Padrão de Digitação Usado por Andy James - Como adaptar ?

    Autor Mensagem
    doubletalking
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: doubletalking


    Olá,
    Gostaria que me ajudassem esclarecer algumas coisas.
    Gosto muito do seguinte padrão usado pelo Guitarrista Andy James :

    Padrão - TAB

    Ele executa o padrão com palhetada alternada.

    Minha maneira de palhetar é Economy Picking, aprendi vendo vídeo-Aulas do Frank Gambale, e me acostumei a essa maneira. não me sinto confortável para executar alternada. e tenho mais velocidade e precisão da maneira como palheto. alternada utilizo apenas em pentatônicas, ou também quando é solo em apenas uma corda.

    O que Quero saber é o seguinte, já que não uso palhetada alternada, como adaptar esse padrão de digitação para economy picking? pois por se tratar de um padrão que está acontecendo dobras em algumas partes, complica um pouco.
    Estou fazendo da maneira que encontrei e que acho mais confortável, quero que me digam se está correto dessa maneira como adaptei, lembrando que onde está na cor vermelha, significa que a palhetada está sendo feita para baixo, e na cor preta, para cima:

    TAB - Padrão adaptado em economy picking

    Quero sugestões também de maneiras como posso estar digitando esse padrão usando economy picking.


    Muito Obrigado.
    Valeu.

    doubletalking
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Nada ?

    alv2707
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    doubletalking
    Não uso palhetada econômica desse jeito então não sei te responder.

    Palhetada econômica é mais rápida, mais precisa não é jamais. Se fosse ninguém usaria alternada não é? Se a sua intenção é desenvolver um estilo e ser reconhecido pela sua técnica de palhetada econômica cê tá no caminho certo, cai dentro cara.

    Se não é melhor parar e pensar um pouquinho. Falo isso porque eu passei 5 anos tocando só com econômica e quando me topei com um desafio vi que no meu caso ela me limitava. Impossível tocar certos riffs decentemente com palhetada econômica, a música perde a pulsação que a palhetada alternada dá. No começo parece mais desconfortável mas depois melhora.
    Abraços.

    doubletalking
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    doubletalking
    Não uso palhetada econômica desse jeito então não sei te responder.

    Palhetada econômica é mais rápida, mais precisa não é jamais. Se fosse ninguém usaria alternada não é? Se a sua intenção é desenvolver um estilo e ser reconhecido pela sua técnica de palhetada econômica cê tá no caminho certo, cai dentro cara.

    Se não é melhor parar e pensar um pouquinho. Falo isso porque eu passei 5 anos tocando só com econômica e quando me topei com um desafio vi que no meu caso ela me limitava. Impossível tocar certos riffs decentemente com palhetada econômica, a música perde a pulsação que a palhetada alternada dá. No começo parece mais desconfortável mas depois melhora.
    Abraços.

    Então, acostumei a usar palhetada dessa forma de ver os vídeos do Gustavo Guerra. Se eu for usar alternada sinto desconforto.
    Alternada só consigo em pentatônicas, ou na Horizontal como Malmsteen usa.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    doubletalking
    sempre que vc tiver notas (palhetadas) impares em 3 cordas, terá que sweepar em pelo menos uma delas ao usar palhetada economica...acho q a forma simples de resolver isso é treinar a palhetada economica entao e sempre sweepar...entendo que nao há dificuldades nisso...
    se vc usasse palhetada alternada, jamais precisaria tirar essa duvida pois a regra é clara: se a anterior foi pra cima, a proxima é pra baixo, independente do q vc vai fazer, custando o q custar...rs
    da forma q vc adaptou, nao acho q vá ficar parecido...se vc nao quiser q fique parecido, tudo bem...mas se vc quiser tirar o mesmo som, vai ficar muito, mas muito diferente! percebemos claramente a diferença de 2 fritadas blublublu, uma com palhetada alternada e outra com economica...a alternada é muito mais precisa...todas as notas tem a mesma presença e ataque...fica até meio robótico...se o cara nao tomar cuidado, vai parecer um VSTi tocando! ja as fritadas economicas tem oscilações na dinamica e irregularidades no blublublu...mas em velocidade, as 2 são iguais...depende do seu treino!
    acho q vc nao precisa fazer esse ligado pra adaptar o padrão...se eu fizesse com palhetadas economicas, certamente tocaria alternando dentro de uma corda e na hora de descer pra proxima corda, sweeparia, sem segredos! ficaria tipo:

    -------------------------------------8-10-12-------
    -------------8-10-12-8-10-12--------------------
    -8-10-12-------------------------------------------

    edit: grifados = palhetada pra baixo
    edit²: repare q na segunda descida vc alterna...na minha opiniao, se vc nao conseguir alternar nem isso, a coisa ta feia! rs
    o malmsteen, q usa palhetada economica, faz dessa forma! acho q o Gustavo Guerra também faz...afinal, a palhetada é economica, e nao limitada...vc economiza o movimento quando desce e quando sobe da forma que for mais conveniente pra mão direita! se me dissessem que palhetada economica tivesse que subir ou descer sempre no mesmo sentido, sweepando, ai eu ficaria mto preocupado, pois ela limitaria demais os padrões melódicos!
    abç

    sidguitar1
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    doubletalking
    pode-se adaptar ao speed picking sem problemas esse padrao,como foi bem explicado pelo ALF mas acho q nao custa estudar a alternada tambem pra te mais variedade de tecnicas e pra nao se enroscar em pequenos problemas ja q esse padrao pra quem tambem estuda alternada nao tem misterios, dando outro exemplo,frases do morse paul gilbert e afins ficam ruins de adaptar(mas da) so q acho q o principal mesmo e a sonoridade q nao fica a mesma mudando de alternada pra sweep, nao custa dividir um tempo do estudo pra alternada na minha opiniao, abraço

    doubletalking
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: doubletalking
    · votar


    sidguitar1
    Cara, gostei muito da resposta.
    será que você poderia responder minha dúvida nesse tópico também?
    ninguém respondeu, e estou precisando muito entender :
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/291617/

    Valeu.

    sidguitar1
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    doubletalking
    fala brother , li seu topico, complicado responder so com palavras o lance de improviso pq cada um usa ideias diferentes pra chegar no mesmo lugar, eu mesmo hj tenho usado coisas muito diferentes dq usava nos videos depois q comecei a fazer aula com o mozart mello, mas se puder ve esses dois videos q fiz a um tempo atras sobre improviso, negocio e vc ir pegando informaçoes e vendo as q vc curte e serao uteis a vc, abraçao



    sidguitar1
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    esse video acho mais interessante pra quem curte hard na linha ac dc, abraçao


    doubletalking
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: doubletalking
    · votar


    sidguitar1
    Muito Obrigado pela ajuda. irei ver com certeza.

    Mas será que você poderia tentar me tirar uma dúvida aqui? acho que essa é um pouco mais simples.

    Bom, se eu tenho uma base com 3 acordes, como exemplo C, F, G, no campo Harmônico de Dó. o que eu mais quero saber é o seguinte,
    se eu quero usar por exemplo arpejos em cima dessa base, te pergunto o seguinte:

    Em cima do acorde de dó, vou ter que usar um arpejo de C ?
    Em cima do acorde de Fá, vou ter que usar um arpejo de F?
    Em cima do acorde de Sol, vou ter que usar um arpejo de G?

    É que eu pensava que se a base fosse C, F, G, eu poderia usar qualquer um dos 7 arpejos do campo de Dó a Qualquer momento.
    eu pensava que não tinha problema Jogar um arpejo de Dó em cima do acorde F, ou jogar um arpejo de Am em cima do acorde de G.
    Eu pensava que eu poderia usar qualquer arpejo a qualquer momento, pensava que por fazer parte do mesmo campo para cada um acorde do campo, eu poderia jogar qualquer um dos 7 Arpejos em cima dele.

    Então realmente o jeito que eu estava pensando estava equivocado?
    Só posso jogar um arpejo em cima do mesmo acorde?

    Obrigado.
    Abraço.

    sidguitar1
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    doubletalking
    sim, vc pode usar qualquer arpejo do campo harmonico q teoricamente fecha pq a escala q gerou esses acordes e a mesma , mas na pratica tem alguns macetes q dao a diferença, realmente , alguns arpejos, principalmente os com as setimas nao soam legais em qualquer acorde, um dos lances importante pra vc ter um resultado melhor e estudar funçoes, escolhendo arpejos certos pros acordes vc muda muito seu improviso,vo da uma resumida bem pro lado pratico nesse exemplo q vc citou no campo harmonico de do maior
    o primeiro grau pode ser substituido pelo terceiro menor e sexto menor
    o segundo menor pelo quarto
    o quinto pelo setimo
    com triades
    I- IIm - VIm
    IIm - IV
    V - VII dim

    com as setimas fica melhor ainda o resultado, no fim das contas a sobreposiçao dos acordes gera outras sonoridades neles ex

    se vc tocar o C como acorde, se vc fizer o arpejo de Em7 em cima desse C vc vai estar gerando a sonoridade do um C7M (9)
    o arpejo Am7 em cima desse mesmo acorde de C gera C 6
    um arpejo de Bm7(b5) em cima de um acorde de G7 gera um G7(9), e por ai vai, espero ter ajudado

    doubletalking
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: doubletalking
    · votar


    sidguitar1

    Olá,
    Obrigado me ajudou muito. Muito obrigado pela força.
    Ótima explicação sobre os arpejos, agradeço muito.
    No momento assisti até agora apenas seu primeiro vídeo, não deu tempo de ver todos, mas irei ver sem dúvidas.
    Como comentei, meu problema está em notar todos os acordas da base.
    Se eu tiver uma base de 4 acordes não consigo notar os 3 acordes restantes, só consigo pensar no tom da base. o que eu busco é algo que me faça sentir todos os acordes da base. pra saber o que estou fazendo, e não ir jogando qualquer coisa que vem na mente do campo harmônico.

    Se tiver mais algumas dicas, exercícios e etc. agradeço.

    Muito Obrigado pela grande ajuda.
    Abraço.

    sidguitar1
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    doubletalking
    o lance e esse mesmo brother, ir tocando e sentindo quando o acorde mudou, quando o arpejo fecha certo no acorde q ta rolando na base( demora um pouco pra sentir , e como qualquer outra coisa q vc estudou na guitarra, leva tempo mas o negocio e ir tentando), isso nao tem muito oq fazer, e saber a teoria, oq vai usar e ligar uma bt e ficar tocando em cima ate começar a fluir, a sentir onde estao as melhores notas dos arpejos em cima do acorde , bons estudos, abraçao

    doubletalking
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sidguitar1
    Muito Obrigado. Abraço.

    locaosks
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gostei do assunto (marcando pra ver depois).

    e de quebra um up pra quem quiser ver...

    AbçOo.

    doubletalking
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: doubletalking
    · votar



    e--8⇑(P)5----------8⇑(P)5--------------------------
    B------------8⇑-5⇓-----------8⇑-5⇓----------------
    G-----------------------------------------------------
    D-----------------------------------------------------
    A-----------------------------------------------------
    E-----------------------------------------------------



    Nesse lick que estou postando agora, surgiu uma dúvida, se for usar palhetada alternada, mesmo sendo palheta alternada, vai ter duas palhetadas pra baixo? é que na mizinha vai ser uma palhetada pra baixo com pull OFF, a corda B já será pra baixo, Cima.
    Tá correto isso? duas palhetadas pra baixo devido o pull off? notei Andy James fazendo isso também.
    Nesse caso devido o pull off, vai ter duas palhetadas pra baixo?
    Alguém pode responder?

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Padrão de Digitação Usado por Andy James - Como adaptar ?