Algumas dicas minhas para bends - 123Nove

    Autor Mensagem
    123nove
    Veterano
    # fev/13


    Opa galera do FCC, preparei algumas dicas pra vcs sobre bends. Vou começar a fazer mais posts com dicas, videos, reviews. Vou começar a ser mais participativo no fórum, espero que me aceitem. E critiquem quando necessário, uma critica construtiva pode ajudar muito, e tornar alguem melhor.

    Let's go!

    1. Faça um breve aquecimento antes. Eu geralmente aqueço o dedo 3 e 4, que são os que eu uso pra bends

    2. Use palhetas mais duras (1.40mm a 2.00mm). Na minha opinião, facilita muito!

    3. Tenha cuidado com cordas de baixa tensão, como 0.08mm e 0.09mm. Se tratando de bends, essa tensão pode ser frágil demais e "te deixar na mão" rsrs. Tem gente aqui no fórum que já arrebentou mais do que corda, né Caio Bittencourt?

    4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...

    5. Não fique fazendo Bends o solo/riff inteiro. Bend é util para completar um solo, não para ser executado o tempo todo, fica chato..

    6. Sim, bend machuca os dedos e cria calos. Não há como evitar! Então pare de reclamar!! RSRS

    7. Experimente fazer bend usando pedal de expressão/wah-wah. Fica bacana e até mesmo divertido!

    8. Quanto a timbre, eu recomendo Stratocaster. Acho que o timbre fica legal, e preenche a música.

    Lembrando novamente, que são dicas que na minha opinião podem ser úteis no aprendizado de bends.

    Espero que tenham gostado!

    Abçs, God bless all.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Dahora man!

    Mto legal essas dicas...

    Bend com Whammy fica legal! no cap do praço e um armonico... =D

    EduBluesMan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove
    Suas dicas sempre serão aceitas... aliás, muito bem aceitas.
    Sinta-se à vontade para compartilhar conosco, reles mortais.
    You rock

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MarcosMalmsteen
    Tom Morello que o diga!

    EduBluesMan
    Valeu broder, to preparando varios artigos para postar aqui.
    Abçs

    Pepe Le P
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove
    Cara eu admiro muito a sua inciativa, acho que você deve ser incentivado a tentar colaborar com os demais da melhor maneira que puder... porém não posso deixar de fazer alguns comentários construtivos em relação ao que escreveste.

    Achei o seu texto tendendo exageradamente para o gosto pessoal (suas preferências). Apesar de você deixar isso claro em diversos momentos acho que esse tipo de dica não é tão produtiva como dicas técnicas e comentários mais generalistas sobre bends.

    Apenas para exemplificar o que digo vou "comentar seus comentários", não no intuito de desmerecer a sua experiência, mas para ilustrar o que citei anteriormente.

    1. Faça um breve aquecimento antes. Eu geralmente aqueço o dedo 3 e 4, que são os que eu uso pra bends.
    Entendi a boa intenção da sua dica, se for pra aquecer, acho melhor aquecer toda a musculatura da mão de uma vez.

    2. Use palhetas mais duras (1.40mm a 2.00mm). Na minha opinião, facilita muito!
    Facilita em que sentido? Acho que está sua dica não tem relação direta com a execução de bends (embora influencie diversos outros aspectos da tocabilidade e timbre do instrumento).

    3. Tenha cuidado com cordas de baixa tensão, como 0.08mm e 0.09mm. Se tratando de bends, essa tensão pode ser frágil demais e "te deixar na mão" rsrs. Tem gente aqui no fórum que já arrebentou mais do que corda, né Caio Bittencourt?
    Levando em consideração que muitos guitarristas famosos por explorar muito essa técnica utilizam estas tensões, acho que não procede muito. Talvez para uma pessoa que ainda não tenha o "feeling" destas tensões, ou em alguns casos extremos.

    4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...
    Depende muito da afinação/regulagem/construção da guitarra. Certamente cordas 0.13 são um desafio para bends constantes, mas se você fizer como o SRV e afinar em Eb numa guitarra de escala curta (e tiver a pegada "firme") acho que rola.

    5. Não fique fazendo Bends o solo/riff inteiro. Bend é util para completar um solo, não para ser executado o tempo todo, fica chato..
    Aí vai do gosto do cliente, hehehe. cada caso é um caso.

    6. Sim, bend machuca os dedos e cria calos. Não há como evitar! Então pare de reclamar!! RSRS
    :)

    7. Experimente fazer bend usando pedal de expressão/wah-wah. Fica bacana e até mesmo divertido!
    Ouquei!

    8. Quanto a timbre, eu recomendo Stratocaster. Acho que o timbre fica legal, e preenche a música.

    Cara, se nos outros comentários acho que foi mais uma questão de esclarecer melhor, nesse aqui acho que você descambou geral pro gosto particular, fora que não tem muito a ver com bends, propriamente ditos.
    [i][/i]

    Espero que minhas críticas sejam, de alguma maneira, construtivas.

    Até!

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pepe Le P
    Primeiro, obrigado pelas considerações. É bom poder ajudar! Em todo momento citei dicas minhas, sendo, portanto minha opinião. Concordo contigo em absolutamente tudo, você está certíssimo. Gosto muito de bends, e por isso, resolvi fazer um pequeno texto com algumas dicas..

    Entendi a boa intenção da sua dica, se for pra aquecer, acho melhor aquecer toda a musculatura da mão de uma vez.
    Claro, mas eu aqueço mais eles do que os outros, mas vai de cada um

    Facilita em que sentido? Acho que está sua dica não tem relação direta com a execução de bends (embora influencie diversos outros aspectos da tocabilidade e timbre do instrumento).
    Faz um bend numa palheta mais mole e vc vai entender haha... Entendo q atrapalha na execução de outras técnicas, mas eu uso e recomenda palhetas mais duras (para solo !)

    Talvez para uma pessoa que ainda não tenha o "feeling" destas tensões, ou em alguns casos extremos
    É, mas temos q concordar. Esse topico é para iniciantes, e um iniciante (geralmente) não tem ainda a base sobre bends, e pode sim acabar arrebentando uma corda numa tentativa de bend.

    Depende muito da afinação/regulagem/construção da guitarra. Certamente cordas 0.13 são um desafio para bends constantes, mas se você fizer como o SRV e afinar em Eb numa guitarra de escala curta (e tiver a pegada "firme") acho que rola.
    Sim, por isso disse: "se você se garante.."

    acho que você descambou geral pro gosto particular,
    É, tenho que concordar. Porem, já tive, tenho e ja toquei em muitas guitarras, e como sou fã de bends, já "bendzei" em muitos modelos. A Strato foi a que melhor correspondeu. Mas ai foi pura opinião e gosto meu.

    Obrigado mesmo cara, já vi que tenho q melhorar um pouco nos proximos topicos, deixar de lado minha opiniao ate certo ponto, e focar mais na generalização.

    Mais uma vez, obrigado.

    God bless you

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove

    Realmente...

    Mas qdo lembro de um bend assim, na hora me vem um solo do Andre Olbrich do Blind Guardian, encaixado belissimamente no fim de uma escalinha... mto legal msm... assim q eu lembrar o nome da musica eu posto aqui ahuahuahauhauh

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MarcosMalmsteen
    Haha, não conheço essa!

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove

    Ta aew... mas pode ser q nao seja do seu gosto ahuahuah



    krixzy
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: krixzy
    · votar


    123nove

    4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...

    Uso 0.13 - 0.62 em C e faço bends normalmente como em uma 0.09 ou 0.10, acho que vc queria dizer é que cordas muito rígidas é mais dificil fazer bends, mas cordas 0.13 não significa que são rígidas, apenas mais grosa, se vai ficar rígida só depende da afinação em relação ao espessura da corda usada.

    gL.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu sempre gosto de por o dedo indicador na corda de cima pra apoiar, fica ai uma boa dica, rsrs

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MarcosMalmsteen
    Vou ver mais tarde..

    krixzy
    Ah, mas mesmo assim, fica dificil né..

    gL.
    Como assim?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove
    4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...
    Eu uso .013 no meu violão na afinação padrão, dá pra 'bendar' tranquilo até um tom. Normalmente guitarristas que usam cordas mais pesadas buscam melhora no timbre, daí deve-se ponderar entre tocabilidade x sonoridade. Tem gente que acha .010 pesada, tem gente que acha .012 leve, vai da pessoa mesmo.
    gL.
    Como assim?

    Acho que ele está falando de abafar as outras cordas com a mão esquerda usando o indicador.

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tem gente que acha .010 pesada, tem gente que acha .012 leve, vai da pessoa mesmo.
    É... 4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...

    Acho que ele está falando de abafar as outras cordas com a mão esquerda usando o indicador.
    Se for isso, é uma boa dica mesmo, não havia pensado nisso..

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Dando um UP para quem quiser participar do tópico!

    gL.
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: gL.
    · votar


    Não pow...
    fica tipo assim:
    *Dedo indicador na casa 12 na corda G
    *Dedo médio na casa 13 na corda B
    *Dedo anelar na casa 14 na corda B
    =Da o bend na corda B

    Dai quando você for da o bend tu vai ter mais pegada e mais força, o dedo n vai entrar em baixo da corda de cima, testa ai.

    Buja
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Buja
    · votar


    Lembrando novamente, que são dicas que na minha opinião podem ser úteis no aprendizado de bends.

    Tranquilo velho. Gosto é gosto e cada um tem o seu ne, rsrs. Eu vou acrescentar tambem sobre a minha opiniao no assunto. Acho que é bom todos nos comentarmos.

    1. Faça um breve aquecimento antes. Eu geralmente aqueço o dedo 3 e 4, que são os que eu uso pra bends.

    Eu nao costumo aquecer para bends. Posso até aquecer, mas é mais para treinar acertar a nota certa no bend, do que treinar a musculatura em si. Mas acho valido o pre-treino antes de executar uma musica toda bendeada.

    2. Use palhetas mais duras (1.40mm a 2.00mm). Na minha opinião, facilita muito!

    Nuuu se eu faço isso eu masco todas as notas. Palheta pra mim é 0.55, até 0.80 é aceitavel. Passou disso é palheta de baixo. Questao de gosto mesmo.


    3. Tenha cuidado com cordas de baixa tensão, como 0.08mm e 0.09mm. Se tratando de bends, essa tensão pode ser frágil demais e "te deixar na mão" rsrs. Tem gente aqui no fórum que já arrebentou mais do que corda, né Caio Bittencourt?


    Eu gosto é de 0.9, justamente por facilitar minha tocabilidade. Estou de acordo.


    4. Não recomendo tentar bens em cordas mais pesadas (0.11mm a 0.13mm), pois as cordas são mais fortes, e fica difícil fazer algum tipo de bend, mas se vc se garante...

    Tem gente com a mao bem pesada por ai e arrebentar facil facil uma 0.9, alem de sempre passar da conta da nota certa. Pra estes, bend é em 0.11 pra cima mesmo. Meu colega uma vez reclamou de corda pesada na guitarra dele, e estava com 0.12. Eu de bico sugeri uma 0.9. Meu filho, no primeiro bend dele, powwwww, foi pro saco e ele ficou falando que a corda era vagabunda. Nao era nada, era porque era 0.9, muito leve pra mao ogra dele. Entao vai de cada um, rsrs.

    5. Não fique fazendo Bends o solo/riff inteiro. Bend é util para completar um solo, não para ser executado o tempo todo, fica chato..

    Ehhh, é assim com qualquer tecnica. Solo cheio de bend, ou cheio de harminico, ou cheio de tapping o tempo todo enjoa logo.

    6. Sim, bend machuca os dedos e cria calos. Não há como evitar! Então pare de reclamar!! RSRS


    =) . De fato, nao quer doer a maozinha, vá alisar cachorro. Guitarra da calo mesmo.

    7. Experimente fazer bend usando pedal de expressão/wah-wah. Fica bacana e até mesmo divertido!

    É bacana. Mas é igual o comentario acima. Se o cara empolga no bend e no wah wah o negocio fica uma meleca.
    waaaaaaaaaaah waaaaaaah wah wah wah wah waaah waaaaaaaaaaah

    8. Quanto a timbre, eu recomendo Stratocaster. Acho que o timbre fica legal, e preenche a música.

    O timbre de uma boa strato é inconfundivel. Mas um bom bend fica bom em les paul tambem, explorer, telecaster, flying v, super strato, ice man, warlock, star, soloist, jaguar, mustang, etc etc etc...


    ->
    Uma dica eu gosto de dar tambem com respeito aos bends, e que eu tamebm vi o mateus starling dizendo certa vez. O dedo em que voce faz o bend é importante para a pegada e o timbre. Bend em que voce usa 3 dedos pra levantar a corda tem mais firmeza e vai mais longe e ainda volta com um vibrato legal se quiser. Bends com um dedo so, tem facilidade em soar fraco e nao costuma ir muito longe. É bom mesmo nos solos rapidos. É bom treinar os dois.

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Buja
    Po, que bom que gostou broder, sua opinião tbm é mto importante!

    Mas acho valido o pre-treino antes de executar uma musica toda bendeada.
    É importante né? KK

    justamente por facilitar minha tocabilidade
    Então, eu prefiro 0.09 pq oferece (pelo menos pra mim) uma versatilidade bem bacana.

    Pra estes, bend é em 0.11 pra cima mesmo.
    Haha, ou até mais kkk

    muito leve pra mao ogra dele.
    KKKK Essa eu ri muito kkk

    nao quer doer a maozinha, vá alisar cachorro.
    Essa mais ainda kkkk

    Valeu as considerações cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dicas minhas para bends - 123Nove