Nova aquisição, novo set! Gibson studio 99

Autor Mensagem
papillon
Veterano
# abr/13


e aew galera, venho aqui compartilhar um pouco da minha alegria...
dps de mts guitarras (11) finalmente consegui a minha tão sonhada gibson Les Paul studio, a guitarra eh sensacional e tem um som mt top e característico de lp,
passei um tempo com uma tribute 60' que era uma puta guitarra mas essa studio 99' pra mim nem se compara com essas novas tribute, muito superior mesmo...

ps: Gostaria de saber se vocês conhecem ou já viram esse tipo de marcação na escala que tem nessa gibson, ela eh trapezoidal mas eh um pouco mais estreita que as outras, eu nunca vi nenhuma nem na net, achei interessante. =D

vica ai meu novo set para vcs opinarem!
abraço

Gibson 99' > Tc Eletronic Nova System > Bugera V22

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/27122_506634339 396262_1367511759_n.jpg

TatoPetry
Veterano
# abr/13
· votar


papillon
Parabéns meu velho, pelo menos de aparência ela é um show.
E o set também ficou show, o custo beneficio desses bugera é bem interessante.

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar


papillon

Legal, cara. Então vc vendeu mesmo aquela Fender MIJ?

Parabéns pelo set, eu já tive um Bugera V22 também, e conheço essa Nova System de perto, sei que é um equipamento de primeira linha!

passei um tempo com uma tribute 60' que era uma puta guitarra mas essa studio 99' pra mim nem se compara com essas novas tribute, muito superior mesmo...

Bom, em termos de construção, basicamente são as mesmas guitarras. As tributes também fazem parte da série "Studio". Talvez vc tenha sentido diferença por conta da captação, se nessa Tribute 60's que vc estava era com P-90's, não?

Abs

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


TatoPetry

Valeu meu irmão!! =D
o som dela é simplesmente fantástico, pegada, acabamento, tudo que uma boa les paul precisa com um otimo CxB
e o Bugera é fora de série tbm!!

Vlw

Delson
Veterano
# abr/13
· votar


papillon
Parabéns de novo, man, hehe... Vi antes no FB...

Gostaria de saber se vocês conhecem ou já viram esse tipo de marcação na escala que tem nessa gibson, ela eh trapezoidal mas eh um pouco mais estreita que as outras, eu nunca vi nenhuma nem na net, achei interessante.

Deve ser característica da época. Olha só essa Studio de 1998:
http://www.musicmaker.com.br/produto/gibson/gibson-les-paul-studio-199 8-144.mstp

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

E ai man!!
realmente são equipamentos mt bom, só sinto falta de um pedal de expressão e um wah, ms com o tempo vou completando hehehehehe....

bom em relação a tribute, achei a studio de 99 mt mais robusta, o acabamento melhor e a pegada tbm, eu não sei como eh o corpo dessa studio mas a tribute eh chambered e quando vc dava um "cascudinho" no tampo dela dava pra sentir q era bem oca, já essa parece ter mais madeira, mas realmente não sei,
a tribute que eu tava era um p-90 no braço e um alnico 2 pro na ponte.
a captação realmente faz uma grande diferença mas quando disse que achei superior foi em questão de pegada e acabamento mesmo. =D
a captação dessa studio é 490 e 498 da gibson, mt versátil com um clean lindo cheio de harmônicos, e aguenta bastante distorção.
achei que ela tbm tem mais sustain que a tribute.
é isso =D

abração e valeu pelo comentário!

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


Delson

hummmmm, realmente!!
=D
não tinha achado nenhuma assim antes!

Vlw de novo!

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar


papillon

Hehehe, entendi. Realmente essa safra das Studio da década de 90 é muito boa, já vi vários elogiarem. Com certeza é um guitarrão.

mas quando disse que achei superior foi em questão de pegada e acabamento mesmo. =D

Ahn, sem dúvidas, o acabamento da Tribute é muito simples, nesse quesito a Studio realmente é bem superior. Eu já toquei na Studio Faded, e achei a pegada dela muito parecida com a Tribute 60's que eu tive. Como essa sua é de uma série mais antiga, daí a diferença de uma pra outra. Deve ser por isso, talvez.

Abs

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

sim sim, talvez seja isso! =D
mas a tribute é uma puta guitarra já...
talvez seja questão de gosto mesmo...
eu particularmente tbm curtia mt o acabamento da tribute pq ele relica bem facil, a que eu tava era emprestada de um brother, na cor goldtop, ela vai ficando relicada bem facil!!

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


papillon

eu particularmente tbm curtia mt o acabamento da tribute pq ele relica bem facil, a que eu tava era emprestada de um brother, na cor goldtop, ela vai ficando relicada bem facil!!

Sim, pode crer! O acabamento dela é em nitrocelulose, se vc "fincar" a ponta da unha já faz uma marquinha, hehehe. Eu tive uma dessa, gold top tbm, é uma guitarra bem bacaninha mesmo.

Ahn, depois solta uns sons dessa Studio aí pra gente conhecer ela melhor, hehehe! Abração!

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

ehehehehe
E o goldtop vai ficando esverdeado como se fosse oxidando com suor sei la...
eu acho style demais!
e o som já estou providenciando uma demo! =D
acho que amanhã eu gravo algo com ela.
abraçoo

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


papillon

Parabéns pela guitarra.

renatocaster

Realmente essa safra das Studio da década de 90 é muito boa, já vi vários elogiarem.

Sempre tem uma variabilidade, especialmente nessas entry-level. Eu tinha uma LP Joe Perry 97, apesar de gostar dela, era uma das mais pesadas que já vi.

Na realidade, pelo menos em se tratando de R9, as 94 se destacam, as 95 costumam ser excelentes e superiores à maioria também, mas já se encontra umas mais ou menos. As edições de 99, de aniversário de 40 anos, também tem alguma reputação. Mas nada como as 2003-2004 que foram feitas com Brazilian Rosewood, mais ainda as Tom Murphy desses anos. Essas guitarras tem a perspectiva de nos próximos anos acompanhar o valor de 10% de uma 59 original - parece pouco, mas não é. Ou seja, nestes anos a Gibson estava "gastando" seu estoque de madeiras superiores, ao menos na Custom Shop.

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Valeu man!!
informações preciosas, não sabia de nada disso que vc falou...
quanto as câmaras no corpo, nessa época já existia!?

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


MMI

Sempre tem uma variabilidade, especialmente nessas entry-level.

Sim, sempre terá. Mas até mesmo conversando com amigos próximos e outros relatos da internet, o pessoal tem um "apego" especial pelas Studios dessa época. Pode não ser nada, apenas cisma, talvez.

papillon

quanto as câmaras no corpo, nessa época já existia!?

Até onde eu sei as Studios sempre tiveram as câmaras desde que foram lançadas. Hoje as Standards eu bm sei que tem (câmaras), só não sei se no passado eram sólidas ou Weight Relief.

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

hummmm....
realmente eu tbm não sei...
só tirando um raio x kkkkkkk
mas tive a impressão que ela eh "mais sólida" que a tribute que eu tava, mas pode ser só impressão mesmo \o

Rafeeel
Membro
# abr/13
· votar


Guitarrão
Acho muito fera guitarra vermelha com ferragens douradas,curti bagarai

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


papillon

quanto as câmaras no corpo, nessa época já existia!?

A Gibson começou a fazer o weight relief entre 82 e 83. Dessa forma, todas as Gibson USA (estou tirando a divisão Custom Shop, para quem não entendeu) não são sólidas. De 82 até 2006 elas recebiam os furos, que ficou conhecido como weight relief (swiss cheese). Em 2006 começaram a fazer as chambered, tem 2 tipos, mas as Traditional continuam no formato swiss cheese.

A Custom Shop faz as guitarras normais e as reissue. Então as Les Paul Custom são weight relief, não são sólidas. As reissue são sólidas, a não ser a linha chambered reissue, que o serial começa com CR.

Esse vídeo mostra como fazem esse alívio de peso, todas as formas.

renatocaster

o pessoal tem um "apego" especial pelas Studios dessa época. Pode não ser nada, apenas cisma, talvez.

Pode ser.. Não sei! :)

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


Sobre a marcação, é mesmo diferente da trapezóide traficional. Em 1999 e 2000, a Gibson fabricou a LP Studio assim. Se você comparar com as tradicionais, vai ver que a sua tem o corpo mais fino também. Tenho uma desse modelo também, só que preta. Já tive outra idêntica antes. Na minha opinião, nem se comparam com as Studio mais atuais, são muito superiores.

Acho que é senso comum que a qualidade da Gibson, principalmente o controle de qualidade, teve seu auge nos anos 90 e começo dos 2000 e, depois, deu uma despencada.

Parabéns pela guitarra, um baita instrumento. Acredito, ainda, que, por ser "especial", pode ser que até valorize no mercado de usados no futuro, quem sabe?

Aqui uma discussão em fórum gringo sobre esse mesmo modelo: http://forum.gibson.com/index.php?/topic/6672-les-paul-studio-1999-200 0-model/

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


Sobre a marcação, é mesmo diferente da trapezóide traficional. Em 1999 e 2000, a Gibson fabricou a LP Studio assim. Se você comparar com as tradicionais, vai ver que a sua tem o corpo mais fino também. Tenho uma desse modelo também, só que preta. Já tive outra idêntica antes. Na minha opinião, nem se comparam com as Studio mais atuais, são muito superiores.

Acho que é senso comum que a qualidade da Gibson, principalmente o controle de qualidade, teve seu auge nos anos 90 e começo dos 2000 e, depois, deu uma despencada.

Parabéns pela guitarra, um baita instrumento. Acredito, ainda, que, por ser "especial", pode ser que até valorize no mercado de usados no futuro, quem sabe?

Aqui uma discussão em fórum gringo sobre esse mesmo modelo: http://forum.gibson.com/index.php?/topic/6672-les-paul-studio-1999-200 0-model/

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


Só complementando:
- esse modelo 1999 não tem weight relief. Ponha a guitarra numa balança e vai ver que, mesmo com o corpo mais fino, pesa uns belos 3,5 kg pelo menos;
- o acabamento de TODAS as Gibsons é em nitrocelulose. As faded e as tribute ficam relic mais rápido porque têm muito menos camadas de verniz. Por isso, também ficam com marcas de pancada muito mais facilmente;
- as Tribute são todas com weight relief, eu acho. Já vi gente dizendo que a Gibson tem usado um processo que acelera muito a secagem da madeira, mas que, por outro lado, deixa o timbre mais pobre e que, por isso, os modelos menos absurdamente caros são, atualmente, quase todos com weight relief. Outros dizem que as câmaras são colocadas na madeira porque só os fãs mais tradicionais das Les Paul (e que estão dispostos a pagar uma pequena fortuna) fazem questão da guitarra pesadona tradicional;
- as tribute, na minha opinião, têm o braço um pouco mais inclinado em relação ao corpo. Por isso, o setup que vem de fábrica deixa a ponte altona. A minha Studio parece menos inclinada no braço e a altura da ponte é mais confortável de tocar.

papillon
Veterano
# abr/13 · Editado por: papillon
· votar


Rafeeel

é lindona mesmo!!
quando vi ela por foto, antes de comprar, achei ela feia nem cogitei pegar até que combinei com o antigo proprietário para ele trazer aqui e da uma olhada nela, quando ele abriu o case foi paixão a primeira vista hehehehehe...
ele tinha tirado as fotos dela meio sem foco e com flash ai a pintura ficou horrível na foto meio rosada uma pintura bem opaca...
Vlw mann!! =D


MMI

hummmm, então baseado no que vc disse a minha seria aqueles 9 furos ao invés das câmaras que tem nas tribute!?



clguitar
Interessante essa diferença na marcação realmente a tornam única e a marca registrada delas será sempre essa marcação reduzida hehehehhe
eu tbm tive a impressão dela ser um ligeiramente mais fina, mas não tinha ctz!
valeu pelas informações!!

tive a oportunidade de pegar uma studio 2007 (faded) igual a essa da foto abaixo,
será que ela é tão boa quanto essa que peguei!? ela é bonitona...

http://77.91.202.130/images/4834699312-Gibson+Les+Paul+Studio+Faded.jp g

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


papillon

hummmm, então baseado no que vc disse a minha seria aqueles 9 furos ao invés das câmaras que tem nas tribute!?

Exatamente. Só não caia na tentação de dizer que a diferença do som da sua para uma tribte é por causa do método de construção do corpo. Também é, mas a verdade é que é uma soma de fatores. :)

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

kkkkkkkkkk
com ctz!!
=D

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


achei a foto de uma igualzinha, mas acho que a foto foi tirada com câmera profissional ou com uma iluminação mais propicia, pq toda vez que tiro foto dela a cor fica bem opaca! =S

http://farm3.static.flickr.com/2384/2175568774_0d83a3c22f_b.jpg

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

E em relação a Gibson Faded 2007 que postei acima, será que ela é tão boa quanto essa!? pois ainda tenho oportunidade de negociar...

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


papillon

Difícil opinar, mesmo porque algumas coisas são subjetivas, outras nem tanto. É questão de por lado e lado e ver. Confesso que tenho a tendência de supor que preferiria a 99 que a Faded 07, mas só vendo mesmo.

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

é verdade, só testando lado a lado...
vou ver se faço isso!
=D
Vlw irmão

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Brother, o termo "faded" diz respeito a que?!
to vendo que tem vários modelos faded além das studio....

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


papillon

Faded é o acabamento, um "descolorido" ou "desbotado" com o tempo. Ou seja, um método de pintura que deixa meio com cara de antigo. Nas Custom Shop é o VOS ou Tom Murphy.

papillon
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Ahhhh saqueiiii...
eu achava que faded era tipo uma série com o acabamento mais simples...
=D
valeu a info.
abraçoo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova aquisição, novo set! Gibson studio 99