Solo de Como Vovó já Dizia-Raul Seixas

    Autor Mensagem
    kinguitar
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: kinguitar


    Galera,

    Tenho uma duvida sobre essa musica.
    Aquele solinho indiano é feito na guitarra?
    Galera mais experiente em efeitos me ajudem por favor

    VLW

    [Edit]

    Segue link da musica no youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=cvfo2TYQZKE
    VLW Galera

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kinguitar
    não ouço essa musica a muito tempo cara...se vc tiver um link do you tube pra por aqui pra gente ajuda bastante...to no cel agora e fica ruim de procurar...mas dou um chute no escuro aqui puxando algo da memoria: acho q pode ser uma citara

    kinguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Amigo ALF

    Ja está no topico
    "Coloquei como um editi:)"

    VLW

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    kinguitar

    Cara, eu acho que não é feito na guitarra, mas pode ser feito numa boa, com um overdrive.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    kinguitar
    uhasAUHS
    citara, errei feio! agora lembrei da musica! =p
    aquilo parece uma guitarra tentando imitar uma flauta, ou um teclado, q tbm tentou imitar uma flauta, mas como o LeandroP disse, pode tranquilamente ser feito com um overdrive e talvez um compressor pra sustentar mais as notas!

    kinguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    ALF is back

    VLW por responderem ai galera...
    Será que eu consigo este mesmo efeito com uma pedaleira zoom g1?

    Muito obrigado

    Jim Marshall
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kinguitar

    Será que eu consigo este mesmo efeito com uma pedaleira zoom g1?

    Acho que consegue até mesmo com um Zoom 505.


    Abraço,
    See ya!

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kinguitar
    tranquilamente!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Quando tocava esta música com a minha banda, este solo ficava por conta do tecladista, que timbrava o teclado aproximando-se de uma flauta. Em algumas situações, onde o tecladista não estava presente, o solo ficava por minha conta. Eu não pensava muito a respeito do timbre e utilizava o que tinha em mãos, ou melhor, nos pés. Um pedal de overdrive e mais nada. Acho que o importante neste solo é capturar a ideia do Raul, quando ele diz "solta a serpente", levando a música a um clima oriental. Conseguia o fraseado, senão igual, bem parecido, me apoiando na escala Lá menor harmônica, mais precisamente sobre o Vº grau, que é a nota Mi, nota da base em questão - E7. Esta escala disponibiliza ao acorde tensões que semitonam com os graus do acorde E7, o que remete à sonoridade exigida. Veja que estou falando da sonoridade, tonalidade, e não ao timbre especificamente, que pode ser feito com um overdrive, um fuzz, uma distorção e quiçá, limpa, sem efeitos.

    Escala de Lá menor harmônica:

    A - B - C - D - E - F - G# - A

    Inversão desta escala, partindo do seu Vº grau:

    E - F - G# - A - B - C - D - E

    Note que nesta inversão de escala, temos as notas que formam a tétrade E7 (E, G#, B e D) e as tensões características, como b9 (F) e b13 (C).

    Procure repousar nas notas da tríade de E maior, e utilize como notas de passagem, os intervalos dados como característicos, e solte a serpente!

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    LeandroP

    cara gosto muito das tuas explicações! sobre escalas! e como usar uma escala sobre outro acorde, sempre compreendo bem. Se morase por perto teria um aluno =D


    ----

    só para esclarecer mais ainda aqui:

    quer dizer que eu posso usar a escala menor harmônica (no caso a tônica da 5°) por cima de um acorde dominante? já que teriam as mesmas notas.

    ..... caso tu tenha algum exemplo por exemplo de algum solo no u2b mostre por favor hehehe o/

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Arimoxinga

    Sim. Veja esse vídeo que encontrei com uma improvisação:


    http://www.youtube.com/watch?v=Chxobb_-uZY

    O nome deste modo é "frígio dominante", já que ele tem os intervalos do "modo frígio", que é um "modo menor com 2a menor , 6a menor e 7a menor" (um autêntico modo menor), só que tem a 3a maior, por conta da alteração do VIIº grau da escala menor harmônica. Essa alteração de terça menor do modo frígio, pra terça maior, naturalmente formou um "trítono" com a 7a menor, e daí o nome "dominante".

    O acorde E7 também pode ser o Vº grau da Lá menor melódica, ou o IVº grau da Si menor melódica. (conhecida por lídio dominante ou mixolídio com 4a aumentada ou overtone)

    Se em vez do Raul dizer "solta a serpente", ele dissesse "solta o calango", o IVº grau de si menor melódica cairia bem °;°

    OVERTONE

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    LeandroP

    Perfeitamente! obrigado pelo esclarecimento! vou conferir o video agora! vou começar a pensar assim para solar me parece mais interessante o/


    Se em vez do Raul dizer "solta a serpente", ele dissesse "solta o calango", o IVº grau de si menor melódica cairia bem °;°

    hahahha

    Obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Arimoxinga
    vou começar a pensar assim para solar me parece mais interessant

    Rapaz, cuidado pra não pirar... Agora é tarde!
    °;°

    Boa sorte!!!
    ;)

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP

    Rapaz, cuidado pra não pirar... Agora é tarde!°;°Boa sorte!!!;)

    hahaha, vou começar aos poucos ao menor sinal de insanidade suspendo a medicação =D

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Arimoxinga

    Estude com moderação 8P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solo de Como Vovó já Dizia-Raul Seixas