Autor |
Mensagem |
screammeafuckingsong Veterano |
# fev/13
Olá, tenho uma Gianinni trilogy, anos 90, e o braço rachou faz uns 5 anos, colei e lixei direitinho e me serviou por todo esse tempo, esses tempos resolvi trocar, e o braço é no estilo das jacksons, comprei um novíssimo, e bem barato por sinal, porém tive que adaptar bastante, começando pelos furos, que nas jacksons são 4, na minha são 3, etc...Só que o braço é maior e mais alto que o original, o fato de ser maior atrapalha mesmo na regulagem das oitavas e não tem como arrumar ou não ? e no caso da altura, o que posso fazer ? Vale a pena fazer todas essas adaptações ou mesmo depois de esteticamente pronto, ainda vai ficar bem instavel ?
|
marcioguita Veterano |
# fev/13
· votar
O Bertola pode te orientar melhor, mas na minha opinião , o reparo é critico,e deve ser executado por um luthier. Além do aspécto ergonômico e estético tem a afinação das "oitavas".. Abcs!
|
Willie Adler Veterano |
# fev/13
· votar
Só que o braço é maior e mais alto que o original, o fato de ser maior atrapalha mesmo na regulagem das oitavas e não tem como arrumar ou não ?
Pergunta besta: O braço anterior era de 22/21 casas e o novo 24?
Se for o caso, teria que escavar um pouco a cavidade do braço para dentro do corpo (isso tem medição precisa), para compensar; e no caso alterar a posição do cap do braço e do meio (se for o caso).
Eu já fiz isso com 2 guitarras minhas antigas, o resultado ficou satisfatório, mas tem que ser bem medido (bem mesmo, nos milímetros) e bem roteada (escavada) a cavidade. A junção do braço com o corpo deve ser bem precisa e firme, a base do braço deve praticamente colar mecanicamente com a cavidade do corpo.
Se isso não for feito, não regulará oitavas, timbre prejudicado, tanto em sustain quanto em "corpo"...
|
# fev/13 · Editado por: screammeafuckingsong
· votar
Willie Adler Então, o braço é mais longo em relação ao original, 24 casas x 22 do antigo, e mais alto, no sentido de que ao coloca-lo, as cordas ficam bem altas, e não adianta levanta-las na ponte. Enfim, a mão de obra para isso seria absurdamente cara ? Porque parece um trabalhão... E se o trabalho for bem feito, terei um resultado satisfatorio ?
|
kiki Moderador |
# fev/13
· votar
screammeafuckingsong Então, o braço é mais longo em relação ao original, 24 casas x 22 do antigo o ideal seria ter comprado um no mesmo padrão, mas é possivel adaptar sim.
e mais alto, no sentido de que ao coloca-lo, as cordas ficam bem altas, e não adianta levanta-las na ponte. se a ponte nao tem regulagem suficiente, terá que adaptar um dos dois, braço ou corpo, como sugeriram os nossos amigos.
Enfim, a mão de obra para isso seria absurdamente cara ? consulte luthieres que voce tem acesso pra ver o preço.
Porque parece um trabalhão... E se o trabalho for bem feito, terei um resultado satisfatorio ? sim, dá pra ficar muito bom, a ponto de ninguem saber que foi mexido. basta ser um luthier bom.
|
# fev/13
· votar
kiki Então, minha guitarra é bem antiga, um braço "pra ela" não teria como achar novo, e parece que o padrão das jacksons são 24, até pq não achei nenhum menor... Sou de SP, voce ou alguem tem algum luthier bom pra indicar ?
|
kiki Moderador |
# fev/13
· votar
screammeafuckingsong Sou de SP, voce ou alguem tem algum luthier bom pra indicar ? talvez seja o lugar com mais opções no país!
eu recomendo duas, que eu conheço: - chiara guitar shop, numa travessa da teodoro. - loud luthieria, na brigadeiro, perto da paulista;
|
Willie Adler Veterano |
# fev/13
· votar
eu recomendo duas, que eu conheço: - chiara guitar shop, numa travessa da teodoro. - loud luthieria, na brigadeiro, perto da paulista;
A Chiara é na Cristiano Viana, pra facilitar localizar, como o kiki disse uma travessa da teodoro sampaio; eu também recomendo...
|
# fev/13
· votar
kiki e Willie Adler Obrigado, fui na teodoro segunda, mas estava quase tudo fechado, achei um unico luthier aberto, e ele me desencorajou bastante haha, mas vou voltar lá sabado pra ouvir uma segunda opinião, até uma terceira hahahaha
|