Discussão: quantidade de horas = qualidade?

    Autor Mensagem
    Rednef2
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Rednef2


    Confesso que tenho uma certa neurose de que tenho que tocar no minimo umas 2 horas por dia guitarra (o porque disso nem eu mesmo sei).

    Mas estive pensando: o que importa é a quantidade de tempo que se toca ou que voce faz nesse tempo?

    Qual daria mais evolução: na segunda e na terça feira tocar 5 horas seguidas guitarra e ficar quarta até domingo sem nem enconstar na guitarra.
    Ou tocar de segunda a domingo , nem que sejam apenas uns 40 minutos?

    como diz um cara por aqui, dissertem.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Quantidade de horas = Qualidade?

    De forma alguma.

    O cara pode treinar nem que seja apenas meia hora, ou uma horinha só, mas se for um estudo correto, será muito mais produtivo que 5 ou mais horas de um estudo desordenado...

    A sua segunda opção é com certeza mais produtiva (todos os dias).

    daniel.damin
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: daniel.damin
    · votar


    Rednef2

    Cara, creio que estudos contínuos (todos os dias) surtem mais efeito do que treinos excessivos porém exporadicos.

    O ideal é estar sendo orientado por um bom professor, dessa forma você vai aproveitar o seu tempo para desenvolver as técnicas. Estudo diário, porém desordenado, não surte tanto efeito.

    Rednef2
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    strinbergshredder
    daniel.damin
    Me convenço ainda mais disso quando vejo grandes musicos que estudam diariamente, mas que muitas vezes o estudo não chega nem a 2 horas. E ainda assim tocam muito.

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rednef2

    Estou nessa de duas horas também.

    É o mínimo para manter minha consciência tranquila rsrsrs

    No começo passava até umas cinco horas tocando. Foi bom para pegar alguma noção, mas eu me machucava muito... Epicondilite e o caralho!

    Agora mudou meu horário de trabalho e mesmo que eu quisesse não daria....

    Mas faço as duas horinhas renderem.

    Rednef2
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    vintagentleman
    Tem dias que depois de 30 minutos com a guitarra eu ja to de saco cheio de tocar, mas por causa dessa neurose eu fico até dar 2 horas kkkkkkk

    daniel.damin
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rednef2
    vintagentleman

    Confesso que já estudei mais (antes de entrar no mundo da Universidade). Agora que finalmente estou formado, volto a ter noite livres para estudar, inclusive já tenho aulas marcadas para março.

    Nunca fui de estudar 2 horas por dia, até pq não sou tão fissurado assim! Nessa retomada dos estudos quero conseguir entre 45 - 60 minutos, mas serão TODOS OS DIAS.

    Enfim, creio que o que mais importa é a perseverança em pegar o instrumento todos os dias.

    Pessoas como De Ros e Michel Top poderiam contribuir neste tópico com a sua vasta experiência. O De Ros deu mta aula aqui em Caxias do Sul, então certamente tem seus métodos e sua participação seria de grande valia.

    renatocaster
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Discussão: quantidade de horas = qualidade?

    Acho que essa relação nem sempre se aplica. Creio que a quantidade está mais relacionada à técnica, na maioria dos casos. Não estou generalizando, mas a maioria dos carinhas que praticam mais de 8 horas por dia estão basicamente praticando técnicas e escalas.

    Sinceramente duvido muito que alguém estude 8 horas por dia diversos assuntos, a não ser que o cara seja bem doutrinado (coisa meio difícil para guitarristas, rsrsrs) ou estude num conservatório de música. Não podemos negar que um dos grandes "encantamentos" de se tocar guitarra é colocar em prática algumas técnicas, coisa que vc não consegue em outros instrumentos.

    Porém, isso pode ser meio comprometedor, pois algumas outras coisas tão importantes quanto, acabam ficando meio que para trás, de lado. Faça uma pesquisa entre guitarristas e veja quantos sabem ler partituras, por exemplo. Eu confesso que não sei, hehehe. Na prática, para tocar guitarra vc não precisa necessariamente ler partitura, mas deixar de lado também não é um bom caminho.

    Então eu acho que o grande "empecilho" para o guitarrista se desenvolver melhor musicalmente são as várias horas dedicadas quase que exclusivamente ao treinamento exaustivo de técnica. É que nem o cara que malha, se ficar um dia sem malhar já fica bolado, achando que alguns "gominhos" do seu abdômen definido estão sumindo, e tals. Quando se torna uma bitolação, um vício, acho prejudicial.

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    renatocaster

    Concordo contigo, dedicação é imprescindível. E acaba virando neura com certeza. E haja saco rsrsrsrs

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu nunca sei quantas horas eu toco por dia, mas geralmente chega a 2~3~4 horas fácil, acho que até 5 horas eu chego tranquilo, se for acumular todos os momentos que treino no dia. Os resultados são bons, pelo menos ao meu ver, do começo das férias até agora desenvolvi bastante minha técnica e senso melódico. Só que tá acontecendo alguns problemas, to começando a sentir umas dores no punho e na junção do ante-braço com o braço, to querendo ir no médico, até pra que se tiver algum problema já arrumo logo, oque eu acho estranho é que é uma dor muito parecida de quando eu cai de skate(faz algum tempo já), que fiquei com o braço doendo nos mesmos locais que dói quando toco por muito tempo, mesmo alongando.

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rednef2
    cara acho que o que o daniel.damin falou tem uma certa verdade


    Enfim, creio que o que mais importa é a perseverança em pegar o instrumento todos os dias

    eu já cheguei a treinar de 10 a 13 horas por dia e te digo que cresci mais ''guitarristicamente'' quando dediquei-me dias ou semanas a UM determinado assunto. E não precisei treinar mais do que 2 horas para ter uma resultado satisfatório.

    quer uma dica? se vc tiver um violão tipo folk ( com braço fino ) coloque cordas 0.10, e vá treinando por alguns meses com ele, quando vc sentir que as cordas estão ''leves demais'' para seus dedos,coloque um jogo de cordas 0.11 e vc vai sentir a diferença, e importante que as cordas sejam sempre da mesma marca. Masquero deixar claro que o que eu estou dizendo aqui NÃO E UMA VERDADE é só uma observação minha que acho que pode ser util a vc.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rednef2

    Cara, particularmente acho que muito pouca gente consegue fazer render "6 horas por dia". Cansa, entedia...chega uma hora que você tá lá, mas seu pensamento não esta mais... então não adianta nada, é estudo jogado fora.

    Alguns virtuoses, que necessitam fazer passagens impossíveis para os "reles mortais", precisam treinar à exaustão, mas não é para aprender nada, é para adquirir precisão por repetição, assim como fazem ginastas e bailarinos.

    E depende do perfil de cada um... tem cara obcecado, que não quer fazer outra coisa, conheço um (é sério e real) que estudava 8 horas por dia, tocava muito.... teve uma tendinite crônica e não pode mais tocar. Hoje em dia é químico da Policia Federal.

    Além do mais, se o cara só estuda, não houve música, não lê, não vai ao cinema, não sai com amigos e garotas, não se diverte...ou seja, pode até virar um virtuose, mas vai ser um baita Zé Ruela!

    Rednef2
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig
    tchedovollosky
    Boa observação de vocês. Houve uma epoca em que eu tocava 6 horas por dia, hoje em dia eu toco bem menos tempo que isso e estou evoluindo muito mais.

    Além do mais, se o cara só estuda, não houve música, não lê, não vai ao cinema, não sai com amigos e garotas, não se diverte...ou seja, pode até virar um virtuose, mas vai ser um baita Zé Ruela!

    Sempre pensei isso, as vezes vejo caras dizendo "eu treino 14 horas por dia" e eu fico pensando "o que esse cara faz da vida? não come? não tem namorada? não sai de casa? não estuda? não trabalha?"

    E depende do perfil de cada um... tem cara obcecado, que não quer fazer outra coisa, conheço um (é sério e real) que estudava 8 horas por dia, tocava muito.... teve uma tendinite crônica e não pode mais tocar. Hoje em dia é químico da Policia Federal.

    Pow deve ter sido pessimo pra esse teu amigo nunca mais poder tocar guitarra.

    quer uma dica? se vc tiver um violão tipo folk ( com braço fino ) coloque cordas 0.10, e vá treinando por alguns meses com ele, quando vc sentir que as cordas estão ''leves demais'' para seus dedos,coloque um jogo de cordas 0.11 e vc vai sentir a diferença, e importante que as cordas sejam sempre da mesma marca. Masquero deixar claro que o que eu estou dizendo aqui NÃO E UMA VERDADE é só uma observação minha que acho que pode ser util a vc.
    Ja notei algo parecido com isso, quando viajo no fim de ano pra pernambuco eu só levo meu violão que tem as cordas dura pra caramba. Passo quase 1 mês viajando e quando volto pra casa e pego a guitarra sinto que to com a pegada mais firme.


    daniel.damin
    Concerteza estudando 45 minutos todo dia da muito mais resultado do que estudar 13 horas na segunda feira e passar o resto da semana sem pegar na guitarra hhehhehe

    LuccasFrusicnate
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Acho que tem gente que passa pela mesma situação minha.

    To tocando guitarra desde Agosto do ano passado, fã de Red Hot, um vicio, e ainda mais um fã de John Frusciante. Sinto que de lá pra cá aprendi muito, tocava todo dia, todo dia mesmo.

    O problema é que eu deixo meio que os estudos pra lá, e me dedido mais a ouvir músicas, e tocar junto, eu toco junto sempre, ouço música sempre.
    Não consigo ficar 1 hora concentrado em um particular assunto, que no caso agora é nas escalas, eu consigo fazer, e etc.

    http://www.youtube.com/watch?v=kNA_0E3dxjo Eu ouço muito essas pira assim, curto muito.

    Curto bastante as intrumentais, jams, e essas paradas.
    Um som funky, curto pra caramba.

    Não sei se isso é um problema que eu to fazendo, deixando os ''estudos'' de lado e tocando mais música, não que tocando música não seja estudar, mas vocês entenderam.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Discussão: quantidade de horas = qualidade?