Garantia deve cobrir primeira regulagem?

Autor Mensagem
    DUGOAPSY
    Membro
    # abr/13

Ola.

Comprei uma guitarra semana passada e ela trasteja na mizona e na La. Levei ao luthier na assistencia autorizada e ele me informou que a garantia nao cobre a regulagem, pois nas palavras dele "como testou a guitarra na loja, entao voce atestou que ela nao tnha problemas, logo essa regulagem eh um tipo de personalizacao e a garantia nao cobre".

Eh verdade que eu testei a guitarra e sai de la feliz da vida, mas pq a garantia nao cobre um defeito de fabrica que vim a perceber soh depois? Por que alem do preco alto da guitara eu ainda tenho que pagar uma regulagem depois? (nao eh dito que toda guitarra nova tem que ir pra regulagem?)

Imaginem que voces acabaram de comprar um carro 0km e estao tirando o carro da concessionaria, mas a primeira coisa que voces devem fazer ao sair com o carro eh ir direto a uma oficina para trocar os pneus, fazer balanceamento e alinhamento, trocar o oleo e fazer uma serie de ajustes e ainda ter que pagar por isso. Nao eh estranho?

Enfim, a garantia tem ou nao tem que cobrir a regulagem da minha guitarra nova?

Valeu! (perdoem o teclado sem acentos)

Senhor Sanchez
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY

Oi amigo, não acho que deveria cobrir, poderia ser uma cortesia bem agradável, mas regulagens é muito pessoal, tem gente que reclama de trastejamento e desce a mão como cavalo, mas gosta de cordas coladas, pode dizer que é defeito do produto, mas não é. Tem que se adaptar ao instrumento e vice-versa. Cordas coladas e palhetadas de Stevie Ray Vaughan não combinam fisicamente.

Um carro vejo isso como regular a embreagem, tem gente deixa o pedal baixo e outros não.

O que é complicado é pegar instrumento com o braço torto, chaves oxidadas etc, aí eu acho que a loja deveria cuidar do produto como se deve e entregar algo pelo menos como veio da importadora ou fábrica, mas vão te falar que isso também não é defeito tecnicamente.

Assunto polêmico, mas eu comprei duas guitarras direto da fábrica, reguladas ao meu gosto, e outras comprei em lojas e em pouco tempo já tinha gastado 100 paus para dar um set-up nelas, pois a loja não fez isso.

Abx

Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY
    Tem um fundo de verdade do que voce disse sim. Guitarra trastejando em apenas uma corda ou em apenas um ponto da escala não é por regulagem personalizada, e sim defeito mesmo....braço torto, tensor desregulado.

A garantia nao deveria cobrir regulagens personalizadas, como altura de cordas, calibre delas, afinação ou outras coisinhas que varia de pessoa pra pessoa. Mas ela deve sair da loja regulada.

De fato, se voce testou na loja, estava regulada, nao sentiu nenhum trastejamento, e quando chegou em casa foi notar, a loja lava suas maos quanto a isso. O defeito nao saiu da loja. Ha de se levar na assistencia tecnica autorizada da guitarra, onde os luthieres poderão fazer o reparo, caso caiba, ou entao, luthier proprio mesmo.

Mas se eles venderam um instrumento com avarias na loja e voce notou depois, leve num luthier pra atestar isso. Caso confirmado que a guitarra tinha defeitos mais graves na hora da compra dela, poderá cobrar da loja sim, tanto a possivel regulagem, quanto até a troca do instrumento, caso necessario.

DUGOAPSY
    Membro
    # abr/13
    · votar

O luthier chegou a falar que eu tenho a palhetada um tanto forte mesmo, estou reduzindo a força, mas mesmo quando dou a palhetada bem fraquinha , quase um alisamento, a corda trasteja...
    Eu deveria ter percebido lá na loja, mas na emoção do momento e como eu só testei com ela plugada, nem percebi nada...
    Aparentemente as oitavas estão reguladas e não tem nada de mais que eu consiga perceber de "defeito", mas vou ter que morrer em 100 paus pra ajeitar a mizona mesmo, para eu me sentir satisfeito kkk

Aprecio a opinião dos colegas, valeu!

maxdsp
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: maxdsp
    · votar

DUGOAPSY
    cara, só é trastejamento se sair no amp.
    Como vc disse que testou ela plugada e não percebeu então,não é considerado trastejamento.

pscb
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY

Quando comprei uma guitarra, percebi um trastejamento. No dia seguinte, levei a um "luthier" (melhor dizer alguém que regula guitarras) que deixou as cordas mais altas do que a de um berimbau. Só na terceira regulagem voltei a ter um instrumento bom. Sugiro tocar a guitarra por um tempo até tomar alguma atitude, já que nem sempre o defeito existe e nem sempre quem for consertá-lo é competente. Se eu fosse mais paciente, não teria gasto com regulagens desnecessárias.

strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY
    cara, essa guitarra tem que tipo de ponte?

se for tune-o-matic, já experimentou levantar um pouquinho o lado dos bordões?

Agora, isso REALMENTE te atrapalha? Sai no amp o som do "buzz"?

Senhor Sanchez
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY

Cara, observe se esta corda não está encostando em algum dos polos dos captadores, isso as vezes acontece e perece trastejamento.

Abx e boa sorte

DUGOAPSY
    Membro
    # abr/13 · Editado por: DUGOAPSY
    · votar

maxdsp
    Bom, realmente não sai no amp, mas isso é normal em todas as guitarras, fazer o buzzz quando não está plugada?

pscb
    É, pensando bem vou dar uma segurada kkkk tá dando pra tocar, apesar de me incomodar quando esta desplugada

strinbergshredder
    É tune-o-matic sim, leventei um bocado e mesmo assim continuava o trastejamento (menos, é claro), mas ficava ruim d+ de tocar.
    Sobre me atrapalhar, REALMENTE me atrapalhar não me atrapalha, mas me sinto lesado e frustrado, uma vez que paguei um preço relativamente caro por ela (É uma Cort CR 250). Tenho uma Memphis que não estava mais satisfazendo meus propósitos, por isso decidi comprar outra guitarra, e esperava que ela fosse "quase perfeita", pelo menos que não trastejasse, e de fato, tirando isso, gosto muito dela. Toco muito ela sem estar plugada e o barulho do trastejamento realmente me incomoda, mas com ela ligada o "buzz" não sai, dá pra tocar "de boa".

Senhor Sanchez
    Testei aqui e não parece ser isso não :(

Agradeço os comentários dos colegas! Abraço!

Thejapamuri
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY

Cara, procura tutoriais na internet para ajudar você a regular, eu por exemplo, comprei minha guitarra faz 4 meses, eu nem levei ela num luthier, eu li como se deve regular...

Mas é bom levar num luthier para ver os trastes se foram colocados corretamentes, eu não levei, talvez mês que vem, sei la, eu leve para dar uma revisão geral na guitarra.

strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar

DUGOAPSY
    bom cara, nesse caso com certeza a guitarra está desregulada mesmo; tensor do braço e talvez até trastes desnivelados...

Não digo que a guitarra teria obrigatoriamente que vir regulada da loja, mas seria muito bom, até mesmo para a visibilidade da loja, se fosse de tal maneira....

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Garantia deve cobrir primeira regulagem?