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eduardodff Veterano |
# fev/13 · Editado por: eduardodff
Muita gente ainda tem dúvidas a respeito da pentatônica menor e maior, no que diz respeito a coisas do tipo: - A penta maior de C é a mesma Penta menor de Am, Por que? Pode-se usar as duas? Qual a diferença? Por que posso usar a penta menor do tom numa progressão de blues, se a progressão é maior? Essas questões atormentam muitos guitarristas, que tocam por feeling, mas não sabem por que funciona tão bem
Esclarecendo: A penta maior de C apresenta as mesmas notas de sua relativa, a Penta menor de Am. Pelo sistema CAGED, a penta maior de C é o segundo shape da Penta Menor de Am , somente com inversões de notas.
- Porém, os graus em relação à tônica são diferentes, isso é que dá o tempero da coisa, essa é a diferença, apesar das notas serem as mesmas.
- Se você estiver tocando na tonalidade de Am, as notas da penta menor de Am e C soram iguais, somente com inversões. Se você tiver tocando na tonalidade de C, apesar de você poder usar penta de Am e C, os graus das notas em relação à tônica soarão diferentes, isso vai soar diferente.
A pentatonica maior é formada pelos seguintes graus da escala maior: T 2M 3M 5J 6M. A penta menor T 3m 4J 5J 7m da escala menor.
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D----------5-sol----- 7-lá----------------------------- A----------5-re-- ----7-mi--------10-sol----------------- E----------5 lá-------- -8-dó ----10-ré-------------------
Então vamos simplificar as coisas: - Se você tiver tocando uma música em C, quando você toca qualquer nota ali na escala, ela exerce o mesmo grau, não importa em que local seja, por exemplo se tocar um ré em qualquer local do braço, ele soará como 2M de C.
- Agora se você estiver tocando em Am, o mesmo ré anterior, não é mais a segunda maior, ela vai exercer função de 4J em relação ao Lá menor.
Sacaram? As notas são as mesmas , mas as funções diatônicas são diferentes!
- Alguém já parou pra pensar por que que no blues, você toca penta menor de Am em cima de uma progressão de A maior e dá certo?
R: Porque a terça menor da penta menor de Am, funciona como blues note da penta maior de A, aí encaixa!
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TheRover Veterano |
# fev/13
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Não entendi nada. Alguém tem um método pra gente totalmente ignorante no assunto?
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eduardodff Veterano |
# fev/13
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TheRover Se tu não entendeu nada , tem um método bacana: - Ajoelha no caroço de milho e vai estudar herege.... Kkkkkkkkkkkkkkkkk
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Nefelibata Veterano |
# fev/13
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eduardodff
R: Porque a terça menor da penta menor de Am, funciona como blues note da penta maior de A, aí encaixa!
Encaixa como nota de "passagem", pq se tentar usar ela como mediante fatalmente vai soar dissonante.
Agora se você estiver tocando em Am, o mesmo ré anterior, não é mais a segunda maior, ela vai exercer função de 4J em relação ao Lá menor.
Nesse caso, a mediante passa a ser subdominante justa do campo harmônico maior, caso que normalmente fica bom, apenas mudando o espírto da música.
Agora, sobre mudar o espírito da música é muito relativo pq com o talento o compositor consegue usar qualquer escala e nota pra representar qualquer sentimento. O que é sensacional!
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LeandroP Moderador |
# fev/13
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E a 3a menor sobre o acorde maior é um intervalo enarmônico. Na verdade, o que você está vendo como 3a menor é uma 9a aumentada. Por exemplo, a penta de Lá menor sobre o A7 deixa subentendido que o acorde é um A7(#9).
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Nefelibata Veterano |
# fev/13
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LeandroP
Na verdade, o que você está vendo como 3a menor é uma 9a aumentada.
Exatamente! Pra usar essa nota enarmonica como blue note, preservando os outros graus segundo as regras que cada grau somente aparece uma vez, essa nota torna-se uma nona aumentada.
Desta forma, é dissonante pq o acordo proposto na cadência harmônica é o Am, quando para harmonizar "corretamente" (muitas aspas nessa hora") seria o acorde A7(#9), como bem dito.
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eduardodff Veterano |
# fev/13
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Nefelibata
Encaixa como nota de "passagem", pq se tentar usar ela como mediante fatalmente vai soar dissonante.
Por isso falei blues note, que no próprio conceito já é uma nota de passagem!
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alexmachado Veterano |
# jan/14 · Editado por: alexmachado
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eduardodff por favor, me tire uma dúvida. Os shapes das pentas menor e maior são idênticos, e o que os diferencia é a altura do braço onde serão sobrepostos?
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thiagorosaribeiro Membro |
# jan/14
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Gostei da explicação, intervalos fazem bem mais sentido pra mim do que escalas. Preciso estudar mais kkkk.
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eduardodff Veterano |
# jan/14
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alexmachado Isso mesmo!! Vamos a exemplos práticos: Eu estou tocando uma música no tom de C maior:
O que posso fazer pra improvisar? - Escala Penta maior de Dó partindo da 8 casa mizona - Escala Penta menor de Am (relativa) partindo da 5 casa mizona
No frigir dos ovos são a mesma escala só invertidas, pois o shape seguinte da penta menor de Am é igual à penta maior de Dó, e dali (8 casa mizona, parte o modo jônio de C, que pode ser usado no improviso tb.
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Filippo14 Veterano |
# jan/14
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alexmachado
Os shapes das pentas menor e maior são idênticos
Calma lá, shape/modelo NÃO é igual!!! O que são iguais são as notas da penta maior com a penta menor do relativo. O Shape/modelo só não é igual devido a inversão de notas que o próprio eduardodff já explicou.
eduardodff
Boa cara, achei bem simples a explicação, parabéns.
Abração
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eduardodff Veterano |
# jan/14
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Filippo14 Valeu cara!!
Existe uma confusão muito grande nisso aí em relação a shapes e modos gregos. A exemplo: o cara tá numa progressão comum de Dó, tipo, C, Am, F e G e improvisa com Dó jônio e de repente faz o shape mixolídio partindo do G e acha que é modo mixolídio, na verdade modo jônio usando o shape do mixolídio!
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Filippo14 Veterano |
# jan/14 · Editado por: Filippo14
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eduardodff Exato, tanto que sempre que alguém fala que quer solar de forma modal eu digo para pensar em pentas dos modos porque ai já da uma selecionada nas notas.
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