Minha Gibson Les Paul standard dando passagem para PRS custom 24

    Autor Mensagem
    Alex Vaughan
    Veterano
    # abr/13


    Meus caros colegas há pouco mais de uma ano realizei um sonho:
    comprei uma Gibson Les Paul Tradicional nova em uma loja em minha cidade.
    Percebi há alguns dias que o verniz do headstock estava com "bolhas" próximas ao poste da tarracha. Isto alterou o som do instrumento!?
    Claro que não! Só que isto me deixou muito aborrecido, pois não ficou parecendo aquelas coisas de relic em que tudo é gasto ao mesmo tempo pelo uso ou não.
    Procurei a loja que se dispos a mandar minha guitarra para SP para fazer o tal refinish. Porém, o vendedor que é meu amigo me confidenciou que a loja teve que mandar outra que ainda está lá. Fui ver o resultado e fiquei de queixo caído com a péssima qualidade, então resolvi perder dinheiro e trocar por outra guitarra (claro que poderia ser feito por um bom luthier e ficar ótimo mas...tudo é a ponta do problema).
    Achei o mesmo problema também em alguns foruns americanos.
    O meu desejo por adquirir uma lenda me cegou para o real objetivo de comprar uma guitarra que é: comprar uma guitarra que não te deixe na mão e de alta qualidade (por esse preço).
    Aos colegas que tem Gibsons mais antigas meus parabéns! Mas fazendo uma retrospectiva dos últimos anos desta marca só vejo problemas e inúmeras pisadas de bola:
    Guitarra chambered.
    Tarrachas que não seguram afinação (problema antigo que já deveria ter sido resolvido sem que tivessemos que trocar as mesmas)
    Modelos bizarros (robot, firebird X, LPJ...).
    Sobre a PRS não vou falar nada para não parecer parcial, mas vou dizer uma coisa:
    Testem mesmo os modelos SE sem preconceito e tirem suas próprias conclusões em relação à tocabilidade, acabamento e sobretudo o controle de qualidade.
    uma boa noite à todos.

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    [/b]Alex Vaughan[b]
    Tenho a mesma sensação que você quanto às Gibsons:várias mancadas nos últimos anos. As melhores que toquei recentemente foram uma Nighthawk 2010 e uma Firebird Studio non reverse 2011 ( com 3 P90s com opção de coil tapping, um show!). Les Pauls studio, Buckethead, Junior e SGs recentes foram decepcionantes. Uma SG 61 de 1994 e uma Nighthawk do mesmo ano acho que foram as melhores Gibsons que já tive em mãos. Tenho a impressão de que o pessoal da Gibson capricha mais nesses modelos menos convencionais, que não têm toda a mística dos tradicionais. Afinal, têm de convencer o guitarrista a escolher algo diferente, então tem que ser mesmo na base da qualidade.

    Não me entendam mal: todas elas tinham timbres excelentes, como se espera. As menos legais tinham acabamento meia boca e braço com sensação meio crua, como se não tivessem polido direito a escala e os trastes, não sei explicar. É uma sensação de algo feito sem muito cuidado. Não estou falando do top de linha da Gibson, obviamente, nem muito menos do Custom Shop.

    O problema é que são, ainda assim, guitarras caras. E, principalmente, por causa da marca e do status lendário das LPs e SGs, a gente espera muito e pode acabar um pouco decepcionado.

    Todas as PRS que já tive em mãos (CU24 de 1992, CU24 de 2002, PRS EG1 de 1991, PRS SE Santana e PRS SE Singlecut) eram impecáveis em construção, acabamento e na sensação do instrumento nas mãos.

    Adora a Gibson, apesar disso tudo e ainda quero comprar uma LP Standard. Mas acho que, como regra básica, você tem que testar várias para ter certeza de que não vai se frustrar. A PRS, sem sombra de dúvida, tem controle de qualidade muito mais consistente e, na minha opinião, dá pra comprar de olhos fechados.

    maxbqi
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: maxbqi
    · votar


    Alex Vaughan
    Olha, eu entendo a sua chateação com a Gibson e concordo em alguns pontos. Por isto, acredito que quando se vai comprar um instrumento o correto é pegar a guitarra em mãos, testar e escolher a que te agrada pelo som, pegada e conforto. Pelo menos para mim, hoje em dia cor passou a ser uma coisa secundária.

    Acredito que o que intensifica a sua revolta é o risco Brasil. Vc pagou muitas dilmas por um instrumento que vc espera ser top do top e que nunca vai dar defeitos. No entanto, qq coisa é passivel de dar defeito, e o instrumento referido nos USA é um instrumento normal.

    As demais críticas acho um exagero e discordo da maioria. Não acho o chamber uma cagada assim como não sou contra outros modelos. Qual o problema de ter opções? Quanto a afinação, já vi muitos reclamando, mas eu nunca tive problemas. Desde que tive uma strato que me matava de raiva com afinação aprendi a colocar bem as cordas e voilá. Cara, não jogue a culpa nas Gibson. Vc pode ter dado azar. Mesmo pq as fender sofrem do mesmo problema.

    Quanto as PRS SE, são excelentes guitarras pelo preço e tem uma excelente tocabilidade, mas não passa disto para mim. Por favor, não jogue informações como se elas comparassem as Gibson pq isto está longe da realidade. Já as PRS americanas...

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Alex Vaughan

    Antes de mais nada, parabéns pela guitarra, mas faltaram as fotos!!! ;-)

    Você acaba de adquirir uma baita guitarra, que passou por um controle de qualidade muito mais apurado e feita de maneira mais refinada que as Gibson comuns, isso é fato indiscutível (só para reafirmar o que já disse no outro tópico). Hoje se alguém quiser uma Gibson de verdade tem que experimentar e de preferência ir para sessão Custom Shop, mas mesmo assim tem as melhores e piores, como qualquer marca.

    O meu desejo por adquirir uma lenda me cegou para o real objetivo de comprar uma guitarra que é: comprar uma guitarra que não te deixe na mão e de alta qualidade (por esse preço).

    Pois é, nós brasileiros temos este problema. A gente se liga muito em marca, em grife! Vivendo e visitando outros países a gente nota, brasileiro adora um logotipo ou marca, nem vê a qualidade. Incrível como em lojas de grifes no exterior sempre tem brasileiro comprando, seja em Paris, Roma, seja nos EUA e dificilmente se vê nativos ali ou mesmo usando a marca.

    De toda forma, como disse o colega, cuidado nas afirmações e generalizações. As SE não estão com essa bola toda também não, mas costumam ser melhores que as Epi. E desde 2007 as PRS também recebem weight relief, especialmente as Singlecut, como as SC245 e SC250. Hoje, depois de ter ou testar vários modelos com ou sem buracos, te falo que esse fato não me diz nada, não afirmo que isso é uma "pisada na bola" ou vantagem.

    edalko
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Alex Vaughan

    Fala guri. Parabéns pela guita nova!

    Eu tinha uma Gibson Joe Perry 97 e ela teve um conserto no headstock. A guita era impecável, sonzeira, mas eu sou muito chato com qualquer coisinha na guita. E aquilo me incomodava, mesmo sabendo que foi feito o reparo por pessoa competente há mais de 10 anos. Vendi!
    Nesse ano, achei outra, impecável e comprei de novo. É uma baita guita. O MMI que o diga.

    Quanto as demais Gibsons, eu recentemente vi algumas coisas esquisitas com relação às Tribute, e algumas standard.
    Minha Std 2008 tem construção impecável. O mesmo digo da Custom 97.

    Possuo uma PRS Singlecut SCT Trem, com corpo sólido, e está sendo a guita que mais uso. Não tem como não gostar dela. O acabamento é impecável, há uma variação de timbres muito bons, a pegada e conforto do braço são excelentes e possui tremolo. Ah, e não é tao pesada como a Gibson Custom.

    Uma pena que a sua Std tenha dado problema, mas creio que vc está muito bem servido.

    john Norum
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    a gibson e uma grande marca não ia deixar que seus instrumentos fossem fabricados e mandados para a importação de qualquer jeito, quanto as tarraxas que não seguram a afinação ja pensou no transporte da guitarra so porque a guitarra e uma gibson ela não vai vim ja pronta pra tocar, vai ter algumas coisas que vão ser ajustadas tipo as tarraxas, abaixar ou aumentar as cordas etc.

    agora querer comparar gibson com prs se, e bincadeira ne, acho que você deu um pouco de azar em pegar essa gibson com essas bolhas.
    lembre-se errar e humano.

    edalko
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Alex Vaughan

    Vc pegou uma PRS Custom 24 SE???

    Alex Vaughan
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    edalko
    Não, peguei uma custom 24 normal.

    Alex Vaughan
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    edalko
    Desculpe pela má ecolha das palavras.
    Peguei uma americana de 2008, mas, nova na loja.
    Creio que estava lá há muito tempo, creio que pelo preconceito em relação à guitarras que fujam dos padrões que estamos acostumados.

    maspn
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    nem toda les paul é boa,
    não se compara uma les paul std com uma custom de 30 mil.
    é assim mesmo, quer ir sem se decepcionar, ESP.

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Já testei muita Gibson, mas realmente PRS não tem páreo. Eles fazem um trabalho ridiculamente bom nelas. Timbrasso, muita versatilidade e acabemento de babar.

    Parabéns pela aquisição!

    fabioche
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    realmente o padrão da PRS é fora do comum... a guitarra beira a perfeição! som, acabamento, beleza, tudo...

    agora, me perguntem se eu troco a minha Lespa por qquer outra guitarra deste mundo...rsrsrs... pra mim não tem jeito, é questão de intimidade, de paixão, de pegada, de identidade como guitarrista...

    todo guitarrista tem uma guitarra q é verdadeiramente sua. A Lespa é a guitarra da minha vida...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha Gibson Les Paul standard dando passagem para PRS custom 24