[Review] Esp Ltd SC-338 8 cordas \m/

    Autor Mensagem
    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13


    Antes de mais nada, fotos:

    http://img842.imageshack.us/img842/8796/dsc00363af.jpg
    http://img189.imageshack.us/img189/9192/dsc00365qk.jpg
    http://imageshack.us/a/img32/4223/dsc00370lm.jpg
    http://imageshack.us/a/img829/8382/dsc00371nj.jpg
    http://imageshack.us/a/img703/4138/dsc00372xu.jpg
    http://imageshack.us/a/img89/3889/dsc00373qt.jpg
    http://imageshack.us/a/img15/9840/dsc00374nk.jpg


    Esses são os dados técnicos da guita:
    Body Type Horizon
    Left-/Right-handed Right-handed
    Body Material Basswood
    Top Material Not applicable
    Body Finish Polyurethane
    Color Black
    Neck Material Maple, bolt-on
    Neck Shape Thin U
    Scale Length 25.5"
    Fingerboard Material Rosewood
    Fingerboard Inlay None
    Number of Frets 24, XJ
    Nut Width 2.12"
    Bridge/Tailpiece TOM
    Tuners LTD
    Number of Pickups 2
    Neck Pickup ALH-208 active humbucker
    Middle Pickup No middle pickup
    Bridge Pickup ALH-208 active humbucker
    Controls 1 x volume, 1 x tone, 3-way pickup switch
    Case Included No case included

    Um tempo atrás me bateu uma vontade de ter uma 8 cordas pra tocar principalmente metal e de vez em quando jazz. Meus requisitos eram que fosse de contrução sólida, resistente, com captação ativa, 24 fretes e com escala de 25,5" para que eu tivesse a possibilidade de usar tanto como uma 7 cordas com uma corda ainda mais grave ou como uma 7 cordas com uma corda mais aguda que a Ezinha. Depois de pesquisar acabei ficando entre as Agile, a LTD H-338 e a SC-338. Como não tava muito afim de importar (caso das Agile) e a H-338 esgotou na loja, fiquei com SC-338 (comprada na Eletrolegal, com ótima atendimento e um preço bem bacana).
    O SC é do Stephen Carpenter, do deftones, essa guita é uma das signature dele. Apesar de não ser muito fã do cara, o som e a qualidade de construção da guitarra valeu a pena.

    Vou fazer um breve relato dos componentes da guitarra.
    Corpo
    O corpo da guitarra é de basswood, relativamente leve, mas bem ressonante. Apesar de que devido a captação ser ativa não faz muita diferença :)
    É bem confortável de segurar, o cutway é realmente fundo e dá pra alcanãr a 24° casa sem o menor esforço.
    Ponte
    A guitarra é string through-body e as cordas passam por uma ponte bem simples, mas que cumpre o papel - afina bem as oitavas e é extremamente sólida.
    Tarraxas
    Não tem muito o que falar das tarraxas... cumprem bem o papel, podiam ser melhores mas não requerem troca imediata. Único porém é que devido ao formato do headstock elas ficam realmente juntas uma das outras, então é fácil esbarram em uma tarraxa que você já afinou enquanto está afinando outra.
    Captação
    Os captadores me surpreenderam positivamente. Li muita gente metendo o pau neles em fóruns gringos mas gostei bastante. O ganho parece ser mais baixo que os captadores da minha LTD de 7 cordas, que são passivos, mas a definição é infinitamente superior. Têm uma dinâmica bem legal e respondem bem ao ataque, tanto no som limpo com o cap do braço quanto com uma distorção uber metal tr00 djent no cap da ponte rsrsrs. Só que a diferença de timbre entre eles é praticamente nula, devido a proximidade entre os dois captadores.
    Braço
    Outro ponto positivo da guitarra. Muito confortável de tocar, tem perfil em U e mesmo sendo bem largo, afinal são 8 cordas né :), dá pra dar umas fritadas bem tranquilo. A escala não tem marcação, mas provavelmente vou mandar fazer uma em luthier, não consigo me acostumar a não ter marcação.
    Levei um susto quando a guitarra chegou e fui fazer o ajuste dela: o braço tem 2 tensores hahahaha Dá pra ter uma idéia do quão robusto é. Pra empenar esse braço acho que nem se afinar uns 10 tons acima com 8 cordas de baixo.

    É isso aí... uma 8 cordas com o melhor custo/benefício que eu achei no Brasil (apesar que as únicas outras que eu achei aqui foram uma Shecter 8 cordas que tava esgotada na loja e uma Ibanez RGA8 com um preço absurdo). Atualmente to usando afinada em F#BEADGBe, mas futuramente vou experimentar umas afinações alternativas.
    Único problema é que quando pego uma guitarra de 6 cordas fica parecendo um brinquedo que vai quebrar na minha mão se eu forçar demais hahaha
    Vou ficar devendo sons porque não tenho equipamento decente pra gravar, e se for pra fazer uma gravação porca prefiro não fazer.

    Valeu!

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Prevejo 2 paginas de gente falando que 8 cordas é inutil =(

    Mas cara, eu acho que coisa mais util, impossivel.
    Como eu disse anteriormente, me bateu uma gas misturada com inveja vendo sua 8 string.

    Manda video po, pode ser de celular mesmo

    0/

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Animal cara, acompanhamos a saga no Pótico das 7 cordas e te parabenizo, bela guita!
    Como eu ja disse, minha GAS na classic vibe acabou me tirando a 7 cordas por alguns meses u.u

    Buja
    Prevejo 2 paginas de gente falando que 8 cordas é inutil =(
    É cara, como eu ja disse em outro tópico, se as 8 cordas forem usadas para musicalidade, é um instrumento fabuloso, agora, se usada apenas para unica e exclusivamente peso... acho que aí a musica perde seu propósito

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Espero logo poder estar mandando uma jam 8 string contigo mano...acho que a 7 vai precisar ir mesmo, apesar de que toda hora que lembro que ela está anunciada meu olho enche de agua ='(

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Buja
    Quem falar que é inútil só vai se passar por ignorante hahaha
    Cara, eu tentei gravar com uma câmera aqui, mas fica realmente terrível, nem dá pra identificar as notas rsrsrs

    MarcosMalmsteen
    Hahaha, a saga da 8 cordas.
    Esses ataques de gas são fodas... Pelo menos vc pegou uma bela guitarra.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Legal, cara. Parabéns pela aquisição.

    Confesso que não tenho interesse em guitarras com mais de 6 cordas, mas acho bacana sempre quando eu vejo algumas, hehehe.

    Resumindo: Acho até legal, mas não sei se pegaria uma algum dia, haha!

    Abs

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    renatocaster
    Cara, se eu te falar que até ano passado achava guitarra de 8 cordas a coisa mais ridícula do mundo voce acredita???
    Nunca achei que ia ter uma também, achava coisa de metaleiro poser... mas agora não consigo mais ficar sem uma rsrsrs

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    kd o clubinho das 8 cordas?

    Wotalovisk
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    belo brinquedo cara ! um dia chegarei la uahsua

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Buja
    Quando voce pegar a tua a gente abre o clube, que tal???

    Wotalovisk
    Valeu man!

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Quando voce pegar a tua a gente abre o clube, que tal???
    Teve bão!
    Tambem, clube de uma pessoa só é meio solitario ne rsrs.


    ps: disvurtuando um tikin: sabe do que eu lembrei agora? nem comprei a gaita hein, pooooxa vida, esqueci completamente.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Buja
    Hahaha, de uma pessoa só fica foda.

    Mas compre lá a gaita man, qualquer coisa manda MP que ta aí o/

    Delson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Se guitarra tivesse apenas duas cordas, eu ainda estaria APANHANDO de uma.

    Parabéns, cara. Haja dedo pra isso tudo, haha...

    kurt hendrix
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Como pega numa bicha dessa ?! auehuaehuah

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Delson
    Hahahaha eu também não viro muito bem nem na de 6 cordas, mas até que é fácil de acostumar com a de 8.
    Valeu cara!

    kurt hendrix
    Cara, essa frase não pegou muito bem... Pegar numa bicha ??? Hahahaha

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Então gente... gravei um sonzinho com uma câmera digital mesmo, mas ta demorando pra cacete pra upar no soundcloud, quando der eu posto aqui.
    Já vou dizendo que tem um trecho de 1 minuto no meio que ficou uma desgraça hahaha tentei colocar uma quebrada de ritmo, uma polirritmia mas ficou uma desgraça hahaha o som também ficou um lixo...
    Acho que até de noite a desgraça carrega.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ta aí: https://soundcloud.com/grasyfingers/cracked-8-string-guitar

    tenham em mente que tirando o riff o resto foi tudo de improviso. A polirritmia que eu tentei colocar entre 1:25 e 2:225 foi extrememante fail e o áudio foi gravado com uma câmera digital furreca de 200 reais hahaha

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Poxa cara, deve ser muito tesao tocar o grave dessa guitarra.
    Gostei bastante. Manda agora um som clean dela pra gente ver!

    Forneria
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Quanta maldade no coração, hahahahah!!!

    Novamente parabéns pela guitarra!!!

    Luisfelp FR1
    Membro
    # mai/13
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Parabéns pela aquisição cara!
    A guitarra tem um visual muito interessante, principalmente no headstock. Não vou opinar quanto a sonoridade pois, não me leve a mal, o áudio acima não ficou bom, mas deu pra sentir que é uma 8 string legítima!
    Eu, ainda, não me interesso muito por guitarras de mais de 6 cordas (mas futuramente quem sabe compre uma 7 string xD )
    Outra observação: Cara deve ser bem difícil achar encordeamento pra ela, pois eu nunca vi um ao vivo, só encontrei na net!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Poxa gente, eu sei que eu toco mal e que o áudio ficou uma porcaria mas não precisava esculachar hahahahaha
    Brincadeira...

    Sobre o encordoamento, na loja que eu comprei a guita eles vendem jogo de corda pra quem é cliente, num preço bem legal, daí acaba valendo a pena comprar uns 5 jogos de cada vez com eles.

    douglasmattos0
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ola galera boa noite !

    Gostaria de divulgar ae pra todos o link do site que construi para compartilhar algum material sobre 8 cordas. (7 cordas e 6 cordas tambem)

    Abracos !

    Douglas Ribas de Mattos
    http://www.8-strings.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Esp Ltd SC-338 8 cordas \m/