dificuldade na hora de tocar (problema)

    Autor Mensagem
    DuLopes
    Veterano
    # fev/13


    bom,faz algum tempo que comecei a tocar guitarra,agora estou começando no baixo,por motivos de força maior(mas isso ñ vem ao caso),mas ainda sim meu instrumento predileto continua sendo a guitarra,então claro decidi que continuarei estudando guitarra tbm,eu sei tocar algumas músicas(ñ me dedico a aprender músicas e sim a fazer as minhas)porém,agora estou estudando escalas e percebi que não consigo utilizar o dedo 4(mindinho da mão esquerda)eu sempre utilizei o dedo 3 fazendo o lugar do 4 se me entendem,mas agora nos exercícios de escalas,preciso usar ele, e ví que não tenho coordenação alguma nele,erro a corda,esbarro em outra...como eu disse quando vou tocar,sempre utilizo o os 3 dedos apenas,até agora ñ vi dificuldade(como disse não sou veterano na guitarra)então ñ sei se isso pode me atrapalhar futuramente,seja em alguma música mais difícil ,ou em temas mais aprofundados...queria saber se alguém já passou por algo parecido,se tem alguma dica pra lidar com isso

    grato a todos!!

    VIC_RATTLEHEAD
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    treine o ''1 2 3 4'' em todas as cordas.
    e use a busca,acho q já tem varios topicos sobre isso

    DuLopes
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    já usei a busca,mas nenhum dos tópicos me esclareceu oq eu quero saber! :/

    rodsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    DuLopes
    pode treinar esse mindinho, principalmente agora que vc passou pro baixo. vc nao imagina o tanto que vc vai precisar dele.

    Mr.Myself
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    DuLopes

    Olha cara e normal sim ter essa dificuldade com o mindinho, mas nada que treinado nao resolva

    então ñ sei se isso pode me atrapalhar futuramente,seja em alguma música mais difícil

    Pra te falar a verdade acho que sim, mas pratique com o dedo 4, no começo pode ter dificuldade, mas com o tempo tu pega a manha.


    abraço

    guizimm
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    (ñ me dedico a aprender músicas e sim a fazer as minhas)
    ñ acho uma boa ideia para iniciantes(pelo jeito que vc ta falando e pela dificuldade, é o que eu acho que vc eh), porque vc fica meio sem referencia e sem conhecimento prático para compor decentemente

    guischling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    cara o jeito e tu treinar "1234" e depois "4321" para ganhar coordenação, faça tambem "134","431","214" e altere a ordem dos dedos. no inicio tu vai errar bastante e vai ser chato, e tente tocar alguns solos devagar utilizando o dedo 4 depois va aumentando a velocidade do solo. qnd tu conseguir tocar o solo rapido, qualquer musica vai ser facil de tocar usando o dedo 4.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    treine, treine, treine,treine e treine.
    Treine a escala usando o dedo mindinho, bem devagar, pra ir pegando o jeito, conforme for ficando mais confortável vá aumentando gradativamente a velocidade, mas gradativamente não estar a 50 bpm e pular pra 200, é ir acelerando aos poucos, e treine 1,2,3,4 como disseram.
    E tire músicas também, vai ampliar o seu conhecimento e melhorar sua técnica, compor é legal, mas sem referencia é um pouco difícil explorar tudo oque tua criatividade pode dar.
    Eu particularmente também não gosto muito de tirar covers, mas hora outra eu tiro um riff ou um solo de uma música que curto, estudo ele, as escalas exploradas e conforme eu treino esse lick, minha técnica vai se aperfeiçoando.
    Abraços.

    bielcamboim
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara como disseram ai e cima , basta apenas treinar diariamente , treine o 1234 , 1324 , 2413 e outros , Vá até a casa 12 e volte , assim vc estará exercitando seus dedos e membros .

    GabrielRhoads
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, faz aquele exercício clássico de 1234 em todas as casas subindo e descendo.

    killeryoda
    Membro
    # fev/13
    · votar


    treina 1234 e quando for pegando velocidade va intercalando
    1234
    1243
    1324
    1432
    etc...

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    DuLopes
    como eu disse quando vou tocar,sempre utilizo o os 3 dedos apenas,até agora ñ vi dificuldade(como disse não sou veterano na guitarra)então ñ sei se isso pode me atrapalhar futuramente,
    vai atrapalhar.

    já usei a busca,mas nenhum dos tópicos me esclareceu oq eu quero saber! :/
    deve ser porque sua dúvida também não tá muito clara.
    talvez voce nao encontre a resposta exata que voce quer, mas com certeza tem muita informação que vai ajudar o seu problema, só que voce precisa ter mais paciencia pra pesquisar, ler e estudar.

    siga as dicas do povo:

    treine o ''1 2 3 4'' em todas as cordas.
    treina 1234 e quando for pegando velocidade va intercalando
    1234
    1243
    1324
    1432
    etc...


    thms555
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    esse 1234 é aquele que vai subindo 4321 e descendo 1234 mantendo os dedo sempre pressionados nas cordas e movendo apenas um dedo de cada vez para a próxima corda? Ou é aquele que é 1234 subindo e descendo sem se prender aos dedos pressionados em outras cordas/casas?

    eduardodff
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, eu já passei por isso,e posso falar de carteirinha, você tem duas opções:
    -Ignorar o dedo 4: nessa opção, você pode fazer pentatônicas, penta-blues, e ser rápido ainda, muitos caras feras usam pouco o mindinho, tais como Jimmi Page, Claton, Satriani, quando faz pentatônica, etc. Porém, modos gregos, ligados, escalas com 3 notas por corda você vai ter muita dificuldade de fazer, e não vai evoluir!
    -Treinar o dedo quatro, fazendo patterns: Em vez de fazer 1234, faz 12 4 e 1 34 e mais eficiente pra treinar o dedo 4! Nessa opção, você pode tocar híbrido, na penta tocar sem o dedo 4 e nos modos e ligados usar o 4!

    Eu escolhi usar o 4, pois sou fã de Modos Gregos!!

    DuLopes
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    valew pessoal,estou aqui treinando oq vcs me sugeriram,estou indo bem devagar ainda,mas aos poucos vou indo,o difícil é ter paciência ^^

    mas uma hora chego lá :D

    obrigado galera!!

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    DuLopes
    quando voce "chegar lá", vai ver o quanto é bom conseguir fazer algo que parecia impossível!
    e vai ver também que depois de lá tem outro lugar mais longe, que pode parecer impossível de chegar.
    o negócio é continuar sempre em frente, sem pressa!

    Carioca Smart
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Esse exercício também é muito bom para coordenação motora



    Lembrando que sempre que mexer um dedo os outros três devem permanecer completamente parados

    DuLopes
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Carioca Smart

    nossa,esses são hard de fazer :O

    123nove
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    (ñ me dedico a aprender músicas e sim a fazer as minhas

    Olha, DuLopes, isso pode ser um problema. É claro que compor ajuda um monte, um bocado mesmo.. Mas tocar umas músicas de artistas favoritos, te da uma base de quem já toca, e você aprende pela experiência dos outros, e assim não precisara cometer esse erro na tua vida. Esse fundamento não se aplica só na musica, mas como todas as areas da vida. No caso da musica, se você tocar só musicas proprias, vai aprender com os seus erros e vai por sua experiencia, quando seria bom pra vc ouvir e aprender com grandes musicos. Pensa nisso!

    sebber
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    DuLopes

    Só continuar tentando, cara. Uma hora vc consegue usar naturalmente o dedo, chega ao ponto de fazer instintivamente.

    Tomara que consiga aí, valeu.

    DuLopes
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    123nove

    valew a dica amigo,vou fazer isso sim ^^

    sebber

    estou treinando isso apenas esses dias,espero conseguir logo ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dificuldade na hora de tocar (problema)