Luthier que aplica logomarcas famosas em seus instrumentos: Réplicas ou falsificações?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É tudo culpa do Slash! hehe

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


ogner

Eu digito "Gibson canhota" no ML, e aparecem uns 15 anúncios. Dessas 15, "só" umas 10 são falsas :-/

Galera, muito legal as informações postadas aqui! Estou no celular lendo tudo ;)

Deiab
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Galera, muito legal as informações postadas aqui! Estou no celular lendo tudo ;)
Só espero que não esteja na faculdade, senão: "prestenção na aula piá"!!! ahahahah.
Abraço.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Deiab

Só espero que não esteja na faculdade, senão: "prestenção na aula piá"!!! ahahahah.

Antes fosse...estou é no salão de beleza "fazendo hora" enquanto minha mulher faz as unhas :(

Casa pra vcs verem o que é bom pra tosse, hehehe.

Drinho
Veterano
# abr/13
· votar


faça o que eu digo mas não faça o que eu faço né cara....


Até a FENDER fez uma réplica da Charlie do SRV....

Mas como é a Fender é réplica! Não é falsificação!

heheheehe

Deiab
Veterano
# abr/13
· votar


Drinho
Essa eu não sabia.
Eu vi um cara no fórum da fender que se chama fabriciodemarte, que segundo ele fez uma réplica, mas não tem foto. Só tem um email pra contato descaradamente fazendo propaganda...

astrataranis
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Doutor a conta que fez foi bastante subestimada, mas da uma idéia interessante de como sobem as coisas ao pisarem no Br. Vejam de 2.000 sua conta chegou acima de 5.000, portanto, os 1.000 viraram mais 1.5x isso. E ainda precisam ser transformadas em reais ...

Tentar realizar essa conta precisamente é um jogo de advinhação pois há milhares de formas, empresas, legislacoes etc etc etc que podem OU NAO incidir .

Mas eu colocaria o seguinte.

Uma guita de 1000 dolares + os 10% de tax, seria 1.100 doletas lá.

Eu chutaria que o frete custaria aproximadamente uns 30% (vindo de navio, claro, pq outras formas esquece) + uns 15% de seguro (provavelmente obrigatório devido ao custo e ao peso dessa mercadoria, lembre-se um conteiner deve ver umas mil gibson, é madeira e tem eletrica junto, portanto, o risco aumenta...)

Vejamos até agora US$1.100 + 45%=1595 dolares.

Tem a trading que deve cobrar por volta de 8% disso, pq embora eles sejam importadoras devem usar tradings para facilitar, liberar e agilizar todo o transporte, portanto vejamos :US$1722.6. Vou arredondar pra US$1720 ...

Chegando aqui há uma nova lei de importacao de instrumentos, se nao me engano a taxa é 80% do valor da mercadoria, coloque ai mais a taxa portuária, alfandegária e da liberação das mercadorias, portanto 100% sobre o produto. vejamos US$3400.

Dai em diante, teremos frete do porto pra SP (onde deve ter um CD), coloque seguranca, percas, endorses, mostruários, aluguel , FP, etc, etc, etc + 100%. temos então

US$ 3400 x R$2.15 (conversao) : R$7310. Pronto, temos um valor básico então para pensarmos em venda. Coloque aí por baixo 35% de "lucro" (já expkiquei o entre aspas em outro momento), logo temos R$9870 aproximadamente.

Coloque agora o frete para o revendedor, preco desse sobre o produto etc, etc etc. Temos uma guitarra de R$12.500

Lembrando que a royal ou seja la quem for, ainda terá seu custo financeiro iniciado logo no primeiro dia que fez o pedido a gibson.

Portanto, poe ai 90 dias ate embarcar tudo, + 90 dias ( NO MINIMO) para viagem de navio pra ca, + uns 45 dias entre espera no porto, descarregar, ficar no porto, liberar, etc, etc, etc, etc, temos uma gibson com aproximadamente 120 a 150 dias de custo bancario comendo solto. Poe ai o tempo de pedido do revendedor, mais a venda e etc.

Logo vc entende pq temos uma gibson standard premium plus 2012 que acabou de ser desovada nas lojas...

Isso pq nao falamos de propinas etc que só um muito ingenuo achar que é o empresario sendo corrupto ao invés de ver que o corrupto é o maldito fiscal que nunca libera sua carga e a deixa apodrecer um canto umido do porto.

Portanto 1.100 dolares se transformam rapidamente em 12.500 reais...

Claro que nem todo produto segue esse caminho, essas tributacoes, esses valores de frete e e bla bla bla e muitos tem facilidades e tal..

mas é para o pessoal ter idéia e saber a quem culpar.

Lembrando q em média um navio fica 30 dias parado no MAR esperando para entrar num porto nacional, isso qdo nao tem safra de graos, o que dobra o tempo. Um navio cargueiro custa facil 90 mil dolares por dia de custo que obvio é repassado ao importador e esse custo está incluido no ENTRE ASPAS pq é impossivel saber se ele virá e quanto virá...

Outra coisa, tudo que é importado segue uma relacao cambio, basicamente ninguem faz um pgto via internet banking de 2 milhoes de reais (que deve ser facinho uma importacao de gibson pra ca por semestre), esses valores caem em custos bancarios, taxas, seguro monte de coisas. E para isso colocasse uma margem de seguranca de variacao cambio, ou seja, hoje o dolar está 2.15? Entao toda transacao é feita com dolar a R$2.30 ou mais, ao fim da transacao se refaz as contas e restitui ou paga a mais. Isso tem um custo claro.

Ate pq temos 150 dias de produto rodando pelo mundo que o banco esta cobrando taxas e seguros. Lembra dos 4% ou 5% por mes??? entao... custo aumenta muito mesmo, pessoal nao conta isso...

Quer ocmprar em loja? Ter garantia? Garantia de originalidade? De que nao vai sumir a mercadoria etc? Compre na loja. Se vc quer arriscar, vai pros states ou arrisca uma importacao particular.

ogner
Veterano
# abr/13
· votar


astrataranis
MMI

Amigos, muito legais as contas. Mas eu gostaria MUITO de saber os valores reais ou mais proximos. Acho que vcs estão muito superficialmente e não estão nem perto da realidade. Hehehehe!!
E não estou me referindo a meios ilícitos, somente de como a coisa acontece realmente.
Acho que o Nich ja trabalhou em importadora de instrumentos né, apesar de ter sido algum tempo atrás!! Alguém chama ele?? hehe

ogner
Veterano
# abr/13
· votar


Portanto 1.100 dolares se transformam rapidamente em 12.500 reais...
Isso é impossível!!! hehehehe!!

Deiab
Veterano
# abr/13
· votar


astrataranis
Mas caso tenha algum problema com os fiscais, manda pra que eles resolvem rapidinho:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1366 989&tit=CNJ-confirma-investigacao-e-promete-agir-com-mao-de-ferro-no-T J-PR

astrataranis
Veterano
# abr/13
· votar


ogner

eu importava coisas da china no passado, olha, tem coisas que ate o diabo tenta de provar que vc ta errado. mas.... bate no porto de santos pra vc ter ideia ehhehe ate o diabo recusa aquilo.


Deiab
vc acredita nisso? pega 1 e tem 99 rindo a toa e mais uns 500 querendo arriscar a pele por metade dos trocados ...

ogner
Veterano
# abr/13
· votar


astrataranis
Hehehehe!!! Imagino!!!

Deiab
Veterano
# abr/13
· votar


astrataranis
Concordo com você. O ser humano não é falho, ele é barato, infelizmente.
Óbvio, tem muitas exceções e ainda bem que existem, pois temos que incomodar alguém.
Mas vamos lá. Não vou mais disvirtuar o tópico.
Um abraço.

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


Galera, ressuscitando o tópico pq... fiquei intrigado com uma coisa...

Comprei uma Squier Classic Vibe essa semana e hj levei em um luthier aqui perto da empresa na Sta Efigenia. Ele mexe nas guitarras de um amigo já troquei uma ideia com ele e o cara é gente boa e trabalha bem.

Quando levei a guitarra pra ele hj cedo, ele até ficou meio impressionado de como a guitarra é bonita, viu o acabamento, tocou um pouco e nem acreditou que era chinesa (Já tinha comentado com ele sobre as Moden Player e ele simplesmente disse "essas guitarrinhas chinesas nao valem nada, pega uma Giannini do final dos anos 90 que é melhor"). Deixei a guitarra lá, e voltei na hora do almoço pra buscar.

Quando cheguei de volta, tinha até um outro luthier amigo dele (que inclusive tem uma micro fabrica de guitarras, inclusive umas bem legais), os dois estavam falando e tocando e comentando sobre a Squier, quando eu peguei pra testar esse outro luthier até falou "Cara, arranca esse Squier ai e coloca um Fender Made In U.S.A."... na hora eu dei risada e não dei mta bola, mas... depois fiquei com isso na cabeça... O q acham disso?

Estou mto em dúvida sobre essa guitarra, só sei que eu nao quero vender, mas nao sei se mexo nela, nao sei se deixo assim msm... Se eu fizer esse lance de mudar o logo, nao vai ser pra vender... pq nao quero me desfazer dessas guita d jeito nenhum

renatocaster
Moderador
# mai/13 · Editado por: renatocaster
· votar


MarcosMalmsteen

Já tinha comentado com ele sobre as Moden Player e ele simplesmente disse "essas guitarrinhas chinesas nao valem nada, pega uma Giannini do final dos anos 90 que é melhor"

Tem luthier por aí que fala cada asneira (parte I).

Quando cheguei de volta, tinha até um outro luthier amigo dele (que inclusive tem uma micro fabrica de guitarras, inclusive umas bem legais), os dois estavam falando e tocando e comentando sobre a Squier, quando eu peguei pra testar esse outro luthier até falou "Cara, arranca esse Squier ai e coloca um Fender Made In U.S.A.".

Tem luthier por aí que fala cada asneira (parte II).

Cara, na minha opinião vc não deveria mudar de logo coisa nenhuma. Qual é o problema de ter escrito Squier ali no headstock, isso seria algum demérito, alguma vergonha, ou causaria algum constrangimento pra vc? Se não tiver nada disso, não vejo porque fazer...Mas, a guitarra é sua, vc faz o que bem entende com ela. Até aí, tudo bem.

Agora, o que me espanta mesmo, é essa sugestão de colocar um logo da Fender ter partido de um luthier. Por isso que o mercado está encharcado de falsificações...os próprios "profissionais" da área estão apoiando esta prática...lamentável. Ainda bem que não são todos que fazem isso.

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


"Cara, arranca esse Squier ai e coloca um Fender Made In U.S.A."
O q acham disso?

Vindo de um cidadão tupiniquim não me admira....

Ter Squier no headstock é pejorativo ou motivo de vergonha?

"essas guitarrinhas chinesas nao valem nada, pega uma Giannini do final dos anos 90 que é melhor"

Deve ser um construtor de altíssimo nível esse sujeito...

As porcarias chinesas que não valem nada funcionam pelo menos...

mas nao sei se mexo nela

se não sabe se deve mexer não mexa, mexa apenas se sentir a necessidade....

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


MarcosMalmsteen
Cara, eu nunca colocaria o logo da fender...
Já colocar um personalizado eu acho bacana... O teu nome com a fonte da fender, ou o logo da tua banda... Isso eu acho bacana.

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


O mais engraçado a gibson ter lançado a gibson slash appetite, sendo que a guitarra que ele usava era uma imitação da do joe perry... pobre de quem compra.

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Qual é o problema de ter escrito Squier ali no headstock, isso seria algum demérito, alguma vergonha, ou causaria algum constrangimento pra vc? Se não tiver nada disso, não vejo porque fazer...Mas, a guitarra é sua, vc faz o que bem entende com ela. Até aí, tudo bem.

De maneira alguma, acho o headstock e como está escrito Squier bonito demais, não tenho mto problemas com marcas até pq meu sonho de consumo já está realizado (minha ibanez prestige).

Drinho
se não sabe se deve mexer não mexa, mexa apenas se sentir a necessidade....
Necessidade não senti, eu queria mais por "desejo" ou sei lá, uma strato bem Blackmore/Malmsteen, cor creme, escalopada e tal, comprei uma guitarra mais barata justamente pra poder mexer, mas... gostei muito dela assim, por isso a indecisão, talvez eu mexa, mas... se mexer eu quero curtir ela assim um pouco =D o timbre dela é fantástico assim, mas acaba não atendendo a necessidade da minha banda... mas isso eu tenho ainda um pouco de tempo pra pensar.

Deve ser um construtor de altíssimo nível esse sujeito..
Sem querer defender, conheci o cara agora, cada um tem seus conceitos sobre marcas, mas conversei bastante com ele, e vi os instrumentos do cara, além de bem feitos, ele manja bastante...

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


MarcosMalmsteen
ah então se sabe o que quer faça, acho que fica legal

já fiz isso em 2004 com uma tagima veia minha...

Sem querer defender, conheci o cara agora

qual o nome?

renatocaster
Moderador
# mai/13 · Editado por: renatocaster
· votar


MarcosMalmsteen

De maneira alguma, acho o headstock e como está escrito Squier bonito demais, não tenho mto problemas com marcas até pq meu sonho de consumo já está realizado (minha ibanez prestige).

Então, beleza. Perguntei porque tem gente que se incomoda com isso, acredite ou não. Já cansei de ver caras colarem um pedaço de fita isolante no headstock pra cobrir logo da Condor, da Epiphone, da Squier, Tagima, etc. Que coisa mais ridícula (na minha opinião). Se tem vergonha daquele logo, arranca fora então, hehehe.

P.S.: Antes que alguém venha dizer, eu sei que alguns fazem isso (cobrir o logo) porque gravam em alguns programas de TV onde não podem exibir marcas, se não tem que pagar os direitos de imagem, etc. Mas eu estou falando especificamente dos que fazem isso por opção.

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


Drinho
O nome do cara eu não sei, mas a marca dele é Scorpion

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster

Sei lá... Hoje em dia tem cada figura patrocinado que eu não apareceria em fotos ou videos, num trabalho de qualidade e bem feito, com uma Tagima, Condor, cabos nacionais etc. Tem muita gente pensando assim, isso foi o que me falaram quando vi uma fita isolante no baixo de um amigo.

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


eu não apareceria em fotos ou videos, num trabalho de qualidade e bem feito, com uma Tagima, Condor, cabos nacionais etc.

Por não acreditar nestes instrumentos?

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Drinho

Não é questão de não acreditar, não disse isso. Só não faria propaganda de graça. É o que o cara fez, e olha que o cara é fenomenal no baixo.

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
Não é questão de não acreditar, não disse isso. Só não faria propaganda de graça
Isso eu não tinha pensado... e concordo, pq, tem tantos caras ai que recebem uma grana dessas empresas, e querendo ou não, gastamos mto com equipamento... acho que isso tem fundamento sim

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


MarcosMalmsteen

Cara, da última vez que fui na feira da música, tinha tanto cara tocando mal e patrocinado, tocado errado no stand dos caras que cheguei a dar risada dum cara lá. Cheguei a pedir, na boa, para o cara tocar direito. Eu não quero patrocinio nenhum, mas de graça para eles eu não faço também...

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
Cheguei a pedir, na boa, para o cara tocar direito
KKKK é cara... vai ver é filho do dono do stand, ou algo assim... Sei que isso não é motivo, mas um dos maiores motivos de eu não gostar da tagima é a soberba de certos Kiko loureiros da vida que essas empresas nacionais amam bajular e quem paga por isso é o consumidor...

polonês
Veterano
# mai/13
· votar


MarcosMalmsteen,

Eu não alteraria essa guita aí de jeito nenhum! Ela tem um ótimo timbre 70s e vc mataria isso nela..
Se quer uma strato igual (aparência) a do sueco fritador, compre uma SX57 e modifique tudo que quiser, mas não mate o som original de sua guita nova! ;)

Abraços!

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
auhauhauahuahu o foda eh q já já nao vai mais ter lugar pra mim no apzinho de tanta guitarra... Se aguem comprasse minha Flying V eu teria o problema em partes resolvido ahuahuah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier que aplica logomarcas famosas em seus instrumentos: Réplicas ou falsificações?