Dedos 2 e 3 (especificamente)

    Autor Mensagem
    VitorGabriel
    Membro
    # mar/13


    olá pessoal, eu procurei algum tópico específico sobre essa minha duvida e não consigui encontrar algum q me ajudasse, então resolvi criar esse topico.

    Faz um tempo q procurei algum tipo de exercicio para alongar, ou fazer uma abertura mais confortável com os dedos, para me ajudar a tocar violão/guitarra e conseguir fazer aquelas pontes e aqueles acordes escandalosos. Eu consegui um bom resultado entre os dedos 1 e 2, e entre os dedos 3 e 4, porém entre os dedos 2 e 3 não, eles ficam um poucos juntos e nao consigo resolver esse problema ate hj. Será que alguém tem alguma dica, ou exercicio para "separar" esses dedos especificamente?

    obs: sabe aquele símbolo q o Sr. Spock faz com a mão, pois bem, eu não consigo fazer, não consigo separar os dedos 2 e 3, e conheço mts pessoas q conseguem :s

    tchedovollosky
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    VitorGabriel
    conheço um execercio que tenho certeza que vai te a ajudar a ter os dedos mais independentes.

    e------------------------------------------1-2-3-4-------
    B----------------------------------1-2-3-4---------------
    G--------------------------1-2-3-4-----------------------
    D------------------1-2-3-4-------------------------------
    A----------1-2-3-4---------------------------------------
    E--1-2-3-4-------------------------------------------------

    só que tem um segredo hehehe

    é assim: vc faz o 1234 normal na 6ª corda, só que sem levantar os dedos quando tocar, tipo, toca na 1ª casa com o dedo 1 aí toca na 2ª casa com o dedo 2 mas sem tirar o dedo 1 e toca ma 3ª casa com o dedo 3, mas sem tirar os dedos 1 e 2, até a quarta casa, e quando for o dedo 1 for pra 5ª corda, os dedos 2, 3, e 4 ficam na 6ª corda. entendeu? Aí o dedo 2 vai pra 5ª corda (e os outros dedos continuam na 6ª corda) e assim por diante...

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    VitorGabriel

    Há quanto tempo toca? essas partes de coordenação motora você só pega com bastante treino e leva um tempo mesmo.

    Você pode também fazer variações sobre esse exercício que o tchedovollosky citou, ficariam então 24 séries de variações possíveis começando com cada dedo da mão esquerda:

    com dedo 1:

    1234 | 1243 | 1324 | 1342 | 1423 |1432

    Com dedo 2 na cabeça do exercício:

    2134 | 2143 | 2314 |2341 | 2413 | 2431

    dedo 3:

    3124 | 3142 | 3214 | 3142 | 3412 | 3421

    dedo 4:

    4123 | 4132 | 4213 | 4231 | 4312 | 4321


    busque trabalhar pelo menos uma série dessas completas todo dia, repetindo subidas e descida de cordas pelo menos 5 vezes em cada variação da série.

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    VitorGabriel

    Tem um outro exercício também que é necessário fazer para melhorar abertura dos dedos. Subindo e descendo cordas:

    dedo 1 na casa 1, dedo 2 na casa 3, e dedo 4 na casa 5. Deve subir e descer da mizinha para a mizona várias vezes, mas sempre com a preocupação de: não tirar o dedo 1 da casa 1 quando for tocar com o dedo 2 na casa 3. Manter os dedos 1 e 2 nas suas respectivas casas ao tocar com o dedo 4 na casa 5.

    Você também pode fazer um que direcionado para seu problema em questão pode ser uma saída útil:

    Você vai tocar nas casa 2 e 4 com os dedos 2 e 3, lembrando-se de deixar o dedo 2 na casa 2 quando for tocar com o dedo 3 na casa 4. Deve fazer este exercício subindo e descendo as cordas da mizinha para o mizão e vice-versa.

    OBS.: ao realizar os exercícios é necessário ter cuidado. É importante fazer alongamentos e aquecimento das mãos para evitar lesões. E é normal ao fazer os exercícios sentir um certo desconforto, por estar alongando os dedos, mas se sentir algum tipo de "fisgada" deve parar imediatamente o exercício, pois pode estar fazendo errado e colocando em risco sua saúde.

    Outro detalhe: estes exercícios não devem ser feitos assim sem orientação nenhuma. A postura que sua mão esquerda assume, com atenção especial para o polegar no apoio na parte de trás do braço se estiver correta vai te auxiliar, mas se estiver errada vai te atrapalhar e pode te forçar a fazer um esforço desnecessário para realizar os exercícios e isso é bastante perigoso.

    O melhor mesmo seria que você tivesse umas aulas com professor, ou no mínimo perguntasse a alguém que já toca há algum tempo para tirar essas dúvidas de postura de mãos no tete a tete, porque por aqui fica meio complicado explicar tudo só com palavras.

    Abraço.

    VitorGabriel
    Membro
    # mar/13
    · votar


    VitorGabriel

    Há quanto tempo toca? essas partes de coordenação motora você só pega com bastante treino e leva um tempo mesmo.


    toco a pouco tempo, uns 9 meses, fiz aula de violão durante 5 meses e devido a escola (que é de manha e a tarde) sobra pouco tempo pra eu fazer aula, por isso tive que sair, mas isso não me atrapalhou muito pois agr pego tudo sozinho na internet, e tiro minha duvidas (claro que é bem melhor ter um professor do lado)

    mas obrigado a vocês dois, eu ja fazia esses exercicios, meus dedos 1 e 4 sao bastantes alongados e independentes, e consigo fazer oque quero com eles sem dificuldade, mas o espaço q alcanço entre os dedos 2 e 3 nao é nem metade do que alcanço com os 1 e 2, e com o 3 e 4. vcs entenderam minha dificuldade? rss tipo, com os dedos 2 e 3 eu consigo alcançar uma casa de diferença entre esses dedos (ex: dedo 2 na casa 2 e dedo 3 na casa 3) mas eu queria conseguir alcançar mais casas, pois isso me atrapalha as vezes.

    Victor Slash
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mano, isso vai acontecendo com o tempo ... Treinamento, treinamento e mais treinamento ... Com o tempo, seu pulso vai "tipo" "abrindo", aí você terá mais facilidades de tocar, com casas distantes e mais rapidez !!! Você está indo muito bem ...

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    VitorGabriel
    tipo, com os dedos 2 e 3 eu consigo alcançar uma casa de diferença entre esses dedos (ex: dedo 2 na casa 2 e dedo 3 na casa 3) mas eu queria conseguir alcançar mais casas, pois isso me atrapalha as vezes.

    Na verdade meu, essa necessidade sua não é tão útil para digitar escalas, arpejos e etc... pois os padrões de digitação não exigem tanto alongamento assim desses dois dedos.

    Acho que em vez de você se preocupar com isso deveria se concentrar em estudar mais sobre quadratura e padrões de digitação e você verá que essa "necessidade" é uma preocupação exagerada e na maioria das vezes sem aplicabilidade.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Na verdade quando você faz mais solos, arpejos, exercícios com escalas etc... Você acaba utilizando mais a digitação 1.4, 2.4, 1.3.4, mas coisas do tipo 2.3 é mais difícil de se utilizar pois você pode usar a digitação 1.2 e depois voltar com a mão caso for tocar umas casas mais pra traz no braço.Eu acho muito mais prático fazer isto do que utilizar a 2.3, porque na maioria das vezes pode prejudicar a o jeito de tocar.

    pedico
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=bDnLz1e_zAE

    VitorGabriel
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Vlw ai pessoal, vou continuar treinando aqui, obrigado pela ajuda, serio msm =D

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dedos 2 e 3 (especificamente)