Como conseguir esse tipo de distorção ?

    Autor Mensagem
    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: BJAofficial


    então, desculpa, mas não pude usar a busca direito já que não consigo imaginar uma boa descrição pra isso..

    faz algum tempo, tenho ouvido em algumas musicas umas distorções meio diferentes, parecem seilá, quebradas, craqueladas, não faço idéia de como descrever na verdade..

    mas o exemplo mais óbvio que eu tenho disso, acho que é esta musica AQUI, na intro já da pra notar, e depois quando começa todos os intrumentos juntos fica bem claro..

    gostaria de saber como conseguir um timbre assim, pode ser interessante usar isso algumas vezes.. é um tipo de distorção em si? algum efeito? ... alguém tem idéia de como conseguir isso?

    nick33omori
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O jeito pra conseguir essa distorção é usando fuzz. Se vc usar fuzz + oitavador, vai dar esse som que vc deseja. Tem um pedal muito bom que dá esse efeito, que é o MXR Blue box


    morezijunior
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, não consegui identificar essa diferença na distorção que você está dizendo. To vendo só uma distorção com um gain bem alto, poucos médios e graves reforçados.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    A Afinação em Drop D tbm deve ser levada em conta...

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    É o esquema do fuzz aí q o nick33omori falou...

    morezijunior
    mas se vc prestar bem atenção, parece que tem um som meio de falante rasgado, isso aí que o fuzz faz...

    por exemplo, observem o solo de I want to break free, do Queen...

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    nick33omori

    opa valeu cara, pelo jeito é isso aí mesmo.. vou dar uma olhada nos fuzz da minha hd500 e ver o que eu consigo lá (:
    obrigado..
    faz idéia se o 'certo' é por antes ou depois da dist?

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Sir.Paulo

    cara desculpa, mas acho que nao tem nada a ver..
    até porque minha guitarra está em drop d fazem 2 anos e até hoje nunca consegui esse timbre..

    abç

    morezijunior

    então precisa ouvir com mais cuidado, ou treinar mais ou ouvido.. hahaha
    cara, é bem claro ali que tem algo a mais na distorção.. da uma olhada no video que o nick33omori postou que tu vai entender melhor..

    abç

    strinbergshredder

    poisé, nunca pensei em fuzz, vou testar agora..

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial

    Ok sua opinião respeito isso !

    Abraço

    nick33omori
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    Eu não tenho um pedal de fuzz, mas faço de uma forma bem parecida com um drive high gain. Eu coloco o Drive antes do oitavador, seguindo a lógica do blue box, pois nessa ordem o oitavador se mistura com o drive, e não com o som limpo, assim como no pedal da MXR.

    krixzy
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: krixzy
    · votar


    BJAofficial

    Amigo isso não nada além de um amp valvulado 4x12 com um overdrive empurrando, somente isso, simples e caro. Mas vc pode chegar perto com vst's.

    Só pra demonstrar:
    http://www.youtube.com/watch?v=d8_IbtChx90

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Eu discordo do pessoal que acha que é só drive. Na música obviamente há um amp poderoso e distorção, mas na introduçãozinha citada pelo cara, nos primeiros nove segundos obviamente há um fuzz, que é aquele som abelhudo inconfundível e que se pode notar facilmente.

    Spect
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Fuzz.

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Sir.Paulo

    desculpa se me expressei mal, mas o que eu quis dizer de certa forma, é que o riff da intro usa somente a 4ª corda, o que obviamente remete a que se a guitarra estiver em drop d ou standard não fara diferença alguma..

    nick33omori

    poisé, fiz o teste aqui e funcionou muito bem com um fuzz oitavador.. só com oitavador e um boost antes do drive fica razoável até, mas não é a mesma coisa..
    mas enfim, obrigado pela ajuda, consegui chegar mais ou menos no que eu queria..

    vintagentleman

    sim, depois que o pessoal comentou do fuzz e do oitavador fui fazer uns testes era exatamente isso que eu estava procurando..

    krixzy

    Amigo isso não nada além de um amp valvulado 4x12 com um overdrive empurrando

    tenho um JVM205h, um 1960A e uma HD500 com vários overdrives.. se fosse só isso, provávelmente já teria conseguido há muito tempo..


    só queria lembrar à todos, que não estava procurando um timbrezinho qualquer que lembrasse mais ou menos esse dai.. tenho todo o equipamento necessário e queria algo o mais parecido possível..
    mas enfim, o fuzz e o oitavador estão funcionando muito bem até agora, daqui um tempo já pego mais prática na regulagem e acho que vai melhorar mais ainda..

    enfim, problema resolvido, muito obrigado a todos pela ajuda..
    deixarei o tópico aberto para alguém que tenha alguma dúvida parecida..
    abraço

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial

    só queria lembrar à todos, que não estava procurando um timbrezinho qualquer que lembrasse mais ou menos esse dai.. tenho todo o equipamento necessário e queria algo o mais parecido possível..

    Tenho que concordar contigo, o Three Days Grace faz um som grandão, que empolga. Interessante que eles são assim nas músicas acústicas também.
    Simples e eficientes.

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    alias, queria deixar aqui outro exemplo mais radical um pouco.. mais acho que já nem é mais guitarra..
    ainda de uma musica do three days grace..



    no primeiro segundo da musica já da pra ouvir.. e eu confesso que sou tentado a acreditar que é algo tipo dubstep.. :s
    pq parece muito tremida a distorção, não sei se me entendem..
    hoje já ta meio tarde, mas amanhã tentarei com o fuzz e o oitavador pra ver se consigo chegar perto..

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    vintagentleman

    verdade.. pra mim é a segunda melhor banda que eu conheço.. pena que agora já não vou poder ver eles ao vivo, me nego a ir à um show com o matt..

    Delson
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    Creio que o que o Sir.Paulo disse é bem pertinente, uma vez que a afinação da guitarra muda seu timbre. Esse "twang" que eu ouvi aí me parece ser característico de guitarra afinada fora do padrão. Assim como a própria guitarra, construção, captadores, amplificador, sua pegada, enfim. Muitas variáveis tem que ser levadas em consideração.

    Eu apostaria em um amplificador higain (talvez um Diezel, sei lá...), com um octa-fuzz (?)

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    isso é fuzz sem duvidas!
    o fuzz é um efeito q suja muito o som, entao se vc usa mto, fica sem definição...se vc usa pouco, continua sujo, mas com pouco sustain e com um teor "clean" no fundo...gosto de combinar ele com um overdrive, espetados num amp hi gain...é exatamente o q temos nesse primeiro video do seu exemplo...timbre mto massa por sinal!

    eu usei exatamente isso numa jam do red hot recente, só q com menos drive no preamp! da uma olhada como ficou o timbre (aos 5:03):
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301955/#8658497

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Delson

    confesso que me custa acreditar, mas tudo bem, minha guitarra está em drop d de qualquer forma .. obrigado

    ALF is back

    poisé, estou fazendo meus testes com fuzz oitavador agora, estou conseguindo alguns resultados legais.. achei bem original eu diria.. só não consegui chegar no timbre do segundo ainda, mas com o tempo aprendendo a regular melhor pode ser que consiga.. se é que aquilo ali é guitarra né haha pq ao vivo não é a guitarra que faz aquilo.. parece um baixo com um pouco de dist e um tremolo muuitoo rapido, ou coisa do tipo..
    quanto à jam, é só fuzz ali ou tem algum od ou distorção? ficou legal também mas comparando com o que eu digo nao pareceu tão "espaçada" a distorção, se é que isso serve como descrição.. não sei se tu me entende, mas é isso que eu to procurando.. (:

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    Acho que aí, além do fuzz tem um distortion junto.
    Faça experiências, considerando que a maioria das distorções que escutamos a nível profissional, foi gravada em um grande estúdio, muitas vezes com racks guturais por trás das latinhas.

    A gente consegue chegar a um esboço!

    Mas a respeito da sua pergunta, a onda é adicionar um fuzz mesmo, ao menos é o que parece.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    esse segundo video nao parece guitarra mesmo...pode-se enganar com guitarra, mas isso é um synth com ctza!
    o q usei na jam foi um fuzz bem de leve com um TS tbm bem leve numa emulação de peavey 5150 com bastante ganho de pre...tudo isso VST...na ordem foi:
    TS > fuzz > amp
    o sinal ja chega distorcido no fuzz e ele só granula o timbre pra dps passar pelo drive mais pesado...éssa é a logica...claro q no exemplo do primeiro video tem mto mais fuzz e mto mais drive empurrando...a ideia é a mesma, mas o resultado é bem diferente...rs
    a minha ideia eera soar mais contido mesmo, pois a bt nao pedia mta sujeira...rs

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Leomju

    claro, sempre considerei a distorção também, óbviamente..
    mas o que você disse dos racks me deixou pensando agora, que tipo de rack poderia ajudar neste caso?

    ALF is back

    é, tinha esquecido como se dizia.. mas tive a impressão também de ser synth..
    poisé, eu vi(ouvi).. só comentei, que não ficou tão "granulado" quanto eu imagino.. alias, quanto à posição do fuzz, pra mim ta funcionando melhor antes do pré, o que vai em contra a tua teoria.. quando coloco depois parece que só suja um pouco mais, e deixa mais rasgado, mas nao da a mesma "granulada" na dist como quando está antes..

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    BJAofficial
    cara, na realidade, é antes do pre mesmo q se usa! rs
    dps do pre seria no loop, mas nao, prefiro usar antes de pré, mas dps de um overdrive, no caso o TS como referencia...
    fica:

    Guita > TS > fuzz > cabeçote > gabinete =p

    TS > fuzz > amp

    foi o q falei...assim como vc, prefiro antes de pré!

    mas tbm depende do gosto...mas pra conseguir o timrbe q estamos falar, o segredo é esse mesmo! vai na fé! ^^

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ALF is back

    putz, verdade..
    ignore o que eu disse sobre isso então.. ! hahaha
    vou seguir fazendo meus testes aqui (:

    KyrieElesion
    Veterano
    # mar/13
    · votar




    E esse tipo? Alguém sabe?

    BJAofficial
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    KyrieElesion

    da a impressão de ter fuzz também.. menos um pouco, mas parece ter (:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conseguir esse tipo de distorção ?