Autor |
Mensagem |
GabrielRhoads Veterano |
# fev/13
Andei testando várias guitarras, e analisando de que forma se comportam os harmonicos, e ai vem a dúvida, porque em algumas guitarras é mais facil de tirá-los ? Será a captação ? antigamente tinha uma Dean Flying V e era extremamente fácil de tirar harmonicos a lá Zakk Wylde (Com DMT na ponte), recentemente comprei uma Gibson Explorer com Classic 57 na ponte (Obs não uso captador do braço), e chego suar para tirar harmonicos bem definidos. E olha que não tenho uma pegada muito leve. Alguém poderia explicar essa diferença ?
|
joao b. Veterano |
# fev/13
· votar
GabrielRhoads
Se você ser refere àquele gritinho a lá Satriani...
Tive uma experiência interessante a respeito, antes eu usava encordoamento 009 ~ 010 e conseguia fazer a corda gritar com uma certa facilidade. Depois passei a usar cordas 011 e tive muita dificuldade em relaçao a isso, mas depois me acostumei.
Na minha humilde opinião, cordas de menor calibre gritam com mais facilidade.
Mas pode haver mais fatores que podem influenciar nisso, como captadores, pots... e até a madeira...
Abç
|
ALF is back Veterano
|
# fev/13 · Editado por: ALF is back
· votar
GabrielRhoads joao b. acho q o principal fator pra tirar HAs é o captador...quanto mais ganho e mais agudo, mais facil tirar...o calibre das cordas, nunca li nada a respeito, mas tbm tenho a mesma impressão! cordas grossas são mais encardidas de tirar HAs...tem o lance de adaptação! outros fatores como: ganho (do sinal todo, até o amp), agudos e regulagem da guitarra tbm influenciam!
(Obs não uso captador do braço)
Ô.ò
|
brunowebguitar Veterano |
# fev/13
· votar
GabrielRhoads Obs não uso captador do braço Não usa o tone e o volume sempre no máximo também?? Não sabe o que está perdendo...
Bom, a dificuldade de tirar HAs nessa outra guitarra realmente é por causa dos captadores, que devem ter um ganho menor do que os da Dean.
|
MMI Veterano
|
# fev/13
· votar
GabrielRhoads
Na ponte eu esperaria um `57 Classic Plus. Um `57 Classic não é o ideal na ponte, especialmente para muita distorção e harmônicos.
Na verdade o captador ajuda, mas nem é tão essencial. O importante mesmo é a regulagem da guitarra para isso, em especial a altura do captador.
|
krixzy Veterano |
# fev/13 · Editado por: krixzy
· votar
Cara não sei não em, tudo bem que som mais agudo e mais ganho ajuda, mas acho que o ponto X da questão ta na técnica mesmo, eu mesmo nunca tive dificuldades em tirar harmônicos, e já toquei com captadores sigle, uns H de baixo ganho e de alto, e pra mim não teve muita diferença não, só o que notei é que com mais ganho o sustain é maior, e com mais médios o harmônico fica mais acentuado, o que pode ser teu problema ai, coloca mais médios pra ver se muda alguma coisa, há, e ver se vc ta abafando as outras cordas na hora do harmônico, se vc não abafar direito fica ruim de sair o harmônico.
|
GabrielRhoads Veterano |
# fev/13
· votar
brunowebguitar É que eu acho grave demais, quando ao tone, e volume uso muito haha. Na verdade eu acho que são os pickups, pois na Strato com SSS consigo tirar eles bem mais facilmente, apesar de as cordas serem 0.09. Penso que captadores de alta saida são mais faceis. Dizem que braço de Maple é mais fácil para tirar harmonicos, é verdade ou mito ? Sempre curti as Lp's com braços em maple pois falavam isso. Não só as do Zakk, já vi umas customs com braço em maple.
|
brunowebguitar Veterano |
# fev/13
· votar
GabrielRhoads Captadores de saida alta são mais fáceis mesmo, e sobre o braço em Maple, acho que faz algum sentido sim, Zakk usa LP com braço em maple...
|
ALF is back Veterano
|
# fev/13
· votar
GabrielRhoads eu já acho q essa historia de braço em maple é forçar a barra...tipo, vc vai na loja testar a guitarra, tenta tirar o HA, mas não sai....ai vc pergunta pro vendedor se o braço é maple...ele diz q não e vc responde: "ah, então é por isso q não sai o harmônico" Ele não vai falar nada, claro...mas vai rir por dentro...rs Se existe alguma influencia, ela é mínima! A questão técnica influencia sim, mas após uma rápida adaptação vc já calibra as dedadas... A maior diferença da strato pra les Paul é o tamanho da escala...a strato costuma ser 25 1/2 contra os 24 3/4 da lo...isso influencia na região da corda q vc deve atacar, além das cordas serem mais frouxas na lo, que é outro detalhe q precisa de adaptação, mas isso é questão de horas ou uns 3 dias no máximo! Outra, não é pq o Zakk usa maple na escala ou zorba roxa q vai ser mais fácil ou difícil de tirar HA...ao invés de se ater nesses detalhes, lembre-se, ele tira som bom e HA firmes pq ele é foda, e estudou mto pra isso...nao pq ele faz truques na guita....rs algo me diz q vc já sabe disso =P
|
GabrielRhoads Veterano |
# fev/13
· votar
ALF is back Cara, nunca te falei, mas adoro quando tu debate nos meus tópicos, mas voltando, pois é eu meio que citei esse negocio do maple para saber se era lenda isso KK Vou turbinar essa Explorer com uns Dimarzios para ver se não sai harmonicos HAHA
|
MMI Veterano
|
# fev/13
· votar
GabrielRhoads
Dizem que braço de Maple é mais fácil para tirar harmonicos, é verdade ou mito ?
Mito completo.
Apesar de você não acreditar, uma regulagem da guitarra para estes harmônicos conta muito. Além disso o captador do 57 é Alnico 2, não é adequado para esse tipo de som, um cerâmico ou até ativo (com todas as restrições) seria melhor.
|
Natanael_DM Veterano |
# fev/13 · Editado por: Natanael_DM
· votar
GabrielRhoads Cara, sei que a galera já respondeu a tua dúvida, mas, de qualquer forma, acho que posso contribuir.
Nesse teu caso, não tenho a menor dúvida de que o "problema" está na captação.
O '57 Classic é um PAF por excelência, parente próximo dos Burstbuckers originais. Um captador de saída moderada, muito mais light que a captação original de uma Dean Flying V.
Nem que tu soque toda a distorção do inferno ele vai gritar do mesmo jeito!! Hehehehehehe!
Quanto ao lance do braço em maple e do calibre das cordas, pela minha experiência, te diria que ambas as hipóteses são mitos.
Cheguei a usar cordas 0,12 em guitarra com braço de mogno e, mesmo assim, ela gritava mais que porco no abate!!! Hehehehehe!
Abrassss
|
ALF is back Veterano
|
# fev/13
· votar
GabrielRhoads HAUsHAUUHAS acho q isso é um elogio ne? obrigado entao! kkkk ainda sobre adaptação, esqueci de falar isso: les pauls com aquelas molduras no captador tbm podem oferecer mais dificuldades pra adatação...dependendo da forma q vc toca, ao apoiar a mao na ponte, o musculo do dedão, na parte de baixo da palma, fica apoiado no canto da moldura, e aquilo é um saco! kkk é outro detalhinho q fica aporrinhando quando vc vai se adaptar da strato pra lespaul!
|
renatocaster Moderador
|
# fev/13
· votar
ALF is back
Velho, tava querendo falar contigo! Já mandei MP, fui no Facebook, mandei sinal de fogo, taquei pedra no seu telhado....hehehe.
Queria levar um papo contigo sobre uma parada aí que eu estou querendo fazer! o/
|
ALF is back Veterano
|
# fev/13
· votar
renatocaster ahhh mano desculpa! sempre abro meu email de manha e é lá q mp e face me avisam! uhsAhUASuhsa vou te responder ja entao! abç!
|