Strato com 2 volumes e 1 tone

Autor Mensagem
Richardson_Aru
Veterano
# mai/13


Boa noite galera

Eu queria colocar 2 knobs de volume na minha guita e deixa só 1 tone.

Alguém tem algum esquema assim?

Minha guita tem 3 singles e 2 tones e 1 volume.

O modelo da minha guitarra e Giannini Sonic X Séries

Pesquisei no forum mais não achei nada :/

Obrigado desde já!!

mateusrrm
Veterano
# mai/13
· votar


Richardson_Aru
Ja vi isso uma vez em uma ediçao da Guitar Player, uma com o Jack White, de número 173, no "Chama o Ténico - Top Secret". O Jaque Molina ensina la como fazer algo parecido, no caso ele coloca uma chavinha pra poder selecionar os dois volumes e tira o tone, em uma posição da chave ele usa um dos volumes e vice-versa, não me lembro muito bem, era algo assim, tenta pesquisar ai, mas tu falou que queria um tone mas nesse caso ele não deixa o tone.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Nem no site da Seymour Duncan tem esse esquema. Eu ficaria com 1 vol e 1 tone e deixaria o local tradicional do botao de volume sem nada. Eu vivo esbarrando nesse botao sem querer! :)

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


mateusrrm
Na verdade eu queria sim o tone que ia comandar os 3 caps e um volume para o cap Ponte e meio e o outro volume para o braço.

clguitar
Boa idéia kkkkk', mais eu queria mudar um pouco pra faze uns nagulho massa tipo com les paul de zerar o volume de um cap e fica mudando a chave . Algo assim

Alguem sabe? Pesquisei no google e nao achei nada :S

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


eu não entendo a utilidade de 3 knobs, por mim podiam ser só um de tone e um de volume

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


por mim teriam 6! quanto mais chavinhas pra pilotar melhor...me divirto!

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Que tal um volume, um tone e um killswitch?

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


guizimm
HAHA pra mim tbm nao eh legal.

ALF is back
Nossa eu mal uso os 3 kkkkk'

clguitar
O que seria isso? eu até imagino, mais gostaria de usar oq eu jah tenho em mãos



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Richardson_Aru
Esse esquema é bem comum para uma guitarra com 2 capts, mas impossível numa de 3.....
Abç

sebber
Veterano
# mai/13
· votar


Agora que estou começando a aprender a regular o pot do cap do braço e o vol. para controlar abertura e crunch/drive.

Aproveito pra marcar e acompanhar o assunto.

Soultunes
Membro
# mai/13
· votar


Aos colegas que ainda não viram isto funcionando, o esquema é possivel sim.

Tenho uma stratocaster signature do guitarrista Matthias Jabs que funciona exatamente desta maneira.

São 3 pickups, 2 botões de volume e um tone tbx geral.

Acho a idéia genial, é possivel ir de um som clean para um drive numa simples troca de chave, basta deixar por exemplo o volume que controla meio+braço no 7 e o volume da ponte no 10.

Infelizmente não faço a menor idéia do esquema que esta nela. Se um dia tiver curiosidade e coragem para desmontar o escudo, bato uma foto e posto aqui.

Soultunes
Membro
# mai/13
· votar


Richardson_Aru

Se ingles não for um problema, encontrei este topico (quem postou foi o cara que faz os falantes scumback).

A duvida dele é a mesma que a sua e é como minha strato funciona.

http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-332992.html
http://www.briggsguitars.com/www/images/Strat_JSeaval.PDF

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


Soultunes
Vlw kra vo fazer aqui, to com a guita aberta aushauhsu]

Qlqr coisa eu posto

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Richardson_Aru
Kilsswitch é uma chave ou botão que "desliga" o som da guitarra. Dá uma olhada na guitarra do Tom Morello, do Buckethead e na Gibson Les Paul BFG Gary Moore. Os 3 modelos têm o killswitch, cada um de um tipo. Não sei ao certo, mas acho que qualquer chavinha de 2 posições poderia servir.

jprpfera
Veterano
# mai/13
· votar


tambem tenho interesse...se alguem tiver o esquema , deixa aqui para eu mostrar para algum luthier!

PGilbert
Veterano
# mai/13
· votar


Tira tudo, deixa só um de volume.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


Soultunes
http://www.briggsguitars.com/www/images/Strat_JSeaval.PDF
Carai, mais fácil que eu pensava!!! huahauhauauhau

JJJ
Veterano
# mai/13
· votar


Richardson_Aru

Eu fiz um esquema assim uma vez (mesmo desaconselhado pelo Bertola) e adivinha: ele tinha razão...

A guitarra era HSS e eu queria um volume independente para o Humbucker.

Até funcionou, mas não teve utilidade prática nenhuma.

Acabei deixando só 1 vol e 1 tone (tipo telecaster) e cobri o buraco restante!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


JJJ
Até funcionou, mas não teve utilidade prática nenhuma.
É por isso....
Acabei deixando só 1 vol e 1 tone
Esse é o esquma mais efetivo...
Soultunes
Tenho uma stratocaster signature do guitarrista Matthias Jabs que funciona exatamente desta maneira
Não conheço esse esquema não....
Abçs

Soultunes
Membro
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Postei uns links acima que tem ele.

As guitarras modelo strato ou baseadas dele tem sempre essa config de 2 volumes e 1 tone. Dá uma olhada na Cort e na

Eu adoro a minha com esse esquema.

A partir do 1:24 o Matthias fala sobre ela:

http://www.youtube.com/watch?v=_jbX5QRwBsY

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


Vlw galera, mais vo deixa pra proxima, deixei padrao mesmo soh mudei o potenciometro para A 250k. Fico bem legal

Vlw \õ

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


Richardson_Aru
achei q ja eram 250k! o mais recomendado pra single coil é 250! =p

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


ALF is back
Era sim aushauhs. Mais o potenciometro do volume era B dai troquei o de tone pelo de volume aushaushauhs

Bocagi
Veterano
# mai/13
· votar


Oi, pessoal, tudo bem? Achei que o tópico tivesse algo a ver.. me avisem se nao for o lugar certo =)

Eu estava pensando em dar um upgrade na minha Strato (Shelter California STD) e colocar um pickup novo nela. Então ela passaria a ser HSH, com a seguinte configuração:

Malagoli Custom 59 (Braço)

Kent Armstrong (single/meio)

Kent Armstrong HB (ponte);

Não lembro o modelo dos Kent Armstrong, mas não são lá os top, coloquei-os pra serem melhor que os caps originais e serviram de bom grado.
:)

Porém, além dessa alteração, eu gostaria de fazer uma outra nela. Dessa vez, na parte da elétrica em si. Queria ligar os captadores de modo que eu pudesse usar o captador do braço em conjunto com o da ponte, sem usar o médio. Imaginei um esquema mais ou menos assim:

Braço; Braço + ponte; ponte; meio + ponte; meio;

Não necessariamente nessa ordem, mas olhando o esquema da chave seletora, imaginei que fosse o unico jeito de deixar o braço e a ponte juntos e sem usar o do meio.
Pois bem, a minha ideia, além disso, é deixar um tone dedicado pro braço e um pra ponte, independentes, e o captador do meio aberto, sem tone. Então eles passariam pela chave seletora e, depois, por um volume geral. Dá pra fazer esse esquema? (Como se fosse uma Les Paul com um unico knob de volume pros dois captadores, acrescida de um captador no meio).

Estava imaginando colocar um pot de 500K no cap do braço e um de 250K no da ponte, ambos logaritmicos. Qual seria a resistência aconselhável pro pot de volume?

Obrigado

=)

P.S.: Eu gostaria de deixar os tones antes da chave seletora, pra serem dedicados a um cap especifico, e a chave seletora, antes do volume.

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Richardson_Aru

Não dá certo...

Pelo menos nunca vi...

O motivo é que o volume é Central, um fio da chave seletora direto para o JACK...

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3stks4_1v_2t_5w

CAPTADORES > CHAVE SELETORA > VOLUME > JACK...

entendeu?

Bocagi
Veterano
# mai/13
· votar


maspn

Nesse esquema que você passou, eu tenho uma dúvida quanto aos tones. Eles trabalham o sinal depois de misturados os sinais dos captadores? Por exemplo, se você selecionar o captador da ponte e o do meio, os tones vão atuar em cima do sinal (ponte+meio) ou, de alguma forma, um no sinal da ponte e o outro no sinal do cap do meio e depois somá-los?

Kleber Blacklock
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal,

Seguindo o conselho da maioria, minha guitarra strato fiicou com a seguinte configuração:

- pot de volume: continua como volume.
- pot do meio: ficou como tone, só não me lembro se é da ponte ou do braço, já que sempre uso ele sempre todo aberto.
- pot da ponte: ficou como "split", ou seja, comforme vou abrindo ele, ele faz com que os caps da ponte e do braço trabalhem em conjunto.

Abraços.


Kleber Blacklock

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


http://img547.imageshack.us/img547/3291/2tones1volumestrat.png


Qualquer coisa,

Tenta isso...

Deixa o último potenciometro como um TONE geral,
os 2 primeiros potenciometros como volume braço e volume ponte...


captador do meio, sem volume.

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Bocagi

Cara,

O que acontece, é que o esquema padrao, sao 2 tones certos? meio e braço... eles não trabalham juntos, o que eles fazem é que cortam os agúdos pelo capacitor (filtra)...

Richardson_Aru
Creio eu, que dará certo este esquema de cima.

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


Opa que bom que o tópico ta servindo pra ajudar mais pessoas :D

Galera mais uma dúvida, o knob que eu faço o aterramento influencia alguma coisa? Pois eu aterrei tudo no pot de tone e depois liguei os fios um no outro, isso altera alguma coisa?

Vlw galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Strato com 2 volumes e 1 tone