    astrataranis
    Eu já regulei uma SG500 preta. Uma guitarra muito legal, com um design "clássico", mui bem construída. Os capts não eram tão bons mas dão bem conta do recado. Uma excelente pedida para quem é fã de guitarras pouco comuns mas não "bizarras"...
    Abç

    astrataranis
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    grande bertola, que legal te ver no topico!

    entao, as 400 e 500 realmente tinham caps mais simplorios, embora tirando as reedicoes, todos os caps sao yamahas, mas as sg1000 e sg2000 tinham captadores beeeem melhores (sb2000 ainda melhores!) .

    focando apenas no som a diferenca entre a 3000 e 2000 era que a reedicao era mais profunda e suave, melodico em relacao da 2000.

    A maioria dos proprietarios dizem que nao tem preferencia entre uma e outra, sao diferentes embora proximas.

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    astrataranis
    Eu tive uma SG1000, fabricada por volta de 1980. Construção fantástica, tocabilidade nota 10. É uma guitarra bem pesada, tem que ter a coluna boa para tocá-la!

    Eu achei os captadores muito bons. O timbre era parecido com uma Les Paul com mais sustain e definição. O que mais me impressionou positivamente foi o som dos captadores splitados, muito convincentes. E o sistema de knobs push-push é muito confortável e fácil de usar.

    Acho que uma igual usada dá pra achar por uns 800 dólares no eBay. Vale muito a pena para quem quer ter uma guitarra do nível das melhores Les Pauls por um preço bacana.

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Sobre os modelos: até a Sg1000, elas têm braço colado. A partir da SG2000, têm braço inteiriço e uma barra de metal abaixo da ponte para, supostamente, dar mais sustain. Imagino que o timbre da SG2000 seja um pouco diferente da SG1000 por esses dois fatores.

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    http://www.ebay.ch/itm/80sYamaha-SG-1000-Sunburst-Guitar-MIJ-whc-/2811 01505278?pt=Guitar&hash=item4172f492fe#ht_17201wt_689

    Esse é um ótimo vendedor, já comprei com ele. Tem sempre coisa muito boa.

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Quem estava tocando as SBG era o Phil X, inclusive na turnê do Bon Jovi, substituindo o Sambora. Baita timbre do cara, que usa normalmente captadores P90.

    astrataranis
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    essa sg1000 ta linda! Compraria faaacil facccilll!!

    astrataranis
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    tem ate um video do phil x tocando com as p90, nao vi o video mas sei q existe (nao real nao suporto os gritos e macaquices dele... raros os videos dele q vejo)

    mas se ele tava usando , com certeza eh q a guita vale muito, afinal o cara tem uma vastissima gama de guitas a disposicao e conhecimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha SG2000 SG3000 e semelhantes (sbg)