Por que a nota raíz dos acordes é sempre a mais grave?

    Autor Mensagem
    IsoldMySoul
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: IsoldMySoul


    FUI ADVERTIDO POR USAR NEGRITO, DÁ PRA ACREDITAR NISSO?

    TERCEIRA MALDITA ADVERTÊNCIA.

    Sem comentários pra esses moderadores. Estragaram o fórum. Vo procurar informação em outro lugar.


    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Se você monta um C5 com a 5a no baixo, você terá uma inversão do C5. Quanto ao nome, depende do ponto de vista. Pode ser um ou outro. Geralmente é visto como um power-chord invertido.

    Não se chama "4a perfeita", e sim "4a justa". O intervalo justo quando invertido permanece justo, e por isso se chama justo.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    na verdade, acho que é quase o contrario.
    ou, como disse o nosso camarada LeandroP, que entende muito mais disso que eu, depende do ponto de vista.

    o nome do acorde é dado pela sua tônica, que é a nota principal. é essa nota que dá o nome, e a partir dela que se contam todos os intervalos.
    na guitarra e no violão, em geral, o bordão do acorde está lá no grave, caso não haja uma inversão.

    eventualmente em outros instrumentos ou arranjos isso pode mudar.
    no cavaquinho, por exemplo, quase não se usa bordão, ele faz o "corpo" do acorde, e o bordão tem que ser dado por outro instrumento.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Disse tudo, kiki!!!

    E a parte que eu acertei é "depende do ponto de vista".

    IsoldMySoul
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    Os americanos chamam a quarta justa de quarta perfeita, então eu não considero errado dizer assim. É a mesma coisa que dizer que falar C é errado, que tem que falar Dó. Estamos todos falando do mesmo instrumento, da mesma teoria, independente da nacionalidade.

    Não sei não, eu posso montar um acorde e ele podendo ser visto de outra maneira pelas notas se mudar a nota raíz. E quando digo mudar, eu to falando vc mudar sua percepção só e não mexer em nada.

    Por isso eu quero saber a razão das notas raízes serem as mais graves. Isso afeta no que ?


    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    IsoldMySoul
    Os americanos chamam a quarta justa de quarta perfeita, então eu não considero errado dizer assim.
    não é, existe uma terminologia correta e estabelecida no português, e trocar por um termo americanizado é um erro de tradução.

    e evite escrever tudo em negrito, voce ja foi advertido sobre isso uma vez.

    E quando digo mudar, eu to falando vc mudar sua percepção só e não mexer em nada.
    aí não é só uma questão de o que voce acha, depende da harmonia da musica como um todo. o mesmo acorde montado no braço da escala pode exercer uma função diferente, devendo ser nomeado diferente.

    Por isso eu quero saber a razão das notas raízes serem as mais graves. Isso afeta no que ?
    as mais graves são os bordões, ou baixos. eles determinam a linha de baixo (óbvio né).

    já o nome das notas, que são as tonicas (o que voce tá chamando de raíz) é o nome do acorde, que tm a ver com a estrutura harmonica da musica (no caso das musicas tonais).

    makumbator
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul


    Por isso eu quero saber a razão das notas raízes serem as mais graves. Isso afeta no que ?

    A nota raiz (ou tônica) só é a mais grave quando o acorde está na posição fundamental. Obviamente pode-se inverter o acorde, de forma a que outras notas que o formam ocupem a posição mais grave. Não é nada incomum o acorde aparecer em outras posições que não a fundamental.

    A diferença é obviamente sonora, e tem implicações na condução de vozes e no arranjo como um todo, uma vez que isso altera a sonoridade e a relação entre os instrumentos.

    Para fins de "qualidade harmônica" pode-se até dizer que um Am é igual a um Am/C , mas para efeito de resultado sonoro e consequências na distribuição e condução de vozes, são duas entidades diferentes.

    Assim como um acorde Am em posição cerrada é diferente sonoramente de um acorde Am em posição aberta ( e de que forma está montada essa abertura). Tudo isso tem consequências para a sonoridade final do arranjo.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    AFF, vc vai me advertir de novo só por causa da p* do negrito? Eu to adicionando nova informação no tópico, por isso usei negrito.

    Sem comentários pra esses moderadores. Estragaram o fórum. Vo procurar informação em outro lugar.


    ---------------------------------------
    EDITADO PELO MODERAODOR

    Temos regras neste fórum. Já que você não consegue se adaptar a elas, procure outro fórum onde as pessoas tenham "saco" pra lidar com gente como você.

    Não precisava ter editado o cabeçalho do tópico e ter feito todo esse papelão, por causa de uma dica do moderador sobre postar todo o texto em negrito (nem foi uma advertência formal).

    Colocar o texto em negrito pra destacar a sua última postagem é uma coisa totalmente sem pé nem cabeça, porque o texto não deixará de ser em negrito posteriormente.

    Enfim, foi molecagem da sua parte. Você precisa aprender a ser mais humilde, antes de qualquer coisa. Nem pagando um professor particular justifica a sua arrogância ao longo do seu período de participação neste fórum.

    Banido!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Por que a nota raíz dos acordes é sempre a mais grave?