Problemas Braço Novo

    Autor Mensagem
    screammeafuckingsong
    Veterano
    # fev/13


    Olá, tenho uma Gianinni trilogy, anos 90, e o braço rachou faz uns 5 anos, colei e lixei direitinho e me serviou por todo esse tempo, esses tempos resolvi trocar, e o braço é no estilo das jacksons, comprei um novíssimo, e bem barato por sinal, porém tive que adaptar bastante, começando pelos furos, que nas jacksons são 4, na minha são 3, etc...Só que o braço é maior e mais alto que o original, o fato de ser maior atrapalha mesmo na regulagem das oitavas e não tem como arrumar ou não ? e no caso da altura, o que posso fazer ? Vale a pena fazer todas essas adaptações ou mesmo depois de esteticamente pronto, ainda vai ficar bem instavel ?

    marcioguita
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O Bertola pode te orientar melhor, mas na minha opinião , o reparo é critico,e deve ser executado por um luthier.
    Além do aspécto ergonômico e estético tem a afinação das "oitavas"..
    Abcs!

    Willie Adler
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Só que o braço é maior e mais alto que o original, o fato de ser maior atrapalha mesmo na regulagem das oitavas e não tem como arrumar ou não ?

    Pergunta besta: O braço anterior era de 22/21 casas e o novo 24?

    Se for o caso, teria que escavar um pouco a cavidade do braço para dentro do corpo (isso tem medição precisa), para compensar; e no caso alterar a posição do cap do braço e do meio (se for o caso).

    Eu já fiz isso com 2 guitarras minhas antigas, o resultado ficou satisfatório, mas tem que ser bem medido (bem mesmo, nos milímetros) e bem roteada (escavada) a cavidade. A junção do braço com o corpo deve ser bem precisa e firme, a base do braço deve praticamente colar mecanicamente com a cavidade do corpo.

    Se isso não for feito, não regulará oitavas, timbre prejudicado, tanto em sustain quanto em "corpo"...

    screammeafuckingsong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: screammeafuckingsong
    · votar


    Willie Adler
    Então, o braço é mais longo em relação ao original, 24 casas x 22 do antigo, e mais alto, no sentido de que ao coloca-lo, as cordas ficam bem altas, e não adianta levanta-las na ponte. Enfim, a mão de obra para isso seria absurdamente cara ? Porque parece um trabalhão... E se o trabalho for bem feito, terei um resultado satisfatorio ?

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    screammeafuckingsong
    Então, o braço é mais longo em relação ao original, 24 casas x 22 do antigo
    o ideal seria ter comprado um no mesmo padrão, mas é possivel adaptar sim.

    e mais alto, no sentido de que ao coloca-lo, as cordas ficam bem altas, e não adianta levanta-las na ponte.
    se a ponte nao tem regulagem suficiente, terá que adaptar um dos dois, braço ou corpo, como sugeriram os nossos amigos.

    Enfim, a mão de obra para isso seria absurdamente cara ?
    consulte luthieres que voce tem acesso pra ver o preço.

    Porque parece um trabalhão... E se o trabalho for bem feito, terei um resultado satisfatorio ?
    sim, dá pra ficar muito bom, a ponto de ninguem saber que foi mexido. basta ser um luthier bom.

    screammeafuckingsong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    Então, minha guitarra é bem antiga, um braço "pra ela" não teria como achar novo, e parece que o padrão das jacksons são 24, até pq não achei nenhum menor...
    Sou de SP, voce ou alguem tem algum luthier bom pra indicar ?

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    screammeafuckingsong
    Sou de SP, voce ou alguem tem algum luthier bom pra indicar ?
    talvez seja o lugar com mais opções no país!

    eu recomendo duas, que eu conheço:
    - chiara guitar shop, numa travessa da teodoro.
    - loud luthieria, na brigadeiro, perto da paulista;

    Willie Adler
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eu recomendo duas, que eu conheço:
    - chiara guitar shop, numa travessa da teodoro.
    - loud luthieria, na brigadeiro, perto da paulista;


    A Chiara é na Cristiano Viana, pra facilitar localizar, como o kiki disse uma travessa da teodoro sampaio; eu também recomendo...

    screammeafuckingsong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki e Willie Adler
    Obrigado, fui na teodoro segunda, mas estava quase tudo fechado, achei um unico luthier aberto, e ele me desencorajou bastante haha, mas vou voltar lá sabado pra ouvir uma segunda opinião, até uma terceira hahahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas Braço Novo