Reforma radical na velha Epi SG

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ


    Bom, pessoal, ultimamente eu venho me interessando por... digamos... uma "luthieria caseira" como passatempo. Sempre curti trabalhar com madeira, daí juntando com potenciômetros, soldas, etc. que sempre mexi também e mais a música (claro) deu nisso...

    Antes de mais nada, deixo bem claro que NÃO SOU LUTHIER, nem chego perto! É só um passatempo pra mim e não tenho conhecimento suficiente sequer pra dar conselhos e tal. Para esse tipo de coisa, façam como eu: consultem o mestre Bertola (aliás, para esse projeto mesmo eu me aconselhei com ele numa dúvida...).

    Então vamos lá. Eu tinha (tenho, só que agora modificada...) uma SG G400 cherry de mais de 10 anos, tipo essa, mas mais antiga (com o logo Gibson ainda). Eu até gostava dela, mas o som dos captadores estava chocho pra caramba (desmagnetizaram? envelheceram? sempre foram meia-bomba? sei lá...) e o visual dela não me agradava nem um pouco (prefiro marrom pra SG e detestava aquele brilho glossy "pirulito de morango" exagerado dela - só comprei porque estava num preço irresistível). Juntando as duas coisas que estavam ruins pro meu gosto, pensei em trocar os captadores e, aproveitando a mexida, "ralar" aquele brilho "lollipop"... Como eu já tenho uma Les Paul que me satisfaz no quesito "guitarra com humbucker pra hard rock" e não tinha nenhuma guitarra com P-90, resolvi mudar pra P-90. Comprei um par na GFS. Bom preço, excelentes captadores!

    O processo, sem mais delongas:

    Para tirar o brilho, usei uma esponja de cozinha nova (do lado "duro", claro) - me pareceu melhor do que bombril pra isso e faz menos sujeira. Detalhe pra quem se animar: NESSA guitarra ficou legal e não deu riscos muito aparentes (a menos que se olhe contra a luz, com olhar atento), mas EU NÃO GARANTO NADA!!! Se você resolver ralar a sua e ficar tudo arranhado, não me culpe!

    Aqui começando a ralar.