Tirando solos e utilizando as idéias.

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13


    Dica para tirar solos:

    1) Comece por solos mais simples e menores.
    2) Tente memorizar o solo na sua cabeça, ouvindo minuciosamente o som de cada nota.
    3) Tente solfejar junto com a gravação, não precisar solfejar o nome das notas, apenas o som.
    4) Com seu instrumento em mãos tente reproduzir pequenos trechos de no máximo 1 compasso, mas não é adequado tirar uma notinha de cada vez, mas sim o contexto de uma ideia.
    5) Procure reproduzir também o mesmo sotaque e pegada do solista.
    6) Toque pequenos trechos do solo de 2 a 4 compassos e vai avançando junto com a gravação

    O que fazer com o solo que você acabou de tirar:

    1) Obviamente você pode tocar junto com o solista e tudo isso é muito legal, mas você pode tirar um grande proveito dessa “ralação” de uma outra forma. Vamos ver umas dicas importantes:
    2) Procure, antes de tudo, perceber como o solo se desenvolve por inteiro. Como a história foi contada. Começo, meio e afim.
    3) Tente observar como as pequenas ideias surgem e são desenvolvidas. Como essas ideias surgem, vão embora e em determinado momento podem voltar com algum diferencial. Veja também por quanto tempo essas ideias são mantidas.
    4) Analise o que o solista esta tocando sobre determinada progressão harmônica ou acorde, dessa maneira, você pode extrair conceitos importantes como a relação das escalas com os acordes.
    5) Observe detalhes como dinâmica, duração das frases (frases curtas, medias e longas), e intensidade dos ritmos (esparsos ou densos).

    OBS: 50% do que tocamos é desencadeado por nossas referências, portanto, não fique paranoico em tocar licks e frases prontas, isso muita vezes trava o seu improviso pela obrigação de fazer algo em determinado lugar. As referências apareceram com o tempo e fica diluída com os outros 50%, que é o resultado daquilo que você pratica e aquilo que você é.

    Deus abençoe a todos. Bons estudos.
    Mateus Starling.

    stroudcastle
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling

    Excelente tópico como sempre. Ótimas dicas, eu gosto te tirar solos justamente pra tirar proveito disso que você citou e destrinchar todos licks e pegadas para acrescentar ao meu conhecimento.

    Valeu.

    e_merson
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    reproduzir pequenos trechos - essa dica vale ouro, dividir para conquistar. Quanto mais eu tento abraçar de uma vez só, mais sofro para tirar.
    Obrigado pelas dicas!

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    2) Tente memorizar o solo na sua cabeça, ouvindo minuciosamente o som de cada nota.

    Isso funciona muito, mas muito mesmo...

    punkguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    não fique paranoico em tocar licks e frases prontas, isso muita vezes trava o seu improviso .


    ótima dica, depois que parei de ficar tentando tirar solos lendo tablaturas e comecei a improvisar tive uma melhora significativa como guitarrista e consegui criar solos

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    stroudcastle
    e_merson
    MarcosMalmsteen
    Valeu galera, obrigado pelos comentários e contribuição de vocês.
    abs e paz.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ótima dica, depois que parei de ficar tentando tirar solos lendo tablaturas e comecei a improvisar tive uma melhora significativa como guitarrista e consegui criar solos

    Realmente cara... Eu procuro ouvir mto o solo, e me basear um pouco no que existe e colocar um pouco da minha pegada...

    eduardodff
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: eduardodff
    · votar


    mateusstarling

    Memorizar e pegar poucos compasso de cada vez!
    Esse é o lance...
    Eu tenho uma dica tb:
    Grave o seu solo, compasso, lick, o que for, depois escute e seja crítico feroz de você mesmo!
    Muitas vezes eu gravei e pensei, agora foi show... sem erros... e quando você escuta gravado, você pega os detalhes, as engatadas, os bends desafinados, os vibratos frouxos!!
    "O guitarrista leva metade da vida pra acertar os bends e vibratos e a outra metade pra regular as oitavas" autor aqui do fórum, não lembro quem!

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: mateusstarling
    · votar


    eduardodff sim dica importante tamb.
    A ultima parte do seu comentario é bem rock and roll, tem muitos estilos que nao usam bends e vibratos o jazz é um deles (se alguem usa esta bebendo de outros fontes como o fusion por exemplo), mas entendi a mensagem e agradeço. Cada um estuda conceitualmente dentro da proposta do estilo.

    Rednef2
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Essas dicas são muito boas, principalmente a parte de memorizar o solo. As coisas ficam bem mais faceis quando conseguimos "cantar" o solo.

    Um guitarrista que eu admiro muito nesse lance de desenvolver grandes fraseados é BB King, ele começa com uma ideia simples e vai desenvolvendo aos poucos. É aquele lance de "perguntas e respostas", eu acho.

    Jube
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling
    6) Toque pequenos trechos do solo de 2 a 4 compassos e vai avançando junto com a gravação
    Muito bom chefe, e a dica acima é uma das mais valiosas na minha humilde opinião, assim como a do eduardodff. Meu único problema é não ter muita paciência para tirar solos, não por querer resultados rápidos, mas sim porque a vontade de compor algo bate pesado.

    MacB0y
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Curti demais as dicas brother! Parabéns!!

    Abraço!

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling

    Muito boas dicas....prá mim que sou um autodidata tosco, só incluiria:

    X- Se esta com dificuldade na digitação, faça devagar até ficar perfeito, aí vá aumentando a velocidade aos poucos, só aumentando os bpms, quando estiver perfeito o anterior.

    john Norum
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    cara valeu otima explicação para iniciantes que querem iniciar com solos fodoes se tiverem um pouco de paciencia irão tirar qualquer solo.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling

    Muito boa a dica.
    Esta de parabéns todos os seus tópicos e posts sempre somam.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eduardodff
    Edu Ardanuy diz "metade do tempo você passa afinando e a outra metade tocando desafinado." deve ser aí que estudamos o bend e o vibrato.
    Valiosas dicas, mateusstarling.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Valeu galera pela contribuição de voces....mais 1:

    Como tirar músicas (acordes e harmonia)?

    1) Primeiramente você precisa descobrir o baixo (nota mais grave do acorde). Em 99% dos casos o baixo será a tônica do acorde ou uma inversão. Exemplo: baixo na terça (C/E), baixo na quinta (C/G) ou sétima (C/B).
    Mesmo que o baixo se movimente, fazendo um groove ou um walking bass (comum no jazz), é possível sentir a resolução na nota mais grave. Normalmente esse walking começará da tônica ou da inversão do acorde. É bem provável que o baixo salientará as notas mais importantes do acorde, que normalmente são as terças e sétimas e, dessa maneira, você também já terá uma dica da qualidade do acorde que é o nosso próximo ponto.

    2) Após descobrir o baixo, você agora precisa perceber a qualidade do acorde, se ele é maior, menor, diminuto, aumentado ou alguma variação dessas tríades. Praticamente todas as tétrades e acordes com tensão serão derivadas dessas tríades. Uma boa dica é tentar cantar a nota mais aguda do acorde e dessa maneira você poderá, junto com o baixo do acorde, sentir melhor a escala do mesmo.

    3) Após descobrir os acordes, se são acordes com baixo na fundamental (Tônica) ou em alguma inversão, você agora já tem a cifragem da música e poderá fazer uma análise funcional, ou seja, analisar a função de cada acorde no contexto harmônico, se todos os acordes pertencem ao campo harmônicos inicial, se existem acordes de empréstimo modal, substituições e etc.

    Rednef2
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling
    A parte mais dificil é identificar a qualidade do acorde, principalmente se for aqueles acordes tipo: G7/4(b9)

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rednef2 Tem uns programinhas legais para treinar essas coisas de qualidade de acordes, ou então você pode gravar uma penca de acordes aleatorios, escrever numa tabela e depois ver quais vc acertou conferindo com a tabela que vc fez anteriormente.

    Megadave
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Putz, peguei muita música desse jeito, a ultima foi celebration day do led usando essas dicas eaw, muito importante, Valeu mateusstarling.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Megadave Que legal. abs e paz.

    eduardodff
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mateusstarling
    Comenta esse tópico aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301069/

    Ilheense
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    To tentando tirar esse.. http://www.youtube.com/watch?v=J9NjiKbN9Vs. se alguem descobrir uns licks desse posta ai xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirando solos e utilizando as idéias.