Reforma radical na velha Epi SG

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ


    Bom, pessoal, ultimamente eu venho me interessando por... digamos... uma "luthieria caseira" como passatempo. Sempre curti trabalhar com madeira, daí juntando com potenciômetros, soldas, etc. que sempre mexi também e mais a música (claro) deu nisso...

    Antes de mais nada, deixo bem claro que NÃO SOU LUTHIER, nem chego perto! É só um passatempo pra mim e não tenho conhecimento suficiente sequer pra dar conselhos e tal. Para esse tipo de coisa, façam como eu: consultem o mestre Bertola (aliás, para esse projeto mesmo eu me aconselhei com ele numa dúvida...).

    Então vamos lá. Eu tinha (tenho, só que agora modificada...) uma SG G400 cherry de mais de 10 anos, tipo essa, mas mais antiga (com o logo Gibson ainda). Eu até gostava dela, mas o som dos captadores estava chocho pra caramba (desmagnetizaram? envelheceram? sempre foram meia-bomba? sei lá...) e o visual dela não me agradava nem um pouco (prefiro marrom pra SG e detestava aquele brilho glossy "pirulito de morango" exagerado dela - só comprei porque estava num preço irresistível). Juntando as duas coisas que estavam ruins pro meu gosto, pensei em trocar os captadores e, aproveitando a mexida, "ralar" aquele brilho "lollipop"... Como eu já tenho uma Les Paul que me satisfaz no quesito "guitarra com humbucker pra hard rock" e não tinha nenhuma guitarra com P-90, resolvi mudar pra P-90. Comprei um par na GFS. Bom preço, excelentes captadores!

    O processo, sem mais delongas:

    Para tirar o brilho, usei uma esponja de cozinha nova (do lado "duro", claro) - me pareceu melhor do que bombril pra isso e faz menos sujeira. Detalhe pra quem se animar: NESSA guitarra ficou legal e não deu riscos muito aparentes (a menos que se olhe contra a luz, com olhar atento), mas EU NÃO GARANTO NADA!!! Se você resolver ralar a sua e ficar tudo arranhado, não me culpe!

    Aqui começando a ralar.

    Note a diferença entre o corpo já ralado e o braço, ainda normal.

    Fiquei com receio que sumisse o serial, mas, depois de raspar tudo, continua dando pra ver o número, como vocês podem ver... ou não. hehe

    No headstock, os riscos ficam muito mais evidentes. Talvez fosse melhor não ralar ali, mas, já tinha começado, aí foi. A capinha do tensor eu não ralei (não queria apagar o "GIBSON"... kkkkkk).

    Aqui, a bichinha já raspadinha e encerada (a cera foi conselho do Bertola - pra não deixar só na madeira, a cera dá uma protegida). Mas devo dizer que a guitarra, sem aquela camada grossa de acabamento, ficou mais susceptível a amassadinhos...

    Detalhe dos belos veios da madeira.

    Já que ia colocar os P-90's (que são singles), resolvi caprichar na blindagem pra amenizar o ruído.

    Eu estava esperando chegar um escudo grande de SG com furação pra P-90, só que está demorando uma eternidade pra chegar... (LNxxxx NUNCA MAIS!!!). Além disso, descobri que as dimensões para Gibson Classic P-90 são BEM diferentes do que caberia na sG G400, então resolvi ficar com o escudo pequeno mesmo. O problema é que o P-90 é mais fino do que um humbucker e mais alto, então tive que criar uma moldura que cobrisse o buraco e que o P-90 coubesse dentro (o que me deu uma trabalheira do cacete, usando um velho escudo 3-ply que eu tinha!); tá aqui o resultado.

    Raspei as bordas dos buracos dos captadores (para caber o P-90) e coloquei umas madeirinhas por baixo, dentro das cavidades, já que estes P-90 são aparafusados direto no corpo, por dentro deles e o que tinha de madeira era pouco (e tomando MUITO cuidado pra não varar o corpo, que é muito fino na SG). Aproveitei pra contar a história da reforma nas madeirinhas, caso alguém, algum dia, daqui a milênios, abra a guitarra. hehehe

    Resultado!

    Aqui, uma foto "artística"...

    O som? ABSURDAMENTE BOM!!!!!!!!! O captador da ponte está muito bom, mas um tiquinho estridente pro meu gosto (talvez porque mantive os pots de 500K, pra compensar o som mais fechado de mogno/rosewood que ela tem), mas o do braço está simplesmente FANTÁSTICO. E os dois juntos ficam EXCELENTES também (e, de quebra, acaba o "hum" por terem polaridades invertidas). Em resumo: VALEU CADA CENTAVO E CADA GOTA DE SUOR!

    Me baseei em dois achados na Web:

    Esse artigo de um fórum estrangeiro (sobre a ralação do acabamento):

    http://www.mylespaul.com/forums/epiphone-les-pauls/17007-dulling-poly- finished-guitars-pic-heavy.html

    E na série de vídeos do YouTube que começa com este abaixo (sobre a colocação de P-90 em SG):

    http://www.youtube.com/watch?v=AjOKO6D5puA

    Spect
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Gostei do resultado. Aproveitando que ela tá com P90, você sabe de algum em formato de humbucker que não custe os dois rins? Tenho a mesma guitarra e sempre gostei dos P90, mas não queria furar nada.

    halexsrv
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ficou muito bom, nota 10, agora grava um sonzinho dos P-90 na criança hehe.....já toquei em Gibson LP Studio com P-90, e o som era maravilhoso....

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    Velho. QUE GUITARRA LINDA. Babei a cada foto que eu abria aqui. SENSACIONAL. Sempre gamei na SG e esse acabamento acetinado me dá tesão. So nao gostei muito de ter botado p90 nela, mas ai já é questao de gosto sonoro e nao de estetica. Mas quanto a guitarra, meu caro, tu fez uma guitarra nova. Se pra voce valeu cada centavo e suor gasto, pra mim valeu cada olhada e apreciada no trabalho final. Parabens!

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    [/b]Spect[b]
    A GFS tem os Mean 90s, que são exatamente os P90se em formato de humbucker. Têm reviews muito bons.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Spect

    Malagoli tem....dá uma olhada.

    JJJ, estou no celular, não deu pra ver as fotos, mas estou bastante curioso pra ver o resultado.

    P.S. AMO P-90, hehehe!

    Mulambojr.
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    Cara, que bom trabalho mano! Grava um som ai, eu não manjo muito de P-90, pelo que sei esta entre o Humbucker e o Single né?
    A guitarra é linda!

    Abraço.

    FBlues_rock
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Só o "fazer" já deve ser muito prazeiroso, mais um resultado bom com esse no final (tanto aparência quanto o timbre que curtiu), bom d+!

    Valeu pelo "making of", passando uma vontade lascada de me tornar mais adepto da "luthieria caseira"! hehe

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    Cara, que trampo legal! Com o acabamento encerado o visual ficou outro mesmo, bem mais bonita! Posso imaginar a sua cara de satisfação olhando o resultado depois dessa trabalhareira toda, hehehe!

    Ficou espetacular, sério mesmo. Parabéns!

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Spect
    Como já falaram, tem os malagoli e GFS (além dos P-94 Gibsons, claro, e mais outras marcas).

    halexsrv
    Vou ver se gravo alguma coisa. Valeu!

    Buja
    Opa, valeu, camarada! Realmente esse visual fica muito mais "profissa"! rs

    Mulambojr.
    Cara... Não sei se isso faz muito sentido... rs
    É um single, então tem aquele punch com mais brilho no ataque, de bom, e o hum, de ruim... Mas parece mais "gordo" do que os singles "normais", realmente.
    Valeu!

    FBlues_rock
    Foi mesmo, cara. Excitante! E o passatempo é uma delícia! Recomendo! Mas aconselho começar com instrumentos mais "baratos". Minha primeira mexida foi num baixo... Tonante! kkkkk

    renatocaster
    Quando terminei fiquei só olhando por um tempo! kkkkk
    Valeu!

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    cara muito legal! ficou muito bonita a guitarra.

    sei que tu falou que não pode dar dicas e etc! mas, a minha é bem simples. Estou para dar uma customizada na pintura do meu baixo(branco) vou fazer uns desenhos nele, dai vou ter que remover o verniz e no fim do processo ter que recolocar! gostaria de saber qual verniz comprar!! qual quer um acrílico?

    a ideia é deixar mais ou menos assim!

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Arimoxinga
    Ihhhh vai mudar o music man?

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Buja

    hehehehe má ideia? já tenho os esboços dos desenhos(todos baseados na infectious grooves) to corajoso hehehe um primo meu que arrisca uns traços vai me ajudar! vamos passar tudo para o baixo através de folhas de carbono(funciona) e dar a pintura com canetas posca como fazem em pranchas de surf ( https://www.youtube.com/watch?v=Tp-C4IbovbY ) e o verniz para "lacrar tudo"

    Estou pensando em documentar para mostrar quando estiver pronto, como o JJJ fez.

    123nove
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    Ficou mto bom cara! Parabens!

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Arimoxinga
    Cara, claro que pode perguntar à vontade, o difícil é eu saber responder! kkkkk
    Por isso que sugeri perguntar ao Bertola, ele sim é autoridade no assunto...
    Mas quando eu souber como fazer, terei o maior prazer em ajudar.

    Quanto à sua dúvida... eu não envernizei essa, só passei cera. Mas já envernizei um baixo com spray (desses vernizes em spray que vende em loja de pintura e parecem com aqueles automotivos). E o resultado não fica ruim, se souber fazer direito. O problema é que tem uma técnica de fazer em camadas, secar, lixar de leve, outras camadas, secar, e assim por diante. Daí, no final de "n" camadas, passar cera automotiva. Mas eu não tive saco de fazer uma porrada de camadas... hehe. Daí não ficou grande coisa (e dá um trabalho do caramba). Talvez haja uma maneira mais fácil, mas eu não sei...

    Se conseguir, mostre o processo pra gente! Boa sorte!

    123nove
    Opa! Valeu, amigo!

    Deiab
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Cara ficou muito bonita a guitarra mesmo. Parabéns pelo trabalho.
    Nada como fazer sozinho e com total zelo em todos os detalhes.
    Masterbuild!

    Abraço.

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    humm entendi! vi um vídeo que o camarada faz exatamente isso que você falou, da varias camadas depois lixa da outra camada(aparentemente outro tipo de verniz) e no fim poli tudo com as ceras! fica um brilho de cegar um hehehe. Muito obrigado pela resposta já de um belo clarão aqui!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    Que beleza!!! Muito bom como contou todo o prcoesso e a guitarra ficou com um visu muito lindo!!!

    Faz algum tempo que não via um tópico como esse!!!

    Parabéns!
    Abç!

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Deiab
    Will Bejar

    Valeu, pessoal. Esse hobby é muito bom mesmo! Vocês dois sabem disso!

    Arimoxinga

    É, mas cuidado, porque a chance de sair ruim é grande... rs

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    bem lembrado! estou arquitetando ao máximo para não "cagar" nada hehehe. vou pesquisar mais sobre isso!

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Arimoxinga
    É isso ai cara. Quero ver o resultado final. Deve ficar massa!!!!

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Cara que coisa linda.
    Se algum dia quiser vender, já tens um comprador... heheheh

    Brincadeiras a parte, sempre gostei muito de SG.
    Acho a série Epiphone SG G400 lindas, nucna vi um que eu não gostei, estou em busca de uma com um bom preço. A sonoridade é ótima, mas esta com P90 deve ter ficado bem autêntica, e isto é bom.

    Spect
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Spect
    · votar


    Aproveitando o tópico, fiz a mesma coisa do verniz na minha. Deu trabalho, mas valeu a pena.

    Foto

    Não tinha cera, então me virei com Fast Fret e uma flanela para tirar o esbranquiçado.

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Spect
    Opa!! Nao tem foto maior não?
    Hihi!!
    :)

    JJJ
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Spect

    E aí, o que você achou do "toque"? Pra mim, fica muuuito melhor que no glossy! Continua super "suave" ao toque, mas totalmente não "grudento", concorda?

    Spect
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    ogner

    Pois é, foto de celular, haha.

    JJJ
    Sim, o braço ficou MUITO melhor e mais confortável.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma radical na velha Epi SG